Cafézinho italiano


A norte, o clube campeão já vai na frente isolado, lançado para mais uma época vitoriosa e a olhar para lado sem se aperceber de rivais à vista. Um clube manchado com suspeitas e condenações ligados à corrupção de árbitros há alguns anos mas que hoje vive mais do seu bom futebol, ainda que sempre vá aparecendo o penaltyzinho da ordem que desbloqueie um jogo mais “cerrado”.

Mais a sul, os adeptos dos dois grandes rivais do clube do norte desesperam com mais uma jornada onde se perderam pontos em relação ao clube campeão.

Um dos rivais, após uma pré-época em que vendeu dois dos seus maiores craques a um clube novo-rico europeu, demora a calibrar o seu jogo e ainda parece estar a lamber as feridas que tais saídas abruptas deixaram no seio da equipa. A contestação cresce a toda a hora mas começa a virar-se mais para a Direcção do que propriamente para o treinador e, sobretudo, muito menos para os jogadores, últimos culpados de uma gestão, no mínimo, pouco preparada e que não preencheu devidamente os lugares deixados vagos pelas saídas de duas das suas maiores estrelas.

No outro rival, as vitórias não aparecem, os adeptos assobiam mas o treinador, um jovem vindo da equipa de juniores, sente-se protegido pela Direcção e pelo seu presidente, o qual tem vindo a investir fortemente em reforços, alguns consagrados, outros jovens esperanças do futebol mundial. Não é com surpresa que, no início da construção de uma nova equipa, os resultados custem a aparecer e que, no final de mais um jogo em casa onde se perdeu pontos, a contestação e assobios foram evidentes nas bancadas mas neste caso, direcionado mais ao treinador e aos jogadores. Após mais esta desilusão, o jovem treinador já veio a público afirmar que, provavelmente, terá de haver mudanças na equipa e no sistema táctico.


Vai um cafézinho?


Assim, a Juventus vai caminhando, passo a passo, direito a mais um título, sem reais contendedores à sua altura, enquanto Milan e Inter degladiam-se nas páginas dos jornais, pretendendo demonstrar quem é o mais prejudicado pela arbitragem ou quem está a jogar pior que o outro. Isto, com o clube “cigarra” à espreita, o Nápoles, clube que com uma gestão ponderada e sem loucuras, tem vindo a colecionar idas à Liga dos Campeões nas ultimas épocas e que até já ganhou uma Taça de Itália.

Pois é, qualquer semelhança entre a Liga Italiana e a Portuguesa é pura coincidência. Se no futebol jogado, há alguns que nos colocam uns patamares acima, já no que toca a justiça desportiva, estamos bastantes degraus abaixo. É que, por lá, mesmo que possa haver mais ou menos “máfia” do que  cá, quando clubes e jogadores prevaricados são apanhados nos cafézinhos, telefonemas e fruta com árbitros, são castigados. E a doer. Que o diga a Juventus. E o Milan

12 comentários:

Vitto Vendetta disse...

E o Xistra caralho, ninguém lhe fode a boca?

Pedro disse...

Imagino o castigo em Itália para um clube apanhado a depositar dinheiro na conta do fiscal de linha do jogo que ía fazer...

Jotas disse...

"Afinal quem manda no Conselho de Arbitragem? Perguntou Rui Gomes da Silva nestes termos: "Gostava de perguntar ao senhor Vítor Pereira (presidente do conselho de arbitragem da FPF) se é ele que manda se é o senhor Antonino Silva que tem uma intimidade muito grande com os dirigentes do FC Porto. E quem manda nas nomeações dos observadores se é Vítor Pereira se é o senhor Domingos Gomes... demita-se senhor Vítor Pereira". "

Esta frase é fortíssima, aponta nomes concretos e demonstra aos fulanos que o benfica sabe como as coisas se estão a processar, sinceramente que me digam o quer fazer melhor, quando os adeptos fragilizam sistematicamente o Presidente com ataques constantes e o desautorizaram por completo, ignorando o seu apelou ao boicote aos jogos fora? É que isso mataria o sistema pela sua falência e obrigaria essa gente a ouvir o Benfica, o problema é que a culpa é sempre dos outros, mas os benfiquistas guerream entre si em vez de atacarem quem devem.

Dash disse...

Pedro, o castigo só pode ser de prisão por ser burro (que pode vir a acontecer). É preciso ter em conta que foi o próprio PPC que denunciou o depósito, dizendo que o mesmo foi feito para prejudicar o Sporting. A própria UEFA disse logo que este caso não tinha qualquer contorno de manipulação de resultado e que por isso não tinha nada que opinar no mesmo.
Por isso é que o castigo desportivo não faz qualquer tipo de sentido. Agora prisão por estupidez e falta de jeito para o PPC pode e deve acontecer.

Dash disse...

Já agora, será coincidência o Xistra apitar primeiro o Sporting e depois o benfica e prejudicar os dois?

iorda9 disse...

PPC só fez o mesmo que LFV - arranjou forma de afastar um arbitro por supostamente poder prejudicar o seu clube num jogo proximo.

Actos condenáveis, mas brincadeiras de miudos se compararmos com outras praticas

Guilherme disse...

viva. sendo benfiquista, apenas te digo que a comparação juve-porto é completamente infundada.

1º o futebol italiano nada tem a ver com o português, em termos de geografia e poder futebolistico e institutcional. os clubes do norte são os mais poderosos porque estão nas zonas mais ricas de Itália. Por isso os clubes do sul não são milan e inter, mas sim roma, lazio e napoli, e por terem menor poder financeiro é que têm menor nº de titulos.


2º a juventus não é um qualquer clube regionaleco do norte, está sediada em turim, mas é o clube italiano com maior nº de adeptos, e de longe, com maior representativdade a nível nacional. é o clube "italiano" por excelência, abrangendo todas as classes sociais, sendo muito popular no sul de itália (a zona mais pobre). e por trás disto estão razões sociologicas (migração de trabalhadores e o facto do próprio clube não fazer apanágio de qualquer regionalismo.

3.º Deves estar a pensar: e então o processo calciopoli: até hoje não há uma simples prova de que a juventus tenha cometido algum ilicito. aliás o clube já foi ilibado e apenas Luciano Moggi foi condenado. na verdade, mesmo em relação a Moggi não há qualquer prova, qualquer escuta telefónica que prove que ele tenha combinado arbitragens e resultados.
assim muito de passagem, os dois clubes de milão, e especialmente o inter, "acabaram" com a juventus de modo a tomar para si o poder do futebol italiano. o resto do trabalho foi feito pela Gazzetta dello Sport, sediada em Milão e com acordos comerciais com o Inter.

o mais interessante, é que do mesmo conjunto de escutas utilizadas para condenar moggi, emergiram coisas engraçadas como esta, mas que entretanto têm sido rejeitadas pelos tribunais desportivos italianos (vês a coincidência?)

http://www.youtube.com/watch?v=txxqPyXx6eY

Percebo que vejam isto como "muita teoria da conspiração", pois vem em contra-corrente com o que passa na comunicação social, mas vivendo em Itália, e acompanhando tudo o que ocorre, essa ideia de que a justiça italiana é implacável com a corrupção futebolística e altamente imparcial é simplesmente falsa.

o último exemplo foi o do Antonio Conte: nenhuma prova, nenhuma escuta, apenas o testemunho contraditório de um tipo que se lembrou oito meses depois de fazer uma denúncia. e assim o treinador da equipa campeã é afastado uma semana antes do campeonato começar dos relvados.

a Juve não é santa, e não nos podemos esquecer do escandalo de doping nos anos 90, mas acreditem-me, no geral, a Juve é o Benfica de Itália, constantemente enxovalhada pelos media e prejudicada pela justiça desportiva.

enfim, desculpem o tamanhão do texto, mas já vi este argumento reproduzido tanta vez que não podia deixar passar em branco.

grd abr e continuem o bom trabalho no blogue.

Guilherme disse...

e como ou o Milan ou o Inter são o Benfica ou o Sporting, aqui fica um belo exemplo da idoneidade do Inter, esse clube por onde andou Mourinho, frequentador de clubes que jamais beneficiaram de favores arbitrais:


http://www.youtube.com/watch?v=sWiLUHfOBsY&feature=related

Captomente disse...

@Guilherme

Quanto ao ponto 1 e 2, de facto, tinha essa percepção e conheço minimamente a realidade "social" dos clubes. Apenas tinha dúvidas sobre qual seria o clube mais "popular" em Itália, pensava que era o Milan. Associo o Milan ao Benfica, não só pelas suas cores mas também pela sua origem "popular", ao contrário do Inter, que julgo ser uma origem mais "aristocrata", de emigrantes ingleses, o qual sempre associei ao Sporting. (e também pela seca de t+itulos e por ter a sensação que, dos três, era sempre o clube mais prejudicado pelas arbitragens)

A Juventus... sempre associei ao Porto, especialmente depois do Calciocaos. Essa do clube ter sido ilibado, não tinha essa ideia. Sei que, no início desta época, houve uma grande polémica porque a Juventus diz que tem 30 títulos, ou seja, conta com os tais 2 que lhe foram retirados e até quis escrever isso na camisola desta época mas depois foi impedido de o fazer, ou algo assim parecido. Lembro-me de ter lido frases do treinador da Roma, o Zeman a gozar com isso, ele que, pelo que sei, é um ávido crítico da Juve. Bom, isto pra dizer que a ideia geral que passa é que a Juventus é o "Porto" de Itália.


Agradeço imenso a tua explicação. De facto, não sou um conhecedor profundo do futebol italiano, limito-me a ver alguns jogos, resumos, títulos de notícias e, por vezes, tento ler a Gazzetta dello Sport, e após a jornada da liga Italiana deste fim de semana, subitamente associei os três grandes clubes italianos com a realidade dos três grandes portugueses e verifiquei que haviam muitas semelhanças. E lembrei-me de fazer uma brincadeira, apenas isso, não pretendia fazer um retrato fiel dos dois campeonatos :P

Resta-me penitenciar pelos alegados erros que cometi no post, os quais se devem à ignorância que detenho sobre a realidade do futebol italiano mas, de facto, aquilo que escrevi sobre Juve, Milan e Inter, é o que muitos pensam por cá, quero crer.

SL

pitons na boca disse...

O "problema" é algum pessoal que pelos vistos vem cá e pensa que está num blog sério onde se escrevem coisas sérias. Nada mais errado. :D

Guilherme disse...

@ captomente

mas quais penitências lool a grande conclusão a que eu chego, é que em itália não há santos. a comparação benfica-juve pode parecer algo de outro mundo, mas o sentimento primário anti-juve que muitas vezes se vê é algo que orgulharia os superdragoes.

a grd diferença é que em portugal, o benfica e o sporting (quando não tenta incriminar fiscais de linha) são equipas indiscutivelmente "limpas", o contrário de uma certa equipa do norte que traja de azul e branco.

os jornais em italia nisso são como os portugueses: tens o tuttosport para a juventus e o torino; a gazzetta para os de milão; e o corriere dello sport para a fiorentina, as equipas de roma e o napoli. a gazzetta, claro, é a mais conhecida e com maior tiragem, mas não é por isso que tem maior qualidade (creio que jornal desportivo é o oposto de "qualidade", qualquer um que seja)

em relação ao calciopoli, nos últimos meses têm havido desenvolvimentos, visto que com base em novas provas (as tais escutas uma das quais eu postei ali em cima) o processo foi a tribunal, mas teve um desfecho misto.

a conclusao foi a inocência da juve, a prova de que o campeonato de 2005 não foi viciado e que nenhuma partida foi condicionada.

por outro lado o moggi foi condenado por ilicitos desportivos, como ter contactos com designadores arbitrais (os tipos que fazem a avaliação, o sorteio em itália à altura era feito por tômbula, moggi entretanto recorreu da decisão);
daí a consequente campanha da juve a reclamar os 2 scudetti:

http://www.tuttosport.com/calcio/serie_a/juventus/2012/02/06-169194/La+sentenza%3A+%C2%ABJuve+innocente%3A+accusa+parziale+e+fatti+labili%C2%BB

http://www.tuttosport.com/calcio/serie_a/juventus/calciopoli/2012/02/06-169090/Motivazioni+Calciopoli%3A+%C2%ABCampionato+2005+non+alterato%C2%BB

e depois também houve coisas interessantes, como o ataque do presidente da fiorentina ao inter:

http://www.tuttosport.com/calcio/serie_a/juventus/calciopoli/2011/08/18-140366/Della+Valle+attacca%3A+%C2%ABMoratti%2C+sei+colpevole%C2%BB+

ou o procurador federal Palazzi (que entretanto despachou o Conte para as bancadas) a dizer que o Inter cometeu ilicito desportivo (as tais escutas):

http://www.tuttosport.com/calcio/serie_a/juventus/calciopoli/2011/07/04-133517/Relazione+Palazzi%3A+La+prescrizione+salva+l%27Inter+dall%27illecito

o facto de eu meter apenas links do tuttosport é simples: por estar ligado à juve, é o único que dá atenção ao calciopoli.

por tudo isto, e porque a federação italiana insiste em procrastinar e lavar as mãos, é que a juve tem feito a campanha em pedir os 2 scudetti. tentaram meter três estrelas na camisola, mas houve muita polémica e por isso as camisolas de jogo este ano não têm estrelas, mas apenas a frase "30 sul campo" (as camisolas das lojas têm as três estrelas mais a frase).

enfim, mais uma vez desculpa pelo tamanho da divagação. e peço imensa desculpa se pareço arrogante, presunçoso. aquilo que sei apenas o sei porque tenho a oportunidade de contactar directamente com esta realidade. ;)

Captomente disse...

@guilherme

Na boa, como disse antes, agradeço as tuas explicações. A seguir ao futebol tuga, o italiano é o que sigo com mais atenção e, portanto, quanto mais informação, melhor.

Certamente, olharei com outros olhos doravante o calcio mas certamente ainda demorarei algum tempo a alterar os meus preconceitos que tinha em relação aos clubes italianos, nomeadamente a Juve.

É que desde puto sempre torci pelo Inter e dificilmente isso se irá alterar...

Quanto às escutas do Inter, eu lembro-me de ter lido sobre isso, tratava-se do antigo presidente honorário do Inter - que já morreu - , certo? A Juve quer(ia) que o Inter fosse investigado/castigado por essas escutas e o Inter falava de falta de respeito pelos mortos, não era?

Epah, também tenho a ideia que quase todos os clubes italianos têm as mãos "sujas" - basta ver o calcioscommesse, mas de todos, continuo com a ideia que a Juve sujou muito mais que as mãos. Ainda no jogo de hoje com a Fiorentina, passou em claro um penalty cometido pelo Vidal e que o Tagliavento não (quis?) marcou... Lembro-me da época passada, com vários penalties, da Super Taça em Pequim contra o Nápoles. Tou-me a recordar de uma bola, na época passada, que entrou 1 metro dentro da baliza e não foi validade, julgo que num Milan - Juventus. Enfim, várias situações.

Cumps.

SL