O azar do Sporting


Somos um clube com azar**. É uma ideia feita que circula pelos ares de Alvalade desde há muito tempo e nem seriam preciso os 327 remates do Postiga aos postes enquanto esteve no Sporting para confirmar esta  percepção.  Bastaria relembrar a infame maldição da camisola com o número que, ano após ano, tem aniquilidado quase todos os jogadores que a envergam desde Figo – Delfim, Nicolae, Iordanov, Leandro, Izmailov, Sá Pinto, Jeffrén, etc.

Mas esta assimilação de que a superstição – e não o mérito – influi na “fortuna” da equipa do Sporting já remonta desde, pelo menos, os anos 20. Reza a história* de que, por exemplo, o mítico Francisco Stromp arrancou da camisola a estrela de capitão porque sonhou que com ela nunca ganharia o Campeonato de Portugal. Portela, outro jogador de então, só depois de estar equipado é que tirava o chapéu de coco com que entrava no balneário - e avisava que se alguém lhe tocasse seria azar pela certa.

E que dizer desse supro-sumo exemplo de superstição  que fez com que hoje o Sporting seja conhecido mundialmente pelas suas camisolas listadas a verde e branco?

É que*, em Outubro de 1928, após terem sido utilizadas numa digressão no Brasil como forma de superar o calor que se fazia sentir então, as camisolas listadas a verde e branco, “emprestadas” pela secção de râguebi, foram utilizadas na segunda parte de um jogo contra o Benfica porque as camisolas “Stromp” (metade vertical branca e a outra verde) estavam encharcadas devido à chuva que caiu durante a primeira parte e como deram “sorte”, pois o Sporting bateu o Benfica por 3-1, as camisolas do râguebi passariam, definitivamente, a ser o equipamento principal e a “Stromp”, o secundário.

A sorte – e o azar – estão intrinsecamente ligados ao Sporting. Desde o presidente, passando pelo treinador e jogadores e acabando nos adeptos, todos sentimos que temos azar.

Tivemos o azar de José Eduardo Bettencourt e de Godinho Lopes serem sportinguistas, temos azar com os árbitros, temos azar nas contratações, temos o azar de ter um relvado de merda, o azar de não termos uma Câmara a quem pagar uma renda pelo aluguer do estádio ou da Academia, enfim, temos um azar do c#$%%@.

E quando vi o Betinho, no último jogo Sporting B 2-2 Feirense, a mandar uma bola ao poste no últimos minutos de jogo, quando já nos encontrávamos a jogar com 10, aí sim, tive a certeza de que o “azar” da equipa A já tinha “infectado” a equipa dos putos. E nem foi preciso um jogador da equipa principal, Marcelo Boeck, ter sido titular nesse jogo para eu perceber que a “infecção” já alastrou para a equipa B. 

Sentia-se que era uma questão de tempo até tal acontecer.

E como se combate o “azar”? Alterando os hábitos. Tal como o vulgar adepto de sofá que quando vê a sua equipa a perder ao intervalo, resolve mudar de lugar com o filho para ver se dá “sorte”. Ou quando aquele adepto no estádio que acende o "cigarrinho" que dará sorte.

Esta merda de camisola dá azar.


Assim, peço, pelo amor de Deus, não joguem mais com a puta da camisola laranja! Não é que com a camisola listada não tenhamos já perdido esta época mas com a laranja é que nunca ganhámos! (5 jogos, 3 derrotas, 2 empates)

Epah, mudem de sofá para ver se dá sorte. Ou deixem de fumar.



* Lido no "Equipamentos com História, Vol. II"


** (Este post não iliba nem pretende ilibar a merda de gestão do futebol profissional que esta Direção está a fazer. Ou não está a fazer, melhor dizendo.)


23 comentários:

Gonçalo D. S. disse...

Epá, o azar só afecta os que não são suficientemente bons.

Não se ponham vocês, sportinguistas, a dar ainda mais desculpas aos vossos jogadores! Ponham-nos mas é a correr o dobro.

Abraço!

Gonçalo D. S. disse...

Epá, o azar só afecta os que não são suficientemente bons.

Não se ponham vocês, sportinguistas, a dar ainda mais desculpas aos vossos jogadores! Ponham-nos mas é a correr o dobro.

Abraço!

Captomente disse...

Obrigado!
Obrigado!

Vitto Vendetta disse...

Há que levantar a cabeça, pá.

Anónimo disse...

experimenta mijar sentado em vez de pé,pode ser isso que esteja a dar azar

LDP disse...

O azar deveria ser peanuts e nao afectar um plantel que é o terceiro mais equilibrado da Penìnsula Ibérica.

O que eu acho é que o sporting é um clube com sorte! Olha a sorte que foi a apaf ter dado um jeitinho contra o estoril e o braga.
Se nao fossem eles e na semana passada nao sei se o ultimo seria o Moreirense.

artnis disse...

Pinto da Costa, um dia perguntou a Deus
Como será o FóCulPuarto daqui a 4 anos

Deus respondeu:

Voltará a ser o clube sub-regional que sempre foi e nunca deixou de ser.

Pinto da Costa sentou-se no chão e chorou de raiva.

Luis Filipe Vieira perguntou a Deus
Como será o Sport Lisboa e Benfica, daqui a 4 anos?

Deus respondeu:

Será pela 1ª vez, tetra campeão e a ter-te-à como dono.

Luis Filipe Vieira sentou-se no chão e chorou de júbilo.

Godinho Lopes perguntou a Deus
Como será o Sporting daqui a 2 anos, depois da minha gestão ?

Deus sentou-se no chão e chorou.

De compaixão!!!

Benfiquista Tripeiro disse...

Ganham um jogo ao Benfica e mudam o formato da camisola? AHAH!

Captomente disse...

Olha, um lampião ignorante! Ahhh....

al123 disse...

olha ganharam á selecção do Algarve o.0
melhor team só mesmo a selecção do alentejo looool

Héber disse...

O Sporting podia ser comparado ao meme Bad Luck Brian!

Quem concorda?

Anónimo disse...

Acho que o ignorante aqui és tu captomente, ignorante e complexado, tal qual o clube que apoias. HAHAHA...

luis disse...

azar é ser zbordinguista...
SLB ATÉ NO INFERNO

lawrence disse...

Pois eu também acho que o azar começa logo quando a pessoa sente que é zebordinguista!
Já agora, experimentem vestir equipamento azul!
Pode dar mais sorte!
Perguntem ao Montinho!

artnis disse...

Azar(es)...?!

O vosso grande azar veio logo com a génese, nascidos que foram da birra entre 2 putos e o resto dos bétinhos do Campo Grande, por causa de um bailarico ...!

Benfiquista Tripeiro disse...

Realmente tenho de confessar a minha ignorância. Ignorava completamente que o clube que teve o "azar" de roubar uma equipa inteira de futebol ao GLORIOSO BENFICA cometeu o acto submisso e indicador de inferioridade moral e desportiva de trocar a sua camisola original por outra que usou num jogo contra o GLORIOSO BENFICA em que por acaso ganhou. Isso é que é ser pequeno! Isso eleva pequenez a outro nível! Sempre me interroguei sobre a origem desse vosso endeuzamento ao GLORIOSO BENFICA, como é que vocês vivam tanto em função de outro clube, mas agora já percebi, está-vos no sangue, faz parte da vossa génese, do vosso DNA. Como é que eu pude ser tão ignorante? Como é que eu pude deixar passar este facto histórico tão importante? Ah, já sei, isso é porque eu só ligo à história rica em troféus e classe do meu clube, o GLORIOSO BENFICA!

Captomente disse...

Não li.

Benfiquista Tripeiro disse...

Leste, leste, mas como podes responder se tudo o que eu disse é a mais pura das verdades?

Captomente disse...

Mas é que não li mesmo. lol

Benfiquista Tripeiro disse...

Claro que não, claro que não.

Captomente disse...

Mas queres o quê? Que jure? lol

Tipo, 'tás em modo ignore, tal e qual como o meu cérebro filtra e ignora os anúncios que pululam e poluem os sites por essa net fora.

É uma cena automática, não a controlo, lamento. :/

Benfiquista Tripeiro disse...

Claro, claro.

portista_amadorense disse...

MENTE CAPTO SAÍST DO CASULO COM AS DESCULPAS DO COSTUME? LOLLLLLLLLLLLLL, MANGATE MAS É TEU CLUBE É A MAIOR MERDA, N FOSSEM OS ROUBOS FRENTE AO ESTORIL E AO BRAGA TAVAS EM ULTIMO.