Classic Diggin' - Paul Gascoigne

Como hoje joga a Inglaterra, lembrei-me de um jogador que eu apreciava muito por tudo o que fazia em campo.

Com a alcunha de "Gazza", Gascoigne era um jogador muito acima da média, mas apesar de tudo não teve vida nos seus primeiros tempos de futebolista.

Começando no Newcastle na equipa de júniores, meteu-se por várias vezes em problemas tendo até roubado um corta-relvas e chocado contra a parede do balneário da equipa. Além dos seus problemas de peso também tinha problemas com o seu "mau-feitio", apesar disso conseguiu ser eleito o melhor jogador jovem em inglaterra no final do seu segundo ano de sénior.

Nesse Verão, Alex Ferguson tentou contratá-lo para o Man Utd mas acabou por não o conseguir tendo Gazza assinado pelos Spurs. Há algum tempo em entrevista, Sir Alex revelou que a maior desilusão da sua carreira foi não ter conseguido assinar contrato com Gascoigne.

Nas primeiras duas épocas no Tottenham, finalmente "explodiu" e atingiu o estatuto de jogador de classemundial tendo inclusivé despertado o interesse da Lazio (sim, já foi um clube muito poderoso) na sua contratação. Lesionou-se na final da FA Cup e falhou a época seguinte inteira (um acidente numa discoteca no mesmo joelho lesionado não terá melhorado a situação).

A passagem pela Lazio não foi agradável, pois nunca se conseguiu impor, muito por culpa do estilo de futebol e das lesões que teve nas três épocas que por lá passou.

Transferiu-se para o Glasgow Rangers (sim, o mesmo que faliu e que tinha lá o Brian Laudrup na altura) em 1995, tendo voltado ao grande nível e também aos incidentes, tendo mesmo enfurecido uma das claques do rival Celtic.

Em 1998, transferiu-se para o Middlesbrough não tendo jogado muito devido a problemas pessoais. Estava a começar o declínio daquele que foi considerado um dos poucos "super-jogadores" nascidos em Inglaterra.
Em 2000 juntou-se ao Everton, não tendo grande impacto, e acabou a época no Burnley da Division One.

Fez testes no DC United não tendo ficado, e fez um contrato de 9 meses com os chineses do Gansu Tianma, mas tendo dado entrada num centro de recuperação devido a abuso de álcool e depressão crónica, optou por não voltar devido ao caos que se tinha instalado na China devido a uma epidemia viral.

Não falarei da vida pessoal do senhor, que está repleta de problemas familiares, matrimoniais, drogas, álcool, justiça... "The whole package".

Um verdadeiro Geezer!

2 comentários:

Unknown disse...

falta uma menção:
é infractor recorrente devido a desacatos em albufeira. contam as más líguas cá do burgo, que certo verão seguia bêbedo no automóvel, espetou-se e fodeu defitivamente o joelho no acidente

Señor B disse...

Gazza!!!!
Não ter aqui o golo dele no Euro96 é um crime.

E aquela reposição de bola pelo guarda-redes aos 20 segundos de video?! Aquilo sim, são bolas de homem!!! eheheh