Sporting e o Sistema

Este comentário do leitor sportinguista do Cabelo, Bilas, a este post, , merece ter o seu próprio post (já sei, já sei, "isto qualquer dia parece um blog de lagartos" ou "Oh, Vitto, mete mão nisto"; mas paciência, aguenta e não chora)


O comentário do Bilas:

"Este post foca-se num ponto importante com o problema de se focar quase exclusivamente numa única questão, a da arbitragem. Mas o ponto importante é o possível fim do futebol do Sporting, SAD. O clube será difícil matar mas o futebol parece estar a seguir esse caminho. E atenção que o problema do Sporting começa com vários tiros nos pé e os últimos 10 anos estão recheados de exemplos disso mesmo, mas há uma mão invisível que ajuda a percorrer esse caminho e é aí que entram os factores "extra-futebol".

Mas isto é algo que é difícil de aceitar, pois pressupõem acreditar que o futebol já pouco tem a ver com o que se passa no campo, mas a verdade é que ao longo das minhas quase 40 primaveras o futebol tem cada vez menos peso. Nos anos 70 o "extra-futebol" pesava aí uns 10% na altura de se encontrar o vencedor, mas parece-me que cada década que passa essa influência cresce uns 10%, numa progressão linear quase perfeita. Isso faz com que neste momento o futebol já pese menos que os seus "extras".

Ao ver os comentários dos paineleiros aqui do "tasco", dá para ver que isto que eu estou a dizer é conversa de malucos para a maioria deles, basta notar no que dizem da suposta aliança Porto/Sporting que foi de facto apresentada pelo Roquette, mas que acabou por originar o seu fim como Presidente do Sporting e respectiva substituição pelo Dias da Cunha, que foi o dirigente que mais fez nos últimos anos por tentar acabar com esta podridão que consome o futebol em geral e o português em particular.

Estou convencido que foi essa fase do Sporting, em que o mesmo conseguiu abanar um pouco o sistema, que está a conduzir ao seu fim. Dias da Cunha foi empurrado para fora do Sporting com uma bem orquestrada campanha na comunicação social onde se dava entender que o homem era maluco ou não estava a bater bem e os sportinguistas comeram e fizeram-no bater com a porta (eu incluído!).

 A partir daí entraram os Soares Francos, Bettencourts e Lopes que fizeram o que se sabe e estão a destruir aquilo a partir de dentro com a ajuda da mãozinha invisível. Mas não haja ilusões: o Sporting está a pagar não ter alinhado com o Sistema e quem pensa que alguma vez o Sporting alinhou com o mesmo está realmente enganado.

Mas a pergunta do milhão é esta: valerá a pena? Não será melhor esquecer este futebol que apodrece por todos os lados? Um desporto que no topo da sua estrutura tudo faz para continuar a dar força aos factores "extra-futebol", com FIFA, UEFA e International Board a lutarem permanentemente contra a introdução de tecnologias que reduziriam os erros de arbitragem para quase zero. Está neste momento a dar na ESPN América futebol americano, um desporto que foi obrigado, pelo crescente descrédito na honestidade do mesmo, a introduzir uma série de tecnologias e mecanismos, que obrigam os árbitros a acertar 99% das decisões. Porque não se faz o mesmo no futebol profissional? Porque não interessa! A FIFA, UEFA e International Board querem que o futebol seja gerível e os seus resultados previsíveis. Alguém tem uma explicação melhor para este status quo?

A consequência disto é que em cada país impera a lei do mais corrupto e os resultados lá aparecem para as equipas mais "capazes".
Mas o mais curioso disto tudo é que aqueles que mais acompanham ao futebol são os que mais cegos estão.

Basta ver os comentários acima para ver que a maioria acredita que o Sporting é que é o clube mais beneficiado e mais corrupto (as referências ao caso PPC são particularmente hilariantes). Obviamente que parece que o "burro sou eu" e o melhor é mesmo cagar no futebol, pois, tal como está não tem futuro e não é coisa séria.

O futuro do futebol no Sporting pode mesmo ser o fim, mas se as coisas continuam como estão é apenas uma antecipação do futuro do futebol em geral.

Ps.: há só uma coisa que não entendo e que não faz sentido... acabar com o terceiro maior clube português é acabar com, digamos, 30% dos adeptos do futebol em Portugal. São 30% menos de receitas a todos os níveis (TV, publicidade, etc.). Isso é bom para o negócio? Estão à espera que passemos a ser adeptos do braga? Acham que vamos passar a ser lampiões ou corruptos? Pelo menos uma geração de adeptos de futebol do Sporting vai desaparecer e com eles desaparecem os seus Euros...

Pps.: Captomente, não me sinto como o Galileu a explicar o Heliocentrismo aos católicos, mas sinto-me como o Captomente a escrever no cabelo do aimar!"


50 comentários:

JAraújo disse...

Insolvência da Sporting SAD em tribunal

A empresa Care Controle avançou na sexta-feira com um pedido de insolvência da Sporting SAD, no Tribunal do Comércio de Lisboa.

Em causa estará uma dívida superior a 390 mil euros que o clube de Alvalade contraiu desde 2008. Contactada pelo CM, fonte oficial do Sporting refutou as acusações e acrescentou que "em Maio do ano passado, um administrador da Sporting SAD reuniu-se com o patrão dessa empresa, que alegava uma dívida.

Já na altura, não existia na contabilidade do Sporting qualquer factura que comprovasse essa dívida. E também desde essa altura não fomos mais contactados por essa empresa". O pedido de insolvência da SAD leonina deu entrada através da firma de advogados Camacho, Onofre e Pimenta, mandatária da empresa responsável pelo encaminhamento de adeptos no estádio durante os jogos realizados pelo Sporting em Alvalade.

JAraújo disse...

NÃO SE TRATA DE QUEREREM ACABAR COM O SPORTING, ELES PRÓPRIOS IRÃO ACABAR COM AQUILO!

francisco disse...

O principal inimigo do SportingCP é o ódio ancestral ao SLBenfica que retira clarividência para detectar o principal inimigo - o fócuporco...

Esta crise, do SportingCP, só existe porque o SLBenfica não está classificado abaixo da "linha da água"...

Só qd os 2 grandes da capital se juntarem contra o fócuporco será possível derrotar o Sistema Mafioso!

luis disse...

filho da puta do lagarto , vem ao blog para nos chamar de "paneleiros aqui do tasco", eu quero mais é que os lagartos vão páputaqueospariu. E quanto para quem eles vão torcer, acredito que este ano já começaram a ser torcedores do barcelona, celtic e spartak, para não falar que devem ter sentido aquele aperto no coração quando jogaram as equipes do coração como o braga, guimarães, setubal, nacional ,beira mar, gil vicente etc etc ,etc.E hoje devem ser rio ave desde que nasceram.
SLB ATÉ NO INFERNO.

Carlos Alberto disse...

Como estou com preguiça... vejam este post:

http://benfiliado.blogspot.pt/2012/11/ainda-lagartada-e-o-projecto-roquette.html

DeVante disse...

"Estão à espera que passemos a ser adeptos do braga?"
Não! Isso não! Mas sempre podiam continuar a ser adeptos do segundo maior clube, o anti-Benfica!

Fenómeno disse...

Tenho muitos amigos sportinguistas (quase tantos como anti-benfiquistas), e o sentimento que tenho por vocês neste momento é... pena.

Não por todos, apenas pelos 20% que conseguiram perceber que o ódio pelo Benfica os cegou, e que o sistema os destruiu. A vossa última esperança terá provavelmente sido a época passada, quando tinham um bom treinador e uma equipa razoavelmente boa, comparativamente aos últimos anos. Contudo, no início da época aconteceu o mesmo que na época anterior acontecera ao Benfica - em 2010/11 os árbitros retiraram o Benfica da discussão do título, em 2011/12 calhou a fava ao sporting.

Os 80% vão continuar a preocupar-se com a derrota do Benfica contra o Barcelona ou o Spartak. Os 20% já sabem que tendo entrado num processo de auto-destruição, muito provavelmente, a menos que apareça um investidor maluco ou um milagre, a bola de neve só vai parar cá em baixo.

lawrence disse...

Mais um a assobiar para o lado!

Que o Zebordeng nunca esteve com o sistema?

Então e a quantidade de 2ºs lugares seguidos foram o quê?

Descuido do sistema?

Porra! quando ganhámos o último campeonato já o sistema estava a actuar ainda ele não tinha acabado!

O azar do Zebordeng foi o Benfica ter-se erguido novamente!

Aí é que está o ponto!

Não estava previsto!

E de que os lagartos ainda não se recompuseram!

A sua reacção não tem explicação no Heliocentrismo mas sim no Síndroma de Calimero!

Já escrevi há dias num post do "capotamento" mais ou menos isto:

Façam "reset" e comecem tudo de novo!

Benfiquista Tripeiro disse...

Só vos quero ver de joelhos. Cá se fazem, cá se pagam. Roam-se todos, venham com os discursos patetas que quiserem, cavaram o vosso próprio fosso, agora "aguenta e não chora".

Prometeu disse...

Perante este tipo de comentários, estou-me a cagar para o que acontece ao Sporting.

Tudo o que os outros fazem ou deixam de fazer é fraude, intrujice, corrupção. Qualquer merdas do Sporting que se envolve em negócios escuros é «HILARIANTE».

Hilariante, coisa que tu ainda não percebeste, é os Sporting e os seus adeptos, com afirmações como as que produziste na tua bostadeira.

E já que falaste nas tecnologias na NFL, elas existem tb na NBA, na NHL, etc. Só que estão sujeitas a regras muito claras e específicas e algumas seriam facilmente transferíveis efetivamente para o futebol de 11, como já sucede com o ténis.

Cada treinador dispunha de dois ou três «chalenges» por parte, por exemplo, e o resto decidia o árbitro. Quando e se este tivesse dúvidas, recorreria às tecnologias. Resolve tudo? Não! Vide fora-de-jogo.

Relativamente aos imbecis que afirmam que a introdução das tecnologias cortaria o ritmo ao jogo, o que acontece com as lesões, os lançamentos de linha lateral, os cantos, os livres, que por vezes demoram minutos a executar? São o quê? Momentos de avanço ou retardamento?

Em suma, o futebol acabará se o Sporting desistir.

Curioso que ninguém se lembrou disso nos tempos em que o SLB por aí andou. Aliás, até se defendeu a descida do clube aos distritais.

CA-LI-ME-RO!

RM1X disse...

Que se fodam os lagartos. Não se aproveita nenhum.

Mais um mês(?) e já tão a torcer por todos os clubes que defrontarem o Benfica.

Pedro disse...

Eu gostava de saber o que é que o Xexé da Cunha fez para acabar com o sistema?
Espera...disse na TV que as cabeças do sistema eram o Pinto e o Major. WOW!!!

Q bomba!!!

Foda-se...lagartos e basta!

Averapina disse...

Calma lagartada,ja ja vem mais um draGAY de ouro e compra essa merd@ de"clube" pra fazer fretes ao pai da corrupçao ca do burgo...fodam-se a lagartada,SÓ TEM O K MERECEM.

nunomaf disse...

Parece que a visita do Gordinho ao Vitó da arbitragem já fez efeito...

Jahwork disse...

Porra!

Que belo texto; Há duvidas ou duvidam?

Um ensaio sobre a cegueira por aqui seria engraçado.

Fica bem Bilas; adoro quando é possível escutar sobre o grasnar das gaivotas.

P.S: Capto, bem postado; Vitto, este texto só pode ser subscrito também por ti (apesar do amor distinto).

al123 disse...

nunomaf acho q sim
visto q o braga marcou um golo mas eu ainda nao sei pqe foi anulado
talvez porque..sim
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YvEFXhle99c#

Vitto Vendetta disse...

É sim senhor, Jahwork.

Unknown disse...

Parece-me que os sportinguistas estão a ficar esquizofrénicos. Eles que defenderam a tentativa de extinção do Benfica, tentativa essa gorada, perante a incompetência notória dos seus dirigentes acusam agora os outros de os tentarem extinguir.

Claro que depois há uns proenças que insistem em cntrariar isso, ou já se esqueceram do acesso à final da taça no ano passado ?

Comecem por perceber que têm que resolver as fragilidades internas, à semelhança do Benfica e que se o fizerem e se se concentrarem em si e não em serem anti-qualquer coisa, à semelhança do Benfica, provavelemente se pode encurtar as distâncias para o porto e disputar o campeonato como o Benfica o faz actualmente, o Benfica se corrigir os seus defeitos terá capacidade para ser muito melhor que este porto.

Esqueçam a esquizofrenia, deixem-se de autofagias constantes e provavelmente ficarão mais felizes com o desempenho da vossa equipa, porque já ninguém dá nada para o vosso calimerismo. é que nessas queixas esquecem-se que estiveram quase 4 anos sem que vos fosse assinalado um penalty contra, ou que num dos últimos campeonatos dispuseram de n penalties, mas lá está, quando as coisas nos convêm, esquecemo-nos delas convenientemente.

Quanto ao gerente do tasco, se isto passar a ser o copy-paste do cacifo, bem podem fechar a barbearia.

Jahwork disse...

És um Senhor Vitto; um Benfiquista à séria; Haja Leões e Águias suficientes para exterminar os lagartos e gaivotas que povoam estas terras.

Fica bem....sempre.

Dash disse...

Bem, antes de mais obrigado ao Captomente por ter feito post de um comentário meu que não foi mais do que escrever sobre algo que já me passeia pela cabeça há uns anos. O que escrevi não é algo que vem desta crise do Sporting, mas sim algo que tem que ver com o futebol como um todo e que tem por base o facto de há muito ter percebido que o que os jogadores fazem em campo tem pouco impacto no resultado final.
No entanto, fiquei totalmente surpreendido com os comentários de ódio puro assinados pelos comentadores benfiquistas (é melhor não dizer "paineleiros" que ainda aparece aí outro luís com tanta vontade de fazer suposições sobre a profissão da minha mãe que nem vê o i numa palavra que é amplamente utilizada para designar os comentadores dos painéis televisivos e que não tem qualquer cariz ofensivo). Em todo o meu comentário não falo uma palavra sobre o benfica, sem ser para dizer que não me vou tornar lampião. O post é principalmente orientado para duas questões: como os erros próprios enterraram o Sporting e como o sistema tem facilitado esse trabalho. Sobre o benfica? NADA!
No entanto, o ódio que gerou nos benfiquistas é avassalador. A minha única pergunta para vocês é... PORQUÊ? Na minha cabeça o benfica não é, nem nunca foi, sinónimo de sistema e eu só falei do sistema. Onde é que se pode ver um pingo de anti-benfiquismo no que eu escrevi!?!?! Francamente não percebo...

Fiquem bem.

Jahwork disse...

Bilas, estás proibido, com o devido respeito, de fazer desenhos.

E não tens nada de perceber; navega-se em outras águas por aqui; águas e gaivotas tementes da tormenta.

A excepção confirma a regra;

Grande texto...mais uma vez.

Bujix disse...

Mais um texto de choramingas sem razão...
Ninguém quer acabar com o SCP, o SCP é q está a fazer tudo para acabar com ele próprio...
começa logo bem qdo diz q tem quase 40 primaveras e vem opinar sobre os jogos na década de 70.. já desde pequeno tinha olho para o futebol portanto.
é claro que o sistema aumentou desde a entrada em funções do PdC, mas o que fizeram contra isso??! aliaram-se ao FCP... depois queixam-se..
é por isso que os benfiquistas se irritam com estes textos fracos e tendencialmente mentirosos.

Dash disse...

Bujix, comecei a ir a estádios de futebol com quatro anos e comecei a fazê-lo praticamente todos os fins-de-semana desde os meus 8 anos. Não sei se por ser precoce, por ter irmãos mais velhos fanáticos de futebol ou mesmo por ter dois olhos e um cérebro, mas desde muito cedo que vejo futebol a sério.
Em relação ao resto do texto leia-o de novo e vai ver que em primeiro lugar ponho sempre os erros próprios e só depois vem o sistema. Mas tudo bem, cada um interpreta como quer.

LDP disse...

Bilas, eu tambem aconselhar-te-ia a reler os comentários. Talvez repares que o "ódio" de que falas tem contornos diversos aos que apresentas na tua conclusão posterior.

A mim parece-me que no computo geral sublinham que os sportinguistas deveriam lembrar-se do que diziam e faziam nos tempos da operação coração; ou que "cá se fazem cá se pagam"; ou ainda, que se não fosse o anti-benfiquismo primário e velhaco que tão grande percentagem dos sportinguistas sempre apresentou , o futebol português talvez hoje fosse um pouco menos sujo.

Não me parece, sinceramente, que alguêm te esteja a apontar o dedo chamando-te de anti-benfiquista. a ti ou ao teu texto.

Corroboras?

CANOS SERRADOS disse...

Bilas,
és o maior!! Mataste as galinhas com a pena!! :)

Dash disse...

LDP,

As generalizações são sempre uma merda porque põe tudo no mesmo saco, mas há para aí uma meia dúzia de comentários que falam em ódio ao benfica ou em anti-benfiquismo. Os restantes comentários provenientes de benfiquistas enquadram-se em quatro categorias:
- Os puramente ofensivos - Estes são os melhores pois demonstram por si só a "qualidade" de quem os escreve;
- Os "Estás mal? Pena que ainda não te tenha caído um raio nos cornos!". Estes são os dos anti-sportinguistas convictos. Estes já respeito porque ser anti alguma merda dá um trabalho do caralho, porque temos de estar constantemente atentos ao que se passa no clube adversário para ir-lhes lá fornicar o juízo sempre que alguma coisa corre mal. Estes andam mais felizes do que se tivessem ganho a Champions, mas também andam muito cansados, porque acompanhar a vida de dois clubes é dose, principalmente quando o outro clube é o Sporting onde toda a gente tem opinião e adora aparecer(antes que me batam há antis de todas as cores e feitios e eu não gosto de nenhum);
- Os psicólogos futebolísticos que adoram falar dessa doença chamada o síndroma do Calimero. Estes, na sua grande maioria, acham que o meu comentário serve apenas para me fazer de vitima perante o mundo e que o que se está a passar com o Sporting é a uma coisa exclusivamente de origem natural;
- Por último, temos os que até tentam debater a questão do sistema e dos poderes instituídos, sendo que a maior parte acha que a culpa é da pseudo-aliança do Sporting com o Porto. No entanto, de referir que estes são uma clara minoria.

O que é mais curioso é o que o meu comentário era apenas para reflectir um estado de espírito sobre o futebol que eu pensei que até seria mais ou menos generalizado, pois eu acho realmente que o futebol hoje já pouco tem de desporto e que os resultados são geridos mais fora do que dentro de campo, mas parece que essa é uma visão partilhada por poucos.

Ps.: Se eu tivesse escrito este comentário no final da década de noventa/início deste século, mudando o clube de Sporting para benfica e respectivos dirigentes, e se em vez de braga pusesse boavista, quantos dos que criticaram não estariam de acordo comigo? E note-se que o sistema seria o mesmo mas com um aprendiz de feiticeiro diferente (valentim vs. salvador). Dá que pensar, não é?

LDP disse...

Sobre esse ultimo ponto parece-me que começas a entrar em contradiçao.

Entao nos nao somos o clube que so nao ganha por causa dos àrbitros? Que levamos k7's e dvd's ao governo e à uefa enquanto eramos gozados pelos sportinguistas por isso mesmo...mas...afinal jà so uma "clara minoria" de nòs...em que é que ficamos?

Refaço a pergunta e espero que desta vez me respondas: onde é que nos comentàrios alguem mostra òdio perante a tua pessoa ou o teu texto, e quem é que te chama de anti-benfiquista?

Jahwork disse...

Há quem diga que estigmatismo é pior maleita que miopia.

LDP disse...

Não mudes a conversa para o Proença, jahwork!

Mas Bilas, depois de quase 10 anos a ouvir bocas por levar dvd's ao ministro ou pedidos de audiências ao LD, agora já não passa tudo de uma "clara minoria que mete em causa o sistema ou os poderes instituidos". É isso?



Jahwork disse...

Eh pá! Não LDP, nem me lembrei do Proença nesse comentário/dito; e nem me interessa a associação que encontraste;

Simplesmente, relativamente ao post/texto bem como aos comentários do Bilas, me ocorreu essa expressão, (minha, que tenho falhas oftalmológicas); é como aquela do zarolho em terra de cegos; é somente uma questão de visão.

LDP disse...

É um pecado essa tua falta de visão. Porque provavelmente não vais conseguir observar atentamente o desenho que o Bilas nos fará para explicar a sua contradição.

Jahwork disse...

Sorriso...
Porra! Mas tu não achas que já houve desenhos suficientes?; foram a carvão mas se for preciso aguarela ou óleo para veres a cor, incolor e nada indolor.

Jahwork disse...

E sim, felizmente tenho uma óbvia falta de visão física; se fosse psicológica não haveria cirurgia ou tratamento que a curasse.

Vou descansar a vista agora...

Dash disse...

LDP, qual contradição? A base para o que disse são os comentários que foram feitos, em que a maioria diz que o problema do Sporting é ser anti-benfica ou sofrer do síndroma do Calimero, já para não falar no regojizo em ver a situação em que o Sporting está. Para essa maioria o sistema existe mas só prejudica o benfica. É um problema específico do benfica e não do desporto. Os que vêm o problema no desporto como um todo são uma minoria. Os benfiquistas seguem de perto a velha máxima de "pimenta no cú dos outros para mim é refresco".

LDP disse...

"As generalizações são sempre uma merda porque põe tudo no mesmo saco"

"Os benfiquistas seguem de perto a velha máxima de "pimenta no cú dos outros para mim é refresco"."

Faz como o outro...vai dormir também tu.

Dash disse...

LDP, as generalizações põem de facto tudo no mesmo saco, mas isso não quer dizer que o saco não seja o correcto. Explicando, que com bonecos a vida é mais fácil: Num saco do lixo pode-se pôr lixo orgânico, cartão, vidro e embalagens. É tudo lixo, mas se quiseres podes separar e fazer reciclagem, mas não deixa de ser lixo. Está é melhor identificado!

Unknown disse...

Pelos teus comentários Bilas, acho que me colocas num saco que não me corresponde. Sim, um dos vossos grandes problemas, é o serem anti-Benfica na generalidade, caso contrário o projecto do roquette nunca tinha tido apoio. Sim, outro dos grandes problemas vosso é terem gestores incompetentes. E sim, queixam-se quando são prejudicados e foram-no muitas vezes, mas calam-se quando são beneficiados.

Há sistema ? Há. O Sporting é mais prejudicado do que beneficiado ? é. Mas à semelhança do Benfica, os pricipais problemas estão dentro de casa. E sem resolverem esses, como querem lutar por títulos ? E o Benfica está a ficar anti-Porto, como o Sporting é anti-Benfica.

Quanto a ti, quando escreveres Benfica e Sporting com letra grande, aí começo a acreditar no não seres anti-qualquer coisa.

Dash disse...

B Cool, o teu primeiro comentário encaixava que nem uma luva nos psicólogos futebolísticos (a esquizofrenia e o calimerismo denunciavam-no!), mas parece que afinal não és da opinião de que tudo o que se está a passar seja de origem 100% natural. Aliás, em relação ao teu último comentário não tenho muito a dizer. Primeiro há que resolver os problemas internos, mas se estes forem resolvidos isso não garante sucesso, pois o sistema lá estará para impor a sua lei. No entanto, não concordo que o Sporting seja anti-benfica. Não se confundam todos os adeptos com as claques. Essas são na sua maioria antis, mas não representam a maioria dos adeptos do Sporting. Se fosses ao Estádio de Alvalade, verias que a maioria do pessoal não gosta dos cânticos anti-benfica e chegam a ser assobiados, principalmente nos jogos que não sejam com o benfica.

Ps.: Em relação ao discurso de que devíamos admitir quando somos beneficiados, o último treinador de um grande que me lembro de o fazer foi o Paulo Bento no Sporting em 2009 num jogo com o rio ave para a taça da liga. Há algum exemplo mais recente? Penso que não...

Pps.: A letra pequena é uma coisa cá minha e não significa falta de respeito. Cresci no meio de Pai e três Irmãos benfiquistas e se saímos todos vivos daquela casa foi porque sempre tivemos respeito pelos respectivos clubes.

LDP disse...

"Primeiro há que resolver os problemas internos, mas se estes forem resolvidos isso não garante sucesso, pois o sistema lá estará para impor a sua lei." Vide Benfica desde os tempos do Damásio até ás ultimas 4 épocas.

Quanto ao despeito em relação aos cânticos anti-Benfica, gostaria de saber porque é que todo um estádio de alvalade aplaudiu um golo de uma equipa contra o Benfica, num outro estádio, enquanto em casa levavam na pá da Naval.

Dash disse...

LDP, no Estádio de Alvalade os únicos golos que festejo são os do Sporting e da Selecção. Festejar um golo dum adversário do clube rival só posso entender se tiver a disputar alguma coisa importante com esse mesmo rival, de outra forma não faz sentido nenhum. No entanto, é algo que certamente também se faz no estádio da luz, pois a estupidez é algo que está universal e uniformemente distribuída.

Jahwork disse...

B Cool é Benfiquista; tenho dito.

O resto; o resto é resto.

LDP disse...

Lá atrás disseste que as generalizações são uma merda, Bilas. E desde logo concordei.

Mas é quase tão mau um gajo argumentar com algo que aconteceu não há muitas épocas e tu fugires para a individualização. Em alvalade aplaudiu-se um golo contra o Benfica e tu respondes "pah eu só aplaudo os golos dos meus". Mais evasivo não podias ser.

"No entanto, é algo que certamente também se faz no estádio da luz," só porque sim não é? Porque se te perguntar quando e como, o mais provavel é fugires também a esta questão...

Jah...não generalizes que o Bilas não gosta.

Dash disse...

Foda-se ò LDP, não ponho os pés em Alvalade há 4 anos, prefiro gastar o meu tempo com os meus filhos. Se foi lá festejado um golo nessas circunstâncias foi uma atrasadice mental. Nunca aconteceu o mesmo no estádio da luz. Tens a certeza absoluta? Se sim, deves ser o Matusalem de carnide que viu todos os jogos do seu clube.
E com isto cria-se um impasse filosófico: se eu não estava no Estádio de Alvalade para mim esse evento aconteceu? E tu, sendo o Matusalem, a tua memória é de fiar aos 900 e tal anos? Será que te lembras mesmo de todos os jogos? E o existencialismo do Sartre onde fica no meio disto tudo? Ou preferes discutir outras escolas? Já percebi que discussões filosóficas é contigo!

LDP disse...

Chegaste a esta coisa chamada internet há poucas semanas, está visto.

Quando isso aconteceu falou-se durante semanas. E regularmente vem mencionado, em tantos blogs, quando benfiquistas querem pôr alguns pontos nos i's dos sportinguistas.

Mas tu não sabes de nada, nunca leste e nunca te disseram nada.

Dash disse...

LDP, confesso que nos blogs de futebol sou um novato e não tinha ideia de que o festejo desse golo, que acredito tenha acontecido, fosse um tão grande evento na dita blogosfera. Volto a dizer sem problema que esse tipo de atitudes só pode fazer sentido em determinados contextos. Se foi num jogo sem impacto para o Sporting é pura estupidez.
Mas esse teu cérebro está mesmo a acusar os 900 e tal anos. Não disseste nada sobre o que se passou nos estádios do benfica ao longo da sua história. Será que nunca se passou algo semelhante? DUVIDO!
Já agora, já que sacámos da régua e estamos a "medi-las", posso dar-te um exemplo único e que não me lembro de outro semelhante no futebol português (pode ser que do alto dos teus 900 anos tu te lembres). No final da Taça em 1980, os Sportinguistas ao pressentirem o aparecimento do "monstro" do sistema, juntaram-se aos adeptos benfiquistas e juntos apoiaram o benfica nessa final. Lembro-me perfeitamente deste jogo e de que o estádio era praticamente metade vermelho, metade verde. Não foi uma coisa com meia dúzia de maduros. Apesar de na altura não haver internet, nem blogs, nem o caralho aqui fica a prova de que isto realmente aconteceu.

http://www.youtube.com/watch?v=tBYKStPswM4

LDP disse...

Sim, esse episódio da final da Taça de 80 foi unico no futebol portugues. Mas esse Sporting já não existe.
Agora existem apenas os resquícios do projecto Roquette, existem os presidentes de maracas, que dizem num dia que o fundo de jogadores é concorrencia desleal e no dia a seguir fazem um com contornos que ninguém percebe, ou membros da direcção que metem dinheiro na conta de árbitros e depois tudo é arquivado, etc e tal...Esse Sporting que mencionas já não existe.

Voltando ao argumento de antes, repara numa coisa: tu dizes que "certamente também no estádio da Luz se aplaude quando o sporting sofre um golo noutra estádio". Eu pergunto-te quando e como. E tu continuas depois com ironia dizendo se eu tenho a certeza que nunca aconteceu. Não vires o tabuleiro, por favor.

Simplesmente eu não disse que nunca aconteceu mas também não disse que já aconteceu. Gostaria é de saber onde é que TU vais buscar o "certamente aconteceu", com factos.
Foste tu a afirmar algo e és tu que tens de o justificar. Eu só te pedi para o demonstrar. Portanto diz-me quando um golo contra o sporting foi aplaudido na Luz.

Dash disse...

LDP, esse Sporting não desapareceu só porque tu o sentenciaste. Um parêntesis: já percebi que debitas verdades absolutas com facilidade, como é bem visível pelo resto do primeiro parágrafo cuja resposta remeto para o meu comentário/texto original. Aí, tens o que penso sobre as tuas verdades construídas.
Voltando à final da Taça de 1980, a maior parte destes adeptos estão vivos e lembram-se desse dia. Eu era um miúdo mas lembro-me... Tal como me lembro de ter visto o benfica - psv e ter sofrido quando o Veloso falhou o penalti decisivo (aí o facto de ter o meu Pai e o meu Irmão em Estugarda a ver o jogo e de pensar o que eles estariam a sentir, cortou-me a alma) ou de ter visto o benfica - milão numa casa só com sportinguistas a puxar pelo benfica.
Além disso, não confundas os adeptos com os seus dirigentes. A maioria dos adeptos do Sporting não se revê nos seus dirigentes e por isso não votei em nenhuma das eleições desde que sou sócio.
Em resumo, EU e MUITOS SPORTINGUISTAS que conheço queremos ganhar o máximo possível, mas não odiamos o benfica. Acho que este afastamento entre os dois clubes só tem sido benéfico e fomentado pelo porto e com os resultados que se podem ver bem claros nas caixas de comentário aqui do tasco.

Ps.: Em relação ao "certamente aconteceu", obrigas-me a revelar um "tesourinho deprimente" da minha história pessoal que não me estava a apetecer expor aqui, mas quem me conhece sabe que não tenho nenhum problema em assumi-lo. Em virtude de ter Pai e três Irmãos mais velhos benfiquistas fui convencido que era do benfica até cerca dos meus sete anos, altura em que assumi aquilo que sempre soube, ou seja, que era do Sporting muito por influência do meu avô e da minha mãe. No entanto, até essa idade fui ver uma grande quantidade de jogos ao estádio da luz e lembro-me perfeitamente de ver o pessoal de rádio no ouvido a ouvir o relato do jogo em questão e dos restantes jogos (na altura praticamente não havia transmissões televisivas e os jogos eram quase todos à mesma hora) e os golos das equipas dos adversários dos rivais eram normalmente amplamente festejados. Não te consigo dizer jogos específicos mas a recordação para mim é clara e isto era algo que acontecia com muita frequência. Claro que agora vais dizer, "mas esse benfica já não existe e hoje isso nunca aconteceria". E perante isso só te posso dizer: "É claro que não". Aliás, o melhor mesmo é eu concluir que os benfiquistas deveriam ser todos transportados em andores de preferência carregados por Sportinguistas vergados à sua magnificência.

LDP disse...

Não tens de responder só porque sim. Ou corres o risco de começar a debitar alarvidades como aquilo que apelidas de "minhas sentenças" ou as minhas "verdades absolutas".

Até agora usei-me apenas de duas coisas: as tuas próprias palavras - mostrando-te como entraste mais do que uma vez em contradição e não conseguiste descalçar a bota.
ou
factos ocorridos e que publicamente toda a gente conhece: houve uma ovação em Alvalade quando o Benfica sofreu um golo e acabaram com um melão largo como o fosso quando minutos mais tarde a Naval vos marcou um golo; tiveste um presidente num palco a abanar umas maracas; tiveste o "projecto Roquette" em que diversas pessoas ligadas ao sporting foram as primeiras a falar disso; voltando ao JEB, ele esbraçejou e cagou umas postas de pescada sobre os fundos de jogadores mas depois foi o que todos sabemos, onde até juvenis do sporting foram incluidos; por ultimo o PPC, mas sobre isto todos sabemos o que aconteceu menos o senhor que assinou o papel onde se pode ler "processo arquivado".

Excusas portanto de vir com ironia sobre as minhas sentenças ou verdades supremas.

Já tu, que certamente viste todo um estádio da Luz a aplaudir um golo contra o sporting, afinal não. Afinal viste o mesmo que eu no estádio do Portimonense, por exemplo: uns quantos velhos com um transistor colado a um tímpano a passar a palavra de um golo marcado noutro campo, com alguns sorrisos, gargalhadas ou piadas pelo meio.
Mas um estádio de alvalade um plena tarde de sol com meia casa levantar-se e aplaudir um golo a alguns kilómetros contra o Benfica não viste. Vi eu e muitos outros.
E tenho pena é que o pouco tempo que tens te permita aprender coisas na net como o episódio da Taça de 80 somente, e não outros...

"Aliás, o melhor mesmo é eu concluir que os benfiquistas deveriam ser todos transportados em andores de preferência carregados por Sportinguistas vergados à sua magnificência."
Não sei se pensas que és engraçado ou se vives momentos de auto-comiseração futebolística induzida. Mas este é mais um exemplo, através de um seu adepto, do que o sporting já não é. Mais uma vez.

Dash disse...

LDP, já estás ficar desorientado... Falo-te do estádio da luz nos anos 70 e tu vens me falar do que viste no estádio do Portimonense, naquilo que parece ser os dias de hoje. É confundir merda com pão ralado. Nos anos 70 não eram só os velhos a ouvir rádio e normalmente o estádio costumava estar cheio e não era só meia dúzia a festejar, mas já vi que percebes pouco do teu estádio. Além disso acho espectacular a forma como pura e simplesmente me desmentiste! Esqueces que eu estava lá? O que tu disseres não altera a realidade! Afinal parece que engoliste a verdade e depois a cagas em forma de sentenças!
Em relação à internet, aprendo lá o que acho útil e não o que tu achas útil. Ver gajos do benfica a falar de um Sporting - naval que viram no Estádio de Alvalade, vá-se lá perceber porquê, não está na minha lista de prioridades.
Em relação ao resto, volta a ler tudo o que escrevi, pode ser que à segunda ou terceira vez entendas, senão fica na tua, porque não estou para te explicar outra e outra vez.
Em relação ao ser engraçado, não sou, mas gosto de azucrinar o juízo a determinado tipo de cidadãos. Sabes a que tipo de cidadãos? Aos que acham que deviam andores!

Saudações Leoninas

LDP disse...

Mais dificil do que argumentar algo com ignorantes, é fazê-lo com quem convenientemente finge de "não perceber".
Já antes o demonstraste e agora repetiste o mesmo erro: o que tu achas ou que gostarias que fosse não tem forçosamente de ser verdadeiro.
Por que raio o que eu disse sobre o estádio do Portimonense tem de ser hoje? Até falei em transístor, que é algo que já não se usa. Não só vivo a um bom par de milhares de quilómetros de Portimão, como o exemplo reporta aos anos 80 e 90.
A base é a da ironia, para te demonstrar que um grupo de velhos que alça o pelo porque houve um golo de um rival noutro estádio tem muito pouco a ver com 20 ou 30 mil pessoas levantarem-se, alçarem bandeiras e cachecóis, batendo desgraçadamente palmas numa tarde de sol em alvalade. Seguido de um golo da própria Naval. Que não o queiras ver assim, eu compreendo.