Metalist 1-1 Sporting

Não caíram de pé. Continuam a andar.

Mais que o jogo, cujos reais pontos de interesse foram o golo do van Wolfswinkel à Jardel a responder a grande passe do Capel, as defesas do Rui Patrício, inclusivé o penalty defendido com toda a intenção, e a (mais uma) exibição de uma equipa extremamente solidária, colocando o esforço, a dedicação e a devoção em campo, graças ao catalisador que é o treinador verdadeiramente leonino que está no banco, a caminho de mais uma caminhada Europeia que vai deixando comentadores e adeptos adversários com espuma aos cantos da boca,

mas mais do que comentar tudo isso que se passa dentro das quarto linhas, tarefa para a qual não tenho melhores qualificações que qualquer adepto em qualquer tasca neste país, continua a surpreender-me e a obrigar a comentar tudo o que rodeia o jogo:

Os comentários de quem passou a época inteira a apoucar o clube e o plantel, quase até à falta de respeito pelos pergaminhos de uma instituição centenária que vai permanecer viva muito após certos comentadorezinhos que vivem disso, estarem mortos e enterrados, e à falta de respeito no trabalho, quando fazem a comparação directa entre os que vencem ou empatam assim permanecendo em prova, fruto unicamente do seu suor e trabalho, e os das derrotas transformadas em vitórias morais, os que "caem de pé", os dos que "se não fosse o Platini"...

Porque durante uma década eu pessoalmente tive que ler e escutar adeptos adversários (e alguns na qualidade de comentadores profissionais, os tais), criticarem os lugares secundários no campeonato e qualificarem conquistas de Taças de Portugal e Supertaças de Portugal, como se nada significassem, enquanto as suas equipas do coração efectivamente militavam em posições que apenas lhes permitiam a disputa da Taça Intertoto ou taças entretanto feitas à medida, cuja conquista, mesmo assim, nem sempre dispensou forte auxílio arbitral...

E que são os mesmos que agora incham de orgulho por terem perdido por poucos frente a um qualquer ex-clube forte estrangeiro.

E que são os mesmos que justificam o empate na Ucrânia (frente a um clube que também já antes os colocou fora de borda da Europa), unicamente com o desempenho de um jogador de baliza, quando uma equipa são onze, mais substitutos e mais uma equipa técnica. (E que os adversários tinham pouco a ver com um grupo de metalúrgicos que se juntaram para dar uns toques na bola. Pelo contrário, há ali milhões investidos!)

São os mesmos que declaravam que ia haver goleada do Manchester City ao Sporting, mas que foi afinal ultrapassado pela classe, rigor e solidariedade dos leões.

Esses que, como eu já aqui referi, suspiraram pelo afastamento frente ao tal Metalist da Ucrânia, perante as perspectivas que lhes dava um golo no último minuto do jogo de Alvalade. Infrutífero, afinal perante o espírito de equipa do Sporting.

Que agora nos avisam da valia do Bilbao, contra quem o Sporting, asseguram mais uma vez, vai encontrar enormes dificuldades. "O Sporting atingiu já todo o potencial máximo para esta época", asseguram.

Há gente que tem andado em maré de azar tão óbvio (alguns com o azar de padecerem de óbvios problemas de saúde,previsões falhadas, despedimento por conduta incorrecta, derrota do clube que apoiam declaradamente) que ainda bem que torcem pelo clube adversário ao Sporting...

Não gostava nada de os terem a espalhar o azar (e a azia) cá para este lado...

P.S.: certo que o autor permite o meu abuso, que se exprime melhor que eu.


Insignificâncias
José Navarro de Andrade
Tinham razão, estávamos na corda bamba, há lá resultado pior do que ganhar 2-1 em casa numa taça europeia? Ainda se tivéssemos perdido 0-1, aí sim havia lugar à poesia, ao deixem-me sonhar de Florbela Espanca, ao suplemento de alma a que só os heróis acedem.
A muito custo lá conseguimos empatar. Caramba os amarelos eram uns génios, cada passada uma obra de arte, cada cabeça levantada na hora do passe um certificado de elegância, enquanto nós, miseravelmente, arrastámos pelo campo a nossa mediocridade. Ah, e se não fosse Patrício outro galo cantaria, Patrício que dir-se-ia ter aterrado ali por acaso durante uns minutos, exactamente aqueles em que fomos salvos do opróbio. E esqueçamos o rasgo fortuito, típico do futebol, em que um rapaz às riscas empurrou à cabeçada a bola para dentro da baliza, um imponderável que não voltará a conhecer.
Triste, triste Sporting, pela segunda vez consecutiva a suspirar pelo final do jogo, esbugalhado de corda na garganta, sem um assomo, um laivo de classe, de joelhos mesmo – ao menos soubessem cair de pé.
Agora sim, está tudo acabado. A ver se seremos capazes de manter um módico de dignidade após o esmagamento pela fúria requeté, afinal só conseguimos insensatamente e por coincidência adiar o descalabro previsto aos pés do colossal Manchester City (embora o Chelsea sempre tenha outro carisma, com quem perder é a glória) e às mãos dos Metalúrgicos da Ucrânia, senhores de um finíssimo futebol latino. Conformado, Sá Pinto ainda suspira: "temos que acreditar" - pobre inconsciente...

25 comentários:

David Duarte disse...

Oh Valdemar, às vezes desiludes-me. Sinceramente, a tua equipa està nas meias-finais de uma competição europeia com reais hipoteses de chegar à final (apesar de não ser facil ganhar oa Bilbao, longe disso) e com um estado de espirito que apenas alguém como o Sa Pinto, não pelas qualidades técnicas e tacticas d treinador (ainda tem de provar), poderia neste momento dar ao Sporting, e em vez de falares disso atiraste aos comentadores (desses não posso falar, nao os sigo) e aos adeptos das equipas contràrias (quando, pelos menos aqui, a quase unanimidade dos benfiquistas deram os parabéns pela qualificação do Sporting, os que têm espuma na boca - imagino de raiva - sendo minoritàrios)?!?

Valdemar, não sejas rancoroso! Ainda vais acabar com ulceras.

Vitto Vendetta disse...

Sporting Enorme. Quem diria que ainda esta época iríamos ver os Leões nas meias-finais da UEFA!

Estão de Parabéns, especialmente o Sá Piú, que me faz invejar os verdinhos!

Abraço!

Vitto Vendetta disse...

E sou obrigado a dar razão ao Valdemar. Foi chocante ver a forma como o Sporting foi tratado após vencer por 2-1 em casa. Praticamente fizeram o funeral aos leões, nos telejornais e nos jornais desportivos.

Só não acho bem estares a dizer que são benfiquistas, pois alguns deles eram afectos a outros clubes.

David Duarte disse...

O que os adeptos espanhois pensam da eliminatoria contra o Sporting.

http://www.marca.com/2012/04/06/futbol/europa_league/1333663992.html

Os comentàrios são alucinantes! Um adepto portista escreveu um comentàrio engraçado. Disse que a arrogência que os espanhois mostram agora sobre a eliminatoria com o Sporting, também a mostraram no ano passado na meia-final com o Porto e depois vimos o resultado.

Espero que a historia se repita.

Erk disse...

Fui dos que acreditou quando Javi a foi buscar dentro da baliza do Chelsea.

Vitto Vendetta disse...

Ao contrário da minha excelência de pessoa.

David Duarte disse...

Não tenho duvidas disso Valdemar. Não acho é que seja muito saudavel, depois de um feito importante, estar mais preocupado em resolver assuntos pendentes (que valem o que valem) do que valorizar o que foi alcançado. Mas compreendo que por vezes seja dificil ficar calado.

John Wakefield disse...

Valdemar, parabéns para o teu clube dum benfiquista que adoraria estar numa final europeia, embora satisfeito com a recente prestação do Benfica na Liga dos Campeões.
Agora espero que em Alvalade, a história seja bem diferente.

DeVante disse...

O Sporting só vê Benfica, em tudo. Na Segunda falamos.
A verdade é que não há vitórias morais. Mas há reconhecimento quando uma equipa, nos quartos da Champions (coisa pouca), com dez jogadores durante mais de meio tempo, sem nenhum dos seus centrais de raiz, se superioriza ao adversário na casa deste.
Mas ainda bem que há quem prefira estar na Oroliga, a passar mais de meio tempo acantonado no seu meio campo contra um oponente da Ucrânia e só não foi despachado por sorte.
Eu trocava o proprio troféu da Oroliga pelo jogo que fizemos em Londres. Eu e todos os adeptos de clubes realmente grandes.

Erk disse...

Eu não.

Mas não arrisco decretar a grandeza dos clubes adversários...

Talvez também por isso se diga que o adepto leonino é realmente... diferente.

lawrence disse...

Realmente, quando a comunicação social desportiva está cheia de, e pela ordem inversa, de:
1 - Porkos
2 - Sapos
3 - Outros, incluindo Benfiquistas
Não fica bem atirarem-se à dita como se ela estivesse cheia só dos últimos.
Poderá, de vez em quando estar travestida se isso interessar a contumil.
Ontem, eu, provávelmente como a maioria dos Benfiquistas (embora às vezes acho que não merecem) estava a favor dum prolongamento com resultado final a favor da sapagem.
Não inventem, ou, se insistirem que é assim, sou obrigado a defender que quem vandalizou as Casas do Glorioso no Algarve foram mesmo os lagartos!
A verdade, e aqui não há volta a dar, é que cada vez que a saparia tem um bom resultado, incha, e começa a desancar em tudo o que é vermelho, seja razoálvel ou não!
Sindroma do "boi picado no curro antes de ser largado na arena"?
Encherguem-se!

DeVante disse...

A verdadeira grandeza de um clube nunca é decretada. Conquista-se! Foi o que fizemos antes.
Vê-se mesmo qual foi o clube do regime.

pro.benfica disse...

Relativamente ao conteúdo deste «post», só tenho uma palavra para o qualificar: «lamentável». Cheira a Porto: vencer contra.

Mas não vale a pena prosseguir este caminho. Repito o que escrevi ontem pouco depois do jogo: parabéns ao Sporting e aos sportinguistas!

Faltam três jogos.

DeVante disse...

Uma coisa é certa, na Oroliga vou torcer pelos leões, os verdadeiros, não os lagartos. Por isso, estou com os leões bascos.

bjorn disse...

épá, um benfiquista com vontade de felicitar-vos (e de que ganhem aquela merda)até fica sem pica quando descobre que a maioria (ou boa parte, vá) do que têm a dizer sobre umas meias finais é mais dirigido ao benfica que ao bom trabalho do scp.
perante isto, n sei pá, talvez "é isso, o mundo é benfiquista e queremos ver-vos perder".
enfim, well done e força na verga contra os bascos

CPA disse...

força nisso DeVante!!
és o maior!!

Erk disse...

A peça jornalística da vandalização das casas do Benfica no Algarve é extremamente sintomática.

A situação de vandalização das casas adversárias é criticável, sem dúvida.

Mas antes das casas do Benfica serem vandalizadas com tinta verde,

já o leão que está à frente do núcleo Sportinguista de Faro foi pintado de vermelho dia 27 de Março e não vi ninguém falar nisso.

E nem sequer é a primeira vez. Tanto que já desistiram de limpar a estátua...

Obrigado por trazeres o tema a discussão, lawrence.

Ilustra na perfeição o que eu disse no post.

Vitto Vendetta disse...

Oh Valdomiro, eu soube dessa do leão pelo telejornal.

Anónimo disse...

Vald,

Merda é merda, crime é crime, sacanice é sacanice, seja produzida por benfas, osgas ou corruptos.

Mete isso na tola e segue em frente.

Anónimo disse...

que riso hahahahahahahaha

eu quero que o sporting se foda sempre.

nao perdeu desta vez? perde pra proxima.

força atletico de bilbao

JF disse...

Fonix!!! Estes homens de verde só vêem BENFICA!! É incrível.

Nem o Braga quando foi pela 1.ª vez às meias da Oroliga fez esta festa. Mas é o metalist, compreende-se.

Parabéns aos verdadeiros sportinguistas (julgo q existem, eu conheço um na minha empresa!).

Anónimo disse...

Ó DeVante estes Ucranianos já vos paparam em 2008! Encherga-te palhaço de merda.

Bujix disse...

Fds são diferentes porque são pequeninos, como se vê no teu post e nos teus comentários...
Precisam de crescer e dar mais valor às vossas vitórias e parar de as comparar com os resultados de outros clubes (leia-se o benfica, pq n ha nada no mundo que vos custe tanto como uma vitória do benfica).
Sinceramente Valdemar, q merda de post... Em vez de "relatares" o jogo como costumas fazer (e bem, por sinal) vens falar, ironicamente, do benfica-chelsea... que dor de corno...

um abraço e os votos que o scp n seja mais um belenenses que o futebol portugues precisa de vós (n há ironia aqui)

Erk disse...

Bujix, como não entendeste, eu explico devagarinho.

Eu comparo as diferenças de tratamento.

Chega a ser ridículo.

Porque para os comentadores mais vale uma derrota do Benfica, que uma vitória do Sporting.

E é pena.

A comunicação social inferioriza-se ao proceder desta forma.

Não inferioriza o clube Sporting, pese a falta de respeito por um emblema enorme e centenário de Portugal.

E também não aquece ou arrefece demasiado ao Benfica, embora esteja claro que se trata de uma estratégia concertada para esconder as mazelas do clube, os erros do treinador, e por consequência, do seu presidente.

Pois esses jornalistas ao serviço dessas forças, chegam ao ponto de pretender fazer passar a derrota frente ao Chélsea, que segue em 5º na liga Inglesa, como de maior valor que uma vitória frente ao que na altura era o 1º classificado da mesma liga, que agora segue em 2º...

Eu tenho o direito, como Sportinguista, de os expor, e às suas estratégias.

DeVante disse...

O que finges não entender é que um jogou para a Champions e outro para Euroliga. É como alguem ficar em segundo lugar na Segunda Liga e gozar com quem fique em oitavo na Primeira Liga.