Parabéns, Sport Lisboa


NewcastleUnited – Em 1882 nasce o Newcastle East End F.C. Também em 1882 nasce o Newcastle West End F.C. e tornam-se rivais. Em 1892, o Newcastle West encontra problemas financeiros e é dissolvido. Vários jogadores e dirigentes do West juntaram-se ao Newcastle East e foi tomada a decisão de juntar os dois clubes, criando um novo: Newcastle United. 
Data oficial da fundação do Newcastle United: 1892

 Walsall F.C. – Em 1877 nasceu o Walsall Town Swifts e em 1879 nasceu o Walsall Swifts F.C. Em 1888 juntaram-se e criaram um novo clube: o actual Walsall F.C. Data oficial da fundação do Walsall F.C.? 1888

U.C. Sampdoria – O Ginnastica Sampierdarenese nasceu em 1891 e o Society Andrea Doria em 1895. Após algumas vicissitudes, ambos os clubes juntaram-se para criar a actual Sampdoria, em 1946, data oficial da sua fundação.

Fiorentina – Em 1903, nasceu o Club Sportivo Firenze e em 1910 o Palestra Ginnastica Libertas. Em 1926, decidiram juntar-se e criar um novo clube, a actual Fiorentina. Data oficial da fundação? 1926.

Benfica – Em 1904, nasce o Sport Lisboa e em 1906, o Grupo Sporting... Sport Benfica. Ambos os clubes juntaram-se em 1908 para formar o actual Sport Lisboa e Benfica. Data oficial da fundação do Sport Lisboa e Benfica: 1904

Parabéns, Benfica, pelos 109 anos *coff coff * de existência.




Nos 10 minutos que perdi no Google/Wikipédia a pesquisar os exemplos de cima, dei-me conta da notícia sobre a Benfica TV passar a transmitir os jogos da Premier League nas próximas três épocas. Não sou hipócrita nem estúpido: é um rude golpe na Olivedesportos, porém, não creio que seja ainda fatal (a menos que Mourinho e Ronaldo bazem os dois para Inglaterra no final desta época) e é uma longa e suave afagadela no orgulho dos benfiquistas.

No entanto, cheira-me que ver a Premier League através da Benfica TV será como ver alguém ser operado por um talhante em vez de um cirurgião.

Os japoneses gostam muito de comer um peixe chamado Fugu, extremamente delicioso mas altamente tóxico – e mesmo mortal - se for mal cortado e cozinhado. Um chefe que queira cozinhar Fugu tem de tirar uma licença especial, que demora entre dois a três anos a tirar, e apenas 35% dos pretendentes conseguem-na com sucesso. 

Como disse, o Fugu, dizem os japoneses, é delicioso. Mas se for mal cozinhado… só o provas uma vez.

27 comentários:

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

É o reFUGU com que foi fundado o clube do menino que tinha um quintal maior para jogar? ;-)O eternamente chamado'Come sopa com o garfo '? O reFUGU está identificado, e bem. Mas retirando o ' re ', sempre podemos colocar o Stromp a comer FUGU com a colher.

LDP disse...

Não és hipócrita nem estúpido mas se soubesses ler evitavas figuras de urso.

só fui pesquisar um dos clubes que mencionas e em 2 minutos fiquei a saber que a Fiorentina criada em 1926 foi um desejo de um membro importante do Partido Nacional Fascista que queria "um clube forte para fazer frente aos do norte de Itália" e obrigou a que os dois outros clubes da cidade se fundissem num só.

(tal como a Romaa um ano depois)

Depois também não leste que a Fiorentina acabou por volta do ano 2000 por bancarrota (um termo que como sportinguista deves conhecer bem), tendo sido criada a Florentina.

Depois, em 2002 foi fundada a Fiorentina que conheces. Não em 1926.

Serve para alguma coisa este comentário? Não. Porque tu queres lá saber da Fiorentina, agora do Benfica até a cor das ceroulas do Cosme Damião deves saber.

abidos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

Realmente, a elevada qualidade dos comentários vomitados pelos faladores da SporcoTv é algo que deixa qualquer sportinguista petrificado.

"Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, de onde se destacava a figura de Cosme Damião, cria, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa com uma única secção, a de futebol"

" Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonam o Benfica para o mais abastado Sporting, o que deu início a uma rivalidade que perdura até os dias de hoje e contribuiu para que em 1908, se desse a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, clube que tinha como prática o ciclismo, levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e ao nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica."

Acho perfeitamente legítimo considerar a data de fundação do SL Benfica 1904. A atitude do Sporting é reveladora :)

abidos disse...

O trauma é mesmo grande... ser Lagarto deve ser mesmo triste.

O Sport Lisboa e Benfica, festeja o seu aniversário no dia 28 de Fevereiro, porque assim foi... A Fusão de Setembro de 1908, não foi uma Fusão entre dois Clubes, com duas massas de adeptos distintas, foi a Fusão entre um Clube - o Sport Lisboa -, e uma associação moribunda, sem adeptos, que nunca teve equipa de futebol... tudo, com o objectivo de dotar o Sport Lisboa e um campo próprio (arrendado). Manteve-se o lema, o emblema, as cores, a equipa, os adeptos, nada mudou, não houve refundação.

Eu sei que estes conceitos, são estranhos para as mentes Lagartas... no Benfica, nunca alterámos a data da nossa fundação em Assembleia Geral, o Benfica, nunca rescreveu a sua história com base em comparações idiotas e invejosas com os outros, como o Sporting Clube de Portugal fez:
O SCP foi fundado a 8 de Maio de 1906 - na casa das 'tias'!!! -, mas só decidiu o seu nome de baptismo, a 1 de Julho do mesmo ano. Durante os primeiros anos, o aniversário foi sempre celebrado a 8 de Maio, mas numa Assembleia Geral do Clube - entre 1919 e 1921 -, foi decidido alterar a celebração do aniversário para 1 de Julho!!! Alegando que todos os Clubes devem celebrar o seu aniversário, no dia do seu baptismo!!! Tudo isto, feito, com um intuito claro: o Benfica 'perdia' 4 anos, e eles 2 meses, e assim os Lagartos, que nas primeiras épocas dos Campeonatos Regionais, já eram copiosamente batidos, podiam reclamar que a sua fundação era mais precoce!!!
Como podem ver o trauma, já vem de longe!!!

Aconselho a Lagartada, a preocupar-se com o seu clube - também ele moribundo... -, porque a história do Benfica, será sempre escrita pelos Benfiquistas... e não pelos anti's, que nem sequer conhecem a história do seu - suposto - Clube!!!

LDP disse...

O New York Times foi fundado em 1851. Antes chamava-se New-York Daily Times e só em 1857 mudou para o nome actual, mas a data de fundação manteve-se, historicamente, a mesma.

A Ferrari foi fundada em 1929. Primeiro chamava-se Scuderia Ferrari depois passou a chamar-se Ferrari SPA. Em 1969 a Fiat assimilou a Ferrari, através da sua compra. Ninguém diz que Shumacher ou Prost foram campeões de Fórmula 1 pela Fiat. Porque a Ferrari continua a existir e foi fundada em 1929.

A Apple foi fundada em 1976. Chamava-se Apple Computers Inc. e trinta anos depois, em 2007, passou a chamar-se somente Apple. A data de fundação continua a ser 1976.

A independência de Portugal como país (o mais antigo Estado-nação da Europa) data de 1143 com a assinatura do tratado de Zamora. No entanto, lutava e conquistava ainda territórios importantes aos mouros, como Lisboa, Santarém ou Évora. Só em 1249 Portugal estabilizou as fronteiras (terrestres com Espanha; e marítimas) e, só aí, o País ficou delineado geografica e politicamente mas a data de fundação essa, manteve-se como 1143.

Chega ou queres mais, captomentiroso?

Benfiquista Tripeiro disse...

O Real Madrid Club de Fútbol é um clube espanhol de futebol, com sede em Madrid, Espanha, fundado no dia 6 de março de 1902 como Madrid Foot-Ball Club, tradicionalmente usando seu uniforme branco desde então. O titulo REAL foi dado pelo Rei Afonso XIII em 1920 juntamente com a coroa real no emblema.

Ano de fundação: 1902.



O Milan começou como um clube de críquete, quando três britânicos, Kilpin, Allison e Davies, propuseram a idéia a dois homens de negócios, Alfred Edwards e Herbert Kilpin. Os dois criaram o clube em 16 de dezembro de 1899. Edwards tornou-se o primeiro presidente do Milan Cricket and Football Club. Edwards e Kiplin eram da cidade de Nottingham, Grã-Bretanha, usaram o nome da cidade de Milão (Milan, em inglês) e não o traduziram para o italiano, Milano, em respeito às suas origens. A partida inaugural foi disputada em março de 1900, contra outro time de Milão, chamado Mediolanum.
Poucos anos depois, em 1929, foi criado o Campeonato Italiano , e foi chamada Girone Unico. Em 1938 o clube oficializou definitivamente seu nome como Associazione Calcio Milan.

Ano de fundação: 1899.


Queres mais?

Tiago disse...

FDP, tu és tão burro.

O Capto falou de fusões de instituições. Fusão essa que deu origem a uma nova instituição.
Tu falas de alterações de nomes de instituições.

Quando mudaste o nome de Paneleiro do Caralho para FDP também renasceste?

Henrique disse...

Os exemplos dados como fusões de "instituições" são entre dois clubes de futebol, o que não aconteceu no caso do Benfica. Mas carreguem lagartos, se ganharem esta discussão de certeza que o Rui Oliveira e Costa conta mais um título.

Benfiquista Tripeiro disse...

Caro Tiago, se isso é para mim, peço-te que adiciones mais insultos, pois assim revelas ainda mais o triste ser que és.

A absorção de um clube por parte de outro, não implica uma nova fundação. O ano de fundação manteve-se o do clube mais antigo desde esse tempo, ao contrário dum clube que eu cá sei que alterou a sua data já em finais do século vinte. A contribuição que o Grupo Sport Benfica deu foi o Campo da Feiteira, ainda que alugado, pois nessa altura o Sport Lisboa saltava de campo em campo. Podia alongar mais a conversa, mas não vale a pena. São pérolas a porcos.

Benfiquista Tripeiro disse...

Mas gosto de ver os lagartos deste blog a colecionarem posts e posts sobre o Glorioso. É um verdadeiro reconhecimento de grandeza ao nosso clube! Escrevem mais sobre o Benfica do que o Vito!

Luís disse...

28 de Fevereiro de 1909
Nos jornais é noticiado o 5º aniversário do Sport Lisboa e Benfica.

Ainda há dúvidas?

Unknown disse...

Caro Capto,
Vai descascar bananas com o cú.
Para um roto de merda como tu, de certeza que não vais provar só uma vez.

Unknown disse...

Captomente,

compreendo onde queres chegar. É natural que como Sportinguista, queiras encontrar problemas no Benfica, onde no fundo não os há.

Como disseram anteriormente aqui nos comentários, dás exemplos de fusão entre 2 clubes de futebol, coisa que não ocorreu no Benfica.

Depois, como diz o Benfiquista tripeiro, podemos unir e fundir novo, ou apenas incorporar um no outro mantendo as datas. A mudança do nome, já é algo que não tem nada a ver. O que não falta por aí, são upgrades, quer aos logotipos quer aos nomes, e eu acho que disso sabes tu muito bem. :P

Grande abraço

Tiago disse...

Benfiquista Tripeiro, não era para ti, era para o gajo que assina como FDP.
Se fosse para ti, podia dizer a mesma coisa mas chamava-te Benfiquista Tripeiro.

L. disse...

ridículo. a data ser a primeira ou a segunda não é regra: é determinado pelas pessoas intervenientes na época. e em 1908, foi determinado pelos dirigentes do benfica que aquilo era o prosseguir do projecto de 1904. na epoca todos concordaram que era o clube de 1904 a conitnuar, nao um clube novo. sempre reclamamos 1904, nao foi uma cena de quenos lembrassemos a meia duzia de anos, como o porto que esse sim, nao tinha nada a ver com o clube de 1893, foi fundado em 1906 por outras pessoas.

Bujix disse...

hipócrita podes n ser, mas estúpido, se fosse avaliar só por este post, seria obrigado a discordar..

Unknown disse...

O menino tem um tramua muito grande. Mas para grandes males, grandes curas. Tens um pratinho de FUGU feito por mim à tua espera em Alvalixo.

Escrivão disse...

Estes palermas gastam o seu tempo a escrever sobre a sua obsessão.

Entretanto o médico do Sporting veio hoje abrir a boca sobre o Ismailov. Disse aquilo que toda a gente sabia e que, basicamente, se resume a isto: o Sporting foi comido pela enésima vez pelos dirigentes do Porto.

Chiu!

Anónimo disse...

oh panu das fotos à frente do espelho, tu só tens de te preocupar com o benficatv quando ganharmos os direitos de transmissão da 2ª liga. até lá aproveita o teu lugar na segunda metade da tabela e, com nenhum respeito porque tu és um atrasado mental cornudo, vai-te foder.

Cumprimentos,
O SPORT LISBOA E BENFICA

Unknown disse...

Pergunta para o Visconde do Lumiar que escreveu este texto: Quando a senhora sua mãe casou com o senhor seu pai, também ela mudou de nome. Será que a sua data de nascimento passou a ser a mesma da data de casamento, retirando-lhe assim alguns anos de vida?

Tiago disse...

Não Jimmi, mas quando a tua mãe e o teu pai se fundiram e deram origem a ti, não herdaste a data de nascimento do mais velho deles os 2 pois não?

Unknown disse...

Errado Tiago, os meus pais não se fundiram, pela simples razão de que ainda existem os 2. Cumprimentos.

Tiago disse...

Jimmi, os 2 clubes que se fundiram para dar origem ao Benfica ainda existem?

Unknown disse...

Existe 1,o Sport Lisboa...e Benfica, tal e qual como a minha mãe que tem mais um nome do que tinha quando nasceu. Estas questões são definidas na presença de testemunhas e assinados em contratos ou escrituras públicas que são practicamente a mesma coisa. Se na altura ficou definida data de 28/02/1904, é porque todos estavam de acordo. Nem sequer merece esta discussão toda.

Tiago disse...

Então mas e o outro clube? Desapareceu? Nunca sequer existiu? Foi apagado dos livros de história para dar razão a esta farsa?

Unknown disse...

O outro clube, o Grupo Sport Benfica, já practicamente não existia, tendo só as instalações que o Sport Lisboa necessitava. E volto a repetir, com escritura pública, não pode haver farsa, como tu dizes. Está escrito, é público e legal. Não inventes histórias onde elas não existem. Farsas são em latitudes mais a norte.