Campeonato Nacional

Naturalmente que, com a derrota do Porto em Barcelos, e todo o folclore que por estes dias vai rodear a fraca prestação do Porto neste jogo (e ela foi demasiado fraca para um campeão nacional), as atenções se vão desviar dos erros de arbitragem no jogo em Santa Maria da Feira.



No fundo o campeonato nacional resume-se a isto.

Umas equipas que são colocadas a correr por fora logo no início, outras que são afastadas num momento crucial, e outras que são auxiliadas naquele momento em que nem tudo lhes corre bem...

Poderão cair na tentação de lançar o argumento típico dos corruptos ao longo destes anos: "ah, e tal, mas somos a melhor equipa".

Talvez.

Mas além de isso ser um argumento de submissos ao sistema, o Sporting do Figo, do Balakov, etc, ou o Sporting do Peseiro também foram as melhores equipas, e não ganharam nada. Ser a melhor equipa nacional não assegura sucesso.

Como prova o Boavista campeão, o Porto anos a fio, e o Benfica deste ano e anterior campeão, os campeonatos (e algumas taças da liga) não se decidem no relvado, mas sim nos corredores da Federação, da Liga, ou ao telemóvel...

Enquanto isso, para continuar a vender papel e preencher programas de debate na tv, o mais importante é os desenhos do túnel do Sporting.

19 comentários:

Anónimo disse...

Valdemar se queres entrar por aí ao menos tem coragem de falar do Sporting dos 17 penaltis.

O campeão mais unânime e avassalador que me lembro foi o Porto do ano passado.
5-0 ao ex-campeão, 7-1 no total dos 2 jogos e nesses jogos erros de arbitragem só contra o Porto (mão do Salvio, penalti inventado para o benfica na 2a volta).
Depois fala-se muito de campeonatos comprados pelo Porto mas de jogos e lances decisivos ninguém consegue falar.
Já dos últimos campeonatos ganhos pelo 5LB é fácil começar a enunciar.

O Provedor disse...

enganas te na etiqueta boi (coisa que obviamente desconheces)
a correcta deveria ser
puta que me (te) pariu

Anónimo disse...

O campeonato do ano passado também teve um Benfica a ser roubado alarvemente em Guimarães logo a abrir e um Porto que fez o mês de Janeiro com vitórias tangenciais à custa de árbitros amigos... Acho uma piada imensa que me venham dizer que foi o unico campeonato "limpinho".

Anónimo disse...

e os jogos em que o porto é beneficiado? ou as vezes que o polga devia ser expulso e não é? e as expulsões do cardozo a torto e direito quando vemos os joão pereiras, os moutinhos desta vida que reclamam por tudo e por nada... ai não interessa, vão vitórias morais e o caraloho... o benfica vai à frente pq tem equipa e tem treinador... o treinador do porto é patético, o plantel do sporting é trágico...

Filipe Araújo disse...

É engraçada essa imagem que colocaste aí que "mostra" como o SLB foi beneficiado. Se olhares bem para ela, esquecendo todo o folclore da comunicação social, verás nitidamente que há pé em riste no jogador do Feirense. pé em riste, falta...

Já agora, e aqueles benefícios do SLB de dois penaltis por marcar... contra o feirense, (ambas por mão voluntária) e uma expulsão perdoada... a um gajo do feirense! Realmente, o Benfica a assim já tem o campeonato nas mãos!!!

Já agora, e o tal penalti de emerson que a tvi anda a anunciar, que foi junto à linha lateral!... Enfim...

Quanto ao jogo do porto, realmente, e de forma rara, o porto foi prejudicado (mas não na quantidade que andam para aí a alardear). Mas meus amigos, também houve um penalti perdoado ao porto. E já agora, uma equipa campeã nacional, chegar a uma altura em que perde por 3-0 e não ter remate nenhum contra o adversário... Sim, perderam por causa do árbitro!!!!

Erk disse...

Não tenho dúvidas que se o bandeirinha não assinalasse fora de jogo, assinalava pé em riste.

Era preciso era assinalar alguma coisa.

Filipe Araújo disse...

Pois, eu sei que não lhe interessa muito que marcassem falta, mas meu amigo, as faltas são para se marcarem! Desde que o Benfica perca, está tudo bem consigo!

Abutre disse...

Lá está, o Sporting ganha um jogo e lá volta o Valdemar com a lenga lenga das arbitragens! Para vires debitar merda dessa maneira mais valia teres ficado na toca, Valdemar.

David Duarte disse...

Valdemar, sobre o lance do "fora de jogo", a TVI mostrou bem o auxiliar, mas nunca com a bandeira levantada! A conclusão a que se chega de ter ser assinalado fora de jogo deve-se ao facto de somarmos esta imagem que metes aqui à imagem da TVI a mostrar o auxiliar.

Dedução que é muito provavelmente errada pois o que se vê de errado no lance é o jogo perigoso! E, por ser isso que vejo de mal na imagem, parto do pressuposto que foi isso que foi assinalado... a não ser que o Valdemar tenha tido acesso ao relatorio do arbitro e tenha visto que foi assinalado fora de jogo.

P.S.: contudo, mesmo o jogo perigoso deve ser nuanciado jà que o defesa do Benfica também levanta a perna.

P.S.2: que bom que é ver o Sporting ganhar. Isso tem como consequência o Valdemar ganhar forças para voltar a escrever.

Vitto Vendetta disse...

Lá num país cheio de coooooores....

JF disse...

Sem dúvida Valdemar, quem merecia ir à frente era o sporting... sem dúvida. lool

Erk disse...

Em primeiro lugar, queria saudar os comentários e as visitas dos comentadores filipe e david. É sempre positivo discutir bola com gente sem medo de assinar com nome, e com opinião educada, ainda que distinta da minha.

Em segundo lugar, garanto que nada me move contra o Benfica. Ou o Porto.

E que também não tenho vontade de medir intensidades de toque faltoso, cores de cartões, intencionalidades do jogador, ou fracções de segundo de deslocamento.

Normalmente quem o faz, só arrisca após ver a repetição do lance 5 vezes de diferentes ângulos.

Um árbitro no campo não tem a mesma possibilidade. Tem que decidir numa fracção de segundo.

Então o que resta?

O condicionamento puro e duro.

Mais do que a frutinha ou os chocolatinhos, um apitador, cobardolas e desprovidos de espinha dorsal (como são todos), se quer evoluir na profissão, sabe que tem que apitar a favor dos ventos que sopram. Dos que lhes dão menos chatices no caso de errarem.

O vento soprou durante décadas, do Porto. Agora, sopra do lado de Benfica...

Em caso de dúvida, os apitadores apitam mais faltas contra o Sporting, do que contra o Benfica.

Penso que isto é claro.

A imagem que coloquei, é uma ilustração icónica. Estou-me cagando para os que vão ler (ou inventam na hora) regras a favor do clube que é do seu agrado. Se é pé em riste, concerteza que se encontram mil outras onde estão jogadores do Benfica de pé em riste sem lhes ser assinalada falta nenhuma.

Não é disso que se trata.

Em caso de dúvida, o João Pereira é arruaceiro. O Javi Garcia, não.

Em caso de dúvida, o van Wolfswinkel está em fora de jogo (como estiveram Liédson ou Postiga, anos a fio), e na foto o avançado do Feirense, também. Ou então é pé em riste.

Erk disse...

"Ah e tal, mas o Benfica mereceu ganhar contra o Feirense" - Verdade. O Benfica é a melhor equipa neste momento. Mereceu os 3 pontos contra o Feirense. Merece inteiramente seguir em primeiro na liga. O que não impede que o Feirense não tenha sido roubado a favor do adversário. O escândalo nos jornais se o roubo tem sido ao contrário...? Jesus também tinha perdiodo a paciência, mas de outra forma. Ele bem sabe do que fala, porque já jogou contra o sistema e na altura "nem na playstation".

"Ah e tal, mas o Sporting não joga um caralho" - Verdade. Já esteve a jogar bem. Mas com as sucessivas lesões e principalmente, o roubo dos primeiros jogos, a coisa nunca esteve realmente em discussão...

"Ah e tal, mas o Vitor Pereira não vale um corno como treinador" - Verdade, também. Mas o Villas Boas também não vale, nem valia no Porto. Recordo-me bem da contestação e dúvidas dos adeptos quando pegou na equipa. O nervosismo do ruivo no banco e nas conferências de imprensa. Tudo passou com uns colinhos arbitrais que levaram a equipa a fixar-se no primeiro lugar do campeonato.

Tranquilidade? É ter o campo inclinado a favor.

O resto é história que fica registada para além destes pormenores, decisivos.

Daniel disse...

ou então, Valdemar, o problema do sporting não passa por aí mas sim pela inabilidade das sucessivas direcções dos últimos anos em ter mão nas equipas que formam sem dar cavaco aos treinadores que contratam.

o problema é que normalmente os treinadores dão aval às contratações, no caso do sporting isso não é assim.

se bem que neste caso acho que seria indiferente, o domingos não tem qualidade pra tal... suspirem pelo carvalhal, ou até mesmo pelo paulo sérgio!

o peseiro com esta equipa lutava pelo título...

LDP disse...

Valdemar, se é para continuares a esconder selectivamente os factos que menos interessam e que possam fazer-te perder a razao que te move, entao bem podes desistir de ver futebol.

POC disse...

Na Feira, por muito que queiram transformar no contrário (como é hábito quando o Maior joga), o único com razões de queixa é o Benfica. Penalti por assinalar. De resto, só é levado por comentadores da TVI quem quer. O apitador apitou jogo perigoso. Alguém vai dizer que não foi?

Em Barcelos, os corruptos foram prejudicados. Preferia que não fossem, para não haver cá confusões. Mas olha...azarucho. Agora sabem como os outros se sentem. Só precisam de mais 30 anos assim para ficarmos quites. Ou não.

No ano dos túneis, é muito engraçado... Valdemar, és maior que isso. No túnel de Braga só houve um prejudicado, Benfica. Golo mal anulado e Cardozo expulso por ter levado um banano. As imagens, se é que eram precisas, provaram tudo.

Quanto ao túnel na Luz, os corruptos é que quiseram partir tudo. Resultado: Givanildo de fora durante um tempo (e bem, mas alguém admite que um jogador bata em pessoas dentro do túnel? Mas vale tudo ou quê?!), tempo esse em que os corruptos não perderam pontos e fizeram melhor do que com ele em campo.

E então, mais alguma coisinha?

Na Luz, grito penalti para o meu lado e grito para se marcar quando é para o outro lado. Eu sou assim. E sou fanático. Mas antes de ser fanático, sou justo. Ou tento.

Resumo da jornada:
- Sporting de Braga joga hoje;
- Sporting de Lisboa ganhou sem jogar bem, aceita-se apesar da réplica do Beira-Mar com 2 nos postes;
- corruptos prejudicados;
- Benfica prejudicado num penalti.


http://simaoescuta.blogspot.com

bjorn disse...

Mais um numa longa linha de posts a tresandam a superioridade moral de pacotilha. Eu percebo que ver erros a favor dos outros é complicado, e mexe com o sistema de um verdadeiro adepto, mas algum rigor intelectual também se aprecia.
O slb foi claramente beneficiado com o golo anulado. ficaria 1-0, como ficou 2 minutos depois quando marcaram. alguém que explique ao treinador do feirense que n dava 2 -0 coisíssima nenhuma. Alguém que explique ao pessoal com palas que, em rigor, marcar um golo dois minutos mais cedo ou mais tarde n garante grandes mudanças no desfecho final, por si só. A menos que os sportinguistas, além de virtuosos paladinos da moral desportiva da nação- como prova o seu comportamento sempre irrepreensível em contexto desportivo ou o facto de nunca verem o seu clube ser beneficiado e a surfar na esteira do chefe - também sejam o zandinga e saibam bem no fundo de si, naquele lugar impoluto que é o coração verde, que a bola ia ao meio, o feirense recuperava e a dado momento as duas dimensões voltariam a unir-se, e estava feito o 2-0. mas com tanta clarividência também podiam ver que aquela mão na bola seria mesmo penalty, ou que a expulsão pedida era merecida. Mas sponho que essas sejam minudências pouco importantes para quem tem teses conspiratórias que envolvem 2 galos - grande bicho!- a partilhar um poleiro, dois clubes que controlam tudo para que um deles possa ganhar 4 vezes mais que o outro.

Anónimo disse...

ya o AVB ganhou tudo e espetou 5 secos nas galinhas à custa dos árbitros...

lj disse...

Boa foto do pe em riste.