Mais uma vez, a formação.

Bem, depois daquilo que se passou ontem, fui dar uma volta pelos blogs benfiquistas para ver o que o pessoal pensa. Já se sabe como as coisas são. Quando estamos mal critica-se tudo e todos e, por vezes, mesmo o pouco que está a ser bem feito passa por porcaria. Falo da "aposta" na formação feita pelo RV.

Quem aponta como uma das causas do mau início de época a aposta na formação, quem fala disto como a "sportinguização" do Benfica, pode ler muitas capas de jornais, mas com toda a certeza não vê os jogos do Benfica. É que o que tem acontecido não é termos um onze inicial com seis e sete miúdos acabados de sair dos juniores ou da "B", como acontecia com o Sporting.

Ontem foram dois titulares, por exemplo. DOIS no meio de uma equipa experiente. É assim que a aposta na formação se faz. Não é meter os putos dentro de campo e fazer tudo depender deles. Este não é o caso do Benfica. O que o Benfica joga, bem ou mal, não depende dos putos até porque, com eles ou sem eles, o Benfica joga o mesmo : muito mal. O problema é outro.



Mas, analizando os casos. Alguém tem algo a apontar ao Semedo? Falta-lhe a experiência, certo, mas os erros que cometeu foram precisamente os mesmos que aconteciam com o Maxi. Devido à sua tendência ofensiva, deixar as costas para os avançados. Mas aqui, o problema não é do jogador, que tem as caracteristicas que tem : é do sistema de jogo que não consegue compensar essas falhas. Quantas vezes vimos o Javi Garcia compensar a merda que o Maxi fazia? Ou ainda o Luisão chegar rapidamente ao lance? Indo ao que interessa. Deve ser titular quando voltar? Parece-me claro que sim. Trata-se do nosso melhor lateral e, ainda por cima, com grande margem de progressão.

O Renato. Deve deixar de ser titular? Claramente, não. desde que entrou no onze, a transição ofensiva do Benfica deixou de ser balões do Luisão ou Jardel para os nossos atacantes. Com o Renato temos alguém que faz essa transição com a bola nos pés, que conduz o jogo. Ora, neste Benfica de RV, o Renato é o único que cumpre essa missão e tem-na cumprido bem. Jogou mal ontem? Quem não jogou mal? Mas, sobretudo, precisava o Benfica de um jogador para fazer essa transição do nosso meio-campo para o meio-campo adversário quando a equipa contrária estava toda concentrada nos seus últimos 20 metros? 

E, finalmente, o caso mais complicado. Guedes. Antes de mais, o pessoal não pode esquecer o facto do Guedes não ser o titular desta equipa. O titular é o Sálvio. Ponto! Neste caso, o Guedes era o jogador para ir entrando para as últimas meias-horas dos jogos, para ir evoluindo ao longo da época. Devido à lesão, caiu-lhe em cima dos ombros a responsabilidade de assumir a titularidade, e caiu-lhe porque, de facto, é o nosso melhor ala depois do Sálvio.

Desceu muito em produção nos últimos jogos. Na verdade, desceu em produção desde que o Semedo lesionou-se. E penso estar aqui a causa. O Guedes apoia muito no trabalho defensivo (e por isso é algo mais do que um brinca na areia, compreende o jogo), mas precisa de ser apoiado no ataque. Precisa de desdobramentos, precisa de alguém que o ajude a criar espaços e esse alguém não é nem o Silvio nem o Almeida. Ficamos com o quê? Com um Guedes com a bola nos pés a ter que enfrentar dois e três defesas pois não lhe são dadas outras opções...

Dizem alguns para se apostar no Carcela, que o Guedes tem perdido muitas bolas. Ora, não vou falar da nulidade que o Carcela é tacticamente. Digo apenas que o pessoal queixar-se dizendo que o Guedes perde muitas bolas e depois pedir o Carcela é a mesma coisa que dizer que não se gosta de porco, mas pedir uma feijoada para o almoço. Um exemplo ontem mostra o "jogador" que o Carcela é. Carcela recebe a bola de costas para a baliza à entrada da área e tem três defesas a fazer-lhe pressão. Tem igualmente o Almeida sozinho na direita para cruzar e o Pizzi à sua frente no apoio. Que fez o Carcela? Toque de calcanhar para fintar os três defesas. Resultado? Bola perdida.

Isto é o Carcela. Posso estar a ser injusto, mas não vejo nele um jogador de futebol. Vejo um gajo que a cada vez que tem a bola nos pés pensa que é para ele brilhar, um gajo que, antes de fazer o passe que se pede, perde imenso tempo a pensar nas mil hipóteses que tem para brilhar sozinho. Prefiro mil vezes o Guedes jogador de futebol em má forma a um Carcela brinca na areia. Mas o que eu preferia mesmo, era um banco de qualidade que não nos levasse a ter que escolher entre um e outro. E aqui, o problema já não é do RV : é de quem lhe prometeu as mesmas condições que outros tiveram.

Resumindo, tenham calma com a questão da formação. O que tem sido feito por RV justifica-se plenamente. E, nesse aspecto, RV até é lucido... Victor Andrade foi depressa recambiado para a "B", por exemplo. O problema do Benfica de RV é bem mais grave : é pura e simplesmente a ausência completa de ideia de jogo. E uma equipa sem ideia de jogo, seja ela composta por Carcelas, Guedes ou mesmo Ronaldos, é uma equipa que não produz aquilo que pode efectivamente produzir.

Meus caros, estamos a 7 do Sporting e a 5 do Porto. 5 pontos perdidos pelo Benfica foi contra Arouca e União, equipas contra as quais até o Benfica de Pembridge e José Soares, o Sporting de Maniche e Pongolle, o Porto de Paulo Fonseca tinham obrigação de ganhar. E é isto que é bastante grave : não estarmos na luta pelo titulo não porque perdemos com os nossos rivais directos, mas porque perdemos contra equipas incomparavelmente mais fracas

12 comentários:

Erk disse...

Excelente texto.

Já fazia falta.

Um forte abraço.

ultraslb disse...

Essa é que é a verdade!! o mais grave disto tudo não foi perder contra o Sporting de Lisboa e o clube da fruta o mais grave disto tudo foi perder em Arouca e o resultado de ontem!!! Alguém me explique como é que uma equipa que tem obrigatoriamente que ganhar joga como nós jogamos ontem??? há coisas que são totalmente inexplicáveis... também gostava de saber como é que a nossa equipa técnica aceita antecipar um jogo que estava marcado para dia 23 de Dezembro para o dia de ontem, sabendo que o união se ia fechar a sete chaves e que ontem, não poderíamos contar, por exemplo, com Gaitan. Quando este é o nosso único jogador que tem capacidade para abrir uma defesa? e sim o mesmo quase de certeza que já estava apto para jogar no dia 23!!!

LDP disse...

O texto é lúcido e aponta muitas verdades mas o campeonato português tem características ímpares na Europa. Por exemplo, é perfeitamente normal perder pontos "aqui e acolá", o que já não é normal em Portugal é que outras equipas que poderiam perder pontos contra equipas pequenas sejam terminantemente ajudadas por tóneis, jorges sousas, marcanos, teos, etc...
Bastaria retirar esses pontos mágicos que essas equipas amealharam á pala de situações irregulares e a classificação não apresentaria as diferenças pontuais actuais. E o facto de não termos nenhum árbitro no próximo campeonato da Europa é sintomático. Os árbitros são uma merda, não porque são incapazes, mas porque apitam de maneira a viciar uma inteira competição. Em nenhum país isto acontece.

Erk disse...

Os árbitros, os mesmos do ano passado. Os do colinho.

Que eram bons.

E este ano passaram a ser maus por não irem ao Euro.

Não há vergonha nenhuma.

Eheheh.

Nau disse...

Antes de mais: não há maneira de correr com este Valdemar Iglésias daqui? Vá ladrar lá para o canil (Alvalixo ou Antro da Corrupção, tanto faz)!

Os jogadores do Benfica jogam a três velocidades: devagar, devagarinho e parados (tática excelente para quem gosta da calacice). Jogo aos solavancos, exagero de passes para o lado e para trás, muitos passes errados, pontapés livres mal cobrados, a quase ausência de remates de fora da área, poucas desmarcações, deficiente pressão no adversário, afunilamento do jogo, ausência de garra à Benfica... Eu não sou treinador, mas parece-me que tudo isto se afina com treino, com trabalho duro, com uma cultura de exigência no grupo de trabalho. Isto não é maneira de jogar para o Benfica. O Benfica é o Benfica, Rui Vitória! O Benfica tem jogadores para fazer muito melhor. Ó homem, você até escreveu um livro sobre futebol...
Só mais um reparo, Rui: um líder tem de se impor e tem de exigir. Um verdadeiro líder não tem necessidade de ser grosseiro, como alguns que conhecemos, mas rijo, lá isso, tem de ser.

Unknown disse...

David Duarte,

A questão da "Sportinguização", não é tanto do clube, mas sim do adepto, que olha e diz, bem, ao menos apostamos na Formação, como se isso fosse um mal menor. Isso, eu critico, como em tempos fiz num post. A "Sportinguização do adepto", não do clube. Não confundas as coisas.

LDP disse...

Colinho? Então pagam 5 milhões de dólares angolanos a um gajo que só tem títulos no CV á pala de colinho?

"E este ano passaram a ser maus por não irem ao Euro." ler até sabes, interpretar textos é que é mais complicado.

Mas nem devia responder-te, pois pensei que tinhas deixado a net porque "os lampiões, seus bois, ursos e ladrões, têm o campeonato merdoso e viciado que merecem"...

Já deste a boa noite á filhota? Ou foste deixá-la nos avós? Pobre criatura, educada por um tísico mental. Lamento imenso por ela, sabes.

Erk disse...

Sim? Olha eu estimo que te fodas.

Parabéns pela vitória na pedreira esta noite.

Foi à Benfica. Roubada.

Quem disse...

...foi bonito ver o cérebro levar um banho de bola do Fonseca em certos momentos do jogo.
E foi repetitiva a proteção dada ao jefferson (o novo Maxi), e sobretudo ao slimani (agride tudo o que vê à frente, e atira-se à piscina sempre que pode).
O sporting foi o primeiro a fazer o 4-3 com um gajo que já devia ter ido para a rua.
O Braga foi melhor.
Mas lá está, o mentecapto que critica quem fala de arbitragens, é o primeiro a falar quando perde. E usa o Benfica para medir tudo, tal é a obsessão do filho da puta.
PS: e os supostos capitais angolanos na Sad do Benfica?! Nem pio? Filho da Puta mentiroso.

Rui Dias disse...

Não me digas que os árbitros são maus por não irem ao euro?!

Costuma dizer se que pela boca morre o peixe mas neste caso é mais "encher a cara de merda"!

Tivesses tento na língua! Assim quem foi estimadamente fodido foste tu!

Caguei de alto para o jogo entre os dois terceiros grandes de Portugal mas não posso deixar de dizer que para ter sido perfeito era terem perdido os dois sendo ambos roubados! Não mereciam outra coisa! Gentinha sem escrúpulos!

Pergunta lá ao jj o que é que afinal mudou do ano passado! Ele dizia que era irem primeiro! Será que era? Lol

Erk disse...

Ó Rui Dias, olha que o terceiro e quarto é o benefit de carnide e o braguilha, os lampiões do norte...

Rui Dias disse...

Se esses são os terceiros porque é que na lista do sorteio da champios não estava lá o Campo Grande?

Eu sei que a ausencia de vitória tem sido tal que ganhar uns joguitos é um orgasmo para os lados de Telheiras...mas tenho que te informar que o campoenato só acaba na ultima jornada! O ano passado tambem partiste na pole position e depois o campeão foi o Maior de Portugal!

Sei que és tri-campeao este ano (ganhaste 3 vezes o teu campeonato!) dai essa euforia toda! Mas já deves ter idade para saber que no sporting é sempre assim...e no final ganha sempre outro qualquer!