CROSSCHAT - União entre Sporting e Benfica?


E assim estreamos o espaço CROSSCHAT aqui no Cabelo do Aimar, com 1 dos nossos escribas e 1 participante de luxo.

O primeiro tema é sobre a possibilidade de existir uma maior união entre os 2 grandes da capital.

Será possível, com esta rivalidade enorme, os dois clubes unirem-se a nível directivo para combaterem a corrupção no futebol?

Até que ponto a subida do Alverca e acusações dirigidas a Vieira poderiam afectar o lado do Sporting tendo em vista essa união?

Até que ponto o apoio da direção leonina a PPC pode influenciar Vieira a não pactuar com essa união?

Esta união, apenas a nível directivo, com esforços conjuntos para denunciar e combater a mentira desportiva, poderá coabitar com o ódio que grande parte dos adeptos de um clube sentem pelos adeptos do outro?

Está aberta a discussão na caixa dos comentários, e através destes tópicos pedimos ao Valdemar e ao LDP para responderem e justificarem na medida do possível o seu ponto de vista, fazendo, inclusive, perguntas um ao outro.

Qualquer pessoa pode entrar na discussão e deixar o seu ponto de vista sobre esta matéria, pois isto é CROSSCHAT e ninguém precisa de autorização para entrar no debate.

It's on!

36 comentários:

LDP disse...

A minha primeira intervenção prende-se com o facto de o Valdemar desfocado ser igual em tudo ao nosso grande Pablo.

LDP disse...

Sobre o argumento principal do tema penso que nunca existirá um esforço conjunto dos dois clubes. Pelo simples facto de uma das bases do sportinguismo puro ser o ódio ao Benfica.
Sportinguistas a quem o Benfica não aquece nem arrefece, normalmente são vistos como sportinguistas frouxos.

Vitto Vendetta disse...

Estamos a falar das direções dos clubes, e não dos adeptos. Acho que a direção do Sporting encaixa nesse perfil que traçaste, pois não os vejo com perfil de ficarem minimamente incomodados com uma aproximação ao Benfica. E o Vieira também, até porque já lá moram muitos Sportinguistas na nossa direção.

LDP disse...

A avaliar pelo comportamento pré jogo na Luz e depois em Alvalade, acho que a dimensão da direcção sportinguista não é bem essa que traçaste. O "aquecer" das coisas gratuitamente, antes do jogo na Luz...e depois também, com muitas mentiras ditas em público visando somente incendiar o nome do Benfica...enfim, mais um FAIL verde e branco como só eles sabem fazer.

Daniel disse...

Tal como o comportamento lagarto hoje em pleno pavilhão "paz e amizade" (que nome do caralho pra um sítio onde joga um clube seguido por uma manada de vândalos).

Tal como o comportamento do Pedro Martins da RTP, que diz que as agressões de jogadores do Sporting são justificáveis e/ou difíceis de analisar mas as do Benfica não.

As suspensões de dois jogos a jogadores do Benfica são perfeitamente aceitáveis como as de dois jogos aos lagartos...

Enfim, toda a lagartagem debita um ódio de tal ordem que quase me fazem odiá-los a eles. Depois ainda me lembro que há sportinguistas (esses sim!) que me fazem pensar o contrário e encarar o Sporting como o clube histórico que é em Portugal.

João disse...

Vitto, pelo contrário. Acho que esta direcção do Sporting se encaixa mais nos Lagartos do que nos Sportinguistas. Consegues imaginar um qualquer qualquer Edu Barroso a aceitar que o Sporting se unisse ao Benfica, fosse para o que fosse?

Bicadas disse...

Esta direção do Sporting não tem força. Por isso tentará tudo para se fortalecer e um dos meios que tem ao seu dispôr é... atacar o Benfica.

Hugo disse...

O Bicadas disse tudo...

Héber disse...

Que tal uma troca de presidentes entre os clubes?

Vitto Vendetta disse...

Leo. Ganha juízo. :)

Achas que era possível uma união entre eles para combater a corrupção?

xirico disse...

Confesso que gosto de arreliar os lacostes mas quando olho o meu sobrinho e o vejo a sofrer que nem um danado dá-me pena.Portanto para os Benfiquistas penso que não é problemático uma união agora da parte dos sportinguistas não penso que seja viável.Os gajos só existem em função de nós.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

É possível nós humanos reconhecermo-nos irmãos - mas para isso temos que evoluir... acredito que faz sentido querermos um desporto puro... alianças improváveis não... mas respeito incondicional - SIM SIM SIM SIM SIM!!!!

DeVante disse...

Isso parece-me a mim um bocado amaricado, unir aos lagartos. E depois a claque deles cantava o quê? O que faria ROC e os restantes paineleiros submissos?

Pensem nisso. E ríamos de quê? Dedicávamos a analisar as tácticas e as qualidades futebolísticas dos jogadores? E esse nicho não pertence à malta da VM?
Estou a ver o carro do GL (olha, iniciais do Glorioso...) a ser apedrejado na VCI...

Pedro disse...

Como é que os lagartos podem combater a corrupção se fazem parte dela? Se aceitam ser capachos do padrinho para recolherem migalhas? E quando tentam fazer pela sua mão alguma coisa dá isto com o PPC...LOL

Fehér 29 disse...

Unir Zbording e Benfica ?!!!

Sim- unir a nossa PILA com a PEIDA das lagartixas!!!

DeVante disse...

Última hora:

Djaniny marca na vitória de Cabo Verde sobre o Madagáscar!

Na flash interview, também esteve a bom nível.

DeVante, enviado especial do Cabelo no estádio da Várzea, Cabo Verde.

Cabelo do Aimar, na vanguarda da informação desportiva.

Vitto Vendetta disse...

Booooa DeVante! Sempre na crista da onda!

Unknown disse...

LOL, começa bem o crosschat, com os dois primeiros coments do LDP...

Que convidado com classe !!!!

Não havia CEPO melhor?

DeVante disse...

Olha, a favorita do VV parece que vai para casa mais cedo...também é pertinho.
Há esperança para a Grécia...os K's merecem!

POC disse...

LDP está a defender bem o Maior.
Valdemar está também a fazer bem o papel de visconde, submisso, ainda nem apareceu ;)

Erk disse...

Eu tenho estado ocupado, como poderão constatar facilmente.

Não me eximo, no entanto, de pedir desculpas a todos pelo meu atraso.

Em relação ao tema em questão, do Sporting se aliar ao Benfica, parece-me extremamente simples.

Penso que primeiro, os Benfiquistas terão que se colocar de acordo se o Sporting é de facto um clube em riscos de extinção, pois não entendo a utilidade numa aliança com um clube que, como estão sempre a insinuar, já foi ultrapassado pelo Braga,
Guimarães, Marítimo, e até, talvez, o Real Massamá, como clube grande de Portugal, sendo até, a descida de divisão até aos distritais, meramente uma questão formal...

Mas após ultrapassada essa questão, penso que seja sempre para analisar caso a caso.

Ou seja, uma aliança para garantir que o Porto não use o seu arsenal desonesto para alcançar vitórias e vantagens imorais, seria bem acolhida pelos adeptos e dirigentes de ambos os clubes. Uma espécie de limpeza dos imundos bastidores do futebol nacional.

Mas se no momento seguinte, o Benfica se usar dessa aliança para encavar o Sporting, ocupando o lugar assim deixado em aberto pelos corruptos, então a aliança não serve de nada, como é óbvio.

Portanto, antes de qualquer hipotética aliança, há sempre que ter a certeza da bonomia da proposta e dos objectivos a que esta se propõe...

Para uma explicação pictórica mais aprofundada do assunto, recomendo-vos o filme "The Good, The Bad, and the Ugly", de Sérgio Leone.

LDP disse...

Ah...o terceiro filme da trilogia dos dólares. Pareceu-me que o PPC ficou-se pelo segundo - "For a few dollars more", deve ter sido a resposta do Cardinal antes de meter a boca no trombone.

"Mas se no momento seguinte, o Benfica se usar dessa aliança para encavar o Sporting, ocupando o lugar assim deixado em aberto pelos corruptos, então a aliança não serve de nada, como é óbvio." - Achas mesmo que sim? Não percebeste ainda que a nossa ambição não é ganhar sempre e a todo o custo como os corruptos? Não percebeste ainda que o que custa mais é saber que em condições normais o mais competente ao longo de um campeonato é um campeão justo mas em Portugal a competência e a justiça são deitadas a baixo jornada sim, jornada não? E que muitas vezes é notório que ao melhor metem uns sapatos de cimento e mandam-no de uma ponte? Não teres a melhor equipa desde há largas décadas não deveria, contudo, impedir-te de reconhecer isto.

Eu já vi o sporting perder um campeonato porque foi literalmente roubado. E reconheço este facto. Repetidamente o faço.

Mas tu, que já viste o Benfica ser o melhor ao longo de uma época, várias vezes, assobias para o ar quando vês que o caneco acabou na prateleira do costume.
É uma característica do sportinguismo: esquecer o amor ao futebol para poder festejar "mais um campeonato que o Benfica não ganhou".

LDP disse...

"Não teres a melhor equipa desde há largas épocas..."

Daniel disse...

Desse filme só gosto da banda sonora...

Achas que os benfiquistas, depois de tantos a ser espoliados de taças e campeonatos querem ganhar de outra forma que não seja limpa?

É como o ladrão, depois de ser roubado já sabe o que lhe custa...

Lá porque as gentes portistas não conseguem ter pingo de honestidade (todos não, 90%) e festejam como se ganhassem limpo (outros festejam mesmo por ganhar corruptamente aos inimigos mouros), não quer dizer que todo o país seja assim! Até acredito que seja o contrário...

O problema do sporting e seus adeptos começou com o projecto roquette, e relembro que isso não foi nenhuma invenção de benfiquistas! Foi da boca de um ex-presidente do Sporting que saiu a descrição do que era (?) esse projecto. Se já foi abandonado ou não, não faço ideia, o que sei é que o Sporting não consegue sair dessa sombra enquanto não der um murro na mesa (tipo Dias da Cunha, mas em bom!) e não será com esta direcção de certeza...

Erk disse...

Uma coisa que é preciso entender, é que não há Dons Sebastiões. Não podemos ficar à espera de um novo Dias da Cunha (que à época foi chamado de bastantes coisas pelos adversários benfiquistas, inclusivé choné).

Tenho a certeza absoluta que uma iniciativa do género da que sugerem seria bem acolhida pelos adeptos do melhor clube do mundo, o Sporting.

Efectivamente, na impossibilidade de um Sporting campeão, eu prefiro uma vitória do fc porto no campeonato, apenas e só por uma questão prática: aqui na zona são meia dúzia de gatos pingados azeiteiros do fc porto, e é um silêncio contrastante com a multidão azeiteira que vai perturbar o silêncio nocturno com buzinas, grunhidos e cachecóis encarnados, quando é o Benfica campeão.

Mas aproveito para fazer aqui uma confissão. Tenho muita simpatia pelo Benfica. É um grande clube. Por vezes não merece certas atitudes dos que dizem representá-lo envergando a famosa camisola vermelha, ou gravata. Mas eu, particularmente, raramente confundo uma árvore com a floresta.

LDP disse...

O mastodôndico paradoxo entre o terceiro parágrafo e o ultimo só pode ser uma piada.

Portanto "árvores e florestas e coiso e tal, grande clube sim"...mas, "epah, a ganhar alguem que seja o clube que paga férias a árbitros no Brasil, que paga a putas para visitarem outros ainda no hotel antes dos jogos, que compre e influencie e pague toda uma rede de sombras de modo a ganhar sempre, porque...tenho poucos vizinhos portistas e muitos benfiquistas e gostaria de preservar as minhas faculdades auditivas até chegar a velho".

Como disse antes, o sportinguismo puro.

Erk disse...

Essa mentalidade típica lampiónica de querer definir o adversário leonino segundo algum tipo de cânones um tanto ou quanto provincianos, é o que dá a certeza ao adepto leonino de que é realmente um adepto diferente.

(perdoem a generalização, porque há muitas excepções) a grande diferença entre o adepto leonino, é reconhecer no Benfica um grande clube. O oposto muito mais raramente sucede.

Não disse que aprovava a estratégia do corruptor-mor Pinto da Costa. Bem pelo contrário. Já o tenho dito, comigo não sentava o peido na tribuna vip de Alvalade.

Mas não é possível esconder a desconfiança de todo o adepto leonino de que o Benfica apenas quer substituir o Porto nas rédeas dos bastidores da bola nacional.

E isso é culpa do presente presidente do Benfica, algumas estratégias suas para fora, MAS TAMBÉM PARA DENTRO DO CLUBE E PARA OS PRÓPRIOS ADEPTOS, e mais alguns que lá andam e que se regozijaram com algumas injustas conquistas de troféus no passado... Os tais gravatas que falo em cima e que o Benfica, no meu conceito de grande clube(e até de alguns benfiquistas), não merece ter nas estruturas.

Daí a desconfiança.

LDP disse...

Quando parares para pensar e decidires que é hora de parar com tanta contradição no discurso talvez consigas começar a falar de bola com mais inteligência.

Erk disse...

Tá bem.

Héber disse...

Para unir mais os clubes, sugiro intercambio de jogadores.
Para o Benfas iam os cepos do Sporting (Pongolle, Evaldo, Rodriguez, Ribas, Grimi...); e para o Sporting vinham os cepos do Benfica (tipo Emerson, Jardel, MAtic, !!Yannick!!, Enzo...).
Depois os adeptos das duas equipas saberiam porque há criticas de uns e outros para esses jogadores. Os sportinguistas iriam sentir na pele o que é ter o Emerson na lateral, e os benfiquistas iriam ver o que é ter um eterno aleijado como o Rodriguez.

Héber disse...

PS: Este crosschat já ta muito batido. Mudem de tema

POC disse...

Mais a sério: Benfica e Sporting são rivais e devem continuar a sê-lo. Rivais saudáveis. Que esta merda de violência e mau-estar não fazem sentido.

Agora, a rivalidade é dentro das quatro linhas e pouco mais. Atendendo ao que se passa em Portugal e ao facto assumido de haver corrupção ao mais alto nível, os dois rivais devem unir-se no combate à mesma.

Isso passa pelas instituições darem-se bem. Porque podem. E isso não pode ser prejudicial.
Não estou a dizer que têm de ser melhores amigos, estou a dizer que podem dar-se bem profissionalmente.

Mais vos digo, PPCristóvão não quis corromper apitadores. É sportinguista. Mas não foi cuidadoso.
O que fez é errado. Mas fê-lo percebendo que a corrupção não pára e todas as provas são engavetadas. Quis dar um golpe, simulando a compra dum deles, para depois poder agir. É a minha visão.
Se era mesmo para corromper, então o Sporting teria de vir a público demarcar-se de tudo de forma veemente, coisa que não fez (de qualquer forma, estranho).

Eduardo Castanho disse...

O Porto está a mandar abaixo todos os seus rivais. Salgueiros e Boavista cairam. De seguida, virou-se para Lisboa, sendo que o Belenenses caiu.

Do Porto só o quero ver nas distritais.
Ao Sporting quero-o de volta a disputar os campeonatos com o SL.Benfica.

De momento, creio que uma aliança Benfica-Sporting seria benéfica para o Futebol Português e para ambas as partes. Sem o Porto no caminho, O Benfica podia voltar a ganhar os campeonatos justamente, e o sporting poderia voltar a tornar-se um grande clube (como a nossa rivalidade o exige).

No entanto, a realidade é que os valores actuais do Sporting está o anti-benfiquismo, preferindo os Lagartos juntar-te aos Tripeiros. Assim, para o Zporting uma aliança da segunda circular é impensável.

Do mesmo modo, ter um adepto do Porto como Presidente, para além de ofensa a Cosme Damião, é impensável ver Vieira a lutar eficazmente contra o Cavalo-Marinho.


É isto o Benfica. Jutar contra o Zporting, contra o Porto, contra os Portos-B, contra os árbitros, Federação, contra o nosso próprio presidente, e contra a falta de mística que se vive no balneário.
E nós, que perdemos tempo a criticar Jesus e Emerson...Jesus é o Sportinguista mais Benfiquista do staff do Benfica. Fossem os adeptos Zportinguistas e Staff Zportinguista como Jesus (e tivéssemos um presidente), e talvez destronássemos o Pintinho do seu trono.


JKL

António Viegas disse...

Sobre este assunto, remeto para um artigo publicado aqui:

http://www.anti-benfica.com/artigos-opiniao/duas_medidas_anti_sistema.php

onde realço na medida 2 a importância de o benfica conseguir o apoio do Sporting para esta iniciativa.
Quanto a mim, desde que haja vontade política das duas direcções, parece-me perfeitamente possível, mesmo desejável, que os dois clubes se entendam nesta matéria.
Ainda para mais quando o principal obstáculo (PPC) já saiu do Sporting.

Vicente Pica disse...

Impossivel!!! Existe um culto Anti-Benfica nos adeptos do Sporting que é praticado em cada jogo, seja contra o Benfica ou outro clube qualquer!!!

Basta constatarmos que 1/3 dos canticos que se ouvem da boca dos lagartos mete - SLB, LAmpião, Benfica.....o resto são adjectivos que só se dizem a quem se odeia!!

Unknown disse...

Então Vitto?

Era de ressuscitar este post:

Como era possível uma união entre o SLB e os lagartos quando os lagartos há muito que são a "Bitch" dos de azul:

- "Miguel Lopes no Sporting e Adrien Silva no FC Porto"

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=339181