De herói a vilão. De vilão a herói? O melhor treinador do mundo

2012 foi, para José Mourinho, um ano em que a nível desportivo tudo lhe aconteceu. Em Junho era aclamado por todos os merengues por ter, de novo, levado o Real Madrid à Cibeles festejar a conquista de mais um campeonato espanhol. Se esta época começou muito bem com a conquista da Supertaça ao Barcelona, o técnico português vive tempos difíceis por terras de 'nuestros hermanos'. No que ao campeonato diz respeito, o por muitos considerado melhor treinador do mundo, encontra-se, nesta altura, na terceira posição a 16 pontos do rival Barcelona, e vê a renovação do título espanhol como tarefa
impossível.
Aos meus olhos, se José Mourinho foi do céu ao inferno em pouco mais de 4 meses, voltará ao céu no final da temporada. No que a títulos internos concerne, JM já venceu tudo, e esta época é ano de vencer a Champions. Special One focou-se desde o inicio da época na conquista da Liga Milionária, único título que falta conquistar ao serviço do Real Madrid e que o tornará o primeiro treinador a conquistar a Liga dos Campeões por 3 clubes diferentes.
Julgo que o rumo dos acontecimentos do final da época passada se vairepetir. Os adeptos 'blancos' vão, de novo, aclamar Mourinho até à Cibeles, desta feita para festejar o título europeu de clubes e conceder-lhe novamente o título de herói.
Tudo isto, porque o melhor treinador do mundo, apenas sabe conjugar o verbo... VENCER!


36 comentários:

Anónimo não embriagado disse...

Penso o mesmo

Pedro disse...

Tenho muitas dúvidas que isso aconteça...Mourinho precisa de ter o balneário do seu lado para fazer o que melhor sabe. E no Real não o tem.

Mas continua a ser o maior e dava o dedo mindinho (vá, o pé todo) do Valdemar para o ter no Glorioso.

iorda9 disse...

Tem a seu favor - o facto de já não lutar pela "La Liga" e poder fazer descansar jogadores para a Champions.

O pior é que o barça também pode fazer o mesmo

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Pela primeira vez, desde que iniciou a sua fantástica carreira no SLB, dúvido do êxito de Mourinho, por uma simples razão: igualmente pela primeira vez, não tem o ' Balneário '. E não é por ele, certamente. Que saiba sair. E para onde for, voltará a conquistar. Naturalmente.

Unknown disse...

Sim, sou da opinião que precisa do balneário do seu lado. Mas vamos lá ver se o melhor do mundo consegue dar a volta por cima

GNR disse...

Não vejo este Real a ganhar a Xampions. Duvido até que passe já o Manchester

xirico disse...

Se o objectivo era a LC não se notou nada na fase de grupos,aonde levou um baile do Dortmund.

Unknown disse...

Na última vez que o Mourinho venceu a Champions pelo Inter, também não fez uma grande fase de grupos. Passou em segundo , tal como agora

Anónimo disse...

e ganhou com um futebol nojento e muito pragmático. Mas há quem goste

jzz disse...

Em vez de andarem a lamber o cu ao mourinho, façam jus ao nome do blog e celebrem o regresso de El Mago, porra!!!

jzz disse...

Este blog está entregue à lagartada, onde anda o Daniel, juntamente com o vitto, o melhor escriba deste blog e o único que percebe de futebol.

Unknown disse...

calma pessoal, está a sair uma crónica sobre o melhor reforço de inverno... 'El Mago' is back

Unknown disse...

quanto a isso de estar entregue à lagartada, admito que critiquem todos os meus artigos, mas dizerem que sou do Sporting é a maior ofensa ;)
Viva o Benfica !

jzz disse...

não estava a criticar especificamente o teu artigo, nem muito menos a chamar-te ceportinguista, longe de mim....

Só pedi algum temor a Deus Pablo e mão pesada no julio iglesias e mentecapto.

Escrivão disse...

Deixem a Dininha em paz, pá!

Quanto ao Mourinho, para mim, o gajo só foi mesmo grande no primeiro ano do Porto.

Quanto ao mais, é bom lembrar que até o ex-adjunto do Vilas Boas foi campeão europeu com o Chelsea.

Pessoalmente, é um palerma e um grunho. Quando se limitava aos «mind games», o sujeito até era brilhante no modo como mexia com a cabeça dos adversários. Hoje, limita-se a umas atitudes patéticas.

Por outro lado, desta vez teve azar, pois do outro lado há Xavi, Iniesta e Messi. Está tudo dito.

Unmasked disse...

Cá para mim o mourinho esta época apenas ganha (se é que ganha) a taça do rei. Não acredito que consiga algo mais.

Jota disse...

"Pessoalmente, é um palerma e um grunho. Quando se limitava aos «mind games», o sujeito até era brilhante no modo como mexia com a cabeça dos adversários. Hoje, limita-se a umas atitudes patéticas."

tudo dito aqui sobre o q eu acho do Mourinho.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Os adeptos do Chelsea e do Inter, gostam de grunhos... os raros do Real que não gostam, ainda sentirão saudades. É assim a vida. :-) Cada um com a sua. Ele só precisa de mostrar trabalho, competência e palmarés. É o que tem feito, por onde passe. O resto são opiniões. :-)

Escrivão disse...

Atenção à entrevista do Ricardinho ao Sapo.

Assim se explicam as exibições atuais do futsal do Benfica... e não só.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Roberto, a entrevista do Ricardinho ao Sapo é uma anedota completa. Os dirigentes, os jogadores, o treinador são EXACTAMENTE os mesmos que detêm neste momento o Campeonato, Taça e Supertaça. Basicamente: ganharam TUDO. Uma autêntica palhaçada essa entrevista.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Ele abdicou de 14.000 euros para voltar? Nós abdicámos de um balneário forte e unido para o receber. So long, Ricardinho. Já foste tarde.

Escrivão disse...

Nuno, o futuro dará razão a um de nós.

Pelo que vejo e (pouco) que sei, o Ricardinho tem razão...

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

O Ricardinho é que nunca terá razão por esta entrevista, Roberto. Pode ter as ' suas ' razões, mas é agora em Dezembro e em vésperas de um Sporting-Benfica que se lembra disso? Não poderia ter dito isso logo no Luso, no estágio de pré-época. E a história dos 3 capitães. Não achas de uma deselegância enorme o que ele diz dos actuais, verdade ou não, e que para o bem e para o mal foram seus companheiros de balneário? uma vez mais: o timing. Parece que estava à espera deste jogo para dar umas atoardas. Uma desilusão.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Coloco mais em causa o brio e entrega do Ricardinho ( por mais genial que seja - e é! ) que a do nosso capitão, o grande Gonçalo Alves, que não merecia ' uma destas '.

Unknown disse...

confesso que ainda nao vi a entrevista do ricardinho. alguém mete aqui o link sff..

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Perdão, estava sem som... Agora sim:

http://desporto.sapo.pt/futsal/artigo/2012/12/28/_h_pessoas_que_se_servem_do_ben.html#?tab=content-video

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

http://www.ricardinho10.com/

Último post, fresquinho, a promover a sua loja com imagens do Benfica. E a magia, o marketing, as comparações com Falcão, o ' eu não preciso de jogar, há jogadores que basta estarem lá para o clube ganhar '. Desta mistíca é que o Benfica dispensa, pá.

N.T. disse...

Grande Gonçalo? Porra, grandes foram o Vitinha, o André, o Costinha, o Zé Maria. O carácter do Gonçalo mede-se pelo cifrão. Não me lixem.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

N.T falei em brio e entrega. Algo a apontar ao Gonçalo, neste campo? Vitinha, André, Pedro Costa, Zé Maria, o próprio Zé Carlos e junta-lhes o Alipio... enormes. Mas há algo a apontar ao Gonçalo Alves, seja como capitão ( fora do rectângulo ) seja dentro. Continuamos a falar de brio e entrega.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

O Gonçalo era Sporting, é isso? Também o Pedro Costa e o Zé Carlos. Ferrenho benfiquista só tinhas o Nélito. E o Ricardinho era o quê? Não era da tribo de Cedofeita?...

Vitto longe de casa disse...

O Ricardinho já vem há muito a dizer que o balneário estava defeito e que estava infeliz no Benfica. Não foi só agora. Lembro-me de pelo menos 2 entrevistas em que falou nisso, uma ao site Modalidades e outra ao Relvado. Eu próprio tentei entrevistá-lo nessa altura mas nunca me respondeu.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Nem te responderá, Vitto. O Ricardinho estava no Benfica por empréstimo. Apenas e só. Não foi corrido, não foi vendido. Estava no Benfica por empréstimo do seu clube, o Nagoya. E o Benfica nem foi a primeira ' solução ' para os japoneses. Foi o CSKA. Esteve lá 2 meses e os russos recambiaram-no para o Japão. Já ninguém o aturava. O Nagoya pensava estar resolvido o problema e lá está o Ricardinho outra vez. Só aí surge o empréstimo ao Benfica. Na selecção, neste triste campeonato, mais criticas aos colegas de equipa. ' Não se pode jogar só contra os pequenos, aí qualquer um ganha ' entre outras pérolas. São TODOS a estarem errado e o Ricardinho certo? Ou é o Ricardinho que já não é o mesmo que apareceu no Benfica, pela primeira vez, jovem desconhecido, ambicioso e genial, mas humilde, que foi recebido de braços abertos? Urge o Ricardinho fazer uma introspecção. E talvez chegar à conclusão que o que mudou... foi ele próprio. Para bem do futsal, que a faça rápido.

Diz que queres fazer uma entrevista sobre a cadeia de lojas. Ele aceita.

Vitto Vendetta disse...

Ok, acredito nisso da entrevista eheheh

Mas acho que estás a ser um pouco injusto ao dizer que ele criticou o pessoal da seleção. Ele foi o único gajo que jogou no jogo em que fomos eliminados, até marcou 3 golos, e no final, quando a tv foi apanhar o gajo à saída, ele pediu desculpa por não ter podido ajudar mais os colegas e a selecção. Forçado ou não, de falsidade ou não, foi das coisas que mais me arrepiaram de ouvir da boca de um desportista de alta competição, dadas as circunstâncias dele ter sido o único a jogar bem e a merecer passar.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Vitto, também disse que trocava ser considerado o terceiro melhor jogador pelo titúlo. Mas antes também disse que se considerava o melhor jogador da Europa. O Ricardinho é um case-study. Mas para ele próprio. Enquanto falar dele na terceira pessoa... será mais um puto estragado.

POC disse...

Parece-me que Mourinho este ano fica de mãos a abanar.
Se ganhar a Champions, fica a merecer uma estátua.