Ora aqui está uma opinião que subscrevo

A malta do Ontem Vi-te publicou alguns excertos desta fabulosa crónica, mas eu acho que devemos dar o destaque na integra. É, sem dúvida, um dos textos mais poéticos que já li sobre Rui Costa. O nosso Paulinho. Que orgulho! Só por causa deste texto, vou passar a ser Vieirista!

(retirado do blog Eleger Vieira)

O papel estratégico de Rui Costa


Rui Costa foi um futebolista importante no Benfica e, mais pelo que fez quando esteve longe do que por aquilo que fez de águia ao peito, tem uma ligação afectiva importante com os adeptos do Benfica.

O Presidente Vieira, vendo isso, teve a argúcia de o manter na estrutura do Benfica, oferecendo-lhe um cargo importante. Ainda antes de Rui Costa terminar a sua carreira de futebolista, já era claro que estava ali alguém que o Presidente Vieira queria por perto.

Rui Costa teve bastante poder na sua primeira época, algo para o qual não estava particularmente preparado. O Presidente Vieira assumiu este erro publicamente, e soube corrigi-lo de imediato.

Leio criticas a Rui Costa, feitas numa forma indirecta de atingir o Presidente Vieira. Rui Costa esta ali por mérito próprio, porque representa um capital que não se pode adquirir no mercado de trabalho. Encontra-se ali a aprender a ter uma visão do mundo empresarial do futebol, rodeado de quem lhe pode trasmitir muito, assim o queira – o Presidente Vieira e outras figuras importantes da SAD. O capital que Rui Costa tem apenas teve paralelo no tempo de Baia na SAD do FCPorto, e num nível diferente, de Paulinho no Sporting, ou Neno no Guimarães.

Mas mais importante, mostra a presença actual de uma visão estratégica para o clube. Num passado recente, as suas glorias acabavam na miséria a vender-se a clubes de segunda, acólitos do sistema. O Presidente Vieira soube compreender que precisava de algo que cativasse os adeptos mais novos. A geração mais antiga, com mais votos e que elegerá o Presidente Vieira outra vez, lembra-se de muitos jogadores de qualidade no Benfica. Os mais novos, que com os anos ganharão mais votos e como tal serão importantes para a continuidade deste projecto no Benfica, tem poucas referências além de Rui Costa. Dai ser importante ter alguém com essa empatia com a nova geração.

A titulo de exemplo, se bem que caricaturado, alguém critica a presença de Lenka da Silva no programa Preço Certo, que tal como Rui Costa aparece em alturas chave para tornar o programa mais apelativo a certas faixas? Isto faz parte do mundo de hoje, onde a imagem vale muito dinheiro. Mas no Benfica tudo serve para criticar...

PS: Tenho lido insultos noutros blogs e a comentários anteriores. Ficarão sem resposta. O objectivo deste blog é claramente eleitoral, assumidamente para ajudar a reeleger o Presidente Vieira. Sei muito bem que muitos dos insultos vem de gente que não é sócia do Benfica, que não tem idade para votar ou que gosta muito de escrever no conforto dos seus sofás mas na hora da verdade não contam para nada - porque preferem ir ate a praia continuar a discutir e escrever criticas com as suas Blackberrys. O Benfica, e este blog, passam bem sem eles, come têm passado ate aqui."

11 comentários:

Valter disse...

As coisas que um gajo aprende na blogosfera!!
Sabia lá eu que o Blackberry era fémea!!

iorda9 disse...

Lindo

Rui Costa - o paulinho do Sporting (por acaso pensava que esse cargo era ocupado pelo Eusebio) ou a Lenka do Preço Certo !

Gostava de dar os parabéns ao Sportinguista que escreveu isso - muito bom !

Searaman & Blinkboy disse...

Estão a matar o Benfica lentamente. Surreal. Damásio-Azevedo-Vieira. O eixo dos retardados.

Di_Carvalho disse...

ahahahaha O Rui COsta é a Lenka do Benfica ahahahahahha MORRI !!

FDS !!

Como é que é possível ??

O gajo que escreveu essa merda, das duas uma, ou é lagarto ... ou é tripeiro !?!?!?!!?

Absurdo !!!!!

Vitto Vendetta disse...

O MS é leitor aqui do tasco, e já comentou vária vezes. Eu acho que o que ele escreve lá no ElegerVieira é em tons irónicos... Mas está mesmo bem montado!

Deixo aqui um comentário dele de quando perdemos o campeonato passado:

"MS disse...
Isto merecia um post, solicitando a colaboracao de todos os benfiquistas para encontrar o presidente: Onde esta o Vieira?

Aqui fica a minha contribuicao: como domingo perdemos o campeonato, nao vale a pena desperdicar tempo a procura-lo nos estudios da RTP.

1 de Maio de 2012 10:08 "

Unknown disse...

Quem escreveu esse texto só pode ser anti-vieira...

Unknown disse...

Isto tá bonito já nem o Maestro se respeita...
Foda-se.
Ou este pessoal tem todo menos de 18 anos ou tá tudo maluco.
Comparar o Fantasista a Lenka?? Ao Paulinho??? Foda-se outra vez.
A sério?? É crucificar o Vieira ainda tou como diz o outro, agora o Rui Costa ide-vos foder isso nao se admite!
Um dos obreiros da última vez que fizemos a dobradinha, aceitou a Fiorentina por que era mais vantajoso para o benfica! Foi Príncipe em Florença e Rei em Milão!
Abdicou de uma pipa de massa para assinar um contrato em branco com o Benfica pra agora o usarem como arma de arremesso em eleições!
Tristeza.
Pra onde vais Benfica..

Vitto Vendetta disse...

Ora, nem mais!

The Monk disse...

Eu também não sabia que o BlackBerry era gaja!!!

Compreendam que quem escreveu isso avisou que ia usar o exemplo da Lenka como "caricatura".

Concorde-se ou não, admitamos que de facto o Rui Costa está a ser (ou foi/será) "utilizado como arma de arremesso em eleições", como diz o Zé do Norte.

A ver vamos, eu tenho-me perguntado "Onde é que anda o Rui Costa?"

lj disse...

Se nao querem entender, nao entendam. Nao leiam. Fiquem por aqui a comprar e vender T-shirts.

Vamos ser comidos de mansinho com tanta manipulacao se nao temos cuidado, e voces numa de gozo. Abram os olhos!

www.elegervieira.blogspot.com

pitons na boca disse...

Cambada de inguinurantes, pá! Claro que a Blackberry é fémea, como todas as telemoveis. Basta pensar um bocadinho: como é que o carregador se liga à telemovel? Ah pois é, penetrando-lhe os entrefolhos!

A comparação com a Lenka até faz bastante sentido: durante muito tempo, o Preço Certo tinha mais algum ponto de interesse? Garanto que eu não passava uma hora a olhar para aquilo por causa da barriga do Fernando Mendes nem da sua "piada".

hehehe

Até que enfim que esta coisa das eleições está a chegar à parte com mais piada, porque sinceramente não tenho tido pachorra para ver alguns blogs que gosto a empanturrarem-se com esse assunto.