Treinadores Benfiquistas

Li por aí, nos últimos dias, declarações avulso (ainda) sobre a saída de Pablo Aimar para os Emirados. Houve algo que me chamou a atenção, e já não me recordo se foi alguém da estrutura do Benfica que disse ou algum meio de comunicação que 'indagou'. mas parece que, caso se confirme a saída, Vieira ficará atento e à espera do regresso de Pablo a Lisboa, dando isso a entender que Vieira conta com ele para outras funções, que não a de jogador, num futuro próximo. Mais uma vez digo, nem sequer sei quem disse isto, sei que li em algum site (creio que foi no Relvado), mas fiquei entusiasmado com a ideia dos responsáveis do Benfica estarem atentos a uma questão que nos foge há décadas, a de formar treinadores que foram símbolos do nosso clube.

Não é preciso pensar muito para percebermos a facilidade com que o FC Porto conseguiu transformar ex-jogadores em treinadores (alguns com grande potencial), porque é tudo feito às claras. Conforme disse anteriormente num post sobre ex-jogadores que dão bons treinadores, a formação passa muito por se tornarem adjuntos, para depois assumirem o leme de um clube mais modesto (ou vice-versa), e o Porto tem apostado em grande escala, não só nos treinadores como em directores desportivos, empresários/gestores de carreira e até presidentes. É também óbvio perceber a influência DIRECTA que isso tem no nosso campeonato, porque um treinador com mentalidade à Porto não vai conseguir esconder o 'gozo' de 'humilhar lampiões' perante os seus novos jogadores, tornando equipas em autênticas feras quando jogam contra o Benfica. É certo que isso ainda não se tem notado, e é só uma influência (outras existirão), mas não tenho a menor dúvida que se vai notar no futuro. Dizia McLuhan (um gajo que era muito inteligente no tempo dele, mas que agora levava 15 a 0 desses programadores de informática) que o homem tem extensões para completar certos actos, e os treinadores que foram jogadores são também eles uma extensão do clube onde passaram e mais vibraram.

Mas onde é que eu quero chegar com isto? Já não vemos um treinador Benfiquista a sair da fornada desde os tempos do Diamantino. Quer melhor do que ter um treinador do Benfica que seja Benfiquista? Sim, eu sei, o 'erro' Fernando Santos. Mas quando se tratam de ex-jogadores, a magia é ainda maior, é... a Mística. Aimar e Nuno Gomes são pessoas inteligentes, serenas (dentro do possível) e com provas dadas disso mesmo. Mas não é só Aimar e o Nuno Gomes que têm de voltar para serem preparados para o futuro. É o Ricardo Rocha, Simão Sabrosa, Tiago, Petit, Miccoli, Hélder, Calado, até o próprio Paulo Madeira, entre outros tantos. Vamos investir nestes homens, Sôr LFV, vamos esquecer possíveis falhas humanas e falta de recursos linguísticos ou de educação, e acreditar que pessoas em quem ninguém vê mais do que 'brejeiros', 'jogadores da bola' ou '4as classes' também têm o direito de se impor no mundo do conhecimento, e conseguir outros feitos fora do seu habitat. Ou não acha isso possível? Olhe o Silvino, onde ele está. Olhe o Jesus. Olhe o senhor.
É um investimento a pensar.

13 comentários:

GC disse...

Excelente artigo. Excelente texto.
O apelo ao LVF tá lindo! Ahahahahahah!

hertz disse...

Concordo a 100%. Por exemplo, na equipa B em gostava que estivesse um treinador jovem, benfiquista e que estivesse a ser "preparado" para a equipa principal no futuro.
Não esquecer também do Paneira que está a fazer um belíssimo trabalho no Tondela e o Rui Vitória que não sei se é benfiquista (alguém pode confirmar?) mas já treinou os júniores do Benfica e que gosta de apostar nos jovens, sem medo.
O Pablito, gostaria muito que ele acabasse a carreira na Luz mas se sair, pelo menos que volte no futuro para ser dirigente mas o que eu gostava mesmo era que ele voltasse para começar a ser treinador adjunto ou treinador das camadas jovens e depois vir a ser o treinador da equipa principal.

claudio s. disse...

subscrevo.

.D10S disse...

Nem quero imaginar um treinador 'Paulo Madeira', é que se enquanto jogador foi aquilo que foi... credo!

Anónimo disse...

D10S : até parece q o mourinho foi um jogador do caralho...

Shadows disse...

Aimar sim. Mas Nuno Gomes,Ricardo Rocha, Simão Sabrosa, Tiago,Petit e Paulo Madeira não têm dimensão para servir de exemplos.
Precisamos é de mais Humberto Coelho, Ricardo Gomes, Mozer, Nené, Diamantino, Álvaro, Veloso, Vítor Paneira. Estes sim são homens com capacidade e exemplos.

Anónimo disse...

Este gajo disse CALADO? Puta que pariu, está tudo doido!

Anónimo disse...

Treinador?Opah qualquer professor de educaçao fisica que goste de futebol pode ser treinador pah.lol.O Freitas lobo porque e que nunca tentou ser treinador?Ele que percebe tanto de futebol secalhar dava 1 treinador jeitoso,ou nao.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Então e ' padrinho ' para essa malta? Mozer, Chalana, Rui Águas, Abel Silva, Vitor Paneira, Álvaro Magalhães, Bastos Lopes ( I e II ), Humberto Coelho, Valdo, Pietra, etc, etc, etc... eles andam aí. E com competência e provas dadas. Mas queres que os Olhanenses, Académicas, Rio Aves, Vitórias, Moreirenses desta vida se arrisquem a contratá-los? Venha um Conceição, um Jorge Costa, um Pedro Emanuel, o papa agradece, porque não são só jogadores que têm que ' rodar '.

DeVante disse...

Estou com o Shadows...fodasse, Nuno Gomes?!
Aquele gajo que, na Luz(!) passou gentilmente o microfone ao corrupto-mor?
O Nuno Gomes dava 15 a 0 ao Quique nas conferências de imprensa...

Maria disse...

Quêêêêêê? O Aimar vai pôr-se ao fresco? A Telma vai cortar os pulsos. :-(

Anónimo disse...

O Alvaro Magalhães já mostrou serviço no Gil Vicente.Só não foi a Europa porque o outro clube que lutava pelo lugar chamava-se Boavista.O Ricardo Gomes tambem já mostrou serviço em França mas a saúde não ajuda.Por vezes jogadores com carisma e inteligentes dentro de campo podem não dar em treinadores, por exemplo o P.Sousa.Mas era uma ideia começar a colocar como adjuntos esses nomes.
Agora imaginem o futuro treinador Paulinho Santos... até dá calafrios!!

Escrivão disse...

Bocejo...