Sentidamente, não faço sentido nenhum

Demorei a escrever sobre o Benfica-Chelsea porque ainda estava dorido do clássico de sábado e dor da final perdida demorou a fazer-se sentir. Digamos que a final da Liga Europa foi para mim o mesmo que levar um tiro de caçadeira no abdomen depois de Jack, o Estripador ter feito uma das suas obras de artesanato nesse mesmo abdomen umas horas antes.

Nem sei muito bem por onde começar.
Em menos de uma semana o Benfica, jogando o melhor futebol, praticamente perde o campeonato e perde a Liga Europa, é revelado que a Angelina Jolie tira as mamocas e ficamos a saber que as avaliações da troika dependem da inspiração de Nossa Senhora de Fátima.
É muita coisa chocante para digerir ao mesmo tempo. Ainda por cima com as tripas ao léu.

Ainda não consigo raciocinar direito. Aliás, eu raramente raciocino direito. Mas com dois títulos perdidos em 5 dias e nos descontos, as coisas ficam ainda piores no que ao raciocinar diz respeito.

Não consigo estar chateado com os jogadores ou o treinador. Mas vitórias morais não sabem a nada.
Hoje, ao contrário de um passado recente, estamos nas decisões. Mas tal como nesse passado recente, os títulos ganhos são poucos ou nenhuns.
Quero acreditar que estamos a crescer, com passos seguros, e que a prazo vamos quebrar a hegemonia do porto. Hegemonia essa que nunca acabaria de uma época para a outra. Mas vejo nossos números negros nos clássicos do Século XXI. Vejo JJ a não conseguir contrariar (e a ser contaminado) a cultura de medo ao porto que há no Nosso Benfica.
Não sei se é medo, se é excesso de respeito ou se é outra coisa qualquer. O que é certo é que nos clássicos somos sempre o lado que não está à vontade.

Ao contrário de outras épocas, na próxima acho que não precisamos de transformações profundas. Reforçar o meio campo, talvez as laterais e o centro da defesa e colmatar as eventuais saídas.
Numa outra vertente, há que recuperar tradições antigas e impor uma Santa Inquisição. Fogueira com todo e qualquer suposto praticante de bruxarias e vudus atentatórios à boa fortuna do Benfica.
Se considerarem a fogueira muito violenta, resolva-se a coisa com um tiro na nuca, pronto. É preciso sabermos adaptar-nos aos tempos modernos.
E já agora, espalhar sal nas ossadas de Bela Guttman e pegar-lhes fogo.

Em suma, quero este futebol para o Benfica mas não quero acabar como o Brasil de Sócrates em 82 ou a Holanda dos anos 70.
É preciso muito trabalho, muita inteligência e muita união. É preciso tirar lições desta época e continuar a aprendizagem na próxima.
Jesus deve continuar mas, caso saia, não é impossível arranjar um treinador que dê continuidade ao bom trabalho. Hoje já temos algumas bases, a questão será mantê-las mesmo que Jesus saia.

Todos juntos, Força Benfica!!

7 comentários:

David Duarte disse...

"Ao contrário de outras épocas, na próxima acho que não precisamos de transformações profundas. Reforçar o meio campo, talvez as laterais e o centro da defesa e colmatar as eventuais saídas."

Bem, pode não ser uma revolução mas isso cheira a polvora!

P.S.: està tudo em retiro divino a pedir um milagre para amanhã? Isto hoje està muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito calmo...

Ricardo disse...

Retiro divino?! Neste fim de semana voltámos a ser o bombo da festa, Hoquei e Andebol! No sítio do costume... fodasse! Como é que é possível tanto investimento nas modalidades e depois é isto.... e no futebol, claro! O Azar só explica 2% . Que dias tão negros!

lawrence disse...

Ou o Real Madrid dos dias que correm!

rui disse...

São Benfiqueiros destes..e outros com o qual eu nao me identifico nada!Meus amigos eu vivo no Norte, Nos em 2005 fomos campeões e a equipa saiu do Bessa até ao aeroporto em auto carro caixa aberta a festejar até ao aeroporto.Nos,as gentes do Norte andamos na rua,e nos trabalhos com camisola do Benfica vestida sentimo nos sempre em casa.Nunca me senti intimidade nem ameaçado em lado nenhum! E agora apareçem estes gajos com textos e frases do genero ! SD ameaçam direção do Paços! Comentarios do genero: Se eles nao ganham vão partir aquela cidade inteira.As pessoas de Paços Ferreira vivem momentos de terror.O Norte é pior que a Siria! BASTA!! BASTA! BASTA DESTA CULTURA DO MEDO INFLIGIDA PELOS PROPRIOS "pseudo-benfiqistas" Quem tem medo fica em casa ou compra um cão,mas parem de uma vez por todas de infligir medo nas pessoas em relação ao porto e ao Norte! Seus COVARDES! As hipoteses que o porto tem de ganhar este campeonato são 90 por cento, é muito facil dizer coisas destas, o velho choradinho,sempre á procura de uma desculpazinha...o Benfica perdeu por culpa propria,Teve o passarinho na mão e deixou o fugir. ACABOU! Agora pelo amor de deus...DEIXEM DE UMA VEZ POR TODAS ESTA CULTURA DO MEDO!

rui disse...

Estou me a referir ao mesquinho master groove..pinceladas gloriosas benfiliados,maneis pedofilos etc.

Com conversas e historias destas ao longo dos anos foram enraizando essa tal cultura do medo dentro do nosso clube,Quando falam em "ameaças"sabem a escola que os filhos frequentam" TERROR"" Aquilo é pior que a Siria,ou Iraq"....O Carlos Lisboa foi la,ganhou e mandou os apanhar no cu,até hoje,MORREU??

TENHAM MAZE VERGONHA NA PUTA DA CARA E CALEM SE!

Anónimo disse...

"O Carlos Lisboa foi la,ganhou e mandou os apanhar no cu,até hoje,MORREU??"

De facto, com esta calaste com qualquer um...

Aliás até podiamos mostrar como exemplo à equipa de futebol, este exemplo da equipa de basket que foi a casa do Porto ganhar o Campeonato e ainda gozou na cara deles...

E nada de mal lhes aconteceu...

Benfiquista Tripeiro disse...

É isso mesmo, grande Rui, tem toda a razão!

Sou tripeiro, nascido e criado, e sempre fui Benfiquista com muito orgulho!

Na escola sempre assumi ser Benfiquista! E andei em escolas muito más! Vi clássicos até lhes perder a conta sempre em cafés pela cidade fora e sempre, sempre (!) gritei e me levantei com os golos do Benfica! Eu e muitos Benfiquistas!

Estive lá no jogo do título, na bancada deles! É óbvio que não me manifestei, mas fui ver o jogo sem problemas.

Vocês devem pensar que a cidade do Porto e o Norte são uma guerra constante. Nada mais errado. Se há cidade pacífica é esta. Há zonas más, claro, mas isso há em todo o lado. Vivem aterrorizados com o que vos meteram na cabeça, mas é MENTIRA! Esse medo que o Benfica tem de vir cá mete-me nojo, são uns meninos!