CROSSCHAT - União entre Sporting e Benfica?
E assim estreamos o espaço CROSSCHAT aqui no Cabelo do Aimar, com 1 dos nossos escribas e 1 participante de luxo.
O primeiro tema é sobre a possibilidade de existir uma maior união entre os 2 grandes da capital.
Será possível, com esta rivalidade enorme, os dois clubes unirem-se a nível directivo para combaterem a corrupção no futebol?
Até que ponto a subida do Alverca e acusações dirigidas a Vieira poderiam afectar o lado do Sporting tendo em vista essa união?
Até que ponto o apoio da direção leonina a PPC pode influenciar Vieira a não pactuar com essa união?
Esta união, apenas a nível directivo, com esforços conjuntos para denunciar e combater a mentira desportiva, poderá coabitar com o ódio que grande parte dos adeptos de um clube sentem pelos adeptos do outro?
Está aberta a discussão na caixa dos comentários, e através destes tópicos pedimos ao Valdemar e ao LDP para responderem e justificarem na medida do possível o seu ponto de vista, fazendo, inclusive, perguntas um ao outro.
Qualquer pessoa pode entrar na discussão e deixar o seu ponto de vista sobre esta matéria, pois isto é CROSSCHAT e ninguém precisa de autorização para entrar no debate.
It's on!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
34 comentários:
A minha primeira intervenção prende-se com o facto de o Valdemar desfocado ser igual em tudo ao nosso grande Pablo.
Sobre o argumento principal do tema penso que nunca existirá um esforço conjunto dos dois clubes. Pelo simples facto de uma das bases do sportinguismo puro ser o ódio ao Benfica.
Sportinguistas a quem o Benfica não aquece nem arrefece, normalmente são vistos como sportinguistas frouxos.
Estamos a falar das direções dos clubes, e não dos adeptos. Acho que a direção do Sporting encaixa nesse perfil que traçaste, pois não os vejo com perfil de ficarem minimamente incomodados com uma aproximação ao Benfica. E o Vieira também, até porque já lá moram muitos Sportinguistas na nossa direção.
A avaliar pelo comportamento pré jogo na Luz e depois em Alvalade, acho que a dimensão da direcção sportinguista não é bem essa que traçaste. O "aquecer" das coisas gratuitamente, antes do jogo na Luz...e depois também, com muitas mentiras ditas em público visando somente incendiar o nome do Benfica...enfim, mais um FAIL verde e branco como só eles sabem fazer.
Tal como o comportamento lagarto hoje em pleno pavilhão "paz e amizade" (que nome do caralho pra um sítio onde joga um clube seguido por uma manada de vândalos).
Tal como o comportamento do Pedro Martins da RTP, que diz que as agressões de jogadores do Sporting são justificáveis e/ou difíceis de analisar mas as do Benfica não.
As suspensões de dois jogos a jogadores do Benfica são perfeitamente aceitáveis como as de dois jogos aos lagartos...
Enfim, toda a lagartagem debita um ódio de tal ordem que quase me fazem odiá-los a eles. Depois ainda me lembro que há sportinguistas (esses sim!) que me fazem pensar o contrário e encarar o Sporting como o clube histórico que é em Portugal.
Vitto, pelo contrário. Acho que esta direcção do Sporting se encaixa mais nos Lagartos do que nos Sportinguistas. Consegues imaginar um qualquer qualquer Edu Barroso a aceitar que o Sporting se unisse ao Benfica, fosse para o que fosse?
Esta direção do Sporting não tem força. Por isso tentará tudo para se fortalecer e um dos meios que tem ao seu dispôr é... atacar o Benfica.
O Bicadas disse tudo...
Que tal uma troca de presidentes entre os clubes?
Leo. Ganha juízo. :)
Achas que era possível uma união entre eles para combater a corrupção?
Confesso que gosto de arreliar os lacostes mas quando olho o meu sobrinho e o vejo a sofrer que nem um danado dá-me pena.Portanto para os Benfiquistas penso que não é problemático uma união agora da parte dos sportinguistas não penso que seja viável.Os gajos só existem em função de nós.
É possível nós humanos reconhecermo-nos irmãos - mas para isso temos que evoluir... acredito que faz sentido querermos um desporto puro... alianças improváveis não... mas respeito incondicional - SIM SIM SIM SIM SIM!!!!
Isso parece-me a mim um bocado amaricado, unir aos lagartos. E depois a claque deles cantava o quê? O que faria ROC e os restantes paineleiros submissos?
Pensem nisso. E ríamos de quê? Dedicávamos a analisar as tácticas e as qualidades futebolísticas dos jogadores? E esse nicho não pertence à malta da VM?
Estou a ver o carro do GL (olha, iniciais do Glorioso...) a ser apedrejado na VCI...
Como é que os lagartos podem combater a corrupção se fazem parte dela? Se aceitam ser capachos do padrinho para recolherem migalhas? E quando tentam fazer pela sua mão alguma coisa dá isto com o PPC...LOL
Unir Zbording e Benfica ?!!!
Sim- unir a nossa PILA com a PEIDA das lagartixas!!!
Última hora:
Djaniny marca na vitória de Cabo Verde sobre o Madagáscar!
Na flash interview, também esteve a bom nível.
DeVante, enviado especial do Cabelo no estádio da Várzea, Cabo Verde.
Cabelo do Aimar, na vanguarda da informação desportiva.
Booooa DeVante! Sempre na crista da onda!
Olha, a favorita do VV parece que vai para casa mais cedo...também é pertinho.
Há esperança para a Grécia...os K's merecem!
LDP está a defender bem o Maior.
Valdemar está também a fazer bem o papel de visconde, submisso, ainda nem apareceu ;)
Eu tenho estado ocupado, como poderão constatar facilmente.
Não me eximo, no entanto, de pedir desculpas a todos pelo meu atraso.
Em relação ao tema em questão, do Sporting se aliar ao Benfica, parece-me extremamente simples.
Penso que primeiro, os Benfiquistas terão que se colocar de acordo se o Sporting é de facto um clube em riscos de extinção, pois não entendo a utilidade numa aliança com um clube que, como estão sempre a insinuar, já foi ultrapassado pelo Braga,
Guimarães, Marítimo, e até, talvez, o Real Massamá, como clube grande de Portugal, sendo até, a descida de divisão até aos distritais, meramente uma questão formal...
Mas após ultrapassada essa questão, penso que seja sempre para analisar caso a caso.
Ou seja, uma aliança para garantir que o Porto não use o seu arsenal desonesto para alcançar vitórias e vantagens imorais, seria bem acolhida pelos adeptos e dirigentes de ambos os clubes. Uma espécie de limpeza dos imundos bastidores do futebol nacional.
Mas se no momento seguinte, o Benfica se usar dessa aliança para encavar o Sporting, ocupando o lugar assim deixado em aberto pelos corruptos, então a aliança não serve de nada, como é óbvio.
Portanto, antes de qualquer hipotética aliança, há sempre que ter a certeza da bonomia da proposta e dos objectivos a que esta se propõe...
Para uma explicação pictórica mais aprofundada do assunto, recomendo-vos o filme "The Good, The Bad, and the Ugly", de Sérgio Leone.
Ah...o terceiro filme da trilogia dos dólares. Pareceu-me que o PPC ficou-se pelo segundo - "For a few dollars more", deve ter sido a resposta do Cardinal antes de meter a boca no trombone.
"Mas se no momento seguinte, o Benfica se usar dessa aliança para encavar o Sporting, ocupando o lugar assim deixado em aberto pelos corruptos, então a aliança não serve de nada, como é óbvio." - Achas mesmo que sim? Não percebeste ainda que a nossa ambição não é ganhar sempre e a todo o custo como os corruptos? Não percebeste ainda que o que custa mais é saber que em condições normais o mais competente ao longo de um campeonato é um campeão justo mas em Portugal a competência e a justiça são deitadas a baixo jornada sim, jornada não? E que muitas vezes é notório que ao melhor metem uns sapatos de cimento e mandam-no de uma ponte? Não teres a melhor equipa desde há largas décadas não deveria, contudo, impedir-te de reconhecer isto.
Eu já vi o sporting perder um campeonato porque foi literalmente roubado. E reconheço este facto. Repetidamente o faço.
Mas tu, que já viste o Benfica ser o melhor ao longo de uma época, várias vezes, assobias para o ar quando vês que o caneco acabou na prateleira do costume.
É uma característica do sportinguismo: esquecer o amor ao futebol para poder festejar "mais um campeonato que o Benfica não ganhou".
"Não teres a melhor equipa desde há largas épocas..."
Desse filme só gosto da banda sonora...
Achas que os benfiquistas, depois de tantos a ser espoliados de taças e campeonatos querem ganhar de outra forma que não seja limpa?
É como o ladrão, depois de ser roubado já sabe o que lhe custa...
Lá porque as gentes portistas não conseguem ter pingo de honestidade (todos não, 90%) e festejam como se ganhassem limpo (outros festejam mesmo por ganhar corruptamente aos inimigos mouros), não quer dizer que todo o país seja assim! Até acredito que seja o contrário...
O problema do sporting e seus adeptos começou com o projecto roquette, e relembro que isso não foi nenhuma invenção de benfiquistas! Foi da boca de um ex-presidente do Sporting que saiu a descrição do que era (?) esse projecto. Se já foi abandonado ou não, não faço ideia, o que sei é que o Sporting não consegue sair dessa sombra enquanto não der um murro na mesa (tipo Dias da Cunha, mas em bom!) e não será com esta direcção de certeza...
Uma coisa que é preciso entender, é que não há Dons Sebastiões. Não podemos ficar à espera de um novo Dias da Cunha (que à época foi chamado de bastantes coisas pelos adversários benfiquistas, inclusivé choné).
Tenho a certeza absoluta que uma iniciativa do género da que sugerem seria bem acolhida pelos adeptos do melhor clube do mundo, o Sporting.
Efectivamente, na impossibilidade de um Sporting campeão, eu prefiro uma vitória do fc porto no campeonato, apenas e só por uma questão prática: aqui na zona são meia dúzia de gatos pingados azeiteiros do fc porto, e é um silêncio contrastante com a multidão azeiteira que vai perturbar o silêncio nocturno com buzinas, grunhidos e cachecóis encarnados, quando é o Benfica campeão.
Mas aproveito para fazer aqui uma confissão. Tenho muita simpatia pelo Benfica. É um grande clube. Por vezes não merece certas atitudes dos que dizem representá-lo envergando a famosa camisola vermelha, ou gravata. Mas eu, particularmente, raramente confundo uma árvore com a floresta.
O mastodôndico paradoxo entre o terceiro parágrafo e o ultimo só pode ser uma piada.
Portanto "árvores e florestas e coiso e tal, grande clube sim"...mas, "epah, a ganhar alguem que seja o clube que paga férias a árbitros no Brasil, que paga a putas para visitarem outros ainda no hotel antes dos jogos, que compre e influencie e pague toda uma rede de sombras de modo a ganhar sempre, porque...tenho poucos vizinhos portistas e muitos benfiquistas e gostaria de preservar as minhas faculdades auditivas até chegar a velho".
Como disse antes, o sportinguismo puro.
Essa mentalidade típica lampiónica de querer definir o adversário leonino segundo algum tipo de cânones um tanto ou quanto provincianos, é o que dá a certeza ao adepto leonino de que é realmente um adepto diferente.
(perdoem a generalização, porque há muitas excepções) a grande diferença entre o adepto leonino, é reconhecer no Benfica um grande clube. O oposto muito mais raramente sucede.
Não disse que aprovava a estratégia do corruptor-mor Pinto da Costa. Bem pelo contrário. Já o tenho dito, comigo não sentava o peido na tribuna vip de Alvalade.
Mas não é possível esconder a desconfiança de todo o adepto leonino de que o Benfica apenas quer substituir o Porto nas rédeas dos bastidores da bola nacional.
E isso é culpa do presente presidente do Benfica, algumas estratégias suas para fora, MAS TAMBÉM PARA DENTRO DO CLUBE E PARA OS PRÓPRIOS ADEPTOS, e mais alguns que lá andam e que se regozijaram com algumas injustas conquistas de troféus no passado... Os tais gravatas que falo em cima e que o Benfica, no meu conceito de grande clube(e até de alguns benfiquistas), não merece ter nas estruturas.
Daí a desconfiança.
Quando parares para pensar e decidires que é hora de parar com tanta contradição no discurso talvez consigas começar a falar de bola com mais inteligência.
Tá bem.
Para unir mais os clubes, sugiro intercambio de jogadores.
Para o Benfas iam os cepos do Sporting (Pongolle, Evaldo, Rodriguez, Ribas, Grimi...); e para o Sporting vinham os cepos do Benfica (tipo Emerson, Jardel, MAtic, !!Yannick!!, Enzo...).
Depois os adeptos das duas equipas saberiam porque há criticas de uns e outros para esses jogadores. Os sportinguistas iriam sentir na pele o que é ter o Emerson na lateral, e os benfiquistas iriam ver o que é ter um eterno aleijado como o Rodriguez.
PS: Este crosschat já ta muito batido. Mudem de tema
Mais a sério: Benfica e Sporting são rivais e devem continuar a sê-lo. Rivais saudáveis. Que esta merda de violência e mau-estar não fazem sentido.
Agora, a rivalidade é dentro das quatro linhas e pouco mais. Atendendo ao que se passa em Portugal e ao facto assumido de haver corrupção ao mais alto nível, os dois rivais devem unir-se no combate à mesma.
Isso passa pelas instituições darem-se bem. Porque podem. E isso não pode ser prejudicial.
Não estou a dizer que têm de ser melhores amigos, estou a dizer que podem dar-se bem profissionalmente.
Mais vos digo, PPCristóvão não quis corromper apitadores. É sportinguista. Mas não foi cuidadoso.
O que fez é errado. Mas fê-lo percebendo que a corrupção não pára e todas as provas são engavetadas. Quis dar um golpe, simulando a compra dum deles, para depois poder agir. É a minha visão.
Se era mesmo para corromper, então o Sporting teria de vir a público demarcar-se de tudo de forma veemente, coisa que não fez (de qualquer forma, estranho).
O Porto está a mandar abaixo todos os seus rivais. Salgueiros e Boavista cairam. De seguida, virou-se para Lisboa, sendo que o Belenenses caiu.
Do Porto só o quero ver nas distritais.
Ao Sporting quero-o de volta a disputar os campeonatos com o SL.Benfica.
De momento, creio que uma aliança Benfica-Sporting seria benéfica para o Futebol Português e para ambas as partes. Sem o Porto no caminho, O Benfica podia voltar a ganhar os campeonatos justamente, e o sporting poderia voltar a tornar-se um grande clube (como a nossa rivalidade o exige).
No entanto, a realidade é que os valores actuais do Sporting está o anti-benfiquismo, preferindo os Lagartos juntar-te aos Tripeiros. Assim, para o Zporting uma aliança da segunda circular é impensável.
Do mesmo modo, ter um adepto do Porto como Presidente, para além de ofensa a Cosme Damião, é impensável ver Vieira a lutar eficazmente contra o Cavalo-Marinho.
É isto o Benfica. Jutar contra o Zporting, contra o Porto, contra os Portos-B, contra os árbitros, Federação, contra o nosso próprio presidente, e contra a falta de mística que se vive no balneário.
E nós, que perdemos tempo a criticar Jesus e Emerson...Jesus é o Sportinguista mais Benfiquista do staff do Benfica. Fossem os adeptos Zportinguistas e Staff Zportinguista como Jesus (e tivéssemos um presidente), e talvez destronássemos o Pintinho do seu trono.
JKL
Sobre este assunto, remeto para um artigo publicado aqui:
http://www.anti-benfica.com/artigos-opiniao/duas_medidas_anti_sistema.php
onde realço na medida 2 a importância de o benfica conseguir o apoio do Sporting para esta iniciativa.
Quanto a mim, desde que haja vontade política das duas direcções, parece-me perfeitamente possível, mesmo desejável, que os dois clubes se entendam nesta matéria.
Ainda para mais quando o principal obstáculo (PPC) já saiu do Sporting.
Impossivel!!! Existe um culto Anti-Benfica nos adeptos do Sporting que é praticado em cada jogo, seja contra o Benfica ou outro clube qualquer!!!
Basta constatarmos que 1/3 dos canticos que se ouvem da boca dos lagartos mete - SLB, LAmpião, Benfica.....o resto são adjectivos que só se dizem a quem se odeia!!
Enviar um comentário