Eu, Cláudio


Há p’raí um mês e tal, quando se começou a falar seriamente em novas eleições do Sporting e depois de ter lido um post ou tweet relacionado com o assunto, fui “comprar” a aclamada série da BBC “I, Claudius”, produzida nos finais dos 70, e que retrata em 13 episódios as incidências dos primeiros Imperadores Romanos da dinastia Júlio-Claudiana

Porquê? Porque, que melhor exemplo de traição, corrupção e luta pelo poder, do que Nero, Calígula ou Tibério, é que me poderiam dar para poder entender melhor o Sporting dos últimos 20 anos? 

As comparações são brutais. Se no Sporting temos o Ricciardi nos bastidores a escolher sucessores da dinastia “Roquette”, então na série (e na História) temos a “velha” Lívia que, assim que casou com Augusto, o então Imperador Romano, congeminou mortes e traições – envenenou Marcelo, sobrinho de Augusto; Druso, seu próprio filho e envenenou também o marido, Augusto – de modo a que o seu filho, Tibério, se tornasse Imperador e mantivesse Roma sob o jugo dos Júlio-Claudianos, mantendo o poder e os correspondentes vícios instalados, evitando assim o surgimento da “República” - como queriam os senadores romanos-, sempre com o beneplácito e a segurança providenciada pela Guarda Pretoriana (Sim, as comparações com Juventude Leonina são inevitáveis), que apenas tinha razão de existir se o Imperador também existisse.

Tanta consanguinidade só podia dar merda.

Bom, depois surgem Calígula (um “tirano demente” e que “empreendeu um conjunto de reformas (…) que acabaram por esvaziar o tesouro – Alô, Bettencourt?), e Cláudio (defensor da restauração da República, era um tipo coxo e que gaguejava, mas que foi o único que conseguiu equilibrar as contas do Império e ainda lhe juntou a conquista da Britânia – Dias da Cunha anyone?) e após a morte deste, surge como seu sucessor, Nero. A série acaba precisamente aqui, com a morte de Cláudio e com Nero a tornar-se o próximo imperador de Roma e, com o desaparecimento deste, desaparece também a dinastia Júlio-Claudiana.

A dinastia Roquette está no fim da linhagem - já queimaram empresários, banqueiros e engenheiros – e usaram agora o último trunfo tirado da manga de Ricciardi: um sobrinho-neto do maior goleador português e do Sporting, um tipo que sabe, realmente, o que é o futebol português. Sim, não duvido que José Couceiro saiba todos os podres, manias e virtudes do futebol cá do burgo – afinal, foi contratado por Pinto da Costa e conviveu de perto com Luís Filipe Vieira - mas será que isso chega para reerguer o Sporting?

Do outro lado, temos o regresso à “República”, à sabedoria dos “senadores”, do poder das bases, com Bruno de Carvalho a encabeçar um movimento que engloba desde a Legião Romana (Torcida Verde e DUXXI) até a figuras carismáticas da “República” Sportinguista (Augusto Inácio, A mulher do leão às costas, Carlos Lopes, Fernando Mendes, Bassone Bastos, Vitor Espadinha, etc), e que - sejam já após estas eleições, sejam noutras posteriores - serão sempre o futuro governativo do Sporting. (A não ser que Couceiro operasse um milagre!)

Carlos Lopes, Vitor Espadinha e a mulher do leão às costas. Foda-se, já ganhou!


E para que não hajam dúvidas, eu quero Bruno de Carvalho como próximo presidente do Sporting e, a não ser que o desespero da linhagem seja assim tanto como Marinho Neves anda a dizer, creio que o será já em Março. Estou farto de croquettes.

Agora, o José Couceiro, caso ganhe, será sempre o Nero do Sporting, o último da linhagem. Importa saber é, se pelo meio, se queimará algo mais em Alvalade do que apenas um célebre livro branco que ensombra o passado e futuro daqueles que reinaram no Sporting nestes últimos 20 anos.

24 comentários:

Daniel disse...

Não foi o Nero que pegou fogo a qualquer coisa?

Se o Couceiro for eleito é melhor comprarem extintores, ou pondo de parte as analogias, fundarem um clube novo...

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Agora assustaste-me. Eu, Cláudio é o blog do Cláudio Ramos. Já estava a imaginar um novo director de comunicação. Podem estar de rastos, mas tanto também não.

RG disse...

O que ainda vai levando é que tens piada e escreves coisas para a malta se rir....essa do Carvalho a presidente é de facto hilariante!

Citar um gajo que escreve sofftwer ao invés de software foi genial!!

Captomente disse...

@Daniel, sim, pah, pegou fogo a Roma! Daí a cena de queimar o livro branco.. :P

@Nuno Eu fico assustado é de tu saberes qual o blog do Cláudio Ramos! E parece que pelos vossos lados as coisas também anda sobre rodas... mais um empréstimozito obrigacionista de 80 milhões para pagar outro anterior, é obra.

@RG O Marinho Neves sabe mais sobre esta merda toda a dormir do que nós todos acordados. Mesmo que saibamos escrever "software".


SL


Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Capto, os nossos são discutidos e aprovados em AG. Logo, falarem agora nisso... é pura distracção. Quanto ao Claudinho é tão conhecido o blog como o seu sportinguismo e pelo mesmo motivo: o homem não tem mesmo vergonha de publicitar o ridiculo. ;-) Abraço.

Carlos Alberto disse...

Nero... botafogo do Lumiar... confere!

Vi logo que vinha aí rambioa assim que li as primeiras palavras:
"Há p’raí um mês e tal, quando se começou a FALAR SERIAMENTE em novas eleições do Sporting"

LDP disse...

Este post ganha o título de "melhor post da semana que acabou de começar".

Se o Oliveira e Costa lê o Cabelo, pra semana o Gobern nem saberá onde se esconder.

Escrivão disse...

Então mas o Nero vai voltar à direção do Sporting?

Será que é porque não chegou a pintar os quatro postes?

rui disse...

Fernando Mendes do Preço Certo?Nao o vejo ali mas realmente era interessante ouvir o que ele tem a dizer sobre tudo isto

POC disse...

Ainda estou à espera de ouvir o Valdo a comentar sobre as eleições dos viscondes.

Jota disse...

foda-se, que merda de post

Pedro disse...

Se por um lado gostava de ver o Peyroteo como presidente do LOL, a ideia do BdC lá parar tb é engraçada...

:)

pitons na boca disse...

Muito bem conseguida, a ANALogia.

Com tanta enrabadela que o Sporting de Alvalade levou nos últimos anos, qualquer coisa de anal que lhe façam já é vista com alguma naturalidade. :)

Anónimo disse...

oh filho dum cabrão, qual é a cena de escrever com a merda do bold?

vai mas é tirar fotos para a frente do espelho panu do caralho

p.s.- olhem uma coisa engraçada que encontrei no blog do cli.. na pu...
http://visaodemercado.blogspot.pt/2011/11/benfica-vs-sporting-frente-frente_24.html#comment-form

Anónimo disse...

vá só mais uma http://visaodemercado.blogspot.pt/2011/11/benfica-vs-sporting-frente-frente-javi.html#comment-form

Para lá do Cú de Judas disse...

Oh pá, glori88.. fui ver a caixa de comentários que recomendaste e estou para aqui a rir às bandeiras despregadas com as lagartixas todas a dizer "Elias, como é óbvio. Jogador fenomenal, titular da selecção do Brasil, bla, bla, bla..".
HAHAHAHAHA, que pérola!

David Duarte disse...

Posso começar uma polémica? Então, com esta eliminação, o Benfica continua ou não invicto nas competições nacionais?

épà, pergunto isto porque os comentadores, nabos (como deve aparecer no CV deles quando se candidatam : é condição sine quo non), afirmaram logo que o Benfica tinha perdido a invencibilidade... sem pensarem que o resultado oficial é o resultado no final dos 90/120 minutos!

Exemplo, Portugal foi eliminado nos penalties do ultimo Euro. Ora o resultado para a UEFA/FIFA (para os rakings) é o empate.

hehehehehe! Polémica inutel como o pessoal gosta!

David Duarte disse...

"inutil" como é obvio

LDP disse...

Não sei se é polémica, David. Acho é que as capacidades cognitivas dos gajos da tvi não dão para mais.

Exemplo:
"Estamos quase a chegar...não, estamos já bem dentro do minuto 24 senhores telespectadores, como podem ver, e o empate continua teimoso...(segue o jogo)...minuto 26...e 44 segundos, 45, 46 agora...e, e...canto, não?...canto para a equipa do braga!"

Assim de memória, esta foi uma das partes mais elaboradas e distintas da narração de todo o jogo.

al123 disse...

hoje bem me diverti a ver o benfica braga xP
sempre a relembrar o pessoal aqi que de repente o jogo das cadeiras poderia começar :P
mas estes gajos da TVI ás x eu sei melhor qem tem a bola q eles ._.

Escrivão disse...

Para quando um «post» sobre os acontecimentos de hoje?
a) A equipa do SLB.
b) A violência continuada qd intervém o Braga (vamos em 3 consecutivas).
c) A atitude medíocre do Jaquim.
d) A exibição da equipa.
e) O suspeito do costume em ação.

Nada? Com tanto escriba por aqui suposto vermelho e nada? LOL

David Duarte disse...

Roberto, a sério, est eliminação não me aquece nem me arrefece. Passei os dois ultimos anos a "limpar o cu" à Taça da Liga e a chatear-me com muito benfiquista que lhe dava uma uma importância que não tem (a unica importância desta competição é dar alguns milhões à Liga de Clubes, de resto tem tanto valor para mim como uma Taça do Guadiana), que não vou agora criticar um treinador que mostrou claramente que estava nesta competição numa de "se der dà, se não, olha!, prontos".

Era a atitude a ter porque não temos plantel para queimar os jogadores numa competição como esta. Podemos, certo, discutir da tactica que o Jesus meteu (mais uma vez deu o meio-campo ao adversàrio... afinal ainda não aprendeu!), mas olha Roberto, para mim o facto do Jesus ter falhado tacticamente mais uma vez foi a coisa mais acertada que teve.

P.S. : estou um pouco como o Luisão na flash-interview : o Braga està contente? Olha, ainda bem para eles que jà merecem uma migalhazinha.

P.S.2 : estou curioso para ver a reacção desses adeptos do benfiquinha a esta eliminação. Quero ver se esta taça sempre vale alguma coisa ou não para eles.

al123 disse...

David Duarte
és tu e eu
para mim a taça da Liga vale pouco mais de nada...
mas pelos vistos os anos q as ganhámos para os antis eram a taça da cerveja e n valia nada
agora q fomos eliminados nos penáltis é um espectáculo
e dpois aindam vêm mandar pedras ao bus do benfica ._.
mas estes gajos podem fazer o que bem lhes aptece??

Escrivão disse...

Meus amigos, título é título.

Tanto é assim que o Valdemar Melancia ainda não recuperou da que perdeu frente ao Benfica e que o levou a escrever aquele naco de caganeira acima reproduzido.