BENFICA é democracia


E a Democracia é, entre os maus sistemas, o melhor disponível. Concordo com o meu camarada de corner, o David Duarte, quando escreve que o BENFICA tem, na sua identidade e na sua matriz a Democracia.  Sendo que tenho de começar por sublinhar a excelência do texto do David - é um gosto poder ler o que escreves. Vamos aos argumentos.
Foi ainda antes de Abril, uma instituição onde o exercício da Democracia era prática. É um clube que se permitiu ao luxo de cometer um erro - a eleição do Presidente que nos roubou, tendo no entanto, também permitido a solução desse problema, com a sua substituição. E, sublinho, somos um clube que apresentou à justiça um criminoso que nos roubo.
Só um clube com uma identidade democrática absolutamente consolidada tem esta capacidade de resolver os seus próprios problemas.
E, comecei por aqui, para sublinhar a concordância no argumento que distingue unidade de unicidade. Eu não sou a favor da unicidade, mas sou pela prática da unidade. Discordo do pensamento único e do yes president que alguns defendem. Luís Filipe Vieira tem um papel fantástico no renascimento do SPORT LISBOA E BENFICA, mas cometeu muitos erros. Aliás, comete muitos erros e tenho aqui no cabelo sublinhado alguns desses erros - deixei de assinar a BENFICA TV enquanto não ficar claro qual é o caminho que o Presidente vai seguir na negociação dos direitos televisivos. Estou longe, muito longe de ser o fã nº1 do Presidente.
Mas, há momentos, em que o nosso olhar deve estar virado para fora. Devemos ter a capacidade de, sabendo que há coisas a melhorar em casa, focar todas as nossas energias no exterior. E, este campeonato, pelo significado que tem em relação ao clube corrupto, é crucial. Foi isso que procurei sublinhar no meu texto - procurei escrever sobre unidade e nunca sobre unicidade.
Depois, no que se refere à Comunicação Social, eu apresentei alguns factos - dizes que há uma diferença entre o comentador e o jornalista. Talvez, mas apenas no plano teórico. Alguns dos comentários ao post mostram que não estou assim tão longe da verdade - tu recorres a um argumento teórico que eu subscrevo, mas que na prática está longe de ser real: a presença de ex- jogadores e ex-treinadores azuis na comunicação social é muito maior que a presença de pessoas ligadas ao BENFICA, por exemplo.
Permite-me citar um outro exemplo - quem te parece que está mais pressionado? O BENFICA ou o Dínamo de Contumil? Ora, na Comunicação Social, em todos os momentos, a pressão é sempre colocada do lado do BENFICA.
Não sei se há uma entidade que consegue dominar toda a comunicação social, mas que há a capacidade do Dínamo da BCI entrar na Comunicação Social de uma forma que o BENFICA não consegue, isso parece-me factual.
Assim, diria que me parece ser útil para todos nós que a liberdade da Blogosfera Vermelha procure mostrar o nosso olhar sobre a realidade. Sem unicidade, mas em torno de meio ano de unidade que será fundamental para o futuro.
Logo, estou certo, que esta nossa conversa em público vai tornar melhor o cabelo, sem dúvida.

7 comentários:

nunomaf disse...

Fizeste-me ir novamente procurar o significado de unicidade, pois parecia-me que já me tinha cruzado com o termo na leitura de um artigo sobre teologia, salvo erro.

Agora certo do que pensava, parece-me que fiquei algo confuso, pois não tenho a certeza de ter percebido o teu raciocínio quando falas em unidade e unicidade de forma tão diferenciada.

O melhor exemplo que tenho para explicar isto é o nosso lema: "E Pluribus Unum". De muitos, Um.

O Benfica é único, singular, incomparável, ímpar e excepcional. Ou seja, tem unicidade. Porquê?

Porque o Benfica existe no conjunto criado pela união de muitos Indivíduos(Unidades), todo(a)s ele(a)s único(a)s. Numa perspectiva esotérica este conjunto de personalidades e indivíduos únicos é a expressão máxima da unicidade do Benfica.

Quanto ao lema, "De Muitos, Um" descreve e transmite na perfeição este "sentimento" de unicidade, mas não no sentido que me pareceu teres querido dar à palavra no contexto da tua "postadela".

Muito confuso o que tentei explicar?

Abraço Glorioso.

nonameslb disse...

O problema da comunicacao social em Portugal e que nao e totalmente livre (ja esteve pior) para criticar o Porto,ja o Benfica podem escrever ou falar a vontade que de certeza que ninguem vai entrar por nenhuma redacao dentro como uma AK-47.

lawrence disse...

Pegando aqui no comentário do nonameslb e sendo eu um defensor da democracia (dizem e é verdade a menos má das ideologias) há muita gentinha que se serve dela para justificar o uso dum bom pau de marmeleiro, coisa contrária à democracia em si!

nunomaf disse...

Alguém se lembra do episódio da penhora do estádio das Antas e do que foi dito por Pinto da Costa numa célebre assembleia de sócios?

Eu tinha o link do youtube algures...

MeiralVermelho disse...

Meu caro Nunomaf, grato pelo teu comentário. Confesso que estou longe de ser um especialista na matéria, mas entendo, de facto, as duas palavras de modo diverso: unidade é algo exógeno à instituição, é de adesão voluntária e simboliza-se (concordo contigo) no nosso lema. Unicidade é a "unidade interesseira", aquela que acontece em torno do poder. Alguém até tem uma opinião contrária, mas como tem interesse em continuar de bem com o poder, cala-se. Ora, eu defendo a primeira, claro. Procuro é assinalar que não estamos a viver um momento qualquer. É mesmo um momento de viragem e o meu apelo à unidade não é a qualquer preço. De todo.
MV

MeiralVermelho disse...

Quanto à liberdade da comunicação social, aí estamos de acordo - a comunicação social não é livre e apenas por um motivo: porque depende do poder económico. E, nesse sentido, tirando o jornal público e o universo SIC, tudo o resto é demasiado dependente para poder ser livre. E, quem sofre mais com essa ausência de liberdade são os jornalistas que têm, sob pena de ficarem sem trabalho, de fazer o que lhes mandam. Quanto ao PC, a história está feita e ninguém tem dúvidas do tratamento que é dado a quem fala diferente da linha dura do comité azul.
MV

nunomaf disse...

Talvez explicando o que não é unicidade seja mais fácil.

Antónimos de Unicidade:
1. grupo, palha, multiplicidade, pluralidade, variedade, futilidade, frivolidade, vulgaridade.
2. contingente, família.
3. banalidade, trivialidade, lugar-comum.
4. diversidade, família.

(Tirado dum dicionário online Brasileiro por isso vale o que vale)

Atenção que o teu apelo à unidade "for the greater good" é algo que comungo dada a importância que tem para nós sermos campeões nacionais este ano.

Até porque, convenhamos, a forma como se encararam e decorreram as outras competições (a Champions pelo menos) não nos deixou grandes alternativas.

Conseguirmos ser campeões num ano de reconstrução do plantel como este com uma razia tão grande e com tantas contrariedades ao nível de lesões prolongadas será um feito que ocupará um lugar especial na minha memória.

Até por tudo o que já foi dito e escrito na comunicação social e na net. Algumas delas escritas por Benfiquistas que eu tomo por impolutos.