Comparações

Há anos que defendo a teoria de que o caminho do SPORT LISBOA E BENFICA se faz, independentemente dos trilhos que outros pretendem desenhar. Ignoro, quase sempre, o que fazem os outros e não me tenho dado mal com a opção.
No entanto, serve o presente post, tal como o anterior, para procurar mostrar aos menos atentos a forma tendenciosa como tem sido tratada a abordagem do SPORT LISBOA E BENFICA ao mercado de jogadores.
O Carlos Alberto chama à atenção para o desmantelamento de uma equipa de milhões, ali para os lados de Contumil.

Dos mais usados na última época, o SPORT LISBOA E BENFICA perdeu o Maxi. É também verdade que temos o Salvio no estaleiro por uns meses e o Gaitan, mais fora do que dentro. Mas, em bom rigor, de 11, temos um ausente.
A norte, dos 11 mais usados, estão 6 fora (Danilo, Jackson, Fabiano, Casemiro, Oliver e Quaresma) e um encaminhado (Alex Sandro).
Ora, parece-me evidente uma primeira conclusão: o BENFICA mantém a sua estrutura e o porto, pelo segundo ano consecutivo, muda tudo.
Para poder ser rigoroso, importa também escrever o que foi feito para encontrar alternativas.
No caso do BENFICA, parece-me que o Sílvio e o André Almeida concorrem para o lado direito da defesa, o Talisca para o lugar do Salvio e, confesso, ainda não conheço o suficiente de todos os outros para poder dizer mais do que isto.
A aquisição, ainda que, por empréstimo, de um jogador como o Markovic tornaria esta equipa "perfeita".
A norte, o Casillas vem para a baliza, mas desportivamente, não me parece que traga nada de novo. O Maxi leva raça e alma (o que falta há muitos anos no porto), mas desportivamente, não é melhor que o Danilo. No meio-campo há a mentira dos 20 milhões (ainda há quem acredite nesse preço?) e continua a faltar alguém para o lugar do Oliver. Quando a substituto do Jackson, nada e, se o Brahimi existir, com o Tello, está encontrado o substituto do Córesma.
Atendendo a que é ao porto que compete correr atrás do prejuízo (dois anos a seco!), parece-me que seria honesto da parte da comunicação social dar destaque a esta dificuldade em construir um plantel competitivo, ignorando ao mesmo tempo a estabilidade que o BENFICA vive.
Assinalo ainda, a dificuldade em saber coisas sobre o BENFICA, quem joga, quem entra, quem sai, que modelo, com que táctica. E, esta capacidade de gerir informação, internamente é um enorme trunfo que os nossos adversários ainda não têm.
Dito isto, fica a pergunta: porque é que a comunicação social continua a "assustar" o mundo vermelho e a branquear o mundo azul?


4 comentários:

Unknown disse...

A pergunta é de fácil resposta: A (des)comunicação social continua a branquear o mundo azul porque é este que lhes dá de comer, é este que lhes mantem os tachos e, honra lhes seja feita, não mordem a mão do dono.

Alexbenfica disse...

So o unico a pensar que as coisas nao sao a correr bem para nos?
Acho a nova politica um pouco errada. A aposta na formaçao e o caminho certo... mas os jovens vao começar no banco, ninguem me parece pronto.
As contrataçaos : Nemhum me parece melhor do que os titulares do ano passado...
Por isso o Benfica é tao forte, o ligeiramente mais fraco do que o ano passado. O Sporting e o Porto podem ficar mais forte (e até penso que um dos dois vai falhar sozinho) e nos estamos a estagnar!!!
Jovem mais 1 o 2 titulares indiscutiveis tem de ser a melhor politica. Da sangue novo a equipe initial, acrescentar qualidade para a europa...
Com as palavaras du LFV, acho que nao vamos nesse caminho... nao quero ser campeao a rezar por deslize adversarios...

fui disse...

Se o Gaitan não sair basta vir um excelente lateral, se possível o Coentrao. Se sair convém chegar também um Markovic. Se for possível contratar um Garay era a cereja, mas para contratar para o banco não vale a pena. Só falta o Vitória mudar de tática (ele não vai ter estaleca para este 442, mesmo o JJ o ano passado não conseguiu po-lo a funcionar contra equipas do mesmo nível), perde-se espetáculo mas ganha-se estabilidade.

Moutinho disse...

Não estás a olhar bem para o plantel do porto. No lugar daqueles '?' estão jogadores de categoria, e que categoria!
Enquanto a nós.. Acho que tudo depende do quanto valem as segundas linhas e, já agora, os 2 marroquinos.