Fim de ciclo - Quando o paradigma estoura

Tenho passado algum do meu miserável tempo a 'folhear' jornais mortos. Neste momento, e querendo eu fazer parte de quem divulga informação, deveria estar a estudar o futuro, mas tenho-me prendido no passado histórico das nossas letras, num agradável convívio com 'defuntos' a quase toda a hora.



Esta imagem é da Gazeta Literária, jornal/folhetim que prosperou durante o século XVIII, e pertence ao belo ano de 1761. Neste pequeno opúsculo, podemos ver um pouco da mentalidade daquele ano, onde o nosso país conseguiu belas coisas, como dar início ao processo que aboliu a escravatura, reagir de uma forma fantástica a uma erupção nos Açores, e claro, foi o ano em que o paradigma de um Deus castigador começou a desaparecer. Finalmente, o povo começava a perceber que o sismo que devastara Lisboa uns anos antes, não mais fora do que uma lei da natureza, e não um castigo pelo comportamento do Homem.

Nestes últimos dias, várias foram as mudanças em vários sectores, mas no Futebol assiste-se a uma mudança impressionante, com o ascender do futebol Alemão, a quebra da identidade do FCPorto como um clube honrado (todos sabíamos, mas estas declarações significam mais do que quaisquer outras proferidas até agora), o retorno do ódio Sporting - Benfica que parecia extinto há anos, e o possível início de um ciclo cheio de glórias, para o nosso Glorioso.

Os ciclos quebram-se, os paradigmas caem, e a todos nós acresce a obrigação de nos preocuparmos com isso, porque, apesar de fazer parte da história, o que uma mudança de ciclo tem de mais perigoso, é não saber o que se aproxima.

Eu tenho receio, das mudanças de governo, das mudanças na justiça, da mudança de emprego, de carro, foda-se, até quando troco de marca de boxers tenho receio que não seja a melhor opção. À nossa geração, onde incluo todos que me lêem, só nos resta aguardar, acautelados com uma possível mudança para pior, na vida (devido a tudo o que se tem passado) e no Futebol (sobretudo devido a este estouro do Doping).

E se o Otávio Machado deixou de ter o exclusivo daquilo que 'os outros sabiam do que é que ele estava a falar', preocupa-me agora a posição de vários que já se tinham afastado do Polvo, mas que com isto, regressarão ao seio dos tentáculos, protegendo a pouca parcela que lá deixaram, e que lhes permitiu ter uma vida mais ou menos orientada. Esses também devem temer esta mudança de paradigma, e se querem sair com honra, o melhor será mesmo perceber que ela está a acontecer, e deixarem-se de reaccionarismo populista, que já ninguém come isso.

PS: É provável que este escrito não seja compreendido pela maior parte de vós, pois não mais é do que um daqueles sons que me saem pela boca quando estou angustiado, mas espero que todos vós vos prepareis para estas quedas em 2013, e que guardeis vossa integridade, percebendo que levantar a cabeça é mais do que um mero clichet futebolístico.

Um bem haja a todos os leitores, que de uma forma ou de outra, se sentiram mal-tratados por mim nos últimos dias.

29 comentários:

Bastos Lopes disse...

O Octávio desmentiu porque era o adjunto do Artur Jorge e da-lhe jeito o currículo nos porcos.

A guerra Benfica/ Sporting só tinha acabado para nós. As osgas sempre olharam de soslaio.
Eternamente sós, porque mais vale só que mal acompanhado.

CARREGA BENFICA!!!

David Duarte disse...

Espero que este bom texto sobre o "fim de ciclo" não seja uma metàfora sobre o fim do Cabelo. Força ai Vitto!!! Ainda tenho esperanças que o Capto e o Valdemar tenham bom senso e voltem. Os gajos têm de vez em quando tiques de meninas : o que eles querem é que tu vàs atras deles! Paga-lhes um bitoque que isso passa :)

Unknown disse...

O Sporting tem já o seu novo paradigma - o seu novo ciclo.

O que se passou com o Benfica agora não foram mais do que desabafos de quem contrariando todas as expectativas - fez um bom trabalho e merecia isenção por parte de um careca provavelmente mais incompetente que corrupto.

A nós Sportinguistas, custa a entender que os Benfiquistas andem a intitular-se os defensores da verdade desportista, só quando dá jeito, mas enfim ...

David Duarte disse...

"A nós Sportinguistas, custa a entender que os Benfiquistas andem a intitular-se os defensores da verdade desportista, só quando dá jeito, mas enfim ..."

Eh bem, agora poderia eu dizer "A nós Benfiquistas, custa a entender que os Sportinguistas andem a intitular-se os defensores da verdade desportista, só quando dá jeito, mas enfim ...".

Como saimos disto? Não sejas xoninhas. Que merda do caralho!! Anda tudo parvo e sem o minimo de autocritica! Espera... são os outros que são maus.

David Duarte disse...

Ah, Jorge alemão, os sportinguistas ainda conseguem ir mais longe do que os benfiquistas! és sportinguista por isso vais mais aos blogs do Sporting que eu. Deves ter visto por là comentàrios, como eu vi, do tipo "O Sporting é o unico grande que tem autoridade moral (repito eu, AUTORIDADE MORAL !!!???!!!!) para falar de arbitragem".

Acreditas também nisto? Se sim estamos conversados.

David Duarte disse...

Para que não hajam duvidas, quando perguntei se também acreditas nisto referia-me ao Sporting ser um 'grande" como é obvio.

DeVante disse...

Enganas-te patrão, é dos mais belos escritos teus que leio por cá.

DeVante disse...

Ahahah

jo man disse...

«Ficaram por assinalar, quanto a mim, dois penáltis contra o Benfica (de Maxi Pereira sobre Capel e, bem mais tarde, sobre Viola), Matic devia ter sido expulso (entrada rude sobre Bruma) e, não apenas por aqueles dois lances, Maxi Pereira também não devia ter chegado ao fim do jogo. Quem gosta de futebol e da verdade só pode lamentar tudo isto.»
Cruz dos Santos, jornalista especializado em arbitragem, na edição de ontem d' A Bola

«No dérbi da capital o critério demasiadamente alargado de deixar jogar, ignorando entradas à margem das leis (rasteiras, empurrões e tackles) tiveram consequências danosas para João Capela, principalmente no aspecto técnico, já que ficaram por assinalar dois lances ocorridos na grande área dos encarnados, com Maxi Pereira como protagonista nos derrubes a Capel e Viola, para além dos cartões que ficaram por exibir, alguns deles vermelhos, como aquele que devia ter sido mostrado a Matic por entrada violenta sobre Bruma.»
Joaquim Campos, nome ilustre da arbitragem nacional, na edição de hoje do Record

Prometeu disse...

Ainda à volta disto?

OK, o Benfica foi beneficiado neste jogo.

E depois?

Unknown disse...

David

Sempre achei que os maiores beneficiados pela arbitragem eram os 3 grandes

O Sporting neste momento é tratado pela arbitragem como o 9º classificado do campeonato - isso acontece essencialmente por culpa propria ou melhor dos dirigentes de merda que temos tido de há 17 anos para cá.

Eu sei admitir quando o Benfica é prejudicado - foi-o por exemplo no ano passado contra o porto e isso pode ter tido influencia na atribuição do campeonato.

Duvido que houvesse muitos benfiquistas a admitir o mesmo, caso fosse o Sporting o prejudicado.


PS: Nem que o Sporting passe os proximos 50 anos nas distritais - deixará de ser um "grande", mas sei que isso será dificil de entender por quem escolhe a cor clubistica baseado na quantidade de titulos já ganhos e consequentemente na maior probabilidade de ganhar novamente.

Anónimo disse...

Ainda à volta dos penaltys não-consensuais?

LOL

Sim, o Benfica foi beneficiado neste jogo, tal como foi prejudicado contra a Academica e contra o Braga.
O Sporting ja foi beneficiado em casa contra o Braga, Guimaraes, Estoril, Gil Vicente...E agora que querem mais?

Mentalizem-se de uma coisa:

A FESTA É NOSSA, A AZIA É VOSSA!

FIM DE DISCUSSÃO!

jo man disse...

a azia cura-se, a hipocrisia leva mais tempo...

bjorn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bjorn disse...

"quem escolhe a cor clubistica"??
Mas a sério que há quem escolha o clube? Conscientemente, estilo "papá, papá, agora que saí do infantário decidi que vou ser daqueles às riscas porque sinto que sempre serão os paladinos do desportivismo e da integridade competitiva imaculada!"?

David Duarte disse...

"Duvido que houvesse muitos benfiquistas a admitir o mesmo, caso fosse o Sporting o prejudicado."

Porra, ainda na mesma tecla?!? O SPORTING FOI PREJUDICADO NO DOMINGO!!!! Quantas vezes isso jà aqui foi dito por varios benfiquistas! O que é que querem mais para parar com essa choradeira porra?!?

P.S.: para mim, o tema esgotou-se, não sei o que dizer mais.

David Duarte disse...

"PS: Nem que o Sporting passe os proximos 50 anos nas distritais - deixará de ser um "grande", mas sei que isso será dificil de entender por quem escolhe a cor clubistica baseado na quantidade de titulos já ganhos e consequentemente na maior probabilidade de ganhar novamente."

Sim, foi exactamente isso. Um dia, era eu putozinho, não tinha nada para fazer (ainda não tinha o meu spectrum) e disse para mim mesmo "Olha, não é tarde nem é cedo! Vou escolher um clube."...

... Eu ia continuar com a minha piada seca, mas depois fez-se luz na minha cabeça... então não é o Sporting o clube mais titulado em Portugal e o segundo mais titulado no mundo? Hummm... cheira-me que quem adoptou o método "deixa cà ver que tem mais titulos e assim mais probabilidades de ganhar" foi aqui o Jorge.


Anónimo disse...

o que eu me rio com isto. então o que aconteceu com a irmandade anti-Pinto da Costa? não estavam á espera de levar com os calimeros nesta fase decisiva do campeonato pois não? a necessidade aperta e roubam tudo e todos esquecendo os laços familiares. eles eram tão amiguinhos. a convicção era tanta! o que terá acabado com esta hipnose de 4/5 anos? será que o zé diogo quintela também está amuadinho com os restantes fedorentos? não imaginam o gozo que me dá ver as galinhas estrebucharem nestes últimos dias. trabalharam tanto nos últimos anos para enganar os calimerinhos e agora acontece isto e eles abrem os olhos. volta valdemar volta captomente..perdoa-os! foi sem querer. heheheh

ass: um portista

Anónimo disse...

vá..façam as pazes..vão ao youtube procurem por 'escutas Pinto da Costa' vão buscar papel higiénico e masturbem-se uns aos outros.

rui disse...

Mas quais fins de ciclos? Deixem se de tretas e deixem se de conversas,Faz me lembrar a mesma conversa de 2010,e depois os 2 anos seguintes foi aquilo que se viu..Tenham calma! Isto nao muda de um dia pro outro

jose garcia disse...

aproveito também para desabafar: é lamentável que apenas o grande Carlos Alberto tenha trazido à baila, nos últimos dias, a frase/profecia do mestre Boloposte: POR CADA LEÁO QUE CAIR, OUTRO GRITARÁ PENALTY.

ENORME BOLOPOSTE!!!! ESTE DERBY SERVIU APENAS PARA MOSTRAR QUE TU É QUE A SABES TODA!!!! O TWITTER SÓ NÃO CHEGA, PAH!!!!

Quanto a ti, Vitto, tenho muita pena que prefiras ser amigo dos teu amigos, do que ser uma referencia da blogosfera benfiquista ;)

Valente! RESPECT!!!

Grande abraço

ps: nem li o post, mas isto andava-me atravessado há dias...

Unknown disse...

Vitto, tens de fumar mais disso, pois eu gostei de ler. Há gajos que se inspiram com uma passa ou oura. :P

francisco bexiga disse...

Em grande Vitto.

Tou com o Germano, essa cena é da boa.

Partilha com o Valdemar e o Captomente, que eles voltam a correr.

Unknown disse...

Foda-se, e os lagartos a dar-lhe. Independentemente do post, lá vêem todos com a merda do mesmo choradinho. Vão-se criar...

Excelente trabalho Vitto, só é pena que seja conspurcado como todos os outros pelos calimeros :(

DeVante disse...

Curioso são adeptos corruptos que clamam pela expulsão de Matic pela entrada sobre Bruma mas já a entrada de Fernando sobre Gaitan, em tudo igual, acham normalissimo e que se tratou de uma disputa de bola. O Cruz dos Santos não sei o que disse na altura, se calhar nem analisou o lance porque nem sequer foi considerado grave e polémico.
Outra cena curiosa é malta que anda constantemente a malhar nos jornais desportivos, que é tudo lampião e o caralho, mas nessas alturas que dão jeito sacam logo de citações desses mesmos pasquins. Decidam de uma vez, ou servem ou não servem...

Alberto disse...

DeVante, essa é das cenas que mais nojo me mete. O Gordo fez pa lá uma cena com a liga da verdade do record e é vê-los lá a estrebuchar que o Record é isto e aquilo, mas no dia seguinte sai alguma coisa que concordam e já conta pa alguma merda.
Isto de só dar valor a opiniões quando elas estão de acordo com as nossas tem muito que se lhe diga...mas vale tudo para continuar mais uma semana de choradinho.

pitons na boca disse...

Se falas com um sportinguista e lhe dizes "olha, fomos um bocadinho benficiados e o arbitro lixou-vos bem" o gajo responde "eh, pois foi. paciência". Se esta conversa for com um lagarto a resposta é "e é sempre a mesma merda! e vocês são iguais aos outros! e nós somos sempre enrabados! se não fosse o arbitro agora estávamos com os mesmos pontos! e a culpa do aumento da gasolina é dos benfiquistas! e eu não gosto de favas por causa dos benfiquistas! bla, bla, bla whiskas saquetas!".
E pronto, é isto.
Mesmo que 99% dos benfiquistas dissessem que tínhamos sido beneficiados neste jogos, nem que fosse uma só jogada, os lagartos continuariam a choradeira.

Dos andrades nem falo, é uma merda ainda pior.

LDP disse...

Tá calado, pitons. Tá calado, pah!

Rennie disse...

olá!! passa pelo blog "Parem lá com isso!", mais um blog da gloriosaesfera para discutir tudo sobre o benfica, desporto, anões, cavalos, hula-hoops, etc!


adicionem-noa! um abraço