ó Vitto as tuas comparações são fabulosas. O Janko tem esta opinião da mesma maneira que 90% dos frequentadores deste blog tem a opinião contrária. Agora, o Janko anda a tentar fazer os filhos dos outros acreditar nisto? Não me parece.
Sabias que o ler o que escreves antes de postar é o novo pensar antes de falar?
Uma coisa é cada um ser do Porco, do SlMerda ou do grande SCP, onde vale tudo menos arrancar olhos. Outra coisa é quando se trata do País!! Mais grave ainda é apoiar o que é dito por um Nazi de merda que nada sabe do nosso País e que vomita o discurso que lhe é encomendado e que é uma falácia!!
Se eu, porque sou de Lisboa, sou chulo e vivo à conta dos rendimentos do Norte então o Janko também tem a filha presa na cave e viola-a todos os dias!!
E há mais, não confundir o Porco com o Norte que nada tem a ver com esse enclave de merda!!
Esse anormal do Janko que se cale e preocupe-se em jogar futebol. Com esse discurso esses iluminados do FCP tentam dividir o país, mas a verdade é que não conseguem. O Janko com a qualidade futebolística que tem vai rapidamente ser corrido do Porto e quando tiver de sair a mal vai ver como é que realmente se trabalha para aquelas bandas. SL
O Janko fez uma afirmação exagerada mas uma boa caricatura do nosso país. O dinheiro da UE vem para Portugal mas chega a Lisboa e fica lá, daí a fama que Lisboa tem de ser onde se gasta o dinheiro. E o Janko num mês ficou a saber disto, imaginem os que sofrem com isto há décadas.
Olha, eu poderia ainda muito bem dizer que as casas do norte foram todas apetrechadas com eletrodomésticos oferecidos pelos autarcas...seria parvo ou estúpido?
Mas sim, estou de acordo com o Janko...tanto que assim é que há mais fruta a norte que a sul. E as frutas não caem do céu, precisam ser cultivadas. Exigem trabalho!
Isso seria parvo e estúpido Devante. 1º porque não foi por um autarca mas sim por um candidato a autarca de forma a ganhar as eleições 2º porque o Isaltino e companhia também acham que sim 3º porque estamos a falar de desvios "legais". Ou seja da distribuição dos subsídios da UE. Está mais que provado que muitos fundos que eram para regiões mais a Norte, ficaram para tapar buracos em Lisboa. É factual e por alguma razão o pessoal de Lisboa tudo fez e continua a fazer para evitar a regionalização.
Pois, querem ver que Valentim Loureiro, Adelino Ferreira Torres e Fátima Felgueiras nunca chegaram a ser autarcas ou, se foram, foram em autarquias a sul?
Ou queres sugerir que a distribuição destes equipamentos justificam-se para repor a justiça?
Sobre a fruta estamos de acordo, a norte a especialidade é mais vasta...
Poderíamos também imaginar pequenas cidades no norte do país onde proprietários de fábricas de calçado andam de Ferrari equanto putos de 12 anos "escondidos" na parte de trás dos respectivos edifícios fornecem mão de obra quase grátis e sem necessidade de contribuições fiscais, mas isso seria pouco íntegro e nada inteligente da minha parte.
Isso não é verdade DC. No norte, foram distribuídos milhões em subsídios para os agricultores, gastos em mercedes e tractores, enquanto os agricultores da zona centro tiveram nicles penicles. O mesmo se passou nos apoios à indústria, especialmente no têxtil, como é óbvio.
O facto de se dizer que no porto se trabalha é absolutamente ridículo, pois todos sabem que é o Minho-litoral que sustenta e contribui para os bons índices de produtividade da região norte, mas isso é porque é lá onde está concentrada o maior número de pequenas e médias empresas, ao contrário do centro e do sul onde apenas as grandes multinacionais imperam.
Eu sei do que falo, vivi as duas realidades bem de perto, trabalhei na indústria têxtil 10 anos, onde lidei com mais de 200 empresários diferentes do sector. 200 empresas industriais, no mínimo. Aqui no centro vês 20 indústrias a cada 100kms. Isso contribui para esse pensamento de que cá não se trabalha, mas posso dar-te outro exemplo, novamente na agricultura.
No centro e no sul, (Alentejo à parte), é frequente os terrenos de agricultura das pessoas serem pequenos, o que impede a utilização de tractores. As pessoas trabalham à mão, perdem o fim de semana todo nisso. Se isso não é trabalhar, então não sei o que será.
ó Vitto estás a falar de ninharias. Essa pequena agricultura existe em todo o país e ninguém está a dizer que não são trabalhadores. Mas falas dos subsídios que vieram todos para o Norte e foram mal gastos? E no Alentejo e zona envolvente de Lisboa não foi assim? Pois, foi pior! E quanto aos fundos que são destinados ás regiões menos desenvolvidas do País e param todos em Lisboa? Se se trabalha tanto em Lisboa não devia haver medo da regionalização pois não? Mas olha que só a classe política que anda a mamar ágrande e alguns habitantes da zona de Lisboa é que são contra!
O curioso que se formos ver os políticos que mandam e continuam a mandar EM Lisboa, poucos são DE Lisboa...
Eu pensava que nenhum dinheiro foi para o Norte...
Mas sim, no Norte trabalha-se muito mais, do contrário como se explicaria que um líder da claque, que vive de rendimento de reinserção, se desloca de Porche?
Foda-se mas a força de um País não é a capacidade de conjugar o que cada uma das regiões faz de melhor?!? Não foi essa também a ideia que esteve na génese da UE!? É verdade que depois se revela uma utopia porque o problema é o facto de ser feita por homens e para homens!!
Mas porra eu até que poderia abandonar a "discussão" da bola para discutir política mas não por esta discussão que é ainda mais idiota do que negar que as escutas existiram e que o Porco é o clube MAIS CORRUPTO deste País!!!
Anónimo, se o dinheiro fica em Lisboa não é de certeza para tapar buracos de Lisboa e dos seus habitantes, ou tens dúvidas sobre isso!?!? É que o Governo está em Lisboa mas não é de Lisboa, infelizmente é de todo o País!!
O episodio da Batata Frita Viva o Benfica mostra bem o atraso civilizacional neste POrtugal de 2012.
Ensina-se a criancas uma cantiga cuja letra diz, cito: "Atirei o pau ao gato mas o gato nao morreu". Salienta-se ainda nessa letra que uma senhora se admirou com o berro do gato - que, note-se, nao morreu com o pau que lhe foi atirado.
Chega um protesto ao Ministerio da Educacao, mas que, ao contrario do que um povo civilizado poderia esperar, nao fala do pau que se atira ao gato de ma forma nao letal mas sim sobre um final acrescentado a letra, "batata frita, viva o Benfica".
Nada a acrescentar. Ainda somos, como povo, muito broncos.
Que filme que vai nessa cabeça Devante! Alguém está a falar que são os gajos naturais de Lisboa, nascidos na maternidade Alfredo da Costa? Estamos a falar para onde vai o dinheiro e como é gasto.
"se o dinheiro fica em Lisboa não é de certeza para tapar buracos de Lisboa e dos seus habitantes, ou tens dúvidas sobre isso!?!? É que o Governo está em Lisboa mas não é de Lisboa, infelizmente é de todo o País!!"
E o prémio para o gajo mais alheado da realidade vai para...
Foda-se Vitto, é essa a tua ideia de regionalização? Esperava mais de ti!
Canos, um pequeno exemplo, os utilizadores do Norte começaram a pagar SCUT quantos meses antes dos de Lisboa? Isto quando não vos dói a vocês é tudo uma maravilha! E já agora por a notícia ter 2 anos os fundos deixaram de ser desviados? Já foram repostos? Mas toma lá uma com 3 meses http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2178636
Curiosamente, o que a Anónima da Silva se pôs a discutir foram subsídios provenientes da Europa.
Então o tópico não era escravidão a norte «versus» nobreza cigarreira a sul?
O que tem o cuzeco a ver com as pantalonas?
Quem se f***, no meio desta discussã entre portuenses e lisboetas, é o resto do país, que fica sistematicamente a ver navios e que a elite política procura, há anos, fechar a todo o custo.
No fundo, a Norte existe o complexo feminino da ausência de pirilau.
Curiosamente, o que a Anónima da Silva se pôs a discutir foram subsídios provenientes da Europa.
Então o tópico não era escravidão a norte «versus» nobreza cigarreira a sul?
O que tem o cuzeco a ver com as pantalonas?
Quem se f***, no meio desta discussã entre portuenses e lisboetas, é o resto do país, que fica sistematicamente a ver navios e que a elite política procura, há anos, fechar a todo o custo.
No fundo, a Norte existe o complexo feminino da ausência de pirilau.
"Lisboa ficou com 70% das verbas de apoio ao turismo
Distrito da capital recebeu 49 milhões de euros em 2008, o resto da país teve apenas 21 milhões.
Dos 70 milhões de euros que o Turismo de Portugal concedeu em incentivos próprios no ano passado, Lisboa ficou com 49 milhões (70%). Aquele distrito é ainda o que tem a maior comparticipação do instituto em função dos investimentos elegíveis.
A diferença salta à vista e a disparidade na distribuição dos recursos próprios do Turismo de Portugal é evidente. É que só o distrito de Lisboa consumiu mais de dois terços do total dos incentivos atribuídos por aquele instituto público no ano de 2008. Recorde-se que apenas se está a falar das verbas próprias do Turismo de Portugal e não de apoios concedidos no âmbito do PRIME ou do QREN.
No total, entre protocolos bancários, comissões de obras e ajudas ao investimento no turismo foram parar a Lisboa 49,4 milhões de euros, um pouco mais de 70% de todos os incentivos atribuídos pelo Turismo de Portugal no ano passado. Como comparação, refira-se que o segundo distrito mais apoiado pelo instituto foi o de Leiria, com 4,7 milhões de euros. Refira-se, ainda, que comparando Lisboa com o Porto verifica-se que o distrito lisboeta recebeu trinta vezes mais que o distrito portuense.
Analisando mais ao pormenor a lista das candidaturas aprovadas pelo Turismo de Portugal, constata-se, ainda, que, do distrito de Lisboa, o concelho alfacinha é o que mais verbas consegue arrecadar, com 43 milhões de euros em incentivos. A maior parte do montante que o Turismo de Portugal concedeu a Lisboa foi gasta em arranjos urbanísticos ou recuperação de edifícios. Através de comissões de obras foram atribuídos 29 milhões de euros e em programas de acção local foram gastos outros 12 milhões. Os restantes incentivos foram atribuídos no âmbito de protocolos bancários (2,2 milhões), ao abrigo da Portaria 384/02 ( 1 milhões) ou através das Linhas I e II do Programa de Intervenção do Turismo. Por exemplo, para a mobilidade pedonal em zonas históricas da cidade foram gastos 11,5 milhões de euros. A requalificação e valorização da oferta cultural de Lisboa ficou por 10,5 milhões de euros e a requalificação e dinamização da rede de miradouros e jardins daquela cidade ficou por 2,3 milhões. A recuperação do Parque Mayer ficou por 10 milhões, comparticipados na totalidade pelo Turismo de Portugal através de um Plano de Acção Local, que também dispendeu 1,7 milhões para a recuperação do pavilhão Carlos Lopes e 300 mil euros no projecto Verão 2008 nos coretos e jardins de Lisboa. Como comparação refira-se que o festival de cinema da invicta, o Fantasporto, apenas teve direito a um apoio de 50 mil euros.
Ainda no Porto, a Red Bull Air Race, que tem estado nas manchetes por causa da polémica mudança do Douro para o Tejo, implicou 14 milhões de euros de investimento elegível para incentivos em 2007 e 17,6 milhões em 2008. O Turismo de Portugal comparticipou apenas com 300 mil euros na primeira edição e 500 mil na segunda.
Por último, analisando as proporções das comparticipações em função das verbas de investimentos com candidaturas aprovadas, constata-se, ainda, que o distrito de Lisboa é o único em que a comparticipação do Turismo de Portugal excede os 50% do investimento elegível para os incentivos. Enquanto que, por exemplo, o instituto apenas comparticipa 5% dos investimentos no Porto ou 4,5% em Faro, no caso de Lisboa, 54% das verbas necessárias para os investimentos turísticos são asseguradas pelo organismo público. "
Qual é então a tua ideia com a regionalização? É que Lisboa tem o seu tanto de corruptos como o Porto. Quanto dinheiro foi mal gasto no Metro do Porto?
E explica-me lá como é que a regionalização iria beneficiar todas as outras regiões que não a de Lisboa e Porto? Não estás a defender o interesse do país, estás a defender o interesse do Grande Porto, nada mais. Tu e os Ruis Moreiras dessa vida, que, espero, nunca ganhe a CMP.
O quê? Criando diversas regiões com um governo central só o grande Porto é que era beneficiado? Mas tu és louco? Foda-se olha para o país vizinho e para cidades como Barcelona, Bilbao ou Corunha!!!
Já agora mais um pequeno dado: Em Lisboa o investimento por número de habitante é de 3846 € No restante país é de 1818 € por pessoa.
Naaaah Lisboa gasta o dinheiro? que coisa tão infundada!
ó Vitto mas em que é que a Metro do Porto ter dado prejuízo invalida tudo o que se tem dito? Foi um investimento brutal, a única coisa que devias perguntar é há quantos anos o Porto devia ter metro. Lisboa tem metro há 60 anos, o Porto tem há 5 ou 6 e ainda não está acabado. É mesmo com esse argumento que queres provar que Lisboa não é beneficiada?
Louco és tu, querendo comparar o nosso país com espanha, tanto em demografia como geografia. Não é comparável, somos pequenos demais para que isso funcionasse, terias Porto, Lisboa e Faro a secar as restantes regiões do país (como acontece num raio de 200kms de cada uma dessas cidades que referiste.)
E só para demonstrar o quão ridículo é o teu argumento http://economia.publico.pt/Noticia/prejuizos-da-metro-de-lisboa-agravamse-para-1514-milhoes-de-euros_1498709
Lisboa, Porto e Faro a secar o resto do País. Ah ok, isso agora não acontece nada... Em que é que Vigo, Corunha, etc são assim tão maiores que as nossas cidades secundárias? A única diferença é que têm sido geridas com muito mais qualidade sem pensar apenas na capital! E o que acho mais ridículo é ver gajos que nem sequer são de Lisboa a concordar com este centralismo idiota só porque o Benfica é de lá. Enfim...
Ó manko,e no Algarve papam-se as vacas austríacas que cá vêm pôr as tetas ao sol,principalmente as mulheres de certos cepos que as proibem de bestir de bermelho.
Sim, o Porto teve Metro mais de 50 anos depois de Lisboa. QUE BENEFÍCIO TÃO ESCANDALOSO!!!
Mais benefícios:
"Até 15 de Outubro, diz o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), esta zona do país recebeu 35% do dinheiro atribuído a projectos de investimento realizados pelas empresas, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade.
Isto quando é responsável por 52% do Valor Acrescentado Bruto criado no conjunto das três regiões mais pobres (VAB é o valor que as empresas acrescentam quando compram matérias-primas e produzem artigos acabados). Em comparação, o Centro teve 41% (mas só cria 35% do VAB) e o Alentejo 24% (contra 13% do VAB)."
Claro edite da silva, faz todo o sentido! Como a assembleia da república está em lisboa e tu dizes que eles nos roubam, então esse roubo é um crime de lisboa, com prejuízo para o resto do pais. Pois com certeza! Como também faz muito sentido insinuar que um problema nacional é a corrupção nas instâncias políticas e defender a criação de mais uma rede imensa de entidades, com todo o pessoal que isso acarreta e todas as novas oportunidades de desvio que isso possibilita! Regionalização?!? que se lixe a regionalização, façamos uma federação portuguesa, que tal? Somos um pais tão grande que isso é o mínimo exigível! E, já agora, um dos grandes problemas de espanha é precisamente o défice das comunidades autónomas, que agora ninguém sabe como resolver. Mas pelo menos têm tamanho para as ter. Bem, gostaria muito de ler a série de dados desconexos, descontextualizados e desactualizados que vais vomitar aqui mas por hoje chega de circo, e tenho de voltar aos banhos de sol à beira-tejo, que isto de dar ao dedo cansa, ufa!
Meu parvo, eu já te disse que o problema aqui é tanto de Lisboa como do Porto, não estou a defender Lisboa coisa nenhuma, estou a criticar o Porto! O sonho da direita/esquerda bacoca portuense é poder mamar tanto como mamam os da capital, e tu sabes bem disso.
Já agora, porque é que Braga não pode ter um metro? Porque é que o Metro do Porto vai até à Póvoa mas não vai até à Trofa? Porque é que não se construiu um metro no Tua, deixando centenas de idosos sem comboio, sem transportes... Ah, porque o Porto não pode ficar atrás da capital do país.
Porquê Vitto? Porque centenas de milhões de euros todos os anos ficam em Lisboa em vez de irem para as Regiões mais pobres. É assim há séculos e sempre foi. E se me conseguires apresentar um único desvio de fundos de regiões probres para o Porto dou-te a razão. É que eu desvios para Lisboa passava aqui o dia.
E o sonho dos políticos do Porto é o mesmo do sonho dos políticos de Braga, Guimarães ou Beja, ter o máximo de dinheiro disponível. Mas esse sonho quem o concretiza são sempre os mesmos.
eu também gostava de ter pago, durante décadas, água e luz a um preço mais baixo... mas vivo em Lisboa e por isso estou fodido, nunca consegui.
Aqueles valores que referes de investimento por habitante, sabes bem que são para efeitos estatísticos porque, na prática, aquele valor nem sequer é investido nos cidadaões e tenho mesmo dúvidas se é investido em proveito dos cidadãos.
Tanto quanto sei não tenho nenhum subsídio exclusivo por ser lisboeta, se existir avisem-me por favor, e em relação às vias de comunicação e transportes, acho que é fácil de perceber que as infra-estruturas necessárias para o uma área que tem mais do dobro dos habitantes do que outra, deve ser, pelo menos, não pode ser a mesma.
ó Canos mas eu não disse se era gasto ou não nos cidadãos, disse que era gasto e desviado para Lisboa. Depois para onde? Se calhar foi para os bolsos de muitos.
Quanto ao que pagas por água e luz, não tem nada a ver, isso é como o preço de construção varia de acordo com a dimensão da cidade. Agora não me venhas é com merdas de que não és beneficiado. Ainda há meia dúzia de anos eu para ir de casa á faculdade no Porto tinha que apanhar 2 autocarros e demorava 1 hora no mínimo. Mas o incrível é que tanto a minha casa como a faculdade eram em zonas centrais da cidade, ou seja as zonas que tinham os melhores acessos. Quem vinha dos arredores então, estava completamente fodido! E quem diz transportes diz tudo o resto, o Porto a nível de infra-estruturas tem um atraso de 30 ou 40 anos em relação a Lisboa e as outras cidades mais pequenas têm de 100 anos se calhar.
Mas eu não discuto que há assimetrias nem acho que alguém possa discutir isso. O que está em causa é um comentário de merda que rotula determinadas regiões do País e as pessoas que nela vivem. E acho que acabas por dar razão áqueles que não concordam com isso. Não é para os cidadãos, é possívelmente para a cidade mas se calhar não é nem para uns nem para outros, é mesmo para os gajos que estavam nos locais de decisão.
Quanto ao preço da água e luz não sei sequer qual é o critério por isso não tenho como refutar o que dizes. No entanto deixo-te uma pergunta: se é como o preço da construção que, por sua vez, varia de acordo com a dimensão das cidades, porque razão o metro quadradro na linha do Estoril é mais caro que o metro quadrado na linha de Sintra?
Isso é indiscutível, de um modo geral os salários são mais altos em Lisboa do que no Porto. Agora já não conheço tão bem a realidade do Porto como conhecia há alguns anos atrás quando os preços, genericamente, eram também mais baixos que em Lisboa. Ou seja, entre o deve e o haver, as coisas deveriam ser equilibradas.
"ó Canos mas eu não disse se era gasto ou não nos cidadãos, disse que era gasto e desviado para Lisboa. Depois para onde? Se calhar foi para os bolsos de muitos"
Eu pensei que era gasto EM Lisboa (logo em benefício dos residentes), afinal é desviado PARA Lisboa!
Já agora alguem me sabes dizer qual a camara do Pais que gera mais receitas??? Alguem sabe em que região do Pais é pedido mais subsidio de desemprego??? Alguem sabe de onde sao mais de 70% dos emigras e alguem sabe onde é depois esbanjado o dinheiro ganho por esses emigras????
Anonimo e antes de dizeres que o dinheiro vem para Lisboa e de lá nao sai, diz lá onde estão e de onde são dos maiores industrias de Portugal e dos mais influentes??? Ia jurar que grandes empresas têm sede no Porto e têm muita influencia nestas coisas de "esbanjar dinheiro"... BCP, BPI, SONAE, GRUPO AMORIM...
Já agora vejam algo giro se conseguirem perceber: http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/2_AO_Orcamento_2012.pdf
O resto do país rejubila, assiste de camarote comendo pipocas, e manda-os distintamente para o caralho, quando Lisboa e Porto discutem quem recebe mais ajudas ou fundos estruturais. Claramente nunca deram uma volta por esse país tão bonito chamado Portugal Profundo (pró fundo?).
Quanto á regionalização, é não ter a noção do tamanho, e do ridículo, do território português e achar que esta merdinha ínfima que tem 200 Kms de largura deve ser dívidida.
Um pai e uma mãe fazem muita falta, mas juizo na carola fazem muito mais.
E é à conta destas merdas que eu me esqueço que o meu maior rival (não confundir com merdas de corrupção e afins ou de ser anti seja o que for) é o Benfica e dá-me vontade de odiar o Porco até à morte!!!
Mais um exemplo do centralismo lisboeta: http://www.autosport.com/news/report.php/id/98452
E esta parte então: "Talking exclusively to AUTOSPORT, Relvas, whose government offices are located in Lisbon, said he was delighted to see the support the Rally of Portugal was receiving at the opening stage around the streets of the capital."
Querem ver que o Silva (que é anónimo mas o Vitto sabe quem é - raio de anonimato) tem razão?
fica um gajo fora durante o expediente e é logo isto:
falar de política num blog destes!
só vou dizer uma coisinha para ficar on topic:
- Por algum motivo a capital é lisboa e não o porto. Uma cidade onde quem manda é um famoso gang nunca pode ser exemplo para nada nem ninguém. Tiveram o Red Bull Air Race, já tiveram vários eventos que não há em Lisboa tal como outras cidades o tiveram. O problema é o sentimento provinciano que parte das pessoas do Porto têm. Não falo de clube mas sim cidade, e aí sim, a culpa também é do clube. Não quero com isto passar atestados de burrice a ninguém (só à maioria dos lagartos, mas isso abordei noutras intervenções) nem me quero armar em superior. Mas digam-me uma coisa: Ouvir um boi qualquer declarar guerra a Lisboa há tantos anos a fio, não terá um efeito nas massas? É que toda a gente sabe que o efeito de pequenos grupos numa grande massa de gente a passar uma mensagem, são sempre ouvidos por todos, e como tal há grande possibilidade de que um determinado tempo mais tarde haja casos destes.
Não querendo influenciar mas apelando à reflexão, não tive qualquer intenção de ofender ninguém até porque não estamos a falar futebol.
Todo o ser humano tem direito a cinco minutos de estupidez diária, o segredo está em os não ultrapassar.
Estou precisamente por isso a usar os meus a comentar algo sobre o “barrote importado da Áustria.“
Um tal de Janko, pela segunda vez insulta os portugueses. Se a primeira vez se dirigiu aos Benfiquistas, desta vez fá-lo com todos os portugueses.
«janko: em Lisboa gasta-se o dinheiro» diz que é no porto que se trabalha.
Sobre a alarvidade aqui dita, mais à frente já lhe esfrego na cara dados do INE. Mas, antes vou gozar o direito que me assiste de usar os tais 5 minutos.
Ó Janko antes de te armares em papagaio e repetires o que o teu mandante te transmitiu conviria saberes 3 coisas muito simples:
Perante um nível de desemprego próximo dos 14% e onde se intensificam os esforços de NORTE A SUL seja no apoio ao empreendedorismo e auto-emprego, seja na politica social. Correcta ou incorrecta é um facto que se existe tema que não é propriemente para se andar a brincar é com divisões de Norte e Sul.
Os dados que levaram Janko a exceder o seu plafond de estupidez diária foram claramente fornecidos pela velha guarda portista que durante anos explorou até ao tutano o vale do ave. E coloco no pretérito passado com FACTOS. As empresas faliram, mas os Ferraris mantiveram-se na Foz e em Miramar. Em suma, este papagaio reproduz o que ouviu com 20 anos de atraso.
Por último, algo que este barrote austriaco desconhece por completo é que o domínio Qualidade de vida e coesão se discute com base na sustentabilidade demográfica dos territórios. Desconhece ele, e desconhece quem lhe passou esta estafada e estupida máxima.
nota: a propósito, o que dirá sobre isto um bracaraense, vimaranense, bragantino, flaviense, etc sobre esta permanente estupidez do do “NORTE” Sim porque se os verdadeiros nortenhos baixassem ao nível dos barões do Ave da Foz teriam que lhes chamar Sulistas, elitistas e por que não MOUROS ! Mas não, os verdadeiros NORTENHOS encontram-se acima do Douro.
Concluindo, isto é para o Janko. Dados do INE sobre o conjunto localização industrial/produtividade.
http://s14.postimage.org/td3sxev1d/janko1_1.jpg
(ver link que contém o gráfico do INE)
Vale o que vale, porque Portugal é um todo. Vale o que vale porque se se continuar a alimentar mentes tacanhas, doridas por o Bolhão não ser tão cosmopolita como Chiado, apenas estaremos a usar os nossos:
5 MINUTOS DE ESTUPIDEZ DIÁRIA !
Caro leitor, por favor não os ultrapasse. Utilize-os sim, porque são necessários para lidar os Jankos deste mundo. Mais do que isso, não.
Ficamos a saber que o ódio existente entre benfiquistas e portistas deve-se ao facto de no norte se trabalhar e no sul se gastar. Essa ideia parece perder crédito na medida em que há muitos benfiquistas no norte e portistas no sul. Não venham com merdas, tanto se gasta no Porto como em Lisboa.
Vou dar um exemplo, em Trás-os-Montes trabalham-se as vinhas e no Porto tira-se o proveito.
No Porto não querem a regionalização por ser boa para o país, querem-na por soberba por orgulho.
Na Galiza a cidade mais potente nem sequer é capital de província, Vigo (cidade mais importante da Europa em termos de pesca) é dependente de Pontevedra e isso não os limita...
O Manko apenas foi um papagaio daquilo que é um discurso caduco das gentes do Porto, o clube da fruta...
Nem o peidoso mor e seus abafadores de cheiro acreditam nisso mas usam-no, na medida em que é um discurso revanchista e bairrista que lhes tem dado vitórias e criado uma identidade própria...
tenho amigos do Porto aos quais pergunto:O que é um Mouro, para ti?
Respondem eles com aquele sorriso: É um lampioum!
Está tudo dito porque não me apetece dar lições de história, inclusivamente porque quem aqui escreve não precisa delas, acredito!
E voltando ao Manko, não passa de mais um exemplo vivo de que, em qualquer lugar, jogador da bola é jogador da bola...
76 comentários:
Nazi FDP!!!
Coitado do rapaz, já lhe começaram a lobotomia...
ó Vitto as tuas comparações são fabulosas.
O Janko tem esta opinião da mesma maneira que 90% dos frequentadores deste blog tem a opinião contrária.
Agora, o Janko anda a tentar fazer os filhos dos outros acreditar nisto? Não me parece.
Sabias que o ler o que escreves antes de postar é o novo pensar antes de falar?
Mas o Janko tem TODA a razão! Não estivesse a Assembléia da República em Lisboa.
ó anónimo da Silva
Uma coisa é cada um ser do Porco, do SlMerda ou do grande SCP, onde vale tudo menos arrancar olhos. Outra coisa é quando se trata do País!! Mais grave ainda é apoiar o que é dito por um Nazi de merda que nada sabe do nosso País e que vomita o discurso que lhe é encomendado e que é uma falácia!!
Se eu, porque sou de Lisboa, sou chulo e vivo à conta dos rendimentos do Norte então o Janko também tem a filha presa na cave e viola-a todos os dias!!
E há mais, não confundir o Porco com o Norte que nada tem a ver com esse enclave de merda!!
Este Janko é um bocado parvo - mas agora que começa a ser criticado pelos adeptos - pensa que mandando essas bocas se livra dos assobios.
Isso de se trabalhar mais no Porto ou no Norte é uma valente treta. Bons trabalhadores e preguiçosos há em todo o lado!
Se calhar mais vale o Manko seguir as pisadas do Romário porque jogar à bola num tá fácil...
Esse anormal do Janko que se cale e preocupe-se em jogar futebol. Com esse discurso esses iluminados do FCP tentam dividir o país, mas a verdade é que não conseguem. O Janko com a qualidade futebolística que tem vai rapidamente ser corrido do Porto e quando tiver de sair a mal vai ver como é que realmente se trabalha para aquelas bandas. SL
E eu poderia muito bem dizer que os magistrados do norte se vendem por dois bilhetes da champions...
Off topic:
http://www.marca.com/2012/03/29/futbol/equipos/barcelona/1332973602.html
Imaginem se o Barça alguma vez iria jogar contra o Zénit na Rússia...
"E eu poderia muito bem dizer que os magistrados do norte se vendem por dois bilhetes da champions..."
BAAAMMMM!
Off topic:
Devante, o que vale é que o Olhanense este ano não joga a Champions.
Pois podias Devante mas isso era ser estúpido.
O Janko fez uma afirmação exagerada mas uma boa caricatura do nosso país.
O dinheiro da UE vem para Portugal mas chega a Lisboa e fica lá, daí a fama que Lisboa tem de ser onde se gasta o dinheiro. E o Janko num mês ficou a saber disto, imaginem os que sofrem com isto há décadas.
Olha, eu poderia ainda muito bem dizer que as casas do norte foram todas apetrechadas com eletrodomésticos oferecidos pelos autarcas...seria parvo ou estúpido?
Mas sim, estou de acordo com o Janko...tanto que assim é que há mais fruta a norte que a sul. E as frutas não caem do céu, precisam ser cultivadas. Exigem trabalho!
Isso seria parvo e estúpido Devante.
1º porque não foi por um autarca mas sim por um candidato a autarca de forma a ganhar as eleições
2º porque o Isaltino e companhia também acham que sim
3º porque estamos a falar de desvios "legais". Ou seja da distribuição dos subsídios da UE. Está mais que provado que muitos fundos que eram para regiões mais a Norte, ficaram para tapar buracos em Lisboa. É factual e por alguma razão o pessoal de Lisboa tudo fez e continua a fazer para evitar a regionalização.
Quanto ao cultivo de fruta o Mr. King diz que gosta muito de fruta brasileira.
Ah espera, isso também não aconteceu!
Pois, querem ver que Valentim Loureiro, Adelino Ferreira Torres e Fátima Felgueiras nunca chegaram a ser autarcas ou, se foram, foram em autarquias a sul?
Ou queres sugerir que a distribuição destes equipamentos justificam-se para repor a justiça?
Sobre a fruta estamos de acordo, a norte a especialidade é mais vasta...
Poderíamos também imaginar pequenas cidades no norte do país onde proprietários de fábricas de calçado andam de Ferrari equanto putos de 12 anos "escondidos" na parte de trás dos respectivos edifícios fornecem mão de obra quase grátis e sem necessidade de contribuições fiscais, mas isso seria pouco íntegro e nada inteligente da minha parte.
Isso não é verdade DC. No norte, foram distribuídos milhões em subsídios para os agricultores, gastos em mercedes e tractores, enquanto os agricultores da zona centro tiveram nicles penicles. O mesmo se passou nos apoios à indústria, especialmente no têxtil, como é óbvio.
O facto de se dizer que no porto se trabalha é absolutamente ridículo, pois todos sabem que é o Minho-litoral que sustenta e contribui para os bons índices de produtividade da região norte, mas isso é porque é lá onde está concentrada o maior número de pequenas e médias empresas, ao contrário do centro e do sul onde apenas as grandes multinacionais imperam.
Eu sei do que falo, vivi as duas realidades bem de perto, trabalhei na indústria têxtil 10 anos, onde lidei com mais de 200 empresários diferentes do sector. 200 empresas industriais, no mínimo. Aqui no centro vês 20 indústrias a cada 100kms. Isso contribui para esse pensamento de que cá não se trabalha, mas posso dar-te outro exemplo, novamente na agricultura.
No centro e no sul, (Alentejo à parte), é frequente os terrenos de agricultura das pessoas serem pequenos, o que impede a utilização de tractores. As pessoas trabalham à mão, perdem o fim de semana todo nisso. Se isso não é trabalhar, então não sei o que será.
ó Vitto estás a falar de ninharias. Essa pequena agricultura existe em todo o país e ninguém está a dizer que não são trabalhadores.
Mas falas dos subsídios que vieram todos para o Norte e foram mal gastos? E no Alentejo e zona envolvente de Lisboa não foi assim? Pois, foi pior!
E quanto aos fundos que são destinados ás regiões menos desenvolvidas do País e param todos em Lisboa?
Se se trabalha tanto em Lisboa não devia haver medo da regionalização pois não?
Mas olha que só a classe política que anda a mamar ágrande e alguns habitantes da zona de Lisboa é que são contra!
O curioso que se formos ver os políticos que mandam e continuam a mandar EM Lisboa, poucos são DE Lisboa...
Eu pensava que nenhum dinheiro foi para o Norte...
Mas sim, no Norte trabalha-se muito mais, do contrário como se explicaria que um líder da claque, que vive de rendimento de reinserção, se desloca de Porche?
E só para que não digam que estou a inventar fica uma (de muitas) notícia.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1641959
Foda-se mas a força de um País não é a capacidade de conjugar o que cada uma das regiões faz de melhor?!? Não foi essa também a ideia que esteve na génese da UE!? É verdade que depois se revela uma utopia porque o problema é o facto de ser feita por homens e para homens!!
Mas porra eu até que poderia abandonar a "discussão" da bola para discutir política mas não por esta discussão que é ainda mais idiota do que negar que as escutas existiram e que o Porco é o clube MAIS CORRUPTO deste País!!!
Anónimo, se o dinheiro fica em Lisboa não é de certeza para tapar buracos de Lisboa e dos seus habitantes, ou tens dúvidas sobre isso!?!? É que o Governo está em Lisboa mas não é de Lisboa, infelizmente é de todo o País!!
O episodio da Batata Frita Viva o Benfica mostra bem o atraso civilizacional neste POrtugal de 2012.
Ensina-se a criancas uma cantiga cuja letra diz, cito: "Atirei o pau ao gato mas o gato nao morreu". Salienta-se ainda nessa letra que uma senhora se admirou com o berro do gato - que, note-se, nao morreu com o pau que lhe foi atirado.
Chega um protesto ao Ministerio da Educacao, mas que, ao contrario do que um povo civilizado poderia esperar, nao fala do pau que se atira ao gato de ma forma nao letal mas sim sobre um final acrescentado a letra, "batata frita, viva o Benfica".
Nada a acrescentar. Ainda somos, como povo, muito broncos.
Que filme que vai nessa cabeça Devante!
Alguém está a falar que são os gajos naturais de Lisboa, nascidos na maternidade Alfredo da Costa? Estamos a falar para onde vai o dinheiro e como é gasto.
"se o dinheiro fica em Lisboa não é de certeza para tapar buracos de Lisboa e dos seus habitantes, ou tens dúvidas sobre isso!?!? É que o Governo está em Lisboa mas não é de Lisboa, infelizmente é de todo o País!!"
E o prémio para o gajo mais alheado da realidade vai para...
vai para ti porque envias uma notícia que tem quase dois anos...
De certeza que não vive em Lisboa porque de contrário não dirias isso.. se vives, então de facto só poderias ser do Porco!!!
Já agora, tu que estás mais dentro da realidade, dá-me um exemplo de um benefício que seja exclusivo para as pessoas que vivam em Lisboa
vai para ti porque envias uma notícia que tem quase dois anos...
De certeza que não vive em Lisboa porque de contrário não dirias isso.. se vives, então de facto só poderias ser do Porco!!!
Já agora, tu que estás mais dentro da realidade, dá-me um exemplo de um benefício que seja exclusivo para as pessoas que vivam em Lisboa
Regionalização?
Vai para o caralho, és mais um merdas bajulador de alemães! Vai ter com a Merkel, vai.
Não queres erguer um muro, já agora?
Fodas que não vejo o dinheiro em Lisboa...deixa ver, ir para contas bancárias de indivíduos que moram em Lisboa é ficar em Lisboa? Otário.
Se calhar os indignados deviam ir manifestar-se lá nas ilhas Caimão, que é lá onde dizem estar todo o dinheiro...
Foda-se Vitto, é essa a tua ideia de regionalização? Esperava mais de ti!
Canos, um pequeno exemplo, os utilizadores do Norte começaram a pagar SCUT quantos meses antes dos de Lisboa?
Isto quando não vos dói a vocês é tudo uma maravilha!
E já agora por a notícia ter 2 anos os fundos deixaram de ser desviados? Já foram repostos?
Mas toma lá uma com 3 meses
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2178636
Curiosamente, o que a Anónima da Silva se pôs a discutir foram subsídios provenientes da Europa.
Então o tópico não era escravidão a norte «versus» nobreza cigarreira a sul?
O que tem o cuzeco a ver com as pantalonas?
Quem se f***, no meio desta discussã entre portuenses e lisboetas, é o resto do país, que fica sistematicamente a ver navios e que a elite política procura, há anos, fechar a todo o custo.
No fundo, a Norte existe o complexo feminino da ausência de pirilau.
Curiosamente, o que a Anónima da Silva se pôs a discutir foram subsídios provenientes da Europa.
Então o tópico não era escravidão a norte «versus» nobreza cigarreira a sul?
O que tem o cuzeco a ver com as pantalonas?
Quem se f***, no meio desta discussã entre portuenses e lisboetas, é o resto do país, que fica sistematicamente a ver navios e que a elite política procura, há anos, fechar a todo o custo.
No fundo, a Norte existe o complexo feminino da ausência de pirilau.
Mais um pequeno exemplo, há muitos:
"Lisboa ficou com 70% das verbas de apoio ao turismo
Distrito da capital recebeu 49 milhões de euros em 2008, o resto da país teve apenas 21 milhões.
Dos 70 milhões de euros que o Turismo de Portugal concedeu em incentivos próprios no ano passado, Lisboa ficou com 49 milhões (70%). Aquele distrito é ainda o que tem a maior comparticipação do instituto em função dos investimentos elegíveis.
A diferença salta à vista e a disparidade na distribuição dos recursos próprios do Turismo de Portugal é evidente. É que só o distrito de Lisboa consumiu mais de dois terços do total dos incentivos atribuídos por aquele instituto público no ano de 2008. Recorde-se que apenas se está a falar das verbas próprias do Turismo de Portugal e não de apoios concedidos no âmbito do PRIME ou do QREN.
No total, entre protocolos bancários, comissões de obras e ajudas ao investimento no turismo foram parar a Lisboa 49,4 milhões de euros, um pouco mais de 70% de todos os incentivos atribuídos pelo Turismo de Portugal no ano passado. Como comparação, refira-se que o segundo distrito mais apoiado pelo instituto foi o de Leiria, com 4,7 milhões de euros. Refira-se, ainda, que comparando Lisboa com o Porto verifica-se que o distrito lisboeta recebeu trinta vezes mais que o distrito portuense.
Analisando mais ao pormenor a lista das candidaturas aprovadas pelo Turismo de Portugal, constata-se, ainda, que, do distrito de Lisboa, o concelho alfacinha é o que mais verbas consegue arrecadar, com 43 milhões de euros em incentivos. A maior parte do montante que o Turismo de Portugal concedeu a Lisboa foi gasta em arranjos urbanísticos ou recuperação de edifícios. Através de comissões de obras foram atribuídos 29 milhões de euros e em programas de acção local foram gastos outros 12 milhões. Os restantes incentivos foram atribuídos no âmbito de protocolos bancários (2,2 milhões), ao abrigo da Portaria 384/02 ( 1 milhões) ou através das Linhas I e II do Programa de Intervenção do Turismo. Por exemplo, para a mobilidade pedonal em zonas históricas da cidade foram gastos 11,5 milhões de euros. A requalificação e valorização da oferta cultural de Lisboa ficou por 10,5 milhões de euros e a requalificação e dinamização da rede de miradouros e jardins daquela cidade ficou por 2,3 milhões. A recuperação do Parque Mayer ficou por 10 milhões, comparticipados na totalidade pelo Turismo de Portugal através de um Plano de Acção Local, que também dispendeu 1,7 milhões para a recuperação do pavilhão Carlos Lopes e 300 mil euros no projecto Verão 2008 nos coretos e jardins de Lisboa. Como comparação refira-se que o festival de cinema da invicta, o Fantasporto, apenas teve direito a um apoio de 50 mil euros.
Ainda no Porto, a Red Bull Air Race, que tem estado nas manchetes por causa da polémica mudança do Douro para o Tejo, implicou 14 milhões de euros de investimento elegível para incentivos em 2007 e 17,6 milhões em 2008. O Turismo de Portugal comparticipou apenas com 300 mil euros na primeira edição e 500 mil na segunda.
Por último, analisando as proporções das comparticipações em função das verbas de investimentos com candidaturas aprovadas, constata-se, ainda, que o distrito de Lisboa é o único em que a comparticipação do Turismo de Portugal excede os 50% do investimento elegível para os incentivos. Enquanto que, por exemplo, o instituto apenas comparticipa 5% dos investimentos no Porto ou 4,5% em Faro, no caso de Lisboa, 54% das verbas necessárias para os investimentos turísticos são asseguradas pelo organismo público. "
Só há turismo em Lisboa pelos vistos...
Qual é então a tua ideia com a regionalização? É que Lisboa tem o seu tanto de corruptos como o Porto. Quanto dinheiro foi mal gasto no Metro do Porto?
E explica-me lá como é que a regionalização iria beneficiar todas as outras regiões que não a de Lisboa e Porto? Não estás a defender o interesse do país, estás a defender o interesse do Grande Porto, nada mais. Tu e os Ruis Moreiras dessa vida, que, espero, nunca ganhe a CMP.
E olha filho, esta é de hoje.
http://www.ionline.pt/dinheiro/metro-porto-empresa-termina-2011-prejuizos-397-milhoes-euros
O quê? Criando diversas regiões com um governo central só o grande Porto é que era beneficiado? Mas tu és louco?
Foda-se olha para o país vizinho e para cidades como Barcelona, Bilbao ou Corunha!!!
Já agora mais um pequeno dado:
Em Lisboa o investimento por número de habitante é de 3846 €
No restante país é de 1818 € por pessoa.
Naaaah Lisboa gasta o dinheiro? que coisa tão infundada!
Se quiserem mais notícias e dados é só pedir!
ó Vitto mas em que é que a Metro do Porto ter dado prejuízo invalida tudo o que se tem dito?
Foi um investimento brutal, a única coisa que devias perguntar é há quantos anos o Porto devia ter metro. Lisboa tem metro há 60 anos, o Porto tem há 5 ou 6 e ainda não está acabado.
É mesmo com esse argumento que queres provar que Lisboa não é beneficiada?
Louco és tu, querendo comparar o nosso país com espanha, tanto em demografia como geografia. Não é comparável, somos pequenos demais para que isso funcionasse, terias Porto, Lisboa e Faro a secar as restantes regiões do país (como acontece num raio de 200kms de cada uma dessas cidades que referiste.)
E só para demonstrar o quão ridículo é o teu argumento http://economia.publico.pt/Noticia/prejuizos-da-metro-de-lisboa-agravamse-para-1514-milhoes-de-euros_1498709
Eu não estou a dizer que Lisboa não é beneficiada. Eu estou a dizer que Lisboa e Porto são beneficiados.
Lisboa, Porto e Faro a secar o resto do País. Ah ok, isso agora não acontece nada...
Em que é que Vigo, Corunha, etc são assim tão maiores que as nossas cidades secundárias?
A única diferença é que têm sido geridas com muito mais qualidade sem pensar apenas na capital!
E o que acho mais ridículo é ver gajos que nem sequer são de Lisboa a concordar com este centralismo idiota só porque o Benfica é de lá. Enfim...
Ó manko,e no Algarve papam-se as vacas austríacas que cá vêm pôr as tetas ao sol,principalmente as mulheres de certos cepos que as proibem de bestir de bermelho.
primo do zezé camarinha
Sim, o Porto teve Metro mais de 50 anos depois de Lisboa. QUE BENEFÍCIO TÃO ESCANDALOSO!!!
Mais benefícios:
"Até 15 de Outubro, diz o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), esta zona do país recebeu 35% do dinheiro atribuído a projectos de investimento realizados pelas empresas, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade.
Isto quando é responsável por 52% do Valor Acrescentado Bruto criado no conjunto das três regiões mais pobres (VAB é o valor que as empresas acrescentam quando compram matérias-primas e produzem artigos acabados). Em comparação, o Centro teve 41% (mas só cria 35% do VAB) e o Alentejo 24% (contra 13% do VAB)."
O Metro de Lisboa está acabado?
Claro edite da silva, faz todo o sentido! Como a assembleia da república está em lisboa e tu dizes que eles nos roubam, então esse roubo é um crime de lisboa, com prejuízo para o resto do pais. Pois com certeza!
Como também faz muito sentido insinuar que um problema nacional é a corrupção nas instâncias políticas e defender a criação de mais uma rede imensa de entidades, com todo o pessoal que isso acarreta e todas as novas oportunidades de desvio que isso possibilita! Regionalização?!? que se lixe a regionalização, façamos uma federação portuguesa, que tal? Somos um pais tão grande que isso é o mínimo exigível!
E, já agora, um dos grandes problemas de espanha é precisamente o défice das comunidades autónomas, que agora ninguém sabe como resolver. Mas pelo menos têm tamanho para as ter.
Bem, gostaria muito de ler a série de dados desconexos, descontextualizados e desactualizados que vais vomitar aqui mas por hoje chega de circo, e tenho de voltar aos banhos de sol à beira-tejo, que isto de dar ao dedo cansa, ufa!
Meu parvo, eu já te disse que o problema aqui é tanto de Lisboa como do Porto, não estou a defender Lisboa coisa nenhuma, estou a criticar o Porto! O sonho da direita/esquerda bacoca portuense é poder mamar tanto como mamam os da capital, e tu sabes bem disso.
Já agora, porque é que Braga não pode ter um metro? Porque é que o Metro do Porto vai até à Póvoa mas não vai até à Trofa? Porque é que não se construiu um metro no Tua, deixando centenas de idosos sem comboio, sem transportes... Ah, porque o Porto não pode ficar atrás da capital do país.
Porquê Vitto? Porque centenas de milhões de euros todos os anos ficam em Lisboa em vez de irem para as Regiões mais pobres.
É assim há séculos e sempre foi. E se me conseguires apresentar um único desvio de fundos de regiões probres para o Porto dou-te a razão. É que eu desvios para Lisboa passava aqui o dia.
E o sonho dos políticos do Porto é o mesmo do sonho dos políticos de Braga, Guimarães ou Beja, ter o máximo de dinheiro disponível. Mas esse sonho quem o concretiza são sempre os mesmos.
O alargamento, para 4/5 vias, da A3 em Santo Tirso. Um projeto super necessário, de maior prioridade que a linha do Tua.
eu também gostava de ter pago, durante décadas, água e luz a um preço mais baixo... mas vivo em Lisboa e por isso estou fodido, nunca consegui.
Aqueles valores que referes de investimento por habitante, sabes bem que são para efeitos estatísticos porque, na prática, aquele valor nem sequer é investido nos cidadaões e tenho mesmo dúvidas se é investido em proveito dos cidadãos.
Tanto quanto sei não tenho nenhum subsídio exclusivo por ser lisboeta, se existir avisem-me por favor, e em relação às vias de comunicação e transportes, acho que é fácil de perceber que as infra-estruturas necessárias para o uma área que tem mais do dobro dos habitantes do que outra, deve ser, pelo menos, não pode ser a mesma.
ó Canos mas eu não disse se era gasto ou não nos cidadãos, disse que era gasto e desviado para Lisboa. Depois para onde? Se calhar foi para os bolsos de muitos.
Quanto ao que pagas por água e luz, não tem nada a ver, isso é como o preço de construção varia de acordo com a dimensão da cidade.
Agora não me venhas é com merdas de que não és beneficiado. Ainda há meia dúzia de anos eu para ir de casa á faculdade no Porto tinha que apanhar 2 autocarros e demorava 1 hora no mínimo. Mas o incrível é que tanto a minha casa como a faculdade eram em zonas centrais da cidade, ou seja as zonas que tinham os melhores acessos. Quem vinha dos arredores então, estava completamente fodido!
E quem diz transportes diz tudo o resto, o Porto a nível de infra-estruturas tem um atraso de 30 ou 40 anos em relação a Lisboa e as outras cidades mais pequenas têm de 100 anos se calhar.
Ah e outra coisa, o que tu pagas a mais em Lisboa de água e luz é compensado por um salário médio bastante superior ao do Porto e restante país.
Mas eu não discuto que há assimetrias nem acho que alguém possa discutir isso. O que está em causa é um comentário de merda que rotula determinadas regiões do País e as pessoas que nela vivem. E acho que acabas por dar razão áqueles que não concordam com isso. Não é para os cidadãos, é possívelmente para a cidade mas se calhar não é nem para uns nem para outros, é mesmo para os gajos que estavam nos locais de decisão.
Quanto ao preço da água e luz não sei sequer qual é o critério por isso não tenho como refutar o que dizes. No entanto deixo-te uma pergunta: se é como o preço da construção que, por sua vez, varia de acordo com a dimensão das cidades, porque razão o metro quadradro na linha do Estoril é mais caro que o metro quadrado na linha de Sintra?
Isso é indiscutível, de um modo geral os salários são mais altos em Lisboa do que no Porto. Agora já não conheço tão bem a realidade do Porto como conhecia há alguns anos atrás quando os preços, genericamente, eram também mais baixos que em Lisboa. Ou seja, entre o deve e o haver, as coisas deveriam ser equilibradas.
"ó Canos mas eu não disse se era gasto ou não nos cidadãos, disse que era gasto e desviado para Lisboa. Depois para onde? Se calhar foi para os bolsos de muitos"
Eu pensei que era gasto EM Lisboa (logo em benefício dos residentes), afinal é desviado PARA Lisboa!
Fodas, dito assim, todos concordamos!!!
Já agora alguem me sabes dizer qual a camara do Pais que gera mais receitas???
Alguem sabe em que região do Pais é pedido mais subsidio de desemprego???
Alguem sabe de onde sao mais de 70% dos emigras e alguem sabe onde é depois esbanjado o dinheiro ganho por esses emigras????
Anonimo e antes de dizeres que o dinheiro vem para Lisboa e de lá nao sai, diz lá onde estão e de onde são dos maiores industrias de Portugal e dos mais influentes???
Ia jurar que grandes empresas têm sede no Porto e têm muita influencia nestas coisas de "esbanjar dinheiro"... BCP, BPI, SONAE, GRUPO AMORIM...
Já agora vejam algo giro se conseguirem perceber:
http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/2_AO_Orcamento_2012.pdf
VIVA LISBOA!!!!!!
O resto do país rejubila, assiste de camarote comendo pipocas, e manda-os distintamente para o caralho, quando Lisboa e Porto discutem quem recebe mais ajudas ou fundos estruturais. Claramente nunca deram uma volta por esse país tão bonito chamado Portugal Profundo (pró fundo?).
Quanto á regionalização, é não ter a noção do tamanho, e do ridículo, do território português e achar que esta merdinha ínfima que tem 200 Kms de largura deve ser dívidida.
Um pai e uma mãe fazem muita falta, mas juizo na carola fazem muito mais.
De Vante
É isso mesmo!! :)
E é à conta destas merdas que eu me esqueço que o meu maior rival (não confundir com merdas de corrupção e afins ou de ser anti seja o que for) é o Benfica e dá-me vontade de odiar o Porco até à morte!!!
Tenham calma! Ele andou a ler o Financial Times (a coluna relativa ao lazer)!
Ora vejam:
http://www.howtospendit.com/#!/articles/3401-the-smooth-guide-porto
"In Braga, they pray; in Porto, they work; in Coimbra, they study; in Lisbon, they spend, and in the Alentejo they sleep".
"and fuck the algarve."
Não bjorn, "in algarve, they fuck bifas"!
O Porto te dinheiro a mais. caso contrário, bão ia tanto à fruta
Mais um exemplo do centralismo lisboeta:
http://www.autosport.com/news/report.php/id/98452
E esta parte então:
"Talking exclusively to AUTOSPORT, Relvas, whose government offices are located in Lisbon, said he was delighted to see the support the Rally of Portugal was receiving at the opening stage around the streets of the capital."
Querem ver que o Silva (que é anónimo mas o Vitto sabe quem é - raio de anonimato) tem razão?
fica um gajo fora durante o expediente e é logo isto:
falar de política num blog destes!
só vou dizer uma coisinha para ficar on topic:
- Por algum motivo a capital é lisboa e não o porto. Uma cidade onde quem manda é um famoso gang nunca pode ser exemplo para nada nem ninguém. Tiveram o Red Bull Air Race, já tiveram vários eventos que não há em Lisboa tal como outras cidades o tiveram. O problema é o sentimento provinciano que parte das pessoas do Porto têm. Não falo de clube mas sim cidade, e aí sim, a culpa também é do clube. Não quero com isto passar atestados de burrice a ninguém (só à maioria dos lagartos, mas isso abordei noutras intervenções) nem me quero armar em superior. Mas digam-me uma coisa:
Ouvir um boi qualquer declarar guerra a Lisboa há tantos anos a fio, não terá um efeito nas massas? É que toda a gente sabe que o efeito de pequenos grupos numa grande massa de gente a passar uma mensagem, são sempre ouvidos por todos, e como tal há grande possibilidade de que um determinado tempo mais tarde haja casos destes.
Não querendo influenciar mas apelando à reflexão, não tive qualquer intenção de ofender ninguém até porque não estamos a falar futebol.
LISBOA É A CAPITAL CARALHOOOOOOOOOOOO...
VÃO SE FODER TRIPEIROS, QUEREM MAIS DINHEIRO PRA QUE? PRA IR ÀS PUTAS MAIS VEZES?
JÁ VOS CHEGA O DINHEIRO QUE FAZEM PARA COMPRAR DROGA A ARRUMAR CARROS.
PORTO É MERDA EM TODA A PARTE DO MUNDO (E CHEIRA MAL LÁ)
A INVEJA DA CAPITAL NÃO VOS DEIXA VER MAIS DO QUE ISSO.
DESPREZIVEIS É O QUE VOCÊS SÃO.
TENHAM VERGONHA CARALHO, VOCÊS SÃO MUITO PEQUENINOS.
peço desculpa aos outros leitores, mas só consigo dirigir-me assim a essa vara de porcos imundos.
Tirando o Daniel que não consegue deixar de nos mandar piropos, este é o único tema que une Benfiquistas e Sportinguistas!!!
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=547347
Vá lá, divirtam-se um bocadinho!!! :D
Janko !? Crédito de Estupidez excedido !
Todo o ser humano tem direito a cinco minutos de estupidez diária, o segredo está em os não ultrapassar.
Estou precisamente por isso a usar os meus a comentar algo sobre o “barrote importado da Áustria.“
Um tal de Janko, pela segunda vez insulta os portugueses. Se a primeira vez se dirigiu aos Benfiquistas, desta vez fá-lo com todos os portugueses.
«janko: em Lisboa gasta-se o dinheiro»
diz que é no porto que se trabalha.
Sobre a alarvidade aqui dita, mais à frente já lhe esfrego na cara dados do INE. Mas, antes vou gozar o direito que me assiste de usar os tais 5 minutos.
Ó Janko antes de te armares em papagaio e repetires o que o teu mandante te transmitiu conviria saberes 3 coisas muito simples:
Perante um nível de desemprego próximo dos 14% e onde se intensificam os esforços de NORTE A SUL seja no apoio ao empreendedorismo e auto-emprego, seja na politica social. Correcta ou incorrecta é um facto que se existe tema que não é propriemente para se andar a brincar é com divisões de Norte e Sul.
Os dados que levaram Janko a exceder o seu plafond de estupidez diária foram claramente fornecidos pela velha guarda portista que durante anos explorou até ao tutano o vale do ave. E coloco no pretérito passado com FACTOS. As empresas faliram, mas os Ferraris mantiveram-se na Foz e em Miramar. Em suma, este papagaio reproduz o que ouviu com 20 anos de atraso.
Por último, algo que este barrote austriaco desconhece por completo é que o domínio Qualidade de vida e coesão se discute com base na sustentabilidade demográfica dos territórios. Desconhece ele, e desconhece quem lhe passou esta estafada e estupida máxima.
nota: a propósito, o que dirá sobre isto um bracaraense, vimaranense, bragantino, flaviense, etc sobre esta permanente estupidez do do “NORTE” Sim porque se os verdadeiros nortenhos baixassem ao nível dos barões do Ave da Foz teriam que lhes chamar Sulistas, elitistas e por que não MOUROS ! Mas não, os verdadeiros NORTENHOS encontram-se acima do Douro.
Concluindo, isto é para o Janko. Dados do INE sobre o conjunto localização industrial/produtividade.
http://s14.postimage.org/td3sxev1d/janko1_1.jpg
(ver link que contém o gráfico do INE)
Vale o que vale, porque Portugal é um todo. Vale o que vale porque se se continuar a alimentar mentes tacanhas, doridas por o Bolhão não ser tão cosmopolita como Chiado, apenas estaremos a usar os nossos:
5 MINUTOS DE ESTUPIDEZ DIÁRIA !
Caro leitor, por favor não os ultrapasse. Utilize-os sim, porque são necessários para lidar os Jankos deste mundo. Mais do que isso, não.
Que fique claro que gosto MUITO do Porto Cidade...
Ficamos a saber que o ódio existente entre benfiquistas e portistas deve-se ao facto de no norte se trabalhar e no sul se gastar. Essa ideia parece perder crédito na medida em que há muitos benfiquistas no norte e portistas no sul. Não venham com merdas, tanto se gasta no Porto como em Lisboa.
Vou dar um exemplo, em Trás-os-Montes trabalham-se as vinhas e no Porto tira-se o proveito.
No Porto não querem a regionalização por ser boa para o país, querem-na por soberba por orgulho.
Na Galiza a cidade mais potente nem sequer é capital de província, Vigo (cidade mais importante da Europa em termos de pesca) é dependente de Pontevedra e isso não os limita...
O Manko apenas foi um papagaio daquilo que é um discurso caduco das gentes do Porto, o clube da fruta...
Nem o peidoso mor e seus abafadores de cheiro acreditam nisso mas usam-no, na medida em que é um discurso revanchista e bairrista que lhes tem dado vitórias e criado uma identidade própria...
tenho amigos do Porto aos quais pergunto:O que é um Mouro, para ti?
Respondem eles com aquele sorriso: É um lampioum!
Está tudo dito porque não me apetece dar lições de história, inclusivamente porque quem aqui escreve não precisa delas, acredito!
E voltando ao Manko, não passa de mais um exemplo vivo de que, em qualquer lugar, jogador da bola é jogador da bola...
Fosga-se olha esta conversa agora...
Até o Alentejo já tem índices de produtividade superiores aos da região Douro Litoral...
E depois nós é que andamos a dormir...
:DDDD
Enviar um comentário