Saldo ou sofrimento

Confesso que temia este dia. O dia em que o SPORT LISBOA E BENFICA (SLB) mudava para BES - BENFICA em Saldo ou, deixo à consideração do estimado leitor a opção, BENFIQUISTAS em Sofrimento.
Não sei nem quero saber o que se passa na casa dos outros.
Mas, quero e muito saber o que se passa em minha casa, até porque sou sócio e com as cotas em dia.
Eu sei que a coisa é fácil de explicar - a SAD está excessivamente exposta ao BES e com este a ir ao fundo, os investidores exigiram o dinheiro de volta. É só isto que está a acontecer, nada mais.
O futebol do BENFICA foi mantido em alta com capital "pedido emprestado" e, pelo que se vai percebendo, os donos do dinheiro, querem o que é deles antes que o BES vá mesmo ao fundo.
Não sou cliente do BES e por isso não vou perder (diretamente) nenhum, mas ao que parece o BENFICA está entre a espada e a parede. Não consigo ver fuga possível. Claro que se pode questionar a opção feita de apostar no BES, de deixar a equipa de futebol crescer ao ponto de conseguir ter dois titulares na final do campeonato do mundo... Mas, isso agora serve de pouco.
Gosto de ver o BENFICA no TOP do mundo, mas Portugal não é país para ter uma equipa deste nível - a Bélgica, a Holanda, a Dinamarca e até a FRANÇA são países com um outro poder económico, mas sem clubes "na primeira divisão da europa" (fora disto o Mónaco e o PSG que são de outra dimensão).
Tudo o resto são coisas anormais, já vistas noutros tempos, mas a vida é simples e explica-se assim:
quem não tem dinheiro, não tem vícios!

21 comentários:

Anónimo disse...

Talvez este post lhe consiga explicar que o que escreve não faz sentido, não tente falar de coisas que simplesmente não domina e que não faz a mínima ideia com funcionam, leu algures na imprensa o BES associado ao Benfica e veio com uma teoria de treta... deixo-lhe então um post de escalarecimento para deixar de fazer filmes na sua cabeça e já agora, na cabeça de todos os benfiquistas que leram este texto...
http://guachosvermelhos.blogspot.com/2014/07/banco-espirito-santo.html

Vitto Vendetta disse...

Eu não escrevo sobre este assunto porque não é a minha praia, embora tire as minhas conclusões.

No entanto, não posso deixar de fazer o reparo ao Papoila saltitante, que não entendo o porquê de tanta convicção num texto de um blog em deterimento do outro.

Aliás, entendo perfeitamente, mas não vale a pena entrar nessas guerritas de gente de merda.

F.L. disse...

Para o "Papoila". Já tinha ouvido falar de um tal de Lemos e do blog de que vc fala. Fugi espavorido. Em cada duas frases vêm três insultos. E quanto a esse tal de Lemos recomendo-lhe tento e siso, já que vergonha recomendar-lhe é inútil pq jamais a poderá sentir. Esses insultos ao Benfica Eagle, confundindo-o com outra pessoa vão ficar nos anais da maiores javardices escritas na net. É de fugir...

Hernâni Caroço disse...

Imaginemos que tínhamos que decepar os dedos e dar os aneis e a peida e tudo e tudo e tudo. Adorava ver uma equipa com o Paulo Lopes, Cancelo, Luisão, Lisandro, Benito, Ruben, Pizzi, Teixeira, Ola John, Ivan e Lima apurar-se directamente para a Champignons.

6 portugueses no 11, a maioria deles formado no clube. Há males que vêm por bem.

Unknown disse...

"os investidores exigiram o dinheiro de volta"

Explica como é isso Vitto. É que eu pensava que quando alguém te empresta dinheiro há datas e não vontades.

(Sem querer desculpabilizar a pré-época que parece um pouco mazinha) :D

Vitto Vendetta disse...

Não fui eu que escrevi o post pá

Unknown disse...

Pois não, desculpa.

MeiralVermelho disse...

Grato pelos comentários e passo à frente o que não merece um segundo de atenção. O ponto é simples: para este ano (2014) há uma necessidade enorme do SLB em "saldar" dinheiro antecipado e que se cruza com o antigo fundo criado pelo SLB e ... A intenção da Direção era simples: há uns anos antecipou vendas, atira o pagamento para uns anos à frente (2014) e nessa altura faz-se um novo "crédito" e a barriga empurra o problema para a frente. Tudo isto estaria certo não fosse o BES ter ido ao fundo e o Ricardo até estar a caminha da prisão.
Confesso, como alguém comentou, que esta está longe (MUITO longe) de ser a minha praia. Sou apenas um sócio que quer o melhor para o clube. Não sou o fã nº1 do Vieira, mas agradeço muito o que fez pelo BENFICA. Mas, estas questões não são pessoais...
Mas, e para terminar, se a explicação para o fim da equipa do SLB não é o BES, então qual é a tua explicação?

Luis Marques disse...

Bem, devo dizer que não conhecia o blog dos Guachos mas se o escriba mete estas perólas pelo meio: "qualquer parvoeira que os Leitores tenham lido, ou venham a ler sugerindo alguma coisa diferente disto, não passa de verdadeiro lixo, escrito por pessoas que acumulam ignorância com muita má fé!"... Cavaco Silva is that you? Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas?

O BES está exposto de duas maneiras ao SLB, empréstimo e obrigações. Empréstimo a 3 meses obrigações que liquidam em Outubro e Novembro.

Em relação às obrigações o BES é tratado como qualquer outra entidade ou pessoa que tenha subscrito. Na data acordada recebe o valor (até lá o Benfica deve fazer outra obrigação para pagar a obrigação anterior, como tem sido costume).

Em relação ao empréstimo é que a coisa já é diferente. O outro senhor dos Gauchos diz o seguinte: "nunca, nenhum Banco, alguma vez terá qualquer dificuldade para financiar Clientes com o histórico do Nosso Grupo". Isto sabem o que é? É treta.
É impossível para alguém que não esteja dentro do banco e que não seja director saber o que o BES vai fazer ou não, tendo em conta o valor do empréstimo. É possível que aconteça muita coisa, que renove o empréstimo, que o reduza ou que obrigue o SLB a pagá-lo.
Se for acontecer o primeiro caso, era estranho vender tanto e comprar tão pouco, logo sobram o 2º e 3º casos.

Não sei sinceramente o que vai acontecer mas penso que tudo o que implique o Benfica ter menos dívida é sempre positivo para o clube. Pode ser doloroso a curto prazo mas é benefício no longo prazo.
PS: Não sou nem Vieirista nem anti-Vierista. Sou um sócio normal.

Vitto Vendetta disse...

Acho que nem eles sabem. Aliás, ninguém sabe, tirando o José Albuquerque, supra-sumo da economia, do branding e da cassete pirata.

David Duarte disse...

"qualquer parvoeira que os Leitores tenham lido, ou venham a ler sugerindo alguma coisa diferente disto, não passa de verdadeiro lixo, escrito por pessoas que acumulam ignorância com muita má fé!"

O engraçado nem é existirem pessoas que pensam ter a verdade eterna (nem é o caso aqui visto a pessoa em causa estar apenas a fazer masturbação intelectual). O engraçado é existirem pessoas que acreditam noutras pela simples razão de elas dizerem que têm a verdade eterna.

Olho Gordo disse...

Amigos do "Cabelo"... acho toda esta preocupação um tanto ou quanto precipitada. Ainda o ano passado cancelei a minha subscrição da Benfica TV no início da época porque o futebol do Glorioso metia dó e me custava dar mais €9,99 (... em cima das quotas de sócio) para ver "mau" futebol praticado pelo SLB. Vim a arrepender-me, claro está, e a reactivar a Benfica TV uns meses mais tarde com uma dose q.b. de vergonha na cara. Conto-vos isto porque me parece que este ano se vai passar o mesmo : vamos começar mal e acabar em festa.

Não vos vou mentir e dizer que não estou em sofrimento, como todos vós, pela razia que estamos a sofrer. Ainda assim, tirando o negócio Garay, não considero nenhum dos outros negócios prejudiciais para o Benfica.

Acho que devo a este Presidente e a este Treinador uma boa dose de respeito pelo que conseguiram alcançar na época transacta. Também lhes devo o benefício da dúvida, devido à minha falta de fé na época passada (perdoem-me, mas perder o Campeonato, a Taça de Portugal e Taça UEFA da forma como perdemos em 2012/2013 deu cabo da minha moral... eu estava de rastos).

Quero acreditar que alguns dos que chegaram são mesmo craques e que alguns dos nossos miúdos vão evoluir brutalmente. Quero acreditar que as coisas não serão favoráveis aos nossos rivais e que esta qualidade é toda fogo de vista. Quero acreditar no bi-campeonato e numa boa campanha europeia. E quero acima de tudo acreditar que o que se está a passar é o preço de termos mantido o plantel do ano anterior e de nos termos reforçado à grande em 2013/2014.

Posso até estar a ser ingenuo, mas não quero estar a ser injusto com malta que nos deu as alegrias do ano passado.

Saudações, bravos companheiros benfiquistas.

rui disse...

Viva a papoila bebeda e os guachos alcoolicos

Erk disse...

Ahahaha.

Mas não era o Bruno de Carvalho o Vale e Azevedo do Sporting, que ia fechar o clube já em ruína financeira?

O benfas vendia saúde de tesouraria, nas mãos dos Midas Orelhas, capaz de transformar TV's do clube em filões de ouro, e o Midas JJ capaz de transformar Manéis em Cristianos Ronaldos.

Afinal é só torrões de estrume atirados aos olhos dos sócios?

Não pode ser. Acarditem mais uns tempos. Vá lá.

Olho Gordo disse...

Valdemar... o Godinho Lopes é que foi o vosso coveiro. E eleito pelos sportinguistas. O Bruno de Carvalho até pode ser parvo, mas ao menos é adepto e só quer o bem do clube. Pelo menos, é a minha opinião.

Em relação a transformar "Maneis" em "CRs", só te digo isto : o Oblak custou-nos tuta e meia aos 16 ou 17 anos de idade. Jogou meia época no ano passado, foi campeão e foi vendido pela clausula de rescisão, 3 milhões abaixo do montante que o Neuer custou ao Bayern. Quanto achas que vale o frangueiro do Patrício depois de 7 épocas ao serviço do Sporting?

Abre a pestana e vai lá ao Marquês festejar a vossa Taça de Honra...

David Duarte disse...

Olho Gordo,

Estavas nas tenebras e depois encontraste a salvação. ALELUIA!! ALELUIA!!!

Olho Gordo disse...

David Duarte, Jesus É a salvação! :D

David Duarte disse...

Queres ver que o Vieira é o Poncio Pilato...

Olho Gordo disse...

Vai na volta... lava as mãos enquanto enche os bolsos de dinheiro. Ou lava dinheiro enquanto nos leva a mão ao bolso... já não sei bem. ;)

Shiver disse...

Por falar em vergonha na cara ou a falta dela,Valdemar pá,vê lá se apareces cá depois da 3ª jornada ok?

No meio desta salganhada toda,para o bem e para o mal há uma linha que separa os bancos dos clubes.
Podes mudar de banco mas não mudas de clube.
Neste momento que parece delicado para o nosso clube não apoio nem critico. Pago para ver (as quotas de socio) e dou o beneficio da duvida.

Sentinela um Estremecer disse...

Só não digo ao Valdemar para comer um cagalhão porque isso seria incentivar ao canibalismo.