ESTE BLOG APOIA O JÚLIO MACHADO VAZ

Ver o vídeo antes da leitura:



No mundo do futebol, uma renovação é sempre uma boa notícia, excepto quando falarmos do Emerson, mas por vezes pode ser também uma verdadeira filha-da-putice encapotada. 

O Professor Machado Vaz foi afastado do Trio de Ataque de uma maneira um pouco estranha, e pouca ou nenhuma informação foi dada cá para fora, que não das teclas do próprio Professor. Segundo o próprio, Nuno Santos terá dito que pretendia fazer uma reformulação, mas ao CM, o director da RTP adiantou que era uma "renovação". Confesso que a reformulação é um mal menor, quando comparada com uma renovação, especialmente uma que apenas renova o membro mais recente do painel, não tocando nos outros. Este é o perfeito exemplo de quando uma renovação não é um bom sinal.

Não tenho nada contra o João Gobern, e até tenho uma opinião concreta pois acabei por me familiarizar com ele no programa Hotel Babilónia que ouvia regularmente antes do almoço de Domingo. Sempre gostei das análises dele, e confesso que não era espectador assíduo do programa donde foi dispensado, mas gostei sempre de o ouvir das vezes que vi. Posso até estar a ser injusto, mas a verdade é que também ouvi o Professor Machado Vaz, diariamente, quando ele tinha a crónica "O Amor É" na Antena 1, precisamente na altura em que eu saía do meu trabalho e ia para casa, o que me proporcionava alguns minutos de rádio da mais alta qualidade. Porque é que não apoio esta mudança, por mais respeito que tenha pelo jornalista da Póvoa?

Eu sempre olhei com bastante respeito para o jornalismo desportivo, e sempre apreciei o toque, facilmente detectável, de cultura e sagacidade que alguns jornalistas de desporto deixavam nas suas crónicas. Daí eu apreciar bastante o Eugénio Queirós, apesar de quase 90% dos benfiquistas não gostarem dele. Mas voltando ao Professor. Faz muita falta, nos dias que correm, jornalistas ou opinion-makers ligados ao desporto que nos transmitam não só um novo ponto-de vista sobre as situações de influência indirecta no jogo, mas também novos valores com os quais nos possamos identificar, saindo por vezes de um complicado e confuso pensamento sobre determinada situação para a qual não tínhamos explicação.
E ao contrário do Professor, Gobern não tem isso. Aliás, nenhum dos actuais comentadores desse tipo de programa o tem.

O Professor Machado Vaz brindava-nos semanalmente com opiniões diferentes, através de um vocabulário bastante acessível, onde explicava coisas que nunca mais ouviremos em outro lado, porque são assuntos que simplesmente não entram na esfera de hábitos da maior parte de nós, que gostámos mais de ouvir falar de bola.
Isso é o que me deixa mais triste, e sabendo ainda que o Professor é um dos bloggers mais reputados na web portuguesa, ainda mais triste fico, não só porque que era o único blogger que tinha voz num programa da estação pública, mas também porque é O blogger indicado para estar num programa da estação pública, onde serviço público deveria ser a primeira prioridade. Porque o que um blog faz é serviço público.
Porquê?
Um leitor de um blog sobre desporto, como vocês e eu, tende a ler muito durante o dia. Lê mesmo muito. Quantas rondas vocês fazem diariamente por vários blogs? Se juntarmos a quantidade de letras que lemos durante um mês na blogosfera, equivale a 2 ou 3 livros do Paulo Coelho. Mas podemos fazer mais, como manifestar o nosso apoio a quem o merece.

Após conversa com o JC do Ontem Vi-te no Estádio da Luz, e após ter lido o comentário que o Professor lá deixou no post do Bcool, senti que deveríamos, pelo menos, prestar-lhe o nosso apoio. Não um apoio como quem pede uma candidatura ou que lhe devolvam o lugar, mas um apoio daqueles que todos nós gostamos de ter quando nos sentimos injustiçados.

Se algum blogger quiser apoiar esta causa, pode pedir pelo mail cabelodoaimar@gmail.com a imagem que temos no nosso cabeçalho, ou se tiverem dificuldades, podemos fazer nós a montagem.

Deixo também o que o Professor deixou hoje no seu blog.

"Foi um dia longo, vou acabar o último Zafón - que me parece melhor do que o penúltimo... - e dormir. Não seria justo fazê-lo sem vos dizer uma coisa - o que aconteceu hoje no Murcon deixou-me estarrecido. E compensou largamente o silêncio de pessoas cujas sms - pelo menos... - dava por garantidas e de um clube que é a paixão mais antiga e constante da minha vida. Obrigado gente e fiquem bem."

6 comentários:

Unknown disse...

É isso tudo Vitto, mas para detalhes técnicos tens que falar com o JC ou o Ricardo.

ETU disse...

O JMV era o único dos comentadores destes programas que respeitava. Não que seja grande elogio.

Admiro o JMV pela sua inteligência e forma de estar, pela atitude calma e ponderada. É um exemplo de benfiquismo, ainda que muitas vezes não concordasse com as suas opiniões. Teve uma das intervenções mais brilhantes de sempre nestes programas quando enquadrou psiquiatricamente o apito dourado.

JMV sugere no seu blog que o motivo para a sua dispensa poderá ser a descida de audiência do programa. Parece-me que a RTP está a ver mal o tema. Se os benfiquistas deixaram de ver o programa é porque já não conseguem suportar a desonestidade intelectual dos restantes 3 elementos, Gilberto incluído.

Não tinha visto ainda este vídeo. Incrível como o Gilberto é um porco até ao fim. Por ele não dava tempo ao JMV para se despedir e seguia como se não fosse nada.

Unknown disse...

O Hotel Babilónia é ao Sábado e o Amor é ainda está no ar.

Vitto Vendetta disse...

Oh Bcool, tenho a certeza que ouvia o Hotel Babilónia ao Domingo de manhã, isto há 1 ou 2 anos. Digo o mesmo do Amor É, já não ouço há mais de um ano, mas era freguês diário.

Unknown disse...

estás enganado Vitto, sempre foi ao sábado de manhã às 10, eu sei porque o programa é de 2 horas, ou era pois já não oiço há uns tempos, e depois ouvia o primo noutra estação ao meio-dia.
Ao domingo de manhã era o Amor é fim-de-semana.
Eventualmente ouvias alguma repetição, mas era ao sábado de manhã a primeira vez que o programa era emitido

Morales disse...

Como em tudo, parece haver quem discorde...

http://deixemjogaromaxipereira.wordpress.com/2012/07/10/este-blog-apoia-o-nuno-santos-2/

Cumps.