Sporting - Porto

«os dragões não ganham, por exemplo, na casa leonina há cinco anos: desde que em 2008 Lisandro e Bruno Alves fizeram os golos que valeram um triunfo por 2-1 em jogo do campeonato. Nos últimos cinco anos, de resto, o F.C. Porto fez seis pontos nos jogos em Alvalade e perdeu doze pontos. Já na Luz, por comparação, fez dez pontos nos últimos cinco anos (onze pontos se contarmos com o clássico da primeira volta). Nos últimos cinco anos, perdeu apenas uma vez na casa encarnada, contra três vitórias e dois empates. O que é sintomático do maior facilitismo que encontra na Luz .»  in Maisfutebol


Parece que os submissos não são quem se alardeia alarvemente por aí...

Mas os benfiquistas não precisam de agradecer o favor de ontem. Ainda que possa o Benfica ser quem mais aproveita, o Sporting jogou apenas por si.

Será curioso escutar a análise dos Manhas e dos Ritas que davam a derrota como certa, como é que uma fraca e desmoralizada equipa B, reduzida a dez e jogando contra 12, consegue o mesmo empate que uma outra recheada de estrelas e liderado por um supra-sumo da tática.


Noutro plano, alguém sabe pormenores do episódio na tribuna presidencial? É uma história que merece ser contada...


Edit: após o comentário do Fura-Redes:
«Não foi calmo nem pacífico o ambiente vivido na tribuna de honra de Alvalade durante o clássico entre o Sporting e o FC Porto. Os ânimos exaltaram-se e foi preciso, inclusivamente, a intervenção de seguranças de ambos os lados para evitar que as proporções dos incidentes fossem maiores.
O ponto mais crítico aconteceu já no final da partida e acabou por ter como principais intervenientes o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o ex-”vice” leonino, Paulo de Abreu que, de acordo com testemunhas oculares, “ultrapassaram todas as marcas verbais” sem, contudo, chegarem ao confronto físico.

O ambiente era, de início, tenso, mas a cordialidade marcava a relação entre dirigentes dos clubes. No entanto, com o decorrer do tempo e com o empate em campo a subsistir, o despique verbal intensificou-se. De tal forma que, já na 2ª parte, foram constantes as bocas de um lado e do outro.

A tensão aquecia o ambiente, que escaldou já depois do apito final de Paulo Baptista.
Pressentia-se que da agressão verbal ao confronto físico podia ser um pequeno passo. De tal forma que a certa altura já todos os principais responsáveis dos dois clubes estavam envolvidos no despique verbal.
Não surpreendeu, desta forma, que Paulo de Abreu e Pinto da Costa tivessem passado das marcas. Isto numa altura em que até o próprio presidente do Sporting, Godinho Lopes, teve de agarrar o pescoço de Reinaldo Teles para evitar males maiores.

Entre os dirigentes do Sporting estavam presentes, entre outros, Godinho Lopes, João Pedro Varandas, Pedro Cunha Ferreira e Ricardo Tomás, enquanto Pinto da Costa, sentado ao lado do homólogo leonino, Reinaldo Teles, Angelino Ferreira e Adelino Caldeira eram alguns dos elementos dos órgãos sociais do FC Porto presentes em Alvalade.»

Já o jornal O Jogo descreve uma situação similar mas diz que terá sido quando Pinto da Costa convidou Paulo de Abreu a ter o mesmo comportamento na tribuna do Dragão que a situação explodiu.



Já aqui disse várias vezes, que se fosse presidente do Sporting não aprovaria a entrada de qualquer líder desportivo nacional que tivesse sido menos correcto com a instituição Sporting Clube de Portugal. Isto incluiria à cabeça Pinto da Costa e seu séquito, mas também Rui Alves, Eusébio, entre outros.

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. E quem quer respeito, tem que se fazer respeitar. É preciso cuidado com quem convidamos a nossa casa.

31 comentários:

Magro vai ao ataque disse...

"O Sporting jogou por si"... Sim, tentou conquistar 1 ponto numa jornada onde a malta que nada na luta pela europa é capaz de conquistar 3...

Paços já fez a sua parte.
Braga vai a olhão.
Marítimo recebe o Moreirense.
Rio Ave recebe o Estoril.
Guimarães recebe a Académica.

Com sorte, acabam a jornada a 15 pontos do 3º, 14 do 4º, 9 do 5º, 8 do 6º e 7 do 7º. E esperam que em 9 jornadas esta malta toda perca um somatório destes pontos todos... (admitindo que já só querem ir ao 5º, têm de esperar um acumulado de pontos perdidos relativos de 24 pontos, e parei no Guimarães...)

Sim sim... Se jogassem só a pensar em si tinham é de ganhar, e não festejar um empate que só enterrou em definitivo a europa. Sinais dos tempos.

DeVante disse...

Concordo com o Valdemar...mas, há que ver que os corruptos jogam a vida contra o Benfica.
Fosse contra o Benfica, Montinho não seria "poupado" e o jogo seria disputado de outra forma.

Do que gostei, sim, foi da notícia do Godinho. Se os benfiquistas já gostavam dele, imagina agora...

Foi preciso um presidente demissionário dos lagartos fazer aquilo que seis milhões não conseguem fazer...

Carrega Godinho, tu não és o cotonette!

Erk disse...

Estás a dizer que o Sporting é submisso ao Benfica e assim jogou?

Unknown disse...

Valdemar,

Acho que em campo o Sporting não é submisso a ninguém. É simplesmente inferior.

As estatísticas que apontas falam por si. Não é contra o Porto que o Sporting encontra o seu maior problema.

Ontem, o Porto entrou em campo convencido que eram favas contadas. Acho que é por aí que se explica parte do "mérito" do Sporting. Se calhar é algo que aconteceu em épocas transactas.

Abraço

Fura-Redes disse...

Valdemar já encontrei isto tudo sobre a zanga na tribuna:

http://ofuraredes.blogspot.pt/2013/03/ainda-o-classico-grande-zanga-na.html#.UTNz7FeVxag

Tarwin disse...

Os resultados do Porto em Alvalade são dos factos que mais provam a submissão do Sporting. É muito fácil de explicar. O Porto tem um pacto de não agressão ao seu fiel amigo... Só mesmo os Sportinguistas para não perceberem isto e se vangloriarem dos resultados contra o Porto em comparação com os resultados do Porto na Luz. Enfim, depois de um Sporting-Porto nada melhor do que analisar o resultado tendo em conta o Benfica. Isso sim é sintomático... Sintomático de um grande amor chamado Anti-Benfica.

Erk disse...

Tarwin, como já referi num post anterior, os Sportinguistas estão-se cagando para o Benfica.

O oposto não pode ser afirmado. Ainda há dias apareceu o orelhas a chorar de inveja de um negócio do Sporting, como o Captomente tão bem fez o favor de ilustrar.

Benfiquista Tripeiro disse...

Um "negócio" do sporting. Ahah!

Escrivão disse...

1.º) Valdemar Melancia reafirma que os sportinguistas se estão a cagar para o Benfica. Vejamos:
a) O meu pai nunca pensou assim. Entre SLB e FCP, sempre torceu pelo primeiro.
b) Tu e o Melancia Mentecapto passam a vida a falar sobre o SLB. Não há «post» no qual não reservem um paragrafozinho para falar do Glórias.
c) Coerência, palerma, coerência, Melancia.
d) As sucessivas direções do lagartedo e diversos jogadores não hesitam em cair nos braços dos nortenhos. Ontem, quase metade da equipa do Norte era ex-SCP.

2.º) Um gajo que escreve «É preciso cuidado com quem convidamos a nossa casa.» merece ser considerado? Obviamente, não.

3.º) Vai aprender a escrever e a pensar, burgesso!

Red Sniper disse...

... "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. E quem quer respeito, tem que se fazer respeitar." ...

Tens toda a razão do mundo ...

O Dr.Gois Mota, presidente do SCP e das milícias criadas nos anos 50 com o pomposo nome de Legião Portuguesa, para se fazer respeitar, fazia-se acompanhar de uma "cospe fogo " e segundo rezam as crónicas da época, não tinha pruridos de espécie alguma, para a empunhar, o árbitro Braga Barros que o diga !

Oh Valdemar vai lamber sabão dse preferência...macaco !

SLB1958 disse...

Mas estes gajos não se enchergam, o que tem a ver um jogo a sério em que vale tudo menos tirar olhos com estes jogos de amigos, em que não vale aleijar, mesmo que haja uns sururs de vez em quando para compor o ramalhete!
Outra explicação seria, por exemplo os corruptos terem tantos jogadores dos submissos, que eles não se sentem motivados qb para darem tudo.
É preciso ter lata, foda-se que esta merda da bola sega mesmos os adeptos, que não conseguem ver, mesmos quando a realidade lhes bate de frente!

Escrivão disse...

Um crítico maligno a pena toma
Corta nas becas, morde os estudantes.
Contra os Lentes nenhuma força o doma,
Ataçalha com dentes arrogantes,
Qual pantera ou leão, qual tigre ou ursa,
Batinas, becas e sagrada murça.

Com pretexto de amante patriota
Serve ao seu interesse, e desbocado
Intentando tomar diversa rota
É de todos um crítico malvado;
Elefante ferido que se solta
E contra os seus a tromba volta.
Diz sem pejo este bárbaro inimigo
A quem fúria infernal a boca abriu,
Que a Academia de seu fervor antigo
Por culpa de uns e outros decaiu;
Que reina a Estupidez e o Pedantismo,
E que geme no antigo Barbarismo.

Erk disse...

Alguns burgessos que vivem nas caixas de comentários ainda não entenderam bem onde estão.

O Cabelo do Aimar é um blog maioritariamente Benfiquista (como o nome indicia, dah), onde eu e mais alguns Sportinguistas fomos convidados a comentar pelo Vitto e pelo Daniel.

Os meus pensamentos exclusivamente leoninos, onde o Benfica não entra, conservo-os para outros locais, exclusivamente leoninos.

Não estão contentes com este estado de coisas? Reclamem ao Vitto. Ele é o patrão, e no dia que disser que a minha colaboração não faz sentido, eu saio pela porta da frente.

Só que já se falou sobre isto várias vezes, e a opinião dos camaradas escribas é que eu prossiga. Já se fizeram votações cá no blog, e venceu a minha continuidade por maioria. Se há um motivo que leva o Vitto a admoestar-me é pela baixa frequência dos posts.

De gajos que iniciaram os comentários aqui no Cabelo a fazerem-se passar por Brasileiros de sexualidade invertida, é que eu não vou, por motivos óbvios, aceitar lições. Gramaticais ou desportivas. É uma questão de credibilidade.

Um abraço geral.

Tarwin disse...

Valdemar, suponho que tenhas sido tu a escrever este post e que tenhas sido tu a colocar a bold a frase "O que é sintomático do maior facilitismo que encontra na Luz". Depois de escreveres isto dizes que te estás a cagar para o Benfica? Então qual era o teu objectivo ao destacar aquela frase? Qual era o teu objectivo ao postar toda aquela argumentação do Maisfutebol? A exibição que o Sporting ontem fez, em que superou todas as expectativas, merecia outro destaque que não comparações com resultados do Porto na Luz. E reafirmo aquilo que disse no comentário anterior: muitos dos resultados positivos do Sporting em Alvalade contra o Porto foram cozinhados fruto da aliança entre os dois clubes. Reconheço, no entanto, que ontem não foi um desses casos. Talvez isso explique o que aconteceu na bancada presidencial. Espero que seja o inicio do fim de uma aliança em que o Sporting até ganha os seus jogos em Alvalade contra o Porto, mas perde os campeonatos a ver os seus ex-melhores jogadores a equiparem de azul e branco...

LDP disse...

"Parece que os submissos não são quem se alardeia alarvemente por aí..."

Oh palhaçete, e só para ti é que reservas a boquinha do "jogar contra 12...? Só te relembro o jogo do ano passado na Luz e a desmarcação á velocidade da luz do Maicon. É que nem vou dar mais exemplos.

Também tu davas a derrota como certa. Normalmente andas com o pito aos saltos na semana que antecede um jogo entre a tua equipa e um grande, desta vez menos.


Já a história na tribuna presidencial merece um outro copy-paste:

"Os Sportinguistas são donos de uma educação e desportivismo que não encontra paralelo em Portugal. Uma certa nobreza e saber comportar-se."

Sabes quem foi o tísico mental que escreveu isto?

Red Sniper disse...

..."Alguns burgessos que vivem nas caixas de comentários ainda não entenderam bem onde estão."...

... " Os meus pensamentos exclusivamente leoninos, onde o Benfica não entra, conservo-os para outros locais, exclusivamente leoninos."...

E eu que pensava que o TPM só atacava nas mulheres...

Dasse, o mundo já não é o que era dantes ... :-)

jose disse...

"Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. E quem quer respeito, tem que se fazer respeitar. É preciso cuidado com quem convidamos a nossa casa."

Isso aplica-se aos lagartos que passam a dizer mal do proprio clube?

E que eu assino ja por baixo se isso impedir todo o que seja lagarto e corrupto de meter o cu no estadio da Luz.

lawrence disse...

Valderrama, Capotamento e Vitto:

POR FAVOR que nenhum dos escribas lagartos deixem este blogue!

E dou razão ao Vitto quando chateia os lagartames para escreverem mais!

É que sou adepto do "non-sense"!!!

Fosse eu especialista em sociologia e faria grandes "perfis" destes dois!

Como não sou, limito-me a.... rir!

DeVante disse...

Curioso que depois do jogo de ontem não saiu nenhuma notícia hoje a dar conta de clubes interessados em Rámes Rodriguez...

rui disse...

é verdade,ontem nas bancadas so ouvi Porto é merda,Filhos da puta...coisa que por exemplo na luz nem sempre se ouve alto e a bom som,sim senhora,eram uns 27 mil em alvalade mas eram bons.Parabens,aqui de um benfiquista

Atlas disse...

Pena foi a lista dos non-convidados ter ficado por "e outros" para esclarecer se teríamos direito a reciprocidade.
Para evitar o rotúlo de hipocrisia talvez fosse boa ideia expressar aqui "os pensamentos leoninos" que afectem o Benfica.

POC disse...

Quando voltarem do Marquês, apitem.

Eric Dier, grande jogador. Vieira, é ir buscá-lo, antes que o ofereçam a custo zero aos corruptos.

Abraço Valdemar.

Humberto Silva disse...

É subserviência suficiente deixar sair metade da equipa para um rival direto. Coisa que ceder uns pontitos em casa do rival é um preço que o Porto não se importa de pagar. e dizer que o Sporting não é subserviente do Porto só porque o Porto não consegue ganhar em Alvalade há cinco anos só conta para uma equipa como o Sporting cujas únicas alegrias são ganhar em casa ou vencer o campeonato da 2ª circular. Os campeonatos não se fazem de vitórias caseiras aos rivais. Fazem-se de pontos. pontos que o Porto tem ganho com meia equipa do Sporting. E isso é subserviência.

Tiago disse...

Humberto, és gajo para estares a falar do Maniche e do Deco.

Humberto Silva disse...

Não disse que o Benfica teve dirigentes isentos de culpas nestas histórias. Mas atenção. Nem o Maniche nem o Deco tiveram a história do Moutinho e do Izamailov. O Moutinho era capitão e o o Izmailov esteve 6 anos no Sporting. O Deco nem à equipa principal do Benfica foi e o Maniche teve lá um ano a espaços e foi o Mourinho que o levou. Não se comparam as situações.

Tiago disse...

Ponto prévio: não defendo os gatunos que tomaram conta do meu clube.

Posto isto, não se comparam as situações porque nós sempre ganhámos 11M€ e um lateral medíocre.

Humberto Silva disse...

Mas podemos recuar e ver outros casos. O Rui Águas, o Carlos Manuel, o Paulo Sousa e o Pacheco. Mas nenhum se pode comparar com os casos flagrantes do Moutinho e do Izmailov. Houve uma venda direta e consciente destes dois jogadores para o Porto. Se o Moutinho quisesse ir para o Benfica empalavam-no num pau de bandeira da Academia e puxavam-lhe fogo para exemplo dos traidores. Para o Porto? Sai logo mais rápido que o Lucky Luke

Tiago disse...

O vosso problema é confundirem Sportinguistas com dirigentes do Sporting.
Achas que há 1 Sportinguista sequer que goste do Moutinho?

Humberto Silva disse...

De todo. E não estou a confundir. Quando falo falo mesmo dos dirigentes. E para bem do Sporting é bom que comecem a definir prioridades. Até lá o Benfica agradece à combatividade desta nova fornada da Academia pelos dois pontos tirados ao Porto. Pelo menos até o Pinto da Costa ir buscar o Bruma, o Dier e o Patrício, que já se afigura o substituto do Helton. (ok, esta foi mesmo só para provocar ;-))

Tiago disse...

Se o Patricio já estiver mesmo vendido ao Atlético de Madrid, não me admiro nada que em 2014/15 esteja a jogar no porto.

David Duarte disse...

Valdemar, a tua continuidade foi votada por maioria e não unanimidade?! Quem votou contra ti?