DE OPTIMO GENERE ORATORVM

Este post é direccionado aos sportinguistas. Portanto se és lampião, vai esgalhar a ver o canal memória, ou as tabelas da UEFA, onde o Sporting não consta nesta época.

Se continuas a ler, ou és sportinguista, ou és parvo e não percebeste. Vou seguir escrevendo para os primeiros.

Aviso já que vai ser longo.

Os sportinguistas, na verdade, que se dividem em dois grupos:

- Os que acham bem que Bruno de Carvalho coloque os agentes do Futebol Clube do Porto, e principalmente o seu presidente, mas não só, como objecto do discurso bélico,

- E os que acham que Bruno de Carvalho está a falar demais.

Bruno de Carvalho, recordemos, que ficou de mão estendida num jogo de futsal perante os dirigentes do FCP. Terá sido aí que tudo começou, num curto bate-boca.

Achou depois, pertinente, aguardar o pedido de desculpas da parte dos faltosos, em vão.

Partiu então, para um discurso bélico, sempre em defesa dos interesses do clube e da dignidade que este tem e merece. Assim foi quando a maçã podre foi transferida numa chico-espertice para o Mónaco. E também assim foi na resposta ao recém-eleito presidente da câmara do Porto. Perfeito!

Por vezes o seu discurso adopta mesmo um tom mais encrespado, mais ríspido, que visa abanar a jaula desses pulhas batoteiros.

Ainda assim, de forma bem mais suave do que assistimos do outro lado da segunda circular, essa guerra sempre aplaudida pelos seus adeptos, esse galardão "nós somos os que mais lutamos contra o corrupto do norte porque dizemos umas merdas, embora isso de pouco valha, porque somos constantemente humilhados, por vezes em plena Luz" que, creio, figura mesmo nas prateleiras lá do tal museu que eles agora inauguraram com o bebedolas do pantera escura.

É um facto que o discurso truculento e troglodita (em suma, taxista) de um Malheiro, nunca será da fineza do de um Rogério Alves, mas o importante é a semântica, mais que a sintaxe.

E nesse aspecto, o presidente do Sporting, reúne ambas vertentes num discurso, que, ninguém pode negar, tem sempre em vista os superiores interesses do clube, mais que quaisquer outros, mesmo até pessoais.

Não podemos esperar reforço ou auxílio do outro lado da segunda circular, porque o tal troféu de paladinos da verdade desportiva a que aludi, só vale se o orelhas o apresentar como sua conquista exclusiva aos olhos dos próprios adeptos. Uma espécie de engodo, que lhe garante mais alguns votos, à mingua de títulos... Como as da "espinha dorsal da selecção", "3 campeonatos em 4 anos", "estar na final da Liga dos Campeões no estádio da Luz" e outras patranhas com que vai enganando os tolos.

Também não podemos esperar cobertura dessa imprensa desportiva que é veículo de propaganda do Benfica, apresentando qualquer Cavaleiro nas capas semanas a fio, ou Bernardo não sei das quantas como o "Messizinho";

mas que hipócrita e simultâneamente apresenta o corruptor-mor como exemplo acabado de líder desportivo de sucesso e modelo a seguir. E que quando o presidente leonino se lhe opõe, com essas mesmas armas e argumentos (do arsenal legítimo e dentro da lei) tantas vezes elogiados, não lho permitem e tanto o criticam. O discurso, a energia em defesa do clube, o rigor negocial com jogadores e banca, a presença junto da equipa durante os jogos... Pinto da Costa, um visionário/Bruno de Carvalho, um populista.

Essa comunicação social que tenta explorar eventuais falhas no discurso de todas as formas possíveis e imaginárias. Se se senta no banco de suplentes, Jardim sentir-se-á ameaçado? (Fizeram uma peça a explorar o facto do presidente leonino ter curso de treinador). Ou a rábula que vamos acompanhando há meses "será o Sporting candidado?". (E aí vão analizar minuciosamente o discurso do presidente vs o do treinador.)

Imprensa desportiva Portuguesa, a arremessar lama desde sempre...

Mas até mesmo alguns dos próprios adeptos, que criticam a postura e o princípio. "Nós não somos assim!", "Muitas frentes de batalha abertas", dizem. (Medos de décadas... tipo aqueles piratas do Asterix, que preferem fazer um buraco e afundar o próprio barco, quando avistam os gauleses)

Muitas? Todas as batalhas que defendem os interesses do clube, são apenas e só as absolutamente essenciais! Por se ter engolido tanto, tanto tiro no pé, tanto insulto externo, da parte dos rivais, dos dirigentes desportivos, da imprensa, dos comentadores, até dos árbitros, é que o Sporting chegou onde estava. Não se pode contemporizar quando nos atacam os interesses do Sporting. Nunca, jamais.

Só com esta postura, o Sporting consegue um autêntico milagre, que toda a gente assegurava ser impossível no início da época: ir ao Dragão jogar a liderança do campeonato de Portugal.

Graças ao seu presidente Bruno de Carvalho, ao treinador que soube ir buscar, à equipa que ambos souberam montar. Mas ao discurso do presidente, a cada hora, que reúne e aglutina todos esse elementos e deles faz uma equipa.

19 comentários:

jantunes disse...

Sou benfiquista e li porque eu é que mando na minha vida, caralho.

A mensagem é bonita, mas tinhas mesmo de, mais uma vez, meter o Benfica ao barulho? O que é que o Benfica tem a ver com as bocas do merdas do BdC e com os peidos do Peidoso?

Já sei que agora usas os primeiros paragrafos deste texto para mandar vir com todos os benfiquistas que comentarem isto, mas tou me a cagar.

Shadow disse...

Tese: Porque é que a droga faz mal.

1º- Jogo de futsal em que o SCP participa e dirigentes do FCP assistem? Hmm...tem balizas e uma bola pequenina...mas chama-se Andebol!

2º- Bebedola do pantera escura? Foi por isso que se desunharam para o impedir de ir para o SLB...

3º- O "qualquer Cavaleiro" é o melhor marcador da 2ª Liga...onde joga esse magnífico ponta de lança Betinho, cuja cláusula de rescisão é de apenas...60 milhões de euros!

4º- Lembro-me de um famoso debate na década de 90, em que o então presidente da Liga de Clubes, Major Valentim Loureiro, levou um valente "banho" do seu adversário no debate! Loas se cantaram a esse homem que, com eloquência e retórica, deixou o "Valentão" de cabeça perdida... Esse homem está hoje a cumprir pena de prisão por crimes vários...

5º- Sou Benfiquista e estou a comentar algo que, em tempo útil, me foi aconselhado a não fazer... Mas, Aimar me guarde, se se escreve em Sua casa, deve ser, no mínimo, verdadeiro! Para propaganda já basta o cacifo...

E são estes os motivos que devem levar as crianças a pensar duas vezes antes de fumarem um charro só porque é SWAG ou YOLO!

Bem hajam!

hertz disse...

Isto era só para sportinguistas mas passas metade do texto a mandar indirectas ao Benfica. Ok.

"o bebedolas do pantera escura." Devias seguir o exemplo do teu presidente e mostrares mais respeito por um dos melhores jogadores de sempre.

" nunca será da fineza do de um Rogério Alves" Ya, acho que será mais tipo um Rui Oliveira e Costa.

"Também não podemos esperar cobertura dessa imprensa desportiva que é veículo de propaganda do Benfica" Depois de tudo o que temos visto neste inicio de época, a serio que disseste isto? A serio?
Ivan Cavaleiro? Bernardo? E que tal capas com o "melhor ataque da Europa" quando há equipas que ainda nem disputaram a taça do seu país e que também não vai levar a equipa mais forte para uma goleada das antigas. E que tal noticias a dizer que o Sporting era o clube com mais assistências? Isto tendo o Sporting um jogo a mais em casa e antes do clássico no Dragão (e ate o jogo do Benfica-Nacional) onde esse numero será ultrapassado.

Zé Ninguém disse...

valdemerda, seu autista filha da puta, mete-te na quinta casa do caralho. Não porque o texto está mau, não o li mal vi que ias meter o Benfica ao barulho num assunto com o qual nada temos a ver, mas porque escreves merdas para uns lagartos na Casa do Aimar. Assim, reitero-me: mete-te na quinta casa do caralho

Unknown disse...

Bruno de Carvalho faz o que é necessário pelo clube: bater de frente com o sistema e tratar os bois pelos nomes.
Esta última contra o Rui Moreira foi brilhante. E como é óbvio, alguém que afronte o peidoso é logo criticado nos média. Tal qual como disseste, um é referência do desporto nacional (apesar de todas as provas contra) o outro é populista.
Só espero é que não façam como o Benfica: a coragem e agressividade no discurso dos dirigentes têm pouco ou nenhum reflexo em campo.

RP disse...

Exactamente Pedro Silva. O Presidente Bruno de Carvalho já está na minha máxima consideração, mas só terá a chamada "fina ironia" (para a imprensa e plebe)do peidoso se as suas palavras(Sempre em defesa do Sporting) tiverem reflexo em campo. Se o Bufas não ganhasse já ninguem tinha pachorra para o ouvir, nem os tripeiros. Assim ainda lhe reconhecem um enorme 'talento'.

LDP disse...

Anda tão confuso, o rapaz...a embriaguez de um segundo lugar ao colo de offsides e a continuada ausência de mulheres podem realmente lixar a cabeça a um gajo.

lawrence disse...

Estava eu preocupado com post's inchados do Valderrama caso o lagartedo ganhasse à corruptagem?
Pior, pior é ter que levar com post's inchados antes dos jogos!
À maneira dos bons (quase) velhos tempos dos campeonatos ganhos no Natal!
Basófia é imagem de marca de Sporting..arto?

Vitto Vendetta disse...

Li!

Anónimo disse...

Foda-se oh valdemerda vai mas é mandar postas de pescada lá para o cacifo ou para o comando ou para cl... na p.... q.... t..... par..... e deixo-nos em paz!

Unknown disse...

Eu volto a dizer, esta merda qualquer dia chama-se o "cacifo do Valdemar"...
Não sei porque é que este gajo escreve aqui?!
Põe-te nas PUTAS!!!

Bernard öZilva disse...

Não é "Messizinho",é "MessizÃO"!

("messizito" é o andré martins ;)

Captomente disse...

G'anda post, oh Valdemar!

SL!

AntiPorko disse...

Pede pa cagar e sai oh porcalhão!

lawrence disse...

Quem é que anda a levantar as pedras?
Dasse!
Saltou outro!

Anónimo disse...

Ohhhh já cá faltava o captodemente!
Está tudo fodido, tudo pó caralho foda-se!

Jardineiro disse...

com que então chico-espertice do fcp na venda de moutinho... e como é que classifica o emprestimo do Montero, do seatle sounders ao Sporting, para não pagar os direitos de formação?

John Doe disse...

Perdeste-me na "Fineza do Rogério Alves"
LOL

Unknown disse...

Enfia a cabeça num buraco! Se tas nos primeiros lugares é a pala de 300 golos em fora de jogo! Para a próxima mete um título em esperanto ou o crlh, gostas de línguas mortas porque te faz lembrar a podridão do teu clube. Mas desvalorizas a glória e tudo o que o meu clube ganhou no passado? Fode-te seu porco sujo!