Godinho é um génio


Godinho Lopes é um génio. E tem um plano. Foi isto que pensei quando vi a sua entrevista, esta semana que passou, n'A BOLA TV. Godinho tem um plano para o Sporting, tal como Tarantino tinha um plano para o cinema quando realizou e escreveu True Romance, Reservoir Dogs, Pulp Fiction e Kill Bill.



Godinho sabia que, se fosse a eleições com Farinha Alves (quem??), Silva e Costa e Vercauteren, em vez de Carlos Freitas, Luis Duque e Domingos, tinha tantas hipóteses de ganhá-las como o Marítimo B tinha de ganhar um jogo na 2ª Liga contra o Porto B apitado pelo Rui-irmão-do-Paulo-Costa.

Godinho é um génio. Mete Duque, Freitas, Domingos, Barbosa e Cristóvão na mesma lista e ganha as eleições.

Godinho é um génio. Sabe que os sportinguistas estão fartos de Evaldo, Abel, Polga, Postiga e Djalo. E não estão a ir ao estádio. Solução: Godinho “pede” a Domingos para os pôr a jogar. Os sportinguistas fartam-se, e Abel, Djaló e Postiga saem do clube pouco depois;  Polga e Evaldo seguem-lhe os passos uns meses mais tarde. Contratam-se 15 ou 17 novos jogadores, todos estrangeiros e os sportinguistas voltam a comprar Gameboxes e a ir ao estádio.

E, a avaliar pelo que leio no Twitter, Facebook e afins, tudo tipos bem constituídos e que deixam as “leoas” com um desejo animalesco de ir a Alvalade e gritar pelo Sporting. Yep, é em Alvalade que estão as mais bonitas adeptas de futebol. De génio.

Godinho é um génio. Mesmo se Godinho quisesse preencher o plantel com  jogadores da formação, estes ainda estariam demasiado “verdes”, ainda com idade de júniores e, sem ainda haver equipas B, seria difícil algum puto conseguir impôr-se na equipa principal.

Godinho é um génio. A meio da época, com um mês de Janeiro terrível, e de forma a poder manter o plano a decorrer conforme o planeado, despede Domingos e mete Sá Pinto como treinador principal. Objectivo: manter os sportinguistas satisfeitos no final da época. E tal só aconteceu, mesmo com a derrota na final da Taça, porque o treinador era o Sá Pinto. De génio.

Godinho é um génio. Despacha Barbosa e, pelo meio, ainda trama Pereira Cristóvão e fá-lo sair pelo próprio pé do Sporting.

Godinho é um génio. Força a Liga a aceitar as equipas B na 2ª Liga, mantém Sá Pinto como treinador, na esperança de aguentá-lo até final da época, momento em que colocará em prática a parte final – e mais importante - do seu plano para o Sporting. Mas corre mal. Sá  Pinto, em vez de perder tempo a observar jogos da 1ª e 2ª Liga in loco, como alguns dos seus colegas de profissão fazem, prefere jogar partidas do Inatel, na sua equipa Biqueiras D’Aço. Ganha o título mas perde  o banco do Sporting.

É despedido e chega Oceano, cujo objectivo seria aguentar o barco até final da época. Por culpa própria e por alguma “ajuda” externa (o Sporting ainda não teve nenhum penalty assinalado a favor esta época na Liga), Oceano vacila e chega Vercauteren com o objectivo único de chegar ao 3º lugar. Se não conseguir, o tal contrato ate final da época não será renovado (e mesmo que obtenha o objectivo, duvido que o seja).

Godinho ainda tem tempo para dispensar Luís "frete" Duque e Carlos-contratei-100-jogadores-mas-só-acertei-no-Liedson-Freitas. Gé-ni-o!

Isto tudo para chegar ao plano final de Godinho, no 3º ano de mandato e correspondente 3ª época desportiva:

- Após 2 anos na liga portuguesa, filtrar os melhores estrangeiros dos 17 ou 18 e ficar apenas com quem interessa (Rinaudo, Wolfswinkel, Viola e mais alguns. Poucos);
- Juntar ao plantel os melhores putos da formação (Bruma, Pedro Mendes, João Mário, Esgaio) ;
- E, "the last but not the least", "la pièce de résistance", contratar Jorge Jesus e igualar o feito que JJ conseguiu na sua primeira época no Benfica: pôr a equipa do Sporting a jogar à bola e ser campeão. Rumo á hegemonia. Eis o plano de Godinho.

A não ser que eu me tenha enganado e em vez de Tarantino, Godinho esteja mesmo a emular outra figura histórica:



19 comentários:

hertz disse...

Diria que é uma teoria rebuscada.
Em relação ao JJ, é quase certo que não ficará no Benfica e o vitinho será "despachado" para um clube grego qualquer. Ou seja, o JJ vai ser disputado por Porto e Sporting e já se está mesmo a ver quem vai ganhar essa disputa.

lawrence disse...

A trama de um qualquer filme de suspense Hollywoodesco fica a milhas do que acabei de ler!
Realmente a parte onde tenho dúvidas e se calhar terás de emendar é essa do JJ.
O homem é teimoso, egocentrista, vaidoso, bronco, mas não é burro!
Bem que terás o Tarantino atrás de ti com um contrato para assinares!

POC disse...

Estou a rifar Jorge Jesus. Não quero nada em troca. Levem-no. Primeira época dá resultado.

Ricardo Chaves disse...

O Jesus não vai para o Porto, mas é bastante provável que vá para o Sporting.

Pedro disse...

O teu clube não joga nada.

Tens uma defesa, que parece um grupo de amigos na futebolada do fim de semana.

Ainda por cima, juntas a merda que aqui escreveste, a típica boquinha de menino lacoste "ah mas o Porto B teve um penalti contra o Marítimo B...ladrões".

Patati Patata, o teu clube B, é a equipa com mais penaltis a favor na 2ª Liga.

Olha quando caírem de divisão, sff não façam barulho. A malta aqui do 1º andar gosta de descanso à noite.

Beijinho*

Prometeu disse...

É pá, não há paciência para estes testamentos.

É só p'ra dizer:

a) a luta pela despromoção está animada;

b) a Teresa Miguel é melhor a jogar à(s) bola(s) do que a lagartada;

c) o Valdemar é que a sabe toda: o Sporting é um hino ao equilíbrio.

al123 disse...

c) o Valdemar é que a sabe toda: o Sporting é um hino ao equilíbrio.
segundo o que ele dizia...
e continua se não estou em erro nos ultimos 7 jogos perderam 6 e empataram 1
sim senhora...
o SCP é a MOAET(mother of all equilibrated teams)

Señor B disse...

Deixa estar o Jesus em paz. Arranjem um salvador só para vocês. :)

Jahwork disse...

Ahahahahahah

O Senõr B já me calou; acutilante; e pessoalmente detesto Jesus.

E bom post.

Andris disse...

Plantel do Sporting é só génios. 2 vitórias em 14 jogos, 6 golos marcados no campeonato, 1 ponto acima da linha de água...

E a culpa é do treinador?

LDP disse...

...e uma dessas duas vitórias não foi aquele numero de circo contra o Estoril?

LDP disse...

PS: "O final do encontro ficou marcado por desacatos entre os adeptos do Sporting e os agentes da PSP, que foram obrigados a intervir quando os entusiastas leoninos – desagrados com a derrota no Estádio do Bonfim – começaram a partir cadeiras, arremessando-as para fora do recinto."

No Bonfim também construiram uma jaula?

C. disse...

Os leoes foram feitos para estar numa jaula. Ou entao num planalto em Africa.

Pindrikaz disse...

'Os leoes foram feitos para estar numa jaula. Ou entao num planalto em Africa.'

tas a referir-te à zona púbica de alguma mamã lampiã?

al123 disse...

Pindrikaz why u so mad?
loooooool
qual a semelhança entre o SCP e o David Beckam????

LDP disse...

Eu gostaria era de ver o captomente ou o valdemar a escreverem posts exaustivos sobre o facto de um dirigente de um clube ter depositado dinheiro na conta de um árbitro antes de um respectivo jogo, para depois tudo ser candidamente arquivado.

Pindrikaz disse...

temos que ir 'amandando' assim umas postas, sempre dá pra descarregar e rir um pouco... Beckham e sporting? deve ser o facto de serem chupados, o david pla pubis la ca mulher dele, e o sporting pelos godinhos e duques desta vida...

Andris disse...

LDP, foi contra o Gil Vicente e contra o Horsens.

LDP disse...

O Gil Vicente conheço...