Between Sight do JJ

Não vi a entrevista do JJ na BTv mas sim no Youtube e mais tarde, porque só vou assinar o canal em Agosto. Em Julho não se passa nada e da maneira que as coisas estão, 10€ podem fazer muita faltinha. Com 10€, por exemplo, já se deve conseguir roubar um jogador ao Sporting!

Depois de ver a entrevista percebi que estive em coma até há bem pouco tempo. Pelos vistos, algures em Maio de 2010 devo ter atravessado numa passadeira sem olhar para os dois lados, devia ir distraído a coçar o rabo e fui colhido por um camião do lixo.
Durante o coma tive pesadelos, em que o Benfica perdia títulos atrás de títulos, muitos deles para os azuis, muitas vezes selados com derrotas humilhantes às mãos deles.
Mas, felizmente, nada do que sonhei aconteceu. O Benfica tem colecionado títulos atrás de títulos desde a Primavera de 2010. Provavelmente só sonhei aquelas coisas horríveis quando o pessoal médico que cuidava de mim estava a mexer na algália.
Mas já passou! Agora, graças a São Eusébio de Lourenço Marques e a D10S Nosso Senhor de Rio Cuarto já estou bom de saúde e junto da minha famíla!

Achei a entrevista do JJ uma exibição de cagança, longe do que se exigia nesta fase.
Até entendo que a intenção da entrevista fosse passar uma imagem de maior auto-confiança e superação dos desaires recentes. Mas que diabo! O português é uma língua tão rica e vasta... Tivemos um génio zarolho que conseguiu escrever 10 cantos, tudo em decassílabos, e não era possível escolher umas palavrinhas melhores para mostrar confiança para próxima época? Ainda para mais se a entrevista não era em directo!

O "perto de conquistar a hegemonia" e o chamar a si os méritos de potencializar o Cardozo foram para mim os momentos mais baixos da entrevista.
Hegemonia de quê? De levarmos na bilha do porto? Realmente dessa estamos perto...já nem o Sporting perde tantas vezes contra eles como nós.
Estamos muito melhores que num passado recente, isso é verdade. Agora, só se torna hegemónico quem ganha muitos títulos. E nesse aspecto, estamos longe!
22 golos em 2007/2008 e 17 em 2008/2009 e era um jogador encostado?

Também foi pena ter mostrado que não quer saber do conceito do jogador português e ter, em parte, alinhado na visão mercantilista do Benfica, em que parece que fazer bons negócios com ativos (jogadores) é mais importante que ganhar títulos.
Há quem não se importe com isto. Interessa é que sejam bons jogadores e que honrem a camisola, não a nacionalidade. E fazer bons negócios é vital para a sustentabilidade dos clubes.
Claro que não vamos contratar portugueses só porque sim. Mas também acho que é com mais portugueses que se constrói balneário e mística. E não faltam portugueses com qualidade.
Quanto aos bons negócios, também é verdade que há organizações que obtiveram muito sucesso depois de se desviarem do negócio inicial. A McDonald's hoje ganha mais com o imobiliário e a gestão de propriedades do que com a venda de sandochas de sebo. A Sonae hoje ganha mais com o retalho do que com a indústria da madeira. O fcp hoje ganha mais com o crime organizado do que como clube de futebol.

Mas não é isso que quero para o Benfica! Bons negócios são um meio e nunca um fim! Somos um clube de futebol, não uma agência de compra e venda de jogadores.

Quanto à dança de jogadores, houve duas conclusões importantes:
Têm noção que podem perder o Matic, o que (espero eu! mas já nem digo nada!) vai fazer com que não sejamos apanhados de calças e cuecas nas mãos no dia 31 de Agosto.
Pelo JJ, o Cardozo não tem condições para continuar. É pena... Continuo a achar que tudo isto se podia resolver internamente, com uma reconciliação. O Ribery e o Robben também tiveram uma briga feia no ano passado, e olhem como a história acabou.

Apesar de tudo, gostei da sobriedade mostrada na abordagem à próxima Liga dos Campeões. E acreditem, também gosto da ambição demonstrada. Só acho é que o modo de a demonstrar é que não foi lá muito feliz.
Também gostei do elogio ao porto. Não que eles mereçam qualquer elogio, mas porque mostra alguma elevação da nossa parte e é algo que eles nunca fariam.

No geral, não gostei da entrevista. Depois de tudo o que se passou nestas últimas 3 épocas, era necessário um discurso bem mais ponderado. Menos egocêntrico e mais Benficacêntrico.
 JJ é um treinador com uma margem de manobra muito pequena. E com o início de campeonato difícil que se avizinha, há o perigo real de uma hecatombe. E aí não é so JJ que fica em causa. É a própria direção do Benfica.
A não se que Vieira faça como o autarca do meu concelho, que integrou as comissões de honra do Passos Coelho em todas as vezes que ele concorreu à liderança do PSD, integrou a comissão de honra da candidatura dele a PM, mas neste ano de autárquicas passou a achar que as actuais políticas do governo estão a asfixiar não só o concelho mas também o Norte...

Mas pronto, foi apenas uma simples entrevista, importante mesmo é que preparem a próxima época como deve ser.

Força Benfica!

4 comentários:

Henrique disse...

"O Ribery e o Robben também tiveram uma briga feia no ano passado, e olhem como a história acabou" Se algum jogar tivesse empurrado o Heynckes em pleno relvado nunca mais calçava no Bayern de Munique. Zangas entre jogadores é mato.

Relativamente à entrevista nem achei muito bem nem muito mal. Concordo com algumas coisas, discordo de outras, como é natural.

Alberto disse...

A entrevista é a típica do Jota. Diz muita coisa com sentido, fode tudo com a sua típica cagança. Para o que eu esperava, até foi boa.

lawrence disse...

Pois!
Eu também gostava de ser atropelado pelo avião da Marisa Cruz e sonhar que o JJ era treinador da mafia e respondia a quem o questionava que, ainda no Benfica, já dizia que a corrupção ganhava limpinho, portanto, para quê mudar o discurso?
Deois acordei e percebi que ele ainda lá não tinha chegado!

David Duarte disse...

Porra!! Então os media apenas chateiam os lagartos com estas coisas? Não merecia uma investigaçãozinha?

http://www.antena2.com.co/audios/planeta-futbol/tres-meses-de-salario-le-debe-el-oporto-jacks-54