Li por aí, nos últimos dias, declarações avulso (ainda) sobre a saída de Pablo Aimar para os Emirados. Houve algo que me chamou a atenção, e já não me recordo se foi alguém da estrutura do Benfica que disse ou algum meio de comunicação que 'indagou'. mas parece que, caso se confirme a saída, Vieira ficará atento e à espera do regresso de Pablo a Lisboa, dando isso a entender que Vieira conta com ele para outras funções, que não a de jogador, num futuro próximo. Mais uma vez digo, nem sequer sei quem disse isto, sei que li em algum site (creio que foi no Relvado), mas fiquei entusiasmado com a ideia dos responsáveis do Benfica estarem atentos a uma questão que nos foge há décadas, a de formar treinadores que foram símbolos do nosso clube.
Não é preciso pensar muito para percebermos a facilidade com que o FC Porto conseguiu transformar ex-jogadores em treinadores (alguns com grande potencial), porque é tudo feito às claras. Conforme disse anteriormente num post sobre ex-jogadores que dão bons treinadores, a formação passa muito por se tornarem adjuntos, para depois assumirem o leme de um clube mais modesto (ou vice-versa), e o Porto tem apostado em grande escala, não só nos treinadores como em directores desportivos, empresários/gestores de carreira e até presidentes. É também óbvio perceber a influência DIRECTA que isso tem no nosso campeonato, porque um treinador com mentalidade à Porto não vai conseguir esconder o 'gozo' de 'humilhar lampiões' perante os seus novos jogadores, tornando equipas em autênticas feras quando jogam contra o Benfica. É certo que isso ainda não se tem notado, e é só uma influência (outras existirão), mas não tenho a menor dúvida que se vai notar no futuro. Dizia McLuhan (um gajo que era muito inteligente no tempo dele, mas que agora levava 15 a 0 desses programadores de informática) que o homem tem extensões para completar certos actos, e os treinadores que foram jogadores são também eles uma extensão do clube onde passaram e mais vibraram.
Mas onde é que eu quero chegar com isto? Já não vemos um treinador Benfiquista a sair da fornada desde os tempos do Diamantino. Quer melhor do que ter um treinador do Benfica que seja Benfiquista? Sim, eu sei, o 'erro' Fernando Santos. Mas quando se tratam de ex-jogadores, a magia é ainda maior, é... a Mística. Aimar e Nuno Gomes são pessoas inteligentes, serenas (dentro do possível) e com provas dadas disso mesmo. Mas não é só Aimar e o Nuno Gomes que têm de voltar para serem preparados para o futuro. É o Ricardo Rocha, Simão Sabrosa, Tiago, Petit, Miccoli, Hélder, Calado, até o próprio Paulo Madeira, entre outros tantos. Vamos investir nestes homens, Sôr LFV, vamos esquecer possíveis falhas humanas e falta de recursos linguísticos ou de educação, e acreditar que pessoas em quem ninguém vê mais do que 'brejeiros', 'jogadores da bola' ou '4as classes' também têm o direito de se impor no mundo do conhecimento, e conseguir outros feitos fora do seu habitat. Ou não acha isso possível? Olhe o Silvino, onde ele está. Olhe o Jesus. Olhe o senhor.
É um investimento a pensar.
13 comentários:
Excelente artigo. Excelente texto.
O apelo ao LVF tá lindo! Ahahahahahah!
Concordo a 100%. Por exemplo, na equipa B em gostava que estivesse um treinador jovem, benfiquista e que estivesse a ser "preparado" para a equipa principal no futuro.
Não esquecer também do Paneira que está a fazer um belíssimo trabalho no Tondela e o Rui Vitória que não sei se é benfiquista (alguém pode confirmar?) mas já treinou os júniores do Benfica e que gosta de apostar nos jovens, sem medo.
O Pablito, gostaria muito que ele acabasse a carreira na Luz mas se sair, pelo menos que volte no futuro para ser dirigente mas o que eu gostava mesmo era que ele voltasse para começar a ser treinador adjunto ou treinador das camadas jovens e depois vir a ser o treinador da equipa principal.
subscrevo.
Nem quero imaginar um treinador 'Paulo Madeira', é que se enquanto jogador foi aquilo que foi... credo!
D10S : até parece q o mourinho foi um jogador do caralho...
Aimar sim. Mas Nuno Gomes,Ricardo Rocha, Simão Sabrosa, Tiago,Petit e Paulo Madeira não têm dimensão para servir de exemplos.
Precisamos é de mais Humberto Coelho, Ricardo Gomes, Mozer, Nené, Diamantino, Álvaro, Veloso, Vítor Paneira. Estes sim são homens com capacidade e exemplos.
Este gajo disse CALADO? Puta que pariu, está tudo doido!
Treinador?Opah qualquer professor de educaçao fisica que goste de futebol pode ser treinador pah.lol.O Freitas lobo porque e que nunca tentou ser treinador?Ele que percebe tanto de futebol secalhar dava 1 treinador jeitoso,ou nao.
Então e ' padrinho ' para essa malta? Mozer, Chalana, Rui Águas, Abel Silva, Vitor Paneira, Álvaro Magalhães, Bastos Lopes ( I e II ), Humberto Coelho, Valdo, Pietra, etc, etc, etc... eles andam aí. E com competência e provas dadas. Mas queres que os Olhanenses, Académicas, Rio Aves, Vitórias, Moreirenses desta vida se arrisquem a contratá-los? Venha um Conceição, um Jorge Costa, um Pedro Emanuel, o papa agradece, porque não são só jogadores que têm que ' rodar '.
Estou com o Shadows...fodasse, Nuno Gomes?!
Aquele gajo que, na Luz(!) passou gentilmente o microfone ao corrupto-mor?
O Nuno Gomes dava 15 a 0 ao Quique nas conferências de imprensa...
Quêêêêêê? O Aimar vai pôr-se ao fresco? A Telma vai cortar os pulsos. :-(
O Alvaro Magalhães já mostrou serviço no Gil Vicente.Só não foi a Europa porque o outro clube que lutava pelo lugar chamava-se Boavista.O Ricardo Gomes tambem já mostrou serviço em França mas a saúde não ajuda.Por vezes jogadores com carisma e inteligentes dentro de campo podem não dar em treinadores, por exemplo o P.Sousa.Mas era uma ideia começar a colocar como adjuntos esses nomes.
Agora imaginem o futuro treinador Paulinho Santos... até dá calafrios!!
Bocejo...
Enviar um comentário