Algoritmo do Paulo Querido (e a morte do patrão Coluna)

Segue um post do jornalista e guru da internet tuga, Paulo Querido, que criou um programa (à venda para os media e não só) que lista os principais títulos do dia, em toda a imprensa online.

"A MORTE DE MÁRIO COLUNA, OS MEIOS ONLINE, O TWITTER E OS BOATOS DELES

Às vezes matam prematuramente pessoas no Twitter. Ultimamente, também no Facebook. Nessas vezes, os jornais saltam, lestos, a condenar as redes sociais e a falta de confiança que devemos nelas depositar. Fico a aguardar os pedidos de desculpa (pelo menos o ionline já o fez). E em especial as auto-críticas.

13:09: O ionline titula: "Morreu Mário Coluna"
Lead: Morreu Mário Coluna devido a uma paragem cardio-respiratória, apurou o i. O ex-capitão do Benfica tinha 78 anos e tinha problemas cardiovasculares há já bastante tempo. Fou internado, no domingo, em estado grave num hospital de Maputo, em Moçambique.

13:19: Mais futebol titula: "ÚLTIMA HORA: morreu Mário Coluna, o «monstro sagrado»"
Lead: Faleceu esta terça-feira o antigo capitão do Benfica, Mário Coluna, avança a TVI24. A ex-estrela da Luz estava internada num hospital de Maputo, Moçambique, em estado grave.

13:21: Notícias ao minuto titula: "Morreu Mário Coluna"
Lead: Faleceu esta terça-feira o antigo capitão do Benfica, Mário Coluna, avança a TVI24. A ex-estrela da Luz estava internada num hospital de Maputo, Moçambique, em estado grave.

13:27: Sic Notícias titula: "Morreu Mário Coluna"
Lead: O antigo jogador do Benfica, Mário Coluna, morreu hoje aos 78 anos, em Maputo.

13:27: Relvado titula: "Morreu Mário Coluna"
Lead: Antiga glória do Benfica e da Seleção desaparece aos 78 anos. Mário Coluna não resistiu aos problemas cardíacos e respiratórios de que sofria e morreu esta terça-feira, no hospital Instituto do Coração, em Moçambique.

13:25: Sol titula "Morreu Mário Coluna"

13:25: O Jogo titula: "Faleceu Mário Coluna"

13:48: Correio da Manhã titula: "Morreu Mário Coluna"
O ‘monstro sagrado’, como é conhecido entre os adeptos, tinha 78 anos. (Em atualização)

14:01: A Bola titula: "Mário Coluna em coma"

Minutos depois: o ionline titula "Informações contraditórias sobre estado de saúde de Mário Coluna"

Segue-se, quase pela mesma ordem, a sequência de desmentidos.

[nota: as datas resultam da combinação das datas avançadas pelas publicações ou de estimativas e recolhas dos meus algoritmos quando aquelas são omissas ou notoriamente erradas (há vários casos, não vamos agora falar nisso); num ou noutro caso podem conter erros.]"


Sem comentários: