Classic Diggin' - Túlio Maravilha

Nova secção na rúbrica "Classic Diggin'"


Passaremos também a incluir jogadores, grandes nomes do nosso imaginário, mas já esquecidos pela maior parte.


Donizete & Túlio
Hoje trago-vos Túlio Humberto Pereira Costa. 
Avançado centro brasileiro, conhecido por marcar muitos golos e por gozar com Romário, especialmente após lhe ter roubado o prémio de maior artilheiro do brasileirão com 4 golos no último jogo. Ficou igualmente conhecido por marcar um golo com a mão à Argentina nos quartos de final da Copa América jogada no Uruguai. 


A estreia profissional deste jogador foi pela mão do Felipão em 1987, e ainda não parou, sendo mesmo o jogador em actividade com mais golos marcados na carreira.


Teve uma pequena passagem pela Europa ao serviço do Sion, mas foi no regresso ao Brasil, na equipa do Botafogo (não confundir com o que pinta a relva) que mais deu nas vistas, sendo por várias vezes o melhor marcador do Brasileirão.


O seu percurso na selecção não foi muito extenso, mesmo tendo jogado apenas 15 vezes e marcado 13 golos. Releve-se o facto de nunca ter perdido um jogo pelo seu país.




Neste momento Túlio tenta alcançar o seu milésimo golo, tendo já alcançado o 983º. Joga atualmente no Sociedade Esportiva, com 42 anos, onde já marcou 8 golos em 10 jogos.

Além de jogador de futebol, Túlio enveredou por uma carreira na política, tal como outros conhecidos futebolistas brasileiros, ocupando no momento o cargo de Vereador de Goiânia.

Mais do que os golos, o que foi para mim o melhor momento de Túlio prende-se na seguinte frase:

"Urubu otário! Quem tem Túlio não precisa do Romário!"



Fiquem com o nosso tributo ao "cruel":

8 comentários:

Anónimo da Silva disse...

Já agora, porque é que um gajo quase com uma média de 1 golo por jogo pela selecção foi lá tão poucas vezes?

Vitto Vendetta disse...

Teve azar, Romário, Bebeto, Giovanni, Ronaldo... Nunca lhe deram grande espaço, penso eu de que.

Anónimo da Silva disse...

É, competição não faltava. E se calhar esqueceu-se de assinar algum contrato com a Nike :D

Vitto Vendetta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CANOS SERRADOS disse...

faz lembrar esta história do rei da motivação Joaquim Meirim e era assim:

Passava a vida dizer ao guarda-redes suplente que ele era o melhor guarda-redes da Europa.

Às tantas, o guarda-redes chega-se ao pé dele e diz:

Ó mister você está sempre a dizer que eu sou o melhor guarda-redes da Europa e tal mas nunca jogo quem joga é o outro…

Está bem. Responde o Meirim.

Mas é que o outro é o melhor guarda-redes do mundo.

Constantino disse...

Vittaro,

Não quero menosprezar as qualidades do Tulio, mas ele teve a vida muito facilitada. Afinal de contas, nos melhores anos dele, estava na mesma equipa do Jamir e do Donizete e era treinado pelo Autuori. Pode muito bem ter sido a equipa que inaugurou a tactica do pirilau e nisto de pirilaus... quem joga à mama aparece mais vezes no filme.

Abraço

Nuno Bento disse...

Grande Túlio. Um jogador que fazia parte do meu imaginário de jovem, quando via o programa dos fins-de-semana da TVI, com os resumos do futebol brasileiro, apresentado (salvo erro) pela lenda Telê Santana.

O Túlio jogava no Botafogo e era um verdadeiro "hellraiser". Alguém se lembra de um golo que ele marcou de calcanhar, que causou muita polémica? Fintou a defesa inteira, incluindo o guarda-redes, parou a bola na linha, virou-se e lá vai disto, de calcanhar. Mesmo para enxovalhar.

Sonhava com este gajo no Benfica, mas possivelmente não viria fazer mais que o Paulo Nunes e outros sul-americanos nos anos 90... Av. 24 de Julho "noite sim, noite sim".

Daniel disse...

@Nuno Bento:

É um dos primeiros golos do vídeo. Foi contra a Universidade Católica e tinha ficado com a ideia de que ele tinha sido suspenso, mas afinal parece que foi só uns comentários da FIFA pouco abonatórios ao carácter do moço...

Túlio no Benfica? Pior que o Marcelo não faria de certeza...