A importância da matemática

Agradeço do fundo do coração aos amigos nortistas (sim, aqueles que dizem Futebol Clube do Porto em vez de Porto) a importância que resolveram atribuir à Matemática. E, acreditem, fiquei tão sensibilizado que fui procurar saber mais porque daquela gente, nem bons ventos, nem bons casamentos, já a Carolina dizia.
A sério - pensei que seria algum esquema do tipo, ameaçar um árbitro com o ferro de uma espetada ou, sei lá, pinturas nos muros das casas dos árbitros.
Vamos lá então. Primeiro a revisão de literatura - Wikipedia:
matemática (do grego μάθημαtransl. máthēma, "ciência"/"conhecimento"/"aprendizagem"; e μαθηματικός, transl. mathēmatikós, "apreciador do conhecimento") é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.
Começo por salientar a raiz Grega da coisa - as cores da bandeira não ajudam nada, mas as cores do novo poder são mais interessantes. E, depois, a ideia final: estabelecer novos resultados. É aqui que se centra a acção azul - procurar novos resultados. Por isso apertaram, como fizeram durante 30 anos, com o Capela, mas saiu-lhes furada a estratégia. A Enciclopédia Britânica também diz qualquer coisa sobre o tema:
Mathematics, the science of structure, order, and relation.
Ora, fiquei mais descansado com a ideia de estrutura, de ordem e de relação que aparece associada à matemática e percebi melhor o que eles querem e não têm:
 - a estrutura está no asilo, ordem apenas para tratar mal os árbitros e as únicas relações que conseguem estabelecer são com empresários que colocam cá os craques que custam milhões e não jogam um boi.
Assim sendo, estou convencido que mais do que o dobro de três importa destacar o quadrado de três. É essa a minha aposta para o dia de hoje: com toda a tranquilidade do mundo, fazer subir um bocadinho o 2 e colocar os adversários ali bem pertinho dos dez pontos.
Nota irónica de um rodapé que não existe - ver os portistas, hoje, esperançados no Paulo Fonseca tem a sua piada.

1 comentário:

Unknown disse...

Matemáticos no tasco?