Faça o favor de se sentar.


Ultimamente no mundo do futebol tem-se falado de muitas coisas. Por exemplo: arbitragens, mais arbitragens, árbitros e há ainda até quem fale de arbitragens fraudulentas. Enfim, ridículo. Quem percebe de futebol, sabe perfeitamente que a essência do futebol não se resume apenas a isso. Proponho então falar de, nada mais nada menos que... cadeiras.

Se bem se lembram, ainda não há muito tempo atrás, era algo que existia nos estádios de futebol portugueses... mas apenas nos privilegiados camarotes, bem como, na zona denominada de "área técnica", na versão de "banco". O resto eram “bancadas” em betão, frio e cruel. Eram algumas as técnicas usadas pelos adeptos para amenizar o contacto com a superfície gélida e de higiene duvidosa. Desde o jornal ao boné, passando pelo casaco e acabando na engenhosa almofadinha quadrada, valia tudo (até roubar os referidos items, aproveitando as distracções que as emoções dos jogos proporcionam). Sempre era melhor que ficar em pé, como acontecia em alguns sítios que se teimava em denominar de “estádios”.

O Euro 2004 pode ter sido uma autêntica tragédia grega, mas quem foi aos palcos assistir ao desenrolar da peça não se pode queixar do conforto proporcionado pelos milhões de cadeiras instaladas a propósito do dramático evento. Quem parece não ter percebido bem a ideia foram as claques de futebol. Ergonomicamente afoitas, nunca se habituaram há mudança de paradigma, insistindo em porem-se de pé em cima das mesmas ou colocando-as na cabeça dos outros, principalmente nas cabeças dos agentes da autoridade. Futebol é apenas futebol (sim, sim… ), mas também é fogo que arde sem se ver.

Ou não, como foi bastante visível no último derby lisboeta que colocou frente a frente o Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal. Não foram só os corações (e os nervos) que se deixaram inflamar. Pelos vistos também as pobres cadeiras acabaram por ser vítimas dessa paixão contagiante. Amanhã à noite Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica voltam-se a encontrar. Vou estar a torcer pelas… cadeiras.

18 comentários:

MM disse...

Enquanto as claques - tal qual as conhecemos - forem vistas como um elemento que faz parte de um espectáculo desportivo, o futebol e outros desportos continuarão a ser abençoados, entre outros, pelo mal por esse elemento provocado.

Não há outra forma de ver o problema. Obrigar as claques a mudar o seu estilo de vida ou vedar-lhes o acesso espaços frequentados por pessoas normais que querem consumir futebol e liberdade, sem incómodos ou sem que se sintam ameaçadas.

Isto para os indíviduos que largaram fogo às cadeiras e grades da prisão.

A parte problémática é que o futebol Português é dirigido por gente que ergue prisões para separar seres humanos ou dirigido por gente que não vê mal em que assim aconteça.

Isto para as autoridades Portuguesas e para os anormais do Benfica que se lembraram de erguer uma cadeia dentro de um estádio. E já agora para os anormais do Benfica, Sporting e todos que acharam-na questão de somenos.

ps,
O jogo é amanhã, não é hoje à noite. E por último felicitações para o principal orquestrador deste blogue, Vitto Vendetta, pelo belíssimo texto alguns posts para baixo a dar conta da forma como emocionalmente viveu um golo da sua equipa.

Que amanhã haja um bom jogo de futebol, sem problemas, e que no fim ganhe o Sporting. Uma vitória com 2 golos chega; não convém esgotar as munições porque farão falta na meia-final da competição Europeia que (isoladamente, entre clubes de Portugal) disputa.

Anónimo disse...

Caro MM,

Obrigado pelo reparo. O jogo é de facto, amanhã e não hoje como referi no post.

Peço desculpa a todos/as pelo lapso, mas fui induzido em erro pela falta de futebol nacional a um domingo, dia sagrado para a modalidade.

Carlos Alberto disse...

morri a... rir

Anónimo da Silva disse...

Então o falecido nem tem direito a apresentação?
Entra por aqui pelo tasco, falece-me em cima do prato dos tremoços e nem diz bom dia nem boa tarde?

Anónimo disse...

O que é significa MM? Monte de merda??? Então foi erguida uma prisão dentro de um estádio, meu anormal de merda? Querias o quê, mandar o pessoal para o 3º anel sem nada a proteger os que cá estão em baixo? Levarem com cadeiras e afins em cima?? Não só para esses mas também para os adeptos adversários, ou isso é difícil de entender? Para vocês lagartos de merda é mesmo necessária a merda da rede, já que têm historial de cair de bancadas abaixo!! Acho piada a todo esses discurso de merda, quando no meio de tanta eloquência lá deixam escapar que são uns anti-Benfica primários!

Vitto Vendetta disse...

Então mas agora és O Morto! Quando te conheci assinavas como O Doente.

True story.

Anónimo da Silva disse...

A doença foi letal...

MM disse...

Caro o Morto,
Jogos à segunda-feira, derby, espectáculo que só existe (normalmente) 2 vezes por ano: é inteligente marcá-lo para as 20:00 duma segunda-feira. Enfim, futebol em Portugal.

Paneleirote das 18:26, não sejam preguiçosos e impeçam a entrada dos indíviduos que se comportam de forma pouco aceitável. Quantas entradas tem o teu estádio de merda? Põe lá 2 ou 3 pessoas por torniquete e não deixes entrar os membros das claques, porque todos os outros espectadores de certeza não irão causar problemas. Se há realmente um problema que seja tratado como deve ser. Criar prisões não é certamente solução.

Vitto Vendetta disse...

Oh MM, tendo a concordar contigo em relação a esse problema das claques, mas também se pensar melhor, de certeza que no dia seguinte se irá criar um coro de indignação maior que a célebre batata-frita.

Anónimo disse...

este morto veio donde? é adepto de quem?

Anónimo disse...

Quero é que sa fodam as claques!

Anónimo disse...

anónimo da silva e o amigo Monte de Merda são uns panaleiros de 1ª!!! Ahahahahaha filhos da puta!! Ou seja, lagartos e tripeiros são uns ganda panaleiros dum cabrão!!!

Vitto Vendetta disse...

Anónimo curioso,

que interesse tem saber a preferência clubista do nosso novo escriba?

Abraço!

Anónimo disse...

Agora o Vitto contrata defuntos. Pode ser, que o texto até está engraçado :)

iorda9 disse...

Por acaso também acho que cadeiras, mesmo de plastico, são um luxo para os "senhores" das claques.

Aproveitem-nas para desportos radicais na serra da estrela ou outra coisa qualquer e deixem as claques nas bancadas de betão ou no velhinho "peão"

Ou então, reservem o direito de entrada apenas a pessoas.

Anónimo disse...

vitto, tem muita importancia, pois é apartir disso que vou formular a minha opinião sobre ele.
essas coisas dizem muito do caracter das pessoas e tu melhor que ninguém deverias saber isso.

Zé fodido disse...

Já falta pouco vai ser fodido

Anónimo disse...

a resposta certa era metê-los no fosso com uma rede em cima. Assim ficariam protegidos de tudo o que fosse arremesado de cima, teriam um espaço amplo e agradável e, assim como assim, não notariam a diferença de não verem o jogo!!!