Relatos na TV - Quem que é vocês querem, afinal?

Tem-se assistido a um fenómeno de crítica feroz aos jornalistas que relatam em directo os jogos de futebol. Ouviu-se até quase em uníssono a repulsa do português médio contra os 'comentadores da tvi'. A vítima principal, embora a maior parte nem o saiba, pois, um pouco como os políticos, o comentador de jogos da tvi 'é todo igual' (na lógica do povo, não na minha), é o Fernando Correia, conhecido adepto Sportinguista, e a mais antiga lenda do comentário radiofónico ainda viva. Esse estatuto, respeitado pelos mais fiéis ao comentário e ao jornalismo, de pouco lhe tem valido desde que os jogos da Champions passaram para o quarto canal, e neste momento, todo o painel de relatadores está, diria eu, queimado. E eu, que até sou bom tipo.

O único que o público (pelo menos os benfiquistas) ainda gostam, é o Pedro Ribeiro, e porquê? Deixando de lado a qualidade, porque todos os que lá estão a têm, e também as calinadas do Fernando Correia que são, de facto, de um nível nunca atingido, mesmo nesta área, o Pedro Ribeiro é uma figura identificável do grande público, e as pessoas, ao ouvirem, já sabem que é o Pedro Ribeiro, e não o 'comentador da tvi' do costume. Isso ajuda um pouco ao sucesso (eu sei, ele tem qualidade), porque se ele não fosse o Pedro Ribeiro que quase todos conhecem pela atenção mediática, era só mais um 'comentador da TVI'.

Ah! Há é um pequeno problema (que podia até nem ser, mas tendo em conta a crise que se vive no meio, acaba por ser), é que o Pedro nem sequer é jornalista. Isso é grave para a classe, porque demonstra uma falta de qualidade tremenda. O que se passa então com os jornalistas que relatam jogos na TV? Na verdade,a maior parte foi empurrada para outros lados para nunca mais voltar, e os que conseguiram (a maior parte com enorme qualidade) mantiveram-se na redacção de desporto dos canais e em alguma imprensa a escrever, ou então, SportTV.

E com isto, mais uma espreitadela ao facebook durante o jogo da Champions, e uma catrafada de posts a 'pegar' com o Fernando Correia, desde 'ilustres' a colegas de profissão. Cuidado, o 'comentador da tvi' de hoje, pode ser o 'comentador da tvi' de amanhã. Just saying.

Mas... não consigo perceber muito bem o que é que público-médio quer ouvir da parte de um relatador televisivo, estou é certo que calinadas não são muito bem vindas (tirando as do Gabriel Alves, mas esse é mito). Eu gosto de ouvir paixão na voz, e isso o Fernando Correia tem para dar e vender. Pessoalmente, também, gosto de vozes que se diferenciem, que é algo que poucos na tv agora têm, e recordo com saudade as reportagens do Manolo Bello (eu sei, esse era repórter, mas), com a sua voz bagaceira e as irritantes pausas entre palavras. Acho que um dos motivos de tanta crítica, é o facto de se ter vindo a perder respeito pelos jornalistas mais velhos, mas a verdade é que nestes tempos, até o gajo do TV Rural já só se dedicava mesmo à agricultura, e à força que se malha no Cavaco, porque não no Fernando Correia? Tasse bem.

Mas, e voltando aos que que foram e não mais voltaram, durante a escrita deste post falei com um antigo 'relatador' da TVI,que foi quase que literalmente empurrado do seu trabalho, e nunca se soube o porquê, já que era um comentador bem aceite pelo público, antes dos comentadores da tvi serem 'comentadores da tvi'. O Valdemar Duarte. O que ele me disse não posso escrever hoje, mas fica prometida uma entrevista aqui no estaminé.

Epá, não sei o que vai a tvi fazer com esta 'pedra no sapato', do Fernando Correia. Só espero, PELO AMOR DA SANTA, que não metam lá o Pateiro, que até parece ser bom tipo, mas... foda-se, ó Pateiro, para ouvir a Nikita vou ao Karaoke. Ah, e a Benfica TV que agarre estes melhores, porque senão é melhor arranjar um gajo só para apagar comentários no facebook.

PS: digam lá se o Manolo não era o maior

22 comentários:

Paulo Dias disse...

Eu sou um dos que critica o Fernando Correia, não por ser um sportinguista assumido, (se bem que quando relata algum jogo do Benfica, não consigo tirar isso da cabeça e o seu relato ainda me faz mais confusão). Mas sim pelos seus erros sucessivos nos nomes dos Jogadores, o que mesmo assim se consegue entender. Mas o mair erro na minha opinião é ele muitas vezes tentar analisar o jogo,(quase sempre mal) para isso estão lá os comentadores.

ToRnAdO disse...

Não há nada como uma dupla José Nunes/ Pedro Henriques!

E PLURIBUS UNUM disse...

Não vejo qualidade de análise ao Sr Fernando Correia - outra coisa é o relato -, como também não vejo no Sr. Ribeiro Cristovão.
A idade não pode dar estatuto de bons comentadores, tal como o Gabriel Alves...são um mito.

John Doe disse...

Hepa, mas oh Vitto, esse Fernando Correia é quase tão filho da puta como o aquele Jorge Batista da Sic. É impossivel ouvir um jogo do benfica com qualquer uma dessas doninhas sem ter vontade de partir a televisao.
Face ao seu antibenfiquismo primário e à clubite aguda de que padecem só podem ser comentadores de futebol na LagartoTV

Vitto Vendetta disse...

Eu tb não gosto do Fernando Correia a comentar na tv. Não esclareci isso, my bad.

Miguel insan disse...

Falhas quando dizes que eles têm qualidade. Os da TVI e da SIC aliam a falta de qualidade (comentários de quem não sabe que a bola é redonda) à azelhice (acertar um nome em cada três). Depois ainda por cima são no mínimo tendenciosos. É triste ver um jogo nestas condições. Prefiro aturar o LFL que é uma besta a estes gajos.

O Pedro Ribeiro é bom porque tem piada, o Pedro Henriques é bom porque sabe do que fala. Custa-me a acreditar que não haja pessoas mais capazes de desempenhar esse tipo de funções

JOSE LIMA disse...

Não é o clube da treta que também faz um relato radiofónico dos jogos do galinheiro?

lisbonera disse...

Sou um dos que também não gosta dos comentários do senhor Fernando Correia, tenho muito respeito pela carreira dele mas não gosto mesmo nada de o ouvir "relatar", principalmente os constantes enganos nos nomes. Mas a falta de qualidade nos comentários aos jogos é quase geral. Os melhores estão na RTP que agora só passa os jogos das seleções, Hélder Conduto e António Tadeia são uma boa dupla. Na TVI gosto sinceramente muito mais do Pedro Ribeiro, já desde os tempos da SportTV em que comentava a liga inglesa que gosto muito dos comentários. Gosto também do Pedro Sousa que apesar de ser sportinguista ( e daqueles mesmo com a puta da mania) faz bons comentários. Agora o Pateiro, o Pedro Henriques e todos os da SIC (que amanhã vamos ter de levar com eles infelizmente, e ainda com o nuno luz a arfar no meio de cada calinada) por amor de deus, não dá para ouvir esses gajos. o Pateiro lá com as músicas. O Pedro Henriques armado em treinador com um basofe maior que o JJ e sempre com onomatopeias não há paciência. os da sic o motivo é serem acéfalos no que toca a futebol. E na minha opinião o caso do fernando correia não se trata de falta de respeito pelos mais velhos, porque pelo menos por mim quem me dera muitos relatos do Rui Tovar.

hertz disse...

Sempre me habituei a ver os jogos da Champions na RTP1 e a associar aquelas vozes dos comentadores com os grandes jogos da competição. Gostava bastante dos comentadores/relatadores da RTP1 (Não o Hélder Conduto. Não suporto esse gajo, até a sua voz me irrita e também não gosto da maneira como comenta os jogos) e também gostava bastante do programa que eles tinham há noite com os resumos dos jogos da Champions.
Quando soube que ia passar para a TVI não gostei nada pois já estava mesmo a ver a porcaria de comentadores que teríamos. Mete dó ver a melhor competição do mundo ter comentadores/relatadores de um nível medíocre. Isso retira brilho aos jogos.

Em termos de comentadores tenho de concordar com o ToRnAdO: não há nada como a dupla José Nunes e Pedro Henriques.
Também gosto bastante dos comentadores da Sporttv dos jogos da Liga Inglesa.
É bem diferente estar a ver um jogo e a ouvir bons comentadores/relatadores do que outros com menos qualidade.

FarfalhiniBeringela disse...

Vais-me dizer que o filho da puta do tendencioso do Nuno Luz é melhor, não?! Ainda por cima parece que anda com asma, o cabrão! Devia era levar com outro saco de mijo em cima, outra vez!

Parem lá com isso! disse...

O Fernando Correia troca os nomes todos. Hoje até o ouvi chamar Burak Yilmaz ao Eboué e o Dani todo atrapalhado a querer corrigi-lo, mas obviamente ficava mal. O homem pode ter sido bom um dia na rádio, mas na televisão tem desiludido muito. Ainda assim, não é o pior daquele canal.

Daniel disse...

Ó Farfalhini, e eu pensava que tinhas tido uma trombose!

Já andava com saudades da tua sapiência... Não ameaças ninguém de morte hoje?

Henrique disse...

O melhor comentador é o Tulipa! E estou a falar a sério.

Os gajos da TVI são fracos. Além de que o Sr. Lenda da Rádio pode ter sido sempre assim, só que dantes não tinhas maneira de saber se ele acertava ou não no nome dos jogadores.

Unknown disse...

Pedro Ribeiro porque é Benfiquista, tem piada e até percebe de bola.

Pedro Henriques porque apesar de não concordar com tudo que diz, principalmente quando se arma em treinador, mas por conhecer o outro lado da barricada, o de ser jogador. Quantas vezes não o vemos dizer, "deveria ter feito assim, mas lá dentro é diferente, e nem sempre é fácil". Gosto disso.

O José Nunes gosto. Aprovo. e pelo menos na "linha avançada" tem piada.

O Pateiro é rádio. Na TV não. Mas o gajo é Benfiquista, disse-me pessoalmente. Menos mau.

Mas o meu favorito, pelo menos para os jogos da liga inglesa, é o José Marinho. Não percebo como é que ninguém fala dele. É um gajo que alia o conhecimento do jogo, a uma preparação exemplar para cada jogo. Não quero um gajo que diga, "E vai joaquim, passa a bola ao manuel, grande finta do manuel, remate, que grande defesa do vivi". Epá, isto é TV, não quero um relato. Quero um comunicador. José Marinho é o melhor.

Mas com muita sinceridade, não me importava que fosse o Vitto Vendetta.

Vitto Vendetta disse...

Não falei do José Marinho porque ele também é blogger, e podia parecer que só o estava a elogiar por isso mesmo, mas já falei dele noutros posts, e é dos meus favoritos.

Eu não quero nada disso man, foda-se, vejo mal comó caralho e não tenho voz nem inteligência para isso :)

CPA disse...

fraco fraco é o programa da champions na tvi24. aquilo não é nada em lado nenhum!!!
primeiro uns lances avulsos de vários jogos. depois a 1ª parte de um jogo qq. a seguir mais uns lances de ataque/defesa com os arrotos opinativos do baía/dani. depois a 2ª parte do jogo do qual já nem nos lembrámos o que se passou na 1ª parte. e assim sucessivamente...

que miséria!
o correia a comentar é consequência desta falta de exigência.

FarfalhiniBeringela disse...

Daniel, até podia ameaçar a tua mãe, mas depois acabava-se a minha fonte de prazer de todas as noites :)

Redceltic disse...

o pior é que são pagos...

GNR disse...

O Pedro Sousa era dos melhores, se não mesmo o melhor....mas foi para a selva e quando de lá sair....

Daniel disse...

@Farfalhini:

Isso é o melhor que tens? Freud explica...

FarfalhiniBeringela disse...

Deixa lá o sr. Freud em paz, que eu só gosto de o fazer a 2. E também duvido que a tua mãe gostasse de o fazer com um cadáver ;)

Fehér 29 disse...

JUVE MERDA!!!