Análise Individualizada da Pré-Época - CORTEZ

"Emerson a defender, Coentrão a atacar.".

Foi assim que o Captomente, que goza uma pré-reforma aqui do tasco, classificou Bruno 'Cortez' Cortês. Não estará longe da verdade, pelo menos no que toca à comparação com o caxineiro, mas penso que El Cortez estará uns furitos acima de Emerson, mesmo depois daquela estupidez que deixou em linha o gajo do Sampa.A verdade é que foi uma aposta consistente de Jesus, ele que do alto da arca das frescas viu o brasileiro espalhar magia fora do seu habitat, porém espalhar-se ao comprido nas funções defensivas que lhe eram destinadas.

Confesso que gostava de ver Cortez como extremo suplente, mas já temos quatro anos de Jesus, e é quase certo que isso não irá acontecer. Ainda me deixa a esperança de poder melhorar um pouco, mas a verdade é que o manjerico foi os jogadores mais utilizados na pré-temporada (estou até em crer que foi o mais utilizado), e evolução só mostrou do primeiro para o segundo jogo, especialmente no posicionamento, contribuindo para isso o facto do segundo jogo ter sido contra uma equipa um pouco mais ofensiva. Nos restantes jogos não mostrou grande evolução, apenas no aspecto ofensivo, onde se sente como peixe na água.

De resto, e no plano geral dos jogos da pré-época, mau a marcar os espaços, lento na decisão, trapalhão nos cortes, tudo atributos para um Emerson. Mas a verdade é que lê muito bem os espaços p'ra lá do meio-campo, sendo muito bom no passe, e extremamente rápido a decidir, como comprovou aquela simulação de corpo com um pára/arranca à lá nigéria96, e se é capaz de tudo isso no ataque, porque raio é que falha na defesa, nesses mesmos itens? Pá, podem dizer-me que não percebo um caralho de bola, até porque não vi os jogos todos, e o que estou para aqui a escrever soe-vos a estupidez, mas Cortez deixou-me a pensar numa coisa.

Um gajo não tem vencido merda nenhuma nos últimos tempos, e isso deixa-me fodido, mas a verdade é que tivemos momentos muito bons, e não falo de passar eliminatórias ou ganhar muitos jogos, mas sim de algumas jogadas, alguns lances, pormenores, que dão uma alegria que só nós é que sabemos. E Cortez já me deu isso nesta pré-época, e foda-se, às vezes isso é mais importante do que a história ou do que os títulos para o museu.

O que é certo é que Jesus está no limbo, e se quer investir no gajo para lateral esquerdo, terá que ser bastante cortês com El Cortez (puta de trocadilho de merda, corto já os pulsos, esperem), e fazer umas horas extra, chamar o Coentrão para dar umas lições defensivas, pedir ao Valdo para comentar, sei lá... Para quem já perdeu com o Autuori, não haverá impossíveis.


13 comentários:

Alberto disse...

Mesmo a nanar acho que o segundo golo o gajo continua fora de jogo (se calhar estou enganado), mas não invalida o erro defensivo do Cortez.

Sendo melhor do que Emerson, neste momento não me parece melhor que o Melga, mas ao mesmo tempo lembro-me do início de campeonato do Melga e pronto...fico mais optimista que Cortez possa melhorar :)

Pedro disse...

"e foda-se, às vezes isso é mais importante do que a história ou do que os títulos para o museu."

WTF!?!?!?!?!?!?!

Uma boa jogada é mais importante que vitórias? A sério? Qual o grau de alcoolémia quando escreveste isto?

Foda-se!!!

Os momentos bons que tivemos essas jogadas. Curioso que todas resultaram da excelente qualidade técnica dos jogadores, daquilo que JJ assume não ter poder de decisão, depende da criatividade dos jogadores.

Maxi disse...

Pior que o Emerson não pode haver! Epah, ele era mau a defender, era mau a atacar, era mau até a respirar!...

Concordo com muito do que tem sido dito acerca do Cortez em termos de lacunas defensivas, mas também acho que em termos atacantes, ele é muito bom. Tenho ainda esperança que melhore um pouco à medida que estiver mais rotinado com os colegas e habituado à Europa. Acho também que as coisas dependerão muito do extremo que for escolhido para "habitar" à sua frente... Sem querer ferir susceptibilidades, há extremos no SLB que também não ajudam muito na hora de defender/compensar e isso repercute-se...

Na pratica, o Cortez é um jogador à imagem do JJ... Ataca muito e defende pouco. Esse tem sido o apanágio do SLB desde o inicio dos tempos JJ. E é também por isso que se tem ganho pouco.

Pausas/desacelerações no ritmo do jogo, doseamento de esforço são coisas que o JJ ou não sabe o que são, ou não sabe transmitir à equipa...





Maxi disse...

«Uma boa jogada é mais importante que vitórias? A sério? Qual o grau de alcoolémia quando escreveste isto?»

temos pelo menos um belo exemplo no plantel de um jogador que se encaixa perfeitamente nesta frase da «jogada maravilha» sem retorno, ou com custos sérios posteriormente... Ainda assim o JJ e muitos adeptos acham-no um Mago. (Perdoa-me Aimar!)

Rafael Ortega disse...

Comprar defesas laterais sul americanos é, 90% das vezes, um salto para o abismo. Só sabem atacar, quando a principal função de um defesa é defender.

Manda-se embora os jogadores formados no clube, deixa-se o Antunes ir do Paços de Ferreira para ao Málaga (jogou na Liga dos Campeões, mas deve ser mau jogador), e depois vai-se buscar um cepo destes.

Quem é que vai encher os bolsos nas comissões da transferência menino?

rodes disse...

Depois de mais uma invenção e um ano a apostar num jogador que não é defesa esquerdo o que temos?

Perdemos um possível bom extremo para ganharmos um fraco defesa.

Agora despacha-se o gajo para ir buscar um igual ou pior.

E os títulos continuam a ser uma miragem.

Como no Benfica gostamos de inovar, em equipa que perde não se mexe, e renova-se o contrato do treinador por 2 anos. Não o vejo chegar ao Natal....

Anónimo disse...

se continuares a comentar o plantel do SLB, um por dia, acabas pelo natal ;) agora q ja disse bosta vou ler o post..

Vagner

Kiddo! disse...

O problema neste momento não será só o lado esquerdo da defesa, mas também o direito! O Maxi deve andar maluquinho da cabeça se acha que nos jogos a doer vai poder fazer as faltas que, por exemplo, fez no jogo contra o S. Paulo! O homem só quer dar fruta e no clube das putas isso não seria problema (que o diga o Bruno Alves), mas no Benfica não é assim! Conto com o Sílvio para a direita...

Resumindo, precisamos de comprar um defesa esquerdo (mas um que seja mesmo defesa esquerdo, caralho!!), um ponta de lança de área e um bom médio defensivo de choque!

A bug's life disse...

O melga fou-se embora pq era o melhor amigo do Cardozo. Nao foi por questões tecnico-tácticas

hertz disse...

Quem ainda acredita nisso, metam uma coisa na vossa cabeça: o Melgarejo a extremo não tem qualidade para o Benfica. Ponto. Passando para LE ficámos com um jogador bastante competente nessa posição e que poderá dar jeito se ficar (se sair tem a ver com questões extra-futebol).

E eu a pensar que o Emerson não ia deixar saudades...LOL é só blogs e adeptos a falarem nele. Essa comparação do Cortez com o Emerson não tem lógica nenhuma pois o Cortez tem muito mais talento e qualidade técnica que o Emerson. Parem de comparar o Cortez com o "Djalo" dos laterais esquerdos.

Falando no Cortez, ele é bom naquilo que não se pode mudar e pior naquilo que é alterável. No ataque, nas suas movimentações e decisões a nível ofensivo tem estado bastante bem. A nível defensivo, nas questões de posicionamento aí pode evoluir e aprender com o JJ e apesar do pouco tempo que tem estado no Benfica já se nota evolução.
Fala-se do erro dele no 2º golo do São Paulo. Aquilo não foi bem um erro de posicionamento ou sei lá o quê, aquilo foi mais um momento de desconcentração.

Claro que o que eu queria era um LE de topo no Benfica mas, infelizmente, não o temos. Mas poderemos vir a ter um bastante bom.

Daniel disse...

@hertz,

Quanto é que o JJ te pagou para dizeres essa merda?

hertz disse...

Daniel, what? Dizer o quê? Dei a minha opinião. Disse aquilo que penso ou será que não posso?

Daniel disse...

Poder podes, mas soou tanto ao que o JJ disse quando o Lynott chegou que um gajo fica desconfiado...