Milagres


Para mim, o maior mistério desta Liga não é tentar perceber porque razão o Sporting joga com o Joãozinho a titular quando tem o defesa esquerdo titular da selecção argentina no plantel. Nem tentar compreender o presidente do Olhanense quando diz “nada fazia prever esta situação”, em resposta à pergunta da jornalista da RTP que englobava na mesma frase os três meses de salários dos jogadores e um pré-aviso de greve. (Alô, estádio do Algarve??)

Não, o maior mistério desta Liga é tentar descodificar o porquê de Jorge Jesus terminar o seu contrato com o Benfica no final desta época e ainda não ter havido – pelo menos publicamente -, movimentações de ambos os lados no sentido de prorrogar esse mesmo contrato. É, efectivamente, um absurdo.

O melhor treinador em Portugal à beira de, pelo menos, conquistar uma dobradinha com o seu clube, ao que poderá ainda juntar uma conquista – ou pelo menos, uma presença na final – de uma competição europeia, e ainda se discute se irá renovar ou não, a poucos meses da final da época??

Se tivesse de arriscar, e apesar do fascínio que o futebol holandês tem na psique de Jorge Jesus, sou gajo para dizer que a contratação do Djuricic não partiu daquela cabeleira loura. Francamente, não o estou a ver sentado na poltrona do seu escritório, às 23h, a ver jogos do Heereven. Portanto, sou levado a crer que a próxima época do Benfica já está ser pensada pela “estrutura” do futebol e que nesta não está incluído Jorge Jesus.

É que, convém lembrar que a final da Liga dos Campeões da próxima época disputar-se-á na estádio da Luz e, megalómano como é, não me admirava que Luís Filipe Vieira estivesse tentado a contratar um Marcelo Lippi ou alguém do mesmo calibre, com a ideia de que assim se tornasse mais fácil chegar à final da Liga dos Campeões no seu estádio…

O outro grande mistério que me invade a mente é o que move Jesualdo Ferreira. É que ainda não consegui perceber se ele quer mesmo triunfar no Sporting ou se apenas aceitou o convite naquela do “que se foda”. Já testemunhei momentos de Jesualdo onde presumo que vislumbrei a ambição e vontade de triunfar, e noutras alturas pareceu-me ver um Jesualdo num estado já quase de pré-reforma, sem parecer muito preocupado com o “amanhã” do Sporting.

Sinceramente, creio que Jesualdo não continuará no Sporting na próxima época. Jesualdo entrou como manager, está actualmente como treinador, e, a julgar pela “estrutura” que Bruno de Carvalho irá implementar (BdC + Inácio + Virgílio + homem-mistério + Luís Freitas Lobo (?) ), na próxima época continuará como treinador, o que me faz duvidar se Jesualdo aceitará, no alto dos seus 70 anos, resumir a sua posição a mero treinador de campo. Outra vez.

Ok, há outro mistério: quem será o próximo treinador do Porto? Como disse num post anterior, mesmo que o Porto consiga ser campeão esta época – ou melhor, o Benfica conseguir perdê-lo… -, creio que o Vítor Pereira será posto a andar. Os adeptos do Porto não o suportam e, portanto, mesmo sendo campeão, o Vitó vai de vela. E qual o favorito de Pinto da Costa? Os jornais dizem que é Jesus, nos fóruns da “internet” dizem que é o Jardim, eu digo que é o Domingos.

Ora, juntando os três mistérios: a não-renovação de Jesus; se Jesualdo aceitará resumir a posição como mero treinador e qual será o próximo treinador do Porto, faz-me pensar – e porque não dizê-lo, desejar? – que isto comece assim para o ano:

- Treinador do Benfica: Lippi ou um tipo desses ou... Rui Faria
- Treinador do Porto: Domingos
- Treinador do Sporting: Jorge Jesus

É nesta altura do ano que costumam acontecer milagres, não é?

18 comentários:

Vitto Vendetta disse...

Hey, get your own personal jesus, módafoque! :)

Unknown disse...

Por mais que o homem seja sócio e ainda lá tenha a centelha verde, não o estou a ver a abdicar de um grande contrato nesta altura, quando está na crista da onda. Mas que era belo, era!

Captomente disse...

Jesus é, acima de tudo, um romântico. E já não vai para velho. Após realizar um dos sonhos da sua vida (ir a uma final do Jamor), decerto que quererá realizar O sonho da sua vida: treinar o seu clube do coração. :D

Unknown disse...

Talvez. Eu bem me lembro dele no antigo estádio debaixo da pala a ver a bola. Acho que depende da glória europeia. Se a Euroliga lhe cair no bolso, já não seria tão apetecível ir para o norte. Mas se ganhar na europa Vieira não se atreve a não o segurar. Isto é tudo uma faca de 2 (le)gumes

Jusko disse...

nao acredito ..tenho a certeza que o Jesus nao vai para o Sporting ...mesmo que ele saia do Benfica nao acredito que se meta no Sporting...nao temos dinheiro nem para 1/3 do que ele ganha no Benfica

Vitto Vendetta disse...

Não me parece que Jesus saia do Benfica no próximo ano, e acho que estás enganado nisso do Djuricic, acho que tem mesmo dedo do JJ. Só vejo o cenário de ele sair do Benfica se conseguir boas exibições agora no que resta da Liga Europa, mas só para um clube Espanhol, não o vejo noutra liga (gostava de o ver na Inglesa, mas acho que ele próprio sabe que a língua será uma barreira intransponível).

No Sporting, para já, não. Ele não é das gerações mais novas, mas tem a mesma ambição, e não passa pelo nosso campeonato.

ToElGordo disse...

Concordo com o Vitto. Jesus no lumiar? Qual é a tua droga, capto? Damn...

Pedro disse...

É isso e o Figo regressar ao sporting... LOLOL

rui disse...

Voces falam assim agora..Longe va o agoiro o Benfica perder este campeonato eu depois vou querer ouvir estes defensores da renovação a falar.

Quanto ao resto se ele nao continuar qual Lippi qual que,gajos desses estao velhos nao tem ja nada a provar,se tiver sucesso tem se nao tiver nao perdem nada com isso..eu quero gajos novos com ja alguma provas de competencia dada e vontade de vencer,o treinador do paços ferreira,ou ate mesmo o paulo bento

JAraújo disse...

É no mínimo ridículo pensarem no JJ em Alvalade, pelo menos para já.(e não sei se em termos económicos poderá melhorar brevemente.)

Quando um clube anda a pensar como vai pagar os próximos salários aos jogadores há mentes brilhantes que pensam em treinadores que ganham 4 milhões de euros anuais, tem que ser um clube diferente com adeptos diferentes. Há quem os chame carinhosamente de especiais, como aqueles meninos inadaptados e com problemas psicológicos.

Os sportinguistas são de facto adeptos especiais...

POC disse...

Jesus terá tempo para chegar aos viscondes. Quando estiver para encerrar a carreira, não se importa de treinar na 2ª divisão novamente.

71460_5/8 disse...

Saiu ao Sporting o Euromilhões para já terem dinheiro para pagarem a um treinador que é dos mais bem pagos no mundo, quando nem sequer pagam os ordenados a tempo e horas aos que ainda têm na folha salarial??

DeVante disse...

Eu não percebo a cena de se querer Paulo Bento no Benfica. A sério que não percebo.

hertz disse...

Quem disse que não há movimentações para a renovação do JJ e porque raio é que isso deveria ser tornado público? Eu acredito que o JJ e o LFV sabem bem o que pretendem para o futuro e de certo que já falaram sobre o contrato. No momento certo será anunciada a renovação (ou não) do JJ. Não é por andar toda a comunicação social tipo barata tonta acerca do futuro do JJ que o LFV deve tornar publicas as suas intenções em relação ao JJ.

Não estás a ver o JJ a ver jogos do Heereveen às 23h? Então talvez também não o estivesses a vê-lo ver jogos do Standard Liege (Witsel).

Pela final da Champions ser na Luz em 2014 é que acho que isso seria mais uma razão para o LFV querer manter o JJ.

Em relação aos treinadores dos 3 grandes na próxima época não acho que acontece qualquer um dos cenários.
Tenho quase a certeza que o Domingos não irá para o Porto. Mais depressa estou a ver lá o Leonardo Jardim do que ele.
Em relação ao JJ, ele deixou bem claro na 2ª época no Benfica que queria ganhar a Champions e que um dia a ganharia. Achas que ele, que já não caminha para novo, vai "perder tempo" para o Sporting? O Sporting este ano luta (e está muito difícil) para ir à Liga Europa, não se sabe se para o ano vão à Champions, não têm dinheiro para pagar o salário do JJ e não têm equipa (pelo menos nos próximos anos) que dêem garantias ao JJ de lutar pela Champions (esse sim, o sonho da sua carreira). O JJ até pode ter o sonho de treinar a sua equipa do coração mas em 1º lugar está a sua ambição em atingir o topo em termos profissionais (ganhar a Champions). O clube do coração do Mourinho é o Vit. Setúbal mas isso não significa que algum dia venha a treinar essa equipa, tal como o Figo nunca quis voltar ao seu "clube do coração".
O JJ no Sporting não seria um milagre, seria O milagre.

Unknown disse...

Não sei porque batem no capto, a sua última frase diz tudo. Um homem já não pode ter desejos?

Escrivão disse...

1.º Jesus:
a) Por que carga de água andaria de cavalo para burro?
b) Onde tem o Sporting dinheiro para lhe pagar?
c) O gajo, a sair, ou vai para o Norte ou tentará o resto do continente europeu.

2.º) Estrutura do Sporting: não te parece, na descrição que fazes,haver demasiada gente ligada ao futebol? O que fazem os Virgílios, Inácios, Lobos, o presidente, etc., na área do futebol?

3.º) O Sporting perdeu com o Villa na Next Gen, mas não é a derrota que me suscita qualquer tipo de comentário, antes os ditos proferidos on-line por adeptos sportinguistas, os tais que são diferentes, e que passavam basicamente por «Miúdos, ganhem lá isso para fazermos ver aos benfiquistas». WTF?

Alberto disse...

Quanto ao Jesus ver jogos do Herenveen talvez tenhas razão. A questão é que não é o Jesus que descobre os jogadores todos, mas deve ser dele uma das palavras finais ou não te parece? Até porque se o treinador fizesse esse trabalho não era necessário todo o departamento de prospecção...

Fehér 29 disse...

Ele também não contratou o Witsel nem o Ola John, que são lá dos mesmos lados, pois não?