Mito I - a Europa


O futebol português é mítico. E é mítico, não porque seja espantoso, como acontece na Liga Inglesa ou porque tem duas equipas planetárias como o Espanhol. É apenas porque tem muitos mitos.
E, este ano, um dos mitos mais vendidos pela comunicação azul passa pela enorme campanha europeia da equipa do FLOP.  E, para não acusarem esta casa de imparcialidade - característica que, amavelmente, gostamos de praticar de forma militante - vamos apenas referir alguns números.
O SPORT LISBOA E BENFICA termina esta época no 6º lugar atrás dos três tubarões castelhanos, do Bayern e do Chelsea. Entre o BENFICA e o porto está o Schalke.
Na primeira fase o porto jogou com equipas que tinham uma média de 59,3, quando o porto tem uma média dos últimos anos de 111,3. O Shakhtar tem 85,9 pontos, mas as outras duas têm 56 e 35 pontos.
O SPORT LISBOA E BENFICA jogou contra três equipas com uma média de 59, 65, com o Zenit  a valer mais de 90 pontos e o Bayer quase com noventa pontos. Os 31,5 do Mónaco não levam em consideração o forte investimento feito nos últimos anos, em que até estiveram fora da UEFA.
Parece evidente que a fase inicial foi completamente diferente, até porque nenhuma das equipas do porto era verdadeiramente de Champions, enquanto as 3 do BENFICA eram de outro calibre.
Importa, no entanto, notar, que nada disto desculpa os erros do BENFICA e a forma como saímos da Europa. Nada e Jesus tem que saber isso.
Mas, os números mostram que o grupo do Porto era uma anedota.
A seguir apanham o Basileia com 84, 8 de ranking, ainda assim abaixo do Zenit ou do Bayer. E, depois, vem o Bayern.
Comentários?


2 comentários:

nonameslb disse...

Que se foda o floporto e o seu treinador flopetegui.

R.B. NorTør disse...

O comentário é simples: tal como o Benfica, enquanto jogaram com clubes da Liga Europa brilharam, quando apanharam clubes de Champions...