O conceito de Estratégia. Em inglês Strategy. Em francês Stratégie. Em alemão Strategie.

Jamoramos lá! Jogo muito morno, ao ritmo de treino mas sem que nunca se sentisse a eliminatória em causa. Entendo o uso do 11 mais forte...praticamente esmifrou qualquer esperança do Paços logo à nascença e manteve o ritmo competitivo. O Paços tem uma boa equipa e também não merecia levar uma abada.
Sobre o Jamor não há muito mais a dizer para já. A não ser que seja atropelado por um camião do lixo até lá, vou estar no Jamor.
E só porque trabalho num sítio onde tenho que andar minimamente apresentável é que não começo já hoje a deixar crescer a bigodaça. Isso e o facto de bigodes darem-me pânico...lembra-me a bigodada no verão de 1994 e até fico com suores frios.

Agora podemos finalmente pensar no dérbi de dia 21! Na antevisão a esse jogo que será decisivo nas contas para o título vou levar a cabo uma análise SWOT.
A análise SWOT é uma ferramenta usada na gestão das empresas para analisar cenários e apoiar na tomada de decisões. Identifica as forças (Strengths) e fraquezas (Weaknesses) da organização e as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do contexto em que a organização compete.

Recorro a esta análise por 3 razões essenciais:

1º - Sempre quis falar de gestão usando termos em estrangeiro. É giro comó caralhing!

2º - para mostrar ao mundo que não andei na universidade a pastar a toura;

3º - para os leitores do sexo feminino deste espaço verem que não sou um jagunço ordinário como o Vitto ou o Daniel. Eu tenho classe, babes!

Sem demora, passemos à análise SWOT do Benfica para o jogo co Sporting:

Strengths
- Menino joãozinho, Só a classificação?
34 pontos de diferença
1º contra 9º
68-15 Vs 29-31 em golos
21 Vitórias, 4 Empates Vs 8 Vitórias, 9 Empates, 8 Derrotas
Presença em 3 competições Vs Fora de todas as competições em dezembro.

- Os números são apenas um espelho do que é evidente. Este Benfica é muitíssimo melhor que este Sporting. Na técnica, na tática, na mentalidade, na forma de jogar.
- Desde que JJ chegou empatamos o 1º derbi, ganhamos 7 e perdemos um contra o Soares Dias.
- Luz a abarrotar, o inferno!
- Se o início for forte e se marcarmos, o Sporting terá muita dificuldade em reagir. O Sporting ainda é uma equipa mentalmente frágil, muitas contrariedades desde cedo vão deitá-los rapidamente ao tapete.
- Acima de tudo, a equipa do Benfica está motivada e confiante. Essa é a sua grande força.


Weaknesses
- A carga de jogos a que o Benfica vai estar sujeito no período entre Sporting e Estoril, por oposição ao Sporting que prepara o jogo desde dia 7.
- Um jogo a pensar nos turcos.


Opportunities
- Sporting e Marítimo são os últimos grandes obstáculos para o título. Ultrapassando o primeiro, a equipa pode ficar ainda mais animada e confiante ao invés do porto, que pode ficar ainda mais descrente e desanimado.
Uma vitória categórica será o mesmo que dar um bom sinal - para dentro e para fora - de força.
- O Sporting ainda luta pelos lugares europeus e precisa muito de vencer, pelo que não vai poder jogar à retranca como contra o porto. Pus isto nas oportunidades porque acredito que o seja, mas pode muito bem ser uma ameaça. Um Sporting mais ofensivo também é mais perigoso.


Threats
- A habitual super-motivação do Sporting para estes jogos e o facto de estarem em crescendo de forma depois de finalmente terem alguma estabilidade.
- Uma não vitória do Benfica neste jogo (e há uma boa probabilidade de isso acontecer) vai dar uma vida nova ao porto.
- O porto está na fase do tudo por tudo. E já sabemos que para eles, o tudo por tudo joga-se dentro e fora dos relvados. Não sei qual o boi preto que nos vai calhar, mas é de esperar que venham aí frutices.

- Pressão de ganhar por uma provável vitoria do porto na véspera. Se o Benfica se vir cedo em desvantagem ou com 0-0 até tarde pode começar a aumentar a ansiedade e diminuir o discernimento e aí o jogo fica muito perigoso para nós.



Nos próximos 4 jogos decide-se a época. Eu acardito!
Força Benfica!

18 comentários:

Vitto Vendetta disse...

OUUUUU
JAGUNÇO O CARALHO!!!

:D

és grande!

Kiddo! disse...

Vitto, não leves a mal, mas há dias em que até apetece bagaço, mas a maior parte das vezes um gajo prefere Whiskey...
AHAHAH

Rusty Ryan disse...

Se o Benfica vencer Sporting e Marítimo, é Campeão! Não tenho qualquer dúvida. Com todo o respeito por Estoril e Moreirense, ainda por cima a jogar na Luz, venceremos esses jogos. No Domingo a Luz vai ter que estar a abarrotar. Quanto ao Fenerbahçe... ainda falta para chegar lá. Mas, preferia jogar a primeira mão na Luz...

Boa análise. O pessoal pensa que a malta dos blogs não tem mais nada para fazer (ás vezes é verdade), mas também vou-me cortar a ir de bigode ao Jamor. Aqui no trabalho não iam achar muita piada...

Saudações.

Pedro disse...

Tb acho que se o fcp ganha na véspera e o SLB demorar a ganhar vantagem sobre os verdes a coisa pode tornar-se demasiado emotiva e complicada e, pior que tudo, ficamos à mercê da Proençada do costume que normalmente nos fustiga com a lagartada (Jardeis, Silvas, Polgas, murros na relva, etc etc).

Daniel disse...

Foda-se, pareces o farfalhini!

Cheio de termos e truques e ERROS ORTOGRÁFICOS CARALHO!!!

Stregths --> Que é esta merda???

ESCREVE-SE STRENGHTS!

(toma lá pa não me chamares jangunço...)

Unknown disse...

É Strengths que se diz e não Strenghts. Fale como deve ser, rapaz :D

Benfiquista Tripeiro disse...

Muito tropa de elite!

artnis disse...

Excelente texto.
Na minha longa experiência de tanto 'derby', sobretudo na Luz a única coisa que me assusta neste é a facilidade com que andamos, nos últimos jogos a desperdiçar golos feitos.
O Sporting não tem melhor equipa, nem joga melhor futebol que o Paços ou o Rio Ave, por exemplo.
O Juju vai armar um 4-5-1, biqueirada para a frente, tentando um golito. Se conseguirem aguentar a 1ª parte, vamos ganhar 2-0!
Se ao intervalo estivermos a ganhar, ganhamos 3-0!
Ahh e sabem uma coisa, jogava com o Jardel, a controlar o Wolfscoiso, em vez do Luisão...!

Unknown disse...

O Sporting vai ganhar 1-0 com 2 golos do Schaars

Unknown disse...

Jorge Alemão, essa magia só o Fcporto conseguiria.

Daniel disse...

Ó Pedro, o erro ainda ali tá caralho...

DeVante disse...

Bem metida esta, mas nos "threats" eu era menino de por aí o facto do Chuck Noris estar no banco lagarto...

Unknown disse...

Muito bem! A minha farfalheira por baixo do nariz ja ta a ganhar forma, daqui a um mês ja ha de estar bruta :<(D... Ainda andar na faculdade tem destas cenas boas! No derby, a lagartagem vai comer a relva e sobretudo dar muita trancada estou mesmo a ver. Calma e concentraçao e conseguiremos varre-los categoricamente! Carrega Benfica!!!

Unknown disse...

Eu ja nao anda no universidade, carago!

jose disse...

Pa, em Deutsch e Blitzkrieg

Unknown disse...

é só panelerinhos que têm medo de ter bigode ... ui vejam lá que no trabalho não gostam que eu tenha bigode e portanto não posso ter ... foda-se ganhem espinha caralho, agora os outros é que ditam a vossa apresentação pilosa ? Podem dizer que não gostam de bigode, agora desculparem-se com o trabalho ? mariconeras do caralho

DeVante disse...

Nem mais, B Cool. Parece que temos gente a trabalhar na SAD lagarta, ainda com os regulamentos do Costinha.

Red disse...

Pedro, como gestor de profissao e com muitos anos da poda, acho que nos "threats" esqueceste-te do apitador. Por muitas voltas que se de, sera sempre um "big threat". Eu adicionaria tambem o "contxt" ou "external factors" que ha hora do jogo podem influenciar e adicionar novos "threats" ou "opportunities", neste caso incluo o resultado do FC da Coreia do Norte contra o director (des)portivo da lagartagem. Em caso de resultado negativo, podem aumentar os niveis de confianca (oportunidade) ou de aumentar a complacencia (threat).

Com ou sem SWOT, os lagartos vao querer "eat the big fish", mas o Benfica, como uma "lighthouse brand" vai-nos guiar ao sucesso e mostrar que ha "barreiras a entrada" que sao inultrapassaveis para que tem recursos muito limitados.

Grande abraco dede a Praca Vermelha!