Classic Diggin' - Athletic (Bilbao) 97/98



Longe da primeira metade do Séc. XX, onde conquistaram 6 campeonatos nacionais, o Athletic Club, popularmente conhecido como Bilbao, só voltaria a conhecer o sabor das vitórias com outra equipa mítica, nos finais da década de 70, com Julio Salinas, Zubizarreta, Monchi ou Goikoetxea.

Famosos por apenas aceitarem jogadores Bascos, habituaram-nos desde então a rechear a nossa memória com nomes de jogadores que admirávamos que nunca esqueceremos, quanto mais não seja pela estranha grafia que apresentam.

Mas eis que chegamos à nossa temporada em análise, 97/98, no auge do período Luis Fernandez, a cantera do Baskónia e do Osasuna, principais "fornecedores" do Athletic, enchiam o clube com estrelas promissoras, que se juntavam a nomes que já eram internacionais pela Roja. Todos se recordam da classe e magia de Guerrero, eterno rival de Mendieta, que jogou sempre no seu clube natal, ou das magnificas defesas que levaram Etxeberria à porteria da selecção. Um desfile de estrelas, que jornada após jornada, conseguiram solidificar a sua posição no campeonato, terminando num mítico 2º lugar, atrás do Barcelona de Rivaldo, Figo, Stoichkov e Guardiola.

Fiquem com este vídeo, que comemora o 2º lugar da Liga, onde podemos ver o que é um verdadeiro ambiente infernal.


8 comentários:

Daniel disse...

o Urzaíz marcava golos de cabeça à profissional...

o guerrero rival de mendieta? aí discordo, o mendieta era mais "box-to-box, o guerrero era mais jogador de classe!

O Alkorta ainda andou pelo real madrid, não foi? o etxeberria também fez toda a carreira no athletic, mas as lesões rebentaram com ele!

Anónimo disse...

Gosto mais da equipa actual.

Vladimir Kaspov disse...

Nomes de bombistas.

Anónimo disse...

A actual equipa também dá cartas! Especialmente com o Bielsa à frente dos comandos! Deve ser o treinador mais "cromo" da actualidade!

Anónimo disse...

Epá, desculpa....

mas recebi agora o melhor insulto de sempre....

Tu és ridiculo....
és como o scp em versão humana!

Muito bom.....

Unknown disse...

O julen era um mágico mas o joseba tinha mais alma e soube aproveitar melhor o talento que tinha, apesar de ter menos que o julen. Os laterais eram bons, o esquerdo era melhor, os centrais em tempos diferentes estiveram no real madrid, foi sem dúvida uma boa equipa ...

Anónimo disse...

a equipa atual é bem melhor, talvez por nos dias de hoje eles terem a ame do valdemar a mamar os caralhos todos no balneario

Constantino disse...

Julen Guerrero era infantil e já era capitão da equipa principal do Athletic, para além de ser um clone muito bem esgalhado do João Pinto do SLB. Já o Rios era um clone bem esgalhado do Meira: fez a carreira toda sem perceber se era central ou trinco. o Úrzaiz pertence áquela grande escola de avançados bascos e jardeludos, juntamente com o Salinas, o Ziganda (acho que estava nesta equipa) e os Llorentes (o que o real quer e um joseba que andava por ai à espera de cruzamentos).
Por sua vez o Alkiza era juntamente com o garitano os maiores "estes vão jogar de caralho quando forem grandes" do pais basco. Acho que o garitano ainda andou desterrado em saragoça, o que diz do seu talento.
Etxeberria deve ter sido o gajo mais athleticano dos ultimos 20 anos, acabou a carreira a jogar à borla no clube (pelo menos dizia ele).

Só para terminar: estive uma vez com 2 bascos no Hotel Montechoro, adeptos do Athletic. Conversa puxa conversa e lá surje o "os adeptos do Athletic têm um especial carinho pelo Benfica porque também é um clube que não aceita jogadores de outra nacionalidade nos seus planteis"... só consegui responder "pois é verdade, e o nosso estadio também é conhecido como Catedral, como o San Mamés"... não valia a pena estragar-lhes a "simpatia".

Abraço.