Benfica-Sporting



Amanhã temos um Benfica-Sporting. Existe algo melhor do que um Benfica-Sporting que conte para um título? É o jogo que merece ser visto, seja ele em que modalidade for. São os dois clubes nacionais, os dois à volta dos quais o desporto em Portugal faz-se há mais de 100 anos. Para Benfica e Sporting não existem benfiquistas e sportinguistas de segunda. Estejam onde estiverem, em Lisboa, em Valença, em Elvas ou em Angola e Timor, são benfiquistas e sportinguistas. Não existem primos e enteados apenas porque o acaso nos fez nascer numa cidade em vez de outra.

É um prazer, um Benfica-Sporting. É um prazer picar os nossos amigos do clube rival (sim, rival e não inimigo) quando a nossa equipa ganha. E não deixa de ser um sentimento estranho ver esses mesmos amigos a picarem-nos quando o clube deles ganha. Falo por mim! É óbvio que não me agrada ter que aturá-los, mas, por outro lado, aquela alegria que sentem por terem "ganho ao Benfica" apenas mostra que, finalmente, este jogo significa tanto para eles como para mim e compreendo perfeitamente o que sentem. Calo-me com um pequeno sorriso e espero pela minha vez... e, felizmente!, nos últimos anos nunca tive que esperar.

Este jogo vai ter uma atmosfera especial. Não falo pelos adeptos sportinguistas, que andam eufóricos sem que se saiba muito bem porquê. Mas pela desconfiança que existe neste momento nos benfiquistas. Para esses digo apenas dois coisas :

1. Têm medo? Comprem um cão.

2. Sabem desse Benfica que levou 7 em Vigo e que os adeptos dos outros clubes fazem questão de lembrar? Foi o mesmo Benfica que foi ganhar em Alvalade no jogo do título (que afinal não foi) do Sporting. Por outras palavras, um dos piores Benficas de sempre foi ganhar a Alvalade contra um, senão o melhor Sporting dos últimos 30 (40? 50?) anos.

E isto por uma razão muito simples : é que, por muita ou pouca confiança que exista, trata-se de um Benfica-Sporting. E o Benfica, por muito fraco ou forte esteja, será sempre superior!

15 comentários:

Ricardo disse...

Tu, tás claramente todo borrado!

Benfiquista Primário disse...

Bom post.

Não me lembro de um derby que tenha encarado com tanto pessimismo como o de amanhã...sinto a quase certeza oposta à habitual nos derbies. Qual é a quase certeza habitual? Que ganhamos...

David Duarte disse...

Então não, Ricardo!

Benfiquista, não percebo o porquê de tanto pessimismo.

Benfiquista Primário disse...

Eu explico: tanto nós como os comediantes involuntários do Lumiar temos um plantel apenas razoável, de valor semelhante.

Ora, o que faz com que o todo (equipa) seja melhor ou pior que a soma das partes (jogadores) é o treinador. E nós temos um treinador medíocre, enquanto eles têm um dos melhores da Europa.

Acresce que o treinador medíocre sucedeu ao outro, de quem recebeu pesada herança...e aqui o fundamento do meu pessimismo já é mais do foro da Psicologia...

Quem me dera estar enganado! Se jogar a dupla Jonas-Mitroglou, fico um pouco menos pessimista...mas acho que vai jogar a dupla Fejsa-Samaris, com o Jonas sozinho na frente e o Mitroglou para entrar só quando já estivermos a perder...

David Duarte disse...

Não vou discutir a qualidade de um e de outro. De um porque ainda tem que mostrar muito, do outro porque já lá vai o tempo em que contrariava o pessoal que o acha "um dos melhores da Europa".

Contudo, e mesmo aceitando a premissa, o que te posso dizer é que é um hábito esse treinador que é um dos melhores da Europa perder titulos para treinadores mediocres.

fui disse...

Não achas que com Jonas e Mitroglou, que não é um Lima no apoio que pode dar, o meio campo fique desequilibrado? Sobretudo se for com o Pizzi, que não é um Enzo.
Eu preferia Jonas na frente com o Talisca a 10, pois acho que Talisca e Jonas podem criar muito juntos. Na direita Carcela ou Pizzi.

Benfiquista Primário disse...

Se te referes à Taça de Portugal que perdemos para o próprio Rui Derrota, concordo que era nossa obrigação ganhar.

Mas não ignoro que jogadores e equipa técnica eram pessoas - não softwares - que tinham acabado de perder campeonato e Liga Europa em poucos dias, nos descontos em ambos os casos...serenidade e motivação, nesse contexto, são pouco menos que impossíveis, para um grupo de pessoas.

David Duarte disse...

Falei no plural...

E não compreendo como se pode incluir na categoria "dos melhores da Europa" um treinador que em cinco participações na Liga Dos Campeões passa a fase de grupos por uma unica vez, sendo eliminado por equipas de igual ou inferior valor (Schalke, Lyon, Celtic, Olympiakos, Leverkusen, Monaco), com um excelente 3-0 em Israel pelo caminho, por exemplo.

Também não compreendo como um treinador que é um "dos melhores da Europa" perde campeonatos tendo 5 e 4 pontos de vantagem nas ultimas jornadas, por exemplo.

Também não compreendo como um treinador que é "dos melhores da Europa" tenha um CV constituido a 50% por... Taças da Liga, por exemplo.

Etc., etc., etc.

Jorge Jesus é um bom treinador, nada mais do que isso. E não é por acaso que quando defrontou equipas do mesmo valor, seja em Portugal seja na Europa, saiu quase sempre a perder. Até porque, para sair quase sempre a ganhar ser bom não chega.

Benfiquista Primário disse...

Se estavas a pensar no Vítor Pereira como 'treinador medíocre', já concordei mas agora discordo - acho até que teria sido um bom substituto para o JJ. Pelo menos muito melhor que o Rui Derrota, seguramente.

Além disso, esses dois campeonatos foram perdidos em detalhes do futebol que são relativamente independentes dos méritos de jogadores e treinadores. Ou o JJ teve culpa de ter sido validado um golo irregularissimo no jogo do título? Ou das casas do Melgarejo e Artur no Benfica-Estoril? Esteve mal quando meteu Roderick no estádio frutista, admito. Mas esse campeonato perdemo-lo na jornada anterior...

Mesmo na Europa, apesar do excessivo romantismo táctico em muitos jogos, conseguiu fazer o clube chegar ao quinto lugar do ranking de clubes da UEFA. Não sabia que a UEFA contava com as Taças da Liga...

Podia ter feito melhor com mais resultadismo e prudência nalguns jogos, mas foi a uns quartos de final da Champions, tantas vezes como nos quinze anos anteriores a ele...



David Duarte disse...

E esta é a razão pela qual queria evitar entrar nesta conversa. Arbitros, rankings, blablablabla.

Apenas dás-me razão com esse discurso. Um excelente CV para... um treinador bom, mas sem duvida alguma fora do leque dos melhores da Europa.

Então? e a Liga dos Campeões? Qual é a desculpa para quatro eliminações na fase de grupos em cinco anos? E, sobretudo!, tal carreira na mais importante competição de clubes adequa-se a um dos "melhores treinadores da Europa"?

artnis disse...

O JJ é só um BOM treinador de campo. É estudioso, rigoroso e tem uma enorme capacidade de trabalho. Limitado na leitura do jogo e nas substituições. A táctica e a estratégia são sempre as mesmas, seja qual for o adversário ... !!!

Benfiquista Primário disse...

Na Champions, não devia ter mantido o 4x1x3x2 de peito aberto nalguns jogos mais difíceis - devia ter sido mais cínico nesses jogos.

Mesmo assim, igualou o melhor resultado do clube nos quinze anos anteriores a ele na Champions: uma presença nos quartos-de-final (que aliás, nos custou um dos campeonatos - depois de S Petersburgo, perdemos 7 pontos em 3 jornadas...).

Tudo melhorou descomunalmente com JJ, em relação aos QUINZE anos anteriores a ele - desde o famigerado ano de 1994...a nível nacional e europeu, em resultados e títulos, em qualidade do futebol jogado, na identidade ofensiva e dominadora desse futebol, em vendas de jogadores,...

Tanto assim foi que muitos dos que hoje o criticam, apontam-lhe não ter ganho TUDO o que disputou...o facto de antes dele não ganharmos NADA durante anos a fio parece ser irrelevante!?

JJ devolveu o Benfica ao Benfica. E com isso devolveu-nos a exigência utópica de ganhar sempre tudo e tudo e tudo...até na Champions, onde os clubes portugueses e os seus orçamentos de austeridade até costumam dar cartas...

JJ foi vítima do seu próprio sucesso: os benfiquistas começaram a avaliar o nosso progresso com ele, não em relação ao que éramos antes dele, mas em relação a uma utopia de perfeição.

Pois eu, talvez por deformação profissional, analiso sempre a eficácia em termos de change versus baseline ;)

David Duarte disse...

Não discordo do que dizes, mas não compreendo por que razão isso faz de Jesus "um dos melhores da Europa". Faz dele um bom treinador que tendo tido as condições que teve e num campeonato como o português fez o que tinha a fazer. Nada mais. Um bom treinador com bons resultados.

R.B. NorTør disse...

O Cota ainda está de ressaca?

Benfiquista Primário disse...

Queres melhor prova que ele é dos melhores treinadores da Europa? Pôs a produtora de humor do Lumiar a jogar futebol e a ganhar!!

:D