Tou de ressaca

Pois é... ontem apanhei a pitosga... a cabra... a acompanhante de luxo... É o que dá matar as saudades do vinho verde da minha terra natal, que já não via há anos, e depois de matar saudades dele, voltar a matar saudades dele outra vez... E outra vez... E outra vez...

Mas, não é isso que aqui me traz. Vou-vos falar de outra pitosga que apanhei, há 8 anos, quando o Benfica de Trapattoni foi campeão. Se bem se recordam, o último jogo foi decisivo, e se perdêssemos no Bessa, o Porto era campeão (caso ganhasse, penso eu, à Académica). Acho que foi uma das últimas vezes em que se viu o verdadeiro espírito desportivo, com o bar onde eu costumava ver os jogos repleto de benfiquistas e portistas a beber durante toda a tarde, aos abraços e a cantar. Um verdadeiro ambiente escocês! Quando começou o jogo, 2 televisões em partes distintas exibiam os jogos, e o "bruááá" era constante, ora de um lado, ora do outro. Um ou outro gajo foram expulsos do bar, por tentar andar à porrada ou por insultar, já não me recordo, sei que eles estavam já perdidinhos de bêbados, e eu... também.

Quando acabou o jogo, que nem as invasões de campo, todos os bares daquela rua, que deveriam ser uns 4 ou 5, completamente apinhados, viram os benfiquistas sair porta fora, sem pagar, dirigindo-se para a rua onde está, gloriosamente, a Casa do Benfica de Famalicão (Abraço para o Zé Manel e para o papagaio que assobia a música do Pinto da Costa). Em pouco mais de 5 minutos, toda a malta que estava a ver o jogo nos cafés da cidade encontrou-se lá, e não tardou em começar a verdadeira loucura, com crowdsurfing, bombas, foguetes, cânticos, malta a vender cerveja na rua, tudo...

Pois bem, nessa altura eu já estava mais para lá do que para cá, e apercebi-me que se tinha formado uma clareira no meio daquela imensidão de gente (entretanto já tinham chegado as pessoas das aldeias e das cidades vizinhas, para marcar presença no santuário Famalicense ao Glorioso), fui lá espreitar e vi que andava alguém com um cachecol do Porto, e o pessoal ao redor fez um círculo, ao gajo do cachecol. Eu, do alto dos meus 1.90m, resolvi perguntar (ok, foi mais tentar perguntar, porque àquela hora já não se percebia grande coisa do que eu dizia) se ele era portista e o que é que andava a fazer ali no meio. De seguida passou-se isto, com ele a perguntar:

- "Tens isqueiro?"
- "TENHO, slb slb slb"
- "Queima"
- "Queimo, slb slb slb"

E queimei... Queimei o cachecol, enquanto ao meu redor, o pessoal ficava louco e começava a cantar "Pinto da Costa, vai para o caralho".

Na altura, senti.me uma rockstar...Não só tinha queimado um cachecol do Porto, como tinha posto centenas de pessoas a mandar o Pinto da Costa para o caralho... Que mais é que um gajo podia querer?

Passado algum tempo, não sei quanto, pois ainda hoje não tenho bem noção das horas a que aquilo aconteceu, fui para casa. Vou dizer que fui de Taxi ou que um amigo me levou, para não ferir susceptibilidades sobre conduzir embriagado.

Quando cheguei a casa, a minha primeira reacção foi ir a um pequeno terreno que temos ao lado de casa, uma espécie de campo de cultivo, e como já deviam ser umas 23h e era de noite, fui a correr para o fundo do campo... vomitar. Vomitei e vomitei, mas sempre (JURO) a cantar o slb slb slb. Os carros que passavam na rua apitavam, os que me viam a vomitar, e eu respondia com um slb slb slb. Eis que, ainda estando eu naquelas figuras, ouço um carro a apitar mais insistentemente, e alguém a dizer alguma coisa pela janela. Eu, de costas para a estrada, levantei os braços e comecei a cantar o "campeões, campeões, nós somos campeões". Até que olhei para trás e vi a minha família toda, dentro da nossa carrinha, a olhar para mim de boca aberta, e o meu pai com ar de quem me ia deixar dormir na casota do cão nessa noite.

No dia seguinte, quando acordei, o meu pai contou-me 2 histórias, à mesa.

1 - No café lá da minha aldeia, os Portistas sabiam da história do cachecol, e andavam atrás de mim para me "acertar o passo".

2 - O cachecol que eu queimei, era de um grande amigo meu, que tinha sido espancado por benfiquistas quando tentou sair daquela rua apinhada, para ir embora.

Moral da história:

Se beber, não queime cachecóis.

Agora vou ali fazer uma canja, tá?

SLB SLB SLB!!!

 

25 comentários:

Anónimo disse...

Oh God! Esconde-te!!! :p

M disse...

Vê lá é se por estares borratcho, mandaste minha encomenda para morada errada....carteiro já passou de manhã e népias, vamos lá ver de tarde.

LMS disse...

ó Vitto, as melhoras pá. Se a canja não funcionar, apanha outra piela logo que ficas bom outra vez.

Pindrikaz disse...

good story

Pindrikaz disse...

o meu blackout passados 18 anos (nasci quando fomos campeoes, portantos...) foi com 3/4 de uma bottle de goldstrike...e uma marrada num poste que se desviou na ultima (ou isso ou tropeçou no baraço onde caiu o jardel..pera, jardel foi depois, logo o baraço deveria ser nomada...) deu pra enjoar ate hoje...

JAraújo disse...

BEBE ÁGUA!!!! VAI-TE LIXAR!!!

Já agora, ninguém cá de Braga quer abrir uma Casa do Benfica, procuro sócios!

Anónimo disse...

axo q o fcp jogou contra o gil vicente e perdeu ou empatou.. n sei tb tava c os copos

Vladimir Kaspov disse...

Epá o porto levou 4 do Nacional, caralho! Tá tudo bêbado ou estou eu?? Foda-se!...

pitons na boca disse...

Eu não estou bêbado, mas não me importava...

Fehér 29 disse...

Não te censuro por teres queimado o cachecol. Bem pelo contrário. Mas se fosse um cachecol do lagartos era diferente.

Porquê?

A nossa rivalidade ao longo dos anos tem conhecido momentos saúdaveis e outros nem tanto, mas é já uma rivalidade secular, algo bonito e que acho ser a característica mais importante do futebol português. Esta acima de todas as outras rivalidades.

Contudo, a rivalidade com o Porko foi-se consolidando em bases "sujas", através dos métodos que conhecemos. É uma verdadeira luta do Bem contra o Mal.

Tudo o que é portista com menos de 40 anos e sem background de família portista, podia morrer que eu não chorava. Não são as pessoas que "abriram os olhos" ou viram "o que é bom" como custumo ouvir e custumava ouvir enquanto criança, são pessoas que querem vencer a todo o custo, apoaim a vigarice, a corrupção, o crime, tudo o que é desprezível, ou seja, simplesmente não partilham dos mesmos valores que eu. Não fazem falta. Tanto para o futebol, como para o próprio país (Porque neste caso a escolha do clube é demonstração de personalidade)...

C. disse...

Eu nesse mesmo dia vi um autocarro apinhado de macacos dos super a sair numa paragem na rua de sa' da bandeira na direccao do meu carro, enquanto eu de bandeira na mao gritava "CAMPEOES". Os palhacos bem correram...mas nao me apanharam...

"ah e tal estavas de carro..." DESCULPAS!

Dai segui para a rotunda da boavista onde so se via vermelho e a festa foi nossa.. So se via vermelho.

Nos aliados no entanto estavam os adeptos dos super, a guardar o local n fosse 'as vezes haver benfiquistas a festejar la.... q figuras de ursos ahahah

Benfiquista Tripeiro disse...

O Benfica empatou 1-1 com o Boavista, golo de Simão, de penálti. Depois deixámo-nos empatar estupidamente. Os andrades empataram 1-1 em casa com a académica. Mesmo que ganhassem, éramos campeões na mesma, o empate chegava. Eu estive no estádio do Bessa nesse dia, parecia uma mini-Luz! Vibrei e chorei pelo Glorioso. A última vez que tinha chorado pelo Benfica tinha sido em 89, depois daqueles penáltis de má memória. Depois foi a festa em toda a cidade, com muita gente a juntar-se na rotunda da Boavista. Alguns corajosos ainda fizeram frente aos palermas do costume, nos Aliados.

Jahwork disse...

Bom post Vitto e grande história.

Fica bem..e poupa-te para a fridaynightfever.

lisbonera disse...

Grand post este. Também sou de Famalicão e embora tivesse 12 anos também festejei esse titulo junto à Casa do Benfica (casa essa que segundo o meu pai tem as sardinhas fritas a saber ao mesmo à 30 anos :))
Vamos ver se este anos fazemos outra vez da Praça Dona Maria II o nosso Marquês :D

DeVante disse...

Off record,
Separados à nascença: Ludacris e Thierry Henry.

Unknown disse...

E o amigo? Perdoou-te?

LDP disse...

O Benfica campeão ao fim de dez anos e tu ás onze já tavas em casa?!?

Menino..

Anónimo disse...

Nunca imaginei escrever num blog de lampiões... Mas reconheço que este artigo faz lembrar que lampião ainda rima com campião. E isso não resulta tanto de uma lista de conquistas, mas sobretudo da mentalidade dos adeptos quando percebem que a glória dos vencedores só é reconhecida quando se reconhece honra aos vencidos. Bravo Aimar cabeludo. Bêbado até dizes umas coisas com pinta ;)

DeVante disse...

O LDP disse o que eu queria dizer. Fodasse, às onze??

Pedro disse...

Falando a sério, quem eram os andrades que te queriam fazer a folha?

M disse...

e a t-shirt meu?

Vitto Vendetta disse...

Foda-se pá, achas que eu sei quem és só com esse "M". Tenho Mários, Maneis, Migueis entre outros M's em lista de espera. Manda mail meu M.

DeVante disse...

Lista de espera? Foda-se, andas a ganhar muito dinheiro à pala de Pablo.

Anónimo disse...

tete

Anónimo disse...

teste2