Vitória especial (I)

Já passaram dois dias desde que a bola começou a rolar na Catedral. Já passou tempo suficiente sobre aquela imensidão de emoções. Já tinha estado na Catedral em muitos momentos, alguns deles bem significativos, mas nenhum esteve, sequer perto do que aconteceu este domingo. Algumas notas sobre o jogo, começando pelos adeptos, pelas claques.

a. Público - o estádio estava cheiro, algo nadaque não surpreende, atendendo ao jogo ser com o rival e de ser o momento que fechava uma semana tão especial para todos nós. Não creio que o factor "tarde" tenha sido decisivo, sendo que me agrada muito chegar ao Porto pouco depois das nove da noite.  Sugiro, por isso, que o jogo com o Sporting possa ser no mesmo horário. De qualquer forma, estava uma tarde tão invernosa, que até parecia um jogo nocturno. Havia no ar uma atmosfera quase british, com chuva, algum nevoeiro e algo mais, algo que não se vê, mas que se sente. E esse algo mais ajudou cada um dos jogadores do BENFICA a dar um bocadinho mais.
b. Coreografia inicial / homenagem a Eusébio / minuto de silêncio: estes foram momentos que ficarão para todo o sempre na nossa memória. O estádio cheio com as cartolinas pretas, o virar os papelitos e, por artes quase mágicas, um inferno vermelho e branco que nasce das cinzas aparece em frente aos nossos olhos. Que coreografia fabulosa, suportada ainda pelas duas bandeiras gigantes, uma com a cara do Eusébio e um com a inscrição "Eusébio Sempre".
Quando tivemos o minuto de silêncio em memória do Eusébio, os No Name fizeram aparecer uma frase muito bem conseguida - "A tua glória engrandece a nossa história. Obrigado Eusébio". Parece-me que o minuto de silêncio foi um instante que marcou, que pesou para todos os que o viveram. Os adeptos do porto,  tirando um ou outro imbecil, estiveram em silêncio e seguiram a Direção da Claque no respeito pelo minuto de silêncio. Também eles perceberam que Eusébio é muito mais do que um porto ou um Sport Lisboa e BENFICA.
c. Apoio: durante o jogo houve também um clássico nas bancadas. O público benfiquista, mesmo estando a ganhar, esteve muitas vezes em silêncio - honra feita aos No Name que tentaram sempre puxar pelo estádio.Estes clássicos têm sido sempre tão maus para nós que até parece mentira quando começam a correr bem e isso, parece-me, condiciona o apoio à equipa.
Uma palavra de apreço aos adeptos do Porto, que no topo oposto, cantaram do primeiro ao último minuto. É verdade que passam a maior parte do tempo a insultar o BENFICA, em vez de apoiarem o seu clube, mas se eles, pequenitos, são felizes assim...









1 comentário:

Fehér 29 disse...

"A tia glória ENGRANDECE a nossa história". ;D