Sócios do BENFICA? Expulsos!


O derby já era!
As Direções dos dois clubes resolveram entrar numa primeira circular de estupidez, num trocar de argumentos que mais parece um romance à volta do Xica-a-bala e o futebol foi-se.
Mas, parece-me que é hora de falar mesmo a sério porque o comportamento da Direção do BENFICA tem sido uma lástima - não falo do outro imbecil porque eu sou sócio do BENFICA e é nessa qualidade que agora escrevo. Os que são sócios de outros clubes que escrevam sobre a sua Direção.
Vamos começar pela parte formal, citando os Estatutos (pdf) do SPORT LISBOA E BENFICA.
No artigo 18º , onde se referem os Deveres dos associados:

"Honrar a sua qualidade de sócios, defendendo intransigentemente o prestígio e a dignidade do SPORT LISBOA E BENFICA, com a adopção de comportamentos cívicos e desportivos que contribuam para o engrandecimento do Clube"

Sendo que ainda antes, podemos ler "Ter adoptado comportamentos censuráveis susceptíveis de não lhe ser reconhecida idoneidade para ser associado do Clube." (art.9º, pt.2, alínea b))

E, como é óbvio, constitui uma infração (artigo 28º, alínea a)): "Desrespeitar os estatutos, regulamentos internos do Clube e deliberações dos órgãos sociais."

Ora, parece-me que os adeptos responsáveis pelo plástico mostrado no jogo de futsal de sábado e que envergonhou o SPORT LISBOA E BENFICA desrespeitaram os estatutos de forma grosseira com o seu comportamento que em nada honrou o Clube.

Assim, penso que o Presidente do SPORT LISBOA E BENFICA ou o Presidente da Assembleia Geral deveriam ter vindo a público dizer somente isto:
- o artigo 29º, onde está prevista a pena de expulsão é uma possibilidade para encerrar um processo disciplinar que vamos instaurar a estes sócios.

Tudo o resto é continuar a desonrar a memória de um pai que, com um filho de nove anos, foi morto num estádio às mãos de um adepto do SPORT LISBOA E BENFICA. Concordo com a sugestão do DAVID - essa taça não deveria estar na nossa mão.
Não encontro muitos momentos na nossa história com uma marca tão negativa e é uma pena que os benfiquistas não percebam isso. Mas, é ainda mais incompreensível o silêncio dos órgãos sociais.

18 comentários:

nonameslb disse...

Isso e o minimo,na minha opiniao deviam tambem ser irradiados do Estadio do Sport Lisboa e Benfica e se possivel ser tambem alvo de um processo crime.Ja e tempo de haver tolerancia zero com essa escumalha.

nonameslb disse...

Se o Gullit fosse esses meninos estavam fodidos.Esses merdas mancham a memoria de um lider e grande benfiquista.Gullit,Tino e Rita sempre presentes.

nonameslb disse...

*vivo

pitons na boca disse...

Concordo a 100% com o post.
E tinha sido tão fácil fazer o correcto. O Mr. Burns Gabriel até podia ter dito à mesma a tirada sobre o folclore mas, logo de seguida, bastava uma curta frase a dizer que a direcção repudiava tais tarjas, bem como o arremesso de tochas para o meio de multidões e anunciava a instauração de processos disciplinares aos sócios identificados, com o possível desfecho que o post fala.
Usar como "arma de arremesso" um dos episódios mais negros e que mais mancha a história do nosso clube, é de uma estupidez extrema que nunca pensei chegar a ver.

Esta direcção fez muitas coisas boas mas por vezes têm umas atitudes que me chateiam profundamente.

forteifeio disse...

Grande post. Parabéns pela clarividência evidenciada.

F.L. disse...

É exactamente isso. 100% de acordo. Considero lamentável, para não dizer pior, esta não atitude ou não tomada de posição da Direcção.
No fundo, quanto à comunicação do Clube, é mais do mesmo.
E é também demonstrado, mais uma vez, o absoluto desprezo da Direcção pelos sócios e adeptos benfiquistas que na sua imensa maioria não se revêem na atitude dos javardos assim como não se revêem neste silêncio.

Unknown disse...

Concordo plenamente com o post cumprimento com os regulamentos internos e mais, deixo aqui uma lembrança do que já foi feito em tempos e que deveria ser feito sempre e com penas ainda maiores.

http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=2898675

O tempo dos gladiadores já acabou à muito. O desporto é para se praticar com desportivismo e para se ganhar se formos melhores nesse dia, não são necessário tiros de petardos, não estamos numa guerra mas num jogo.

Unknown disse...

Disse-o ontem num post qualquer do facebook, nao sei se do Cabelo ou do Gordo. Nao me revejo na atitude desta direccao. Ser rebelde e parvo nao e motivo de orgulho. Deviam ter repudiado a atitude e na altura as autoridades deviam ter removido a faixa e identificado os autores da mesma. Impunidade leva a abuso. Nao me revejo nisto, excelente post, continuem por favor.

Bruno Jacinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Jacinto disse...

http://sporting.filtro.pt/index.php/2015/02/11/blogs-benfica-com-melhor-atitude-que-sua-direccao/

Francisco Melo disse...

Parabéns pelo post.
É muito lamentável que a Direção do Benfica não se tenha pronunciado à data sobre essa faixa miserável, e tomado as devidas ações sobre os reles autores da mesma.

Henrique disse...

Concordo na essência com o post, estes tipos demonstram mau carácter e uma falta de empatia terrível, difícil mesmo de compreender.

Na minha opinião, o que seria importante de uma vez por todas era deixar de tratar os adeptos como crianças, às quais o clube tem de deitar um olho. Os adeptos de futebol não são mais nem menos do que o comum cidadão, pelo que me parece fundamental deixar-se estes paternalismos do passado para trás. Isto só emenda quando as pessoas que cometam erros sejam responsabilizadas pelo estado, de acordo com as leis em vigor.

Outro ponto importante, é perceber até que ponto os clubes são responsáveis pelas acções dos seus adeptos/sócios. Na minha opinião, em circunstâncias normais os clubes nunca deverão ser responsabilizados pelas acções individuais ou colectivas de uma parte, pequena, dos seus adeptos. É que esta lógica só é aplicada ao futebol, de tão ridícula que é. Peguemos no exemplo, desproporcional é certo, dos atentados terroristas cometidos por indivíduos alegadamente em nome de uma determinada religião. Será lógico a religião ser considerada responsável por estas acções? Não me parece.

Sobre o aspecto formal, que sócios seriam alvo de processo disciplinar? Ainda vamos ver o CSI: Seixal a identificar as impressões digitais nos restos de petardo.

benfica1 disse...

https://lh5.googleusercontent.com/-8-7mNt2Cryc/VNubyxum-FI/AAAAAAAAA0E/8yFlpNwVtDA/s640/blogger-image-916320426.jpg

Chega ou não?

MeiralVermelho disse...

Meus caros, às vezes, aqui no Cabelo, também falamos a sério de coisas sérias. Neste caso concreto, interessa-me ZERO o que fez, faz ou vai fazer o SPORTING. Ainda me interessa menos o que fizeram, fazem ou farão os seus adeptos ou o seu presidente. NADA! Portanto, os argumentos, eles fizeram, eles também e outros que tal, valem zero. Eu estou APENAS a pensar no SPORT LISBOA E BENFICA. Quanto à bolinha ser coisa de homens e tal... Ok. Podemos então matar ou morrer porque isto é a nova forma de fazer a guerra. É um pensamento do tipo ISIS que eu, naturalmente, ignoro. A outra ideia - eles são umas bestas e ninguém tem nada com isso. ERRADO. Eu referi de forma clarar: não são sócios? Nada a fazer. São sócios? Cumpram-se os estatutos porque pertencer a um colectivo é isso mesmo - cumprir os estatutos (leis) dessa associação. É só isso que eu quero - que se cumpram os estatutos.

lawrence disse...

E estão os órgãos sociais e todos os que de alguma forma enchem os bolsos com as assistências interessados em que energúmenos tomem conta dos estádios e dos pavilhões?
Quem, neste contexto leva de ânimo leve a família a um jogo seja ele de futebol, de futsal, de hóquei ou o raio que os parta?
Deviam ter vergonha quando olham para os jogos da liga Inglesa e vêem os estádios sempre cheios com homens, mulheres, crianças, novos e velhos!
Esses dirigentes do futebol tuga tem colhões para mandar a própria família para o meio de adeptos anónimos sem medos?
Nááá!

A bug's life disse...

Os lagartos vão fingir que não viram isso e a comunicação social vai ignorar

A bug's life disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
francisco bexiga disse...

Como já alguém disse parabéns Meiral pela clarividência.

Saudações Gloriosas.