O macaco do Godinho


Queria escrever qualquer coisa sobre o Sporting mas estou com uma dúvida danada. Escrevo sobre qual Sporting? Aquele que eu sempre conheci e que tanto ganha um torneio Sub-19 em Singapura, vence um jogo difícil em Tondela e passeia classe nos pavilhões (fora e dentro) a jogar futsal, ou  aquele Sporting laranja que passeia as camisolas nos relvados da Liga Zon e que vai azedando cada vez mais a paciência aos Sportinguistas?

Já foi tudo dito, escrito e falado. Esta equipa “profissional” do Sporting não joga a ponta de corno e sinto vergonha alheia sempre que vejo o Insúa a virar a peida a bola ou quando vejo o Elias acabar os jogos sem um pingo de suor a correr-lhe pelo rosto. Vejo o Elias mais feliz no Twitter a comemorar a vitória do Corinthians ao Chelsea do que nas vitórias… ok, golos, do Sporting.

Para mim, que estou de fora do balneário, a única explicação possível para aquela vergonha – além do facto da pré-época do Sá Pinto ter sido uma merda – é que haveriam salários em atraso. Têm de haver! 

Por muito mau que isso seja para o clube (procura de investidores, a questão da sustentabilidade,etc, etc), era uma explicação plausível e que me ajudaria a perceber esta merda. Mas parece que o Godinho desmentiu (qual o antónimo de categoricamente?) que existam ordenados em atraso, ontem no Trio de Ataque, na RTP Informação. E por aqui ficou. 

Fiquei ainda mais confuso. Se não há ordenados em atraso, ainda pior! Então porque razão é que não se esforçam e não "morrem" em campo em cada jogo??

Quando vi ontem os dois velhos dos marretas lado a lado no Trio de Ataque, o Godinho e o ROC, a tratarem-se por tu, em plena cavaqueira, como se estivessem a conversar no café, a masturbarem-se intelectualmente um ao outro e a (quererem) enrabar-me pela televisão adentro, com conversas de que vencemos na formação (a sério? E já não ganhávamos antes de teres ido pra lá?), a conversa das assistências em Alvalade, que isto dos putos da B estarem a jogar já na equipa principal era tudo planeado (Ai, sim? Então p'ra que se enterrou dinheiro em Luis Aguiar, Rodrigues, Bojinov, Onyewu e em mais 327 contratações?), só me deu vontade foi de pegar numa semi-automática e invadir o Conselho Leonino mais próximo. (Too soon?)

Epah, juro que, no início da sua presidência, e mesmo após a saída do Domingos, pensava que o Godinho tinha um plano, uma estratégia, uma linha de pensamento coerente, por muito mau que fosse. Podia ser mau mas ao menos tinha um plano.

Mas não, este Godinho é um macaco a bater à toa nas teclas da máquina de escrever, na esperança de que lhe saia um Hamlet. E até agora, o máximo que Godinho conseguiu foi escrever uma das páginas mais negras da história do clube – o pior início de uma época de sempre – e prepara-se ainda para escrever mais uma – ficarmos de fora das competições europeias – ou mesmo duas – descermos de divisão(?)!... 

Uma verdadeira tragédia grega!

Entretanto, são sportinguistas como este que vão alimentando a pouca esperança verde que nos resta.


Gostava tanto que os cabrões da equipa “profissional” de futebol de onze vissem este vídeo…









24 comentários:

LDP disse...

Está o caldo entornado...de um lado temos o Valdemar que defende o seu plantel como o "mais equilibrado de entre os Grandes"; e do outro temos um que diz que de profissionais têm pouco e não jogam a ponta de um corno.

Não queres organizar um "post-combate" entre estes estarolas, Vitto? Público não faltará.

iorda disse...

Admiravel post capto !!!

Concordo a 100%

João Miguel disse...

Sou benfiquista, mas o vídeo está qualquer coisa de tocante...

Catedral Encarnada disse...

Ponham os gajos do SCP a ver o video para sabrem o que amor e alma a um clube.

P.S. sou benfiquista

Anónimo disse...

Fds, já tinha saudades de uma posta memo á antiga nesta tasca. Tavam a começar a falhar... Mais uma vez, o Capto, a mostrar que sabe.
SL

David Duarte disse...

"Hipotéticamente". O que é categorico impõem-se por si mesmo. O que é hipotético não passa de uma possibilidade.

Por exemplo, é categorico que o Sporting està na merda e é hipotética a sua descida de divisão.

P.S.: é mais um whiskie e umas azeitanos à grega.

David Duarte disse...

Jà era tempo do Godinho ir ali para o aquàrio não? Jà muitos por là passaram e não fizeram um décimo da merda que o Godinho faz.

iorda9 disse...

Espero que o Sporting saiba valorizar e aproveitar o grande Sportinguista que é João Benedito

LMS disse...

Este post do Capto faz-me lembrar isto:

http://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/N8e1161ef/13920878_NVbAA.jpeg


Já agora, essa da tragédia grega é uma boca ao Professor? É que realmente de tragédias gregas percebe o JF... Vai-se a ver foi essa a razão porque o godinho o contratou... :D

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Grande e enorme João-pequeno. Que dê visão a quem não a tem. O João é, apenas e só, a essência do desporto. O resto é merda. Parabéns aos jogadores de futsal do SCP e à RTP. Que

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Quanto ao(s) resto:

http://www.youtube.com/watch?v=DCtirCGLqm8

Escrivão disse...

1) O Sporting não vai descer de divisão.

2) O Sporting vai às competições europeias, porque já não há Boavistas e Guimarães a sério.

3) O Sporting é a decadência personificada: tem para apresentar a vitória num troféu de juniores e a equipa de futsal.

4) Se Godinho sair amanhã, o Sporting corre o risco de se extinguir... a não ser que apareça uma qualquer troika.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

O Godinho anunciou a Troika: Ele próprio, Jesualdo e vercauteren... :-))))

rui disse...

Nem sequer deu a 2 parte do trio de ataque ontem,disseram que foi por problemas tecnicos,onde quer que o vosso presidente va acontece sempre merda

Anónimo disse...

1º: O Sporting não vai descer de divisão porque vai fazer mais do dobro dos pontos na 2ª volta.

2º: Mesmo com boavistas e guimarães a sério dava perfeitamente para chegar lá, desde que o Valentim Loureiro e o Pimenta Machado não escolhessem os árbitros.

3º: O Sporting é a vitalidade personificada. Tem para apresentar as equipas de formação que são a base de qualquer clube e a equipa de futsal que é a modalidade que mais rapidamente está a crescer na europa e fora dela.

4º: Se o Godinho sair amanhã, os desejos galináceos não se vão realizar. Será eleita uma nova direcção porque não pretendemos usar o cheque pessoal de uma pessoa durante 15 ou 30 anos. O Sporting é democrático, os assuntos discutem-se e não cultivamos personalidades. O tempo em que os presidentes colocavam dinheiro no clube quando entravam e retiravam quando saíam já foi ultrapassado em 1995. Os clubes são empresas para quem ainda não tenha dado por isso.


5º: Deu a 2ª parte do trio de ataque. O problema é que os galináceos são limitados e não sabem juntar as letras para ler o oráculo que passou sobre os problemas técnicos que realmente existiram e são responsabilidade da RTP.

6º A troika chegou ao Sporting como vai chegar a todos os outros. Esta história de ter jogadores sem ser detentor de todos os direitos económicos tem de acabar. Se não der para contratar joguemos com os B's ou os juniores.

DeVante disse...

No fundo, os lagartos estão bem e recomendam-se!

Continuem então...

P.S: Isso de serem "democráticos" foi uma piada não foi? Ou já se esqueceu como é que Godinho foi eleito?

David Duarte disse...

A do anonimo està engraçada. Demonstra bem as consequências da propaganda em certas pessoas que ficam sem o minimo de espirito critico:

1. Isso é fé meu caro, ou futurologia (também so falas do futuro?);

2. Mais fé... veremos com o Paços em Alvalade como vai ser 2013 para o Sporting;

3. O Sporting està longe de dominar nos escalões jovens. Nos iniciados é o Benfica que domina e nos restantes o dominio nos ultimos anos é partilhado entre o Porto e o Sporting (excepto nos juvenis onde o Benfica também mete o dedo). Sobre o futsal, o Benfica é o Campeão e é quem tem na seu museu o titulo europeu. O Sporting està a dominar a fase regular, mas é apenas a fase regular, não dà titulos;

4. Afinal, os clubes são empresas ou não. Eu cà tenho a minha ideia, o Godinho é que parece andar um pouco perdido;

5. A 2a parte do Trio de Ataque NÃO DEU na RTP Internacional. Muito do pessoal que se queixa não pode efectivamente ver o Trio de Ataque. Viu antes um documentàrio sobre o Fernando Pessoa. Não fiquei a perder com a troca;

6. A troika serà a destruição do que são os clubes latinos : clubes dos socios, construidos pelos socios para os socios. Quero ver se ficavas contente se mudassem o nome de Alvalade XXI para Funerària Lopes.

David Duarte disse...

E mais umas informações aqui para o alter-ego do Godinho Lopes:

1. Se o Sporting fizer o dobro dos pontos na segunda volta dificilmente se qualificarà para as competições europeias. Imaginemos que o Sporting acaba a 1a volta com 16 pontos (mais 4 do que tem agora... sim eu sei, estou a ser amigo!). Isso singnifica que o Sporting acaba a Liga com 48 pontos apenas. No ano passado teria ficado em 6o.

2. Sei bem que o caro alter-ego do Godinho não referiu isto, mas o seu inspirador sim por isso aqui vai. E FALSO QUE O SPORTING SE TENHA SEMPRE QUALIFICADO PARA AS COMPETICÕES EUROPEIAS!!

Epoca 1975-1976:

1o : Benfica (qualificado em 76-77 para a TCCE onde foi eliminado pelo Dinamo de Dresden na 1a eliminatoria).

2o : Boavista (vencedor da Taça de Portugal, qualificado em 76-77 para a TVT onde foi eliminado pelo Levski Sofia na 2a eliminatoria).

3o : Belenenses (qualificado em 76-77 para a Taça UEFA onde foi eliminado pelo Barcelona na 1a eliminatoria... 2-2 em Lisboa e derrota em Barcelona por 3-2).

4o : FC Porto (qualicado em 76-77 para a Taça UEFA onde foi eliminado pelo Shalke 04 na 1a eliminatoria).

5o : Sporting (não foi qualificado para nenhuma competição europeia!)

Por outras palavras, ou o Godinho Lopes não sabia disto (mostrando assim os grandes conhecimentos que tem sobre o clube que dirige) ou então sabia e prefere alimentar uma ilusão.

David Duarte disse...

Agora esqueço o Alter Ego do Godinho e dirifo-me a todos. A troika no futebol não salva ninguém. Ou melhor os investimentos estrageiros apenas deram, até hoje, resultado em 2 clubes : Chelsea e Man City (agora està a aparecer o PSG mas ainda é cedo para sabermos se resulta ou não).

A verdade é que esta troika no futebol pode ser importante a curto prazo mas a longo prazo tem riscos muito elevados. Primeiro, para garantir sucesso desportivo é necessàrio investimento a longo prazo. Vejam quanto tempo levou o Chelsea a ganhar a LC. Nem todos têm tão pouco amor ao dinheiro para cagar tantos milhões como o Abrahamovic.

Segundo, temos na cabeça os exemplos que resultam, mas então e os outros, o que aconteceu aos outros? Vejam por onde andam agora o Portsmouth ou ainda o Middlesborough (agora parece que vai subir) ou o QPR. A coisa vai dando enquanto existem interessados, mas quando estes não aparecem ou os unicos que aparecem são loucos é a destruição do clube.

Outros exemplos, os russos e os ucranianos. O futebol da Russia e da Ucrania evoluiu efectivamente com os dinheiro do petroleo, contudo essa evolução està longe de ser sustentada financeiramente e desportivamente! A balança é sempre negativa (grandes investimentos e ordenados elevados) apenas equilibrada com investimento individual. E para qual resultado? A nivel europeu três Ligas Europa (Zenith, CSKA e Donestk)... muito pouco para a quantidade de dinheiro que por ali passa...

iorda9 disse...

Para além de ter dito que contratou 349 entrangeiros, para poder apostar na formação !?!?!, Godinho Lopes disse 2 coisas que me fizeram perder a ultima réstia de fé nesta direcção:

"O Sporting está a 6 pontos da Europa e vai conseguir apurar-se para a Liga Europa"

"Para o ano vamos lutar para o podio"


Um gajo que diz isso nem para ajudante do Paulinho quanto mais para presidente.

Anónimo disse...

Podia fazer como o jorge gonçalves... Contratava o messi por 15 dias, tirava umas fotos com o paulinho e depois fugia para angola. Temos de viver com o que sabemos fazer melhor. Formar jogadores e tentar ganhar títulos com eles. Não há dinheiro na europa. Os contratos milionários já acabaram e a bola pela televisão é uma merda porque um gajo passa o tempo a aturar lampiões...

David Duarte disse...

iorda, o que é problemàtico no Sporting é que é um clube sem orientação definida. Durante as eleições do Benfica eu fui dos que criticou bastante o Vieira, não porque o Vieira não tivesse um projecto, mas porque o seu projecto não estava a dar os resultados pretendidos (apesar de toda a propaganda afirmando o contràrio). Agora o Sporting... uma pessoa nem pode dizer se é a favor ou não do projecto do Godinho porque esse projecto existindo é uma contradicção permanente.

1. Financeiramente : o Bruno de Carvalho foi bastante criticado devido à sua visão do Sporting fundada sobre investimento russo. O que é o Sporting hoje senão um clube a pedir esmola pelos mercados internacionais sublinhando o seu trunfo que é uma formação que ganha trofeus em Singapura? E o que é o Godinho hoje em dia senão um homem a implorar que aqueles que conhecem investidores entrem no seu escritorio que tem a porta sempre aberta?

Futebol : Que logica é esta de contratar um director desportivo um mês e meio depois de contratarem um treinador com a agravante de sabermos que o Jesualdo serà, muito provavelmente, o treinador para o proximo ano? Coloquemo-nos na posição do VanCenas. Ou ficamos lixados, porque afinal estamos a prazo e não contam verdadeiramente connosco. Ou então estmo-nos cagando porque de qualquer das formas ir para o Sporting foi apenas uma desculpa para escapar ao Inverno cizento do norte da Europa ganhando umas massas pelo caminho. Nos dois casos, apenas um optimista pode dizer que o Sporting farà o dobro dos pontos na segunda volta.

Baresi disse...

Bom, vamos fazer aqui um apanhado dos jogos do Sporting até ao final da época, para ver se chegamos á Europa.

Paços (4º) Casa: Aqui um empate já era bom. Mas a derrota é bem possível, porque eles têm o Cicero e nós voltamos a ter o Rojo. Ah, e eles têm uma equipa e nós não. Temos fé no golo do Patricio no ultimo minuto.
Previsão: X2

Olhanense (14º) Fora: Um jogo entre equipas de igual valia. O factor casa poderá fazer a diferença. Djaninny é perigoso, Rui Duarte também. Irá ser um jogo entretido, com muita raça e muita relva a saltar. Temos fé no golo do Patricio no ultimo minuto.
Previsão: X

Beira-Mar (8º) Casa: Conheço um jogador de lá, o Balboa. Estes perderam 1-2 na Luz, deram luta, ou seja, não se augura nada de bom para os "nossos" rapazes. Sendo os aveirenses fortes no contra-ataque e jogando o Rojo e mais 10, a coisa pode correr para o torto
Pravisão: 1X2

Guimarães (7º) Casa: Muito provavelmente depois de termos estourado fisicamente com o Beira-Mar na jornada anterior, iremos passar as passas do Algarve contra os vimaranenses. O relvado de Alvalade, com dois jogos seguidos, irá parecer mais um pelado que outra coisa, favorecendo o pontapé para o ar, e um tipo de jogo que se pratica no Bombarral.
Neste tipo de jogo, a melhor equipa terá dificuldades em assentar o seu tipo de jogo, e o Sporting assume-se como favorito.
Se chover a potes, aí mais hipóteses teremos. Ainda temos fé no golo do Patricio no ultimo minuto.
Previsão: 1X

Rio Ave (5º) Fora: Eles têm João Tomás. Tariniti. Têm um relvado em boas condições. Nós temos o Rojo. Com um bocado de sorte já não teremos o Elias, nem o Gelson, nem o croata nem o Belga. O objectivo para este jogo será perder por poucos. Mas com o Patricio a marcar o golo de Honra no ultimo minuto.
Previsão: 4-1

POC disse...

Godinho a cantar com Cabeça de Cotonete nas maracas. Só isto.