Postiga ou Cardozo?

Acaba por ser curioso, ou talvez não, a empatia que os estrangeiros (e muitos portugueses) sentem pelo Postiga. Na Polónia, por entre "Ronaldo" e "Pepe", lá se ouve um "Postiga", por vezes a tímido, mas que revela a boa cotação que o defes... ups... avançado Caxineiro tem lá fora. 

Numa reportagem do Maisfutebol, que aconselho vivamente, assim como todas as outras feitas pelo mesmo autor neste Euro, conseguimos perceber que a exclusividade de odiar Postiga é nossa, um pouco dividida com os adeptos do Tottenham e do Saragoça, e é fácil de compreender isso.

Para explicar, vou buscar Cardozo.

Cardozo é lento, molengão, não tem grande habilidade a controlar a bola, muito menos a recebê-la, não consegue ler muito bem o jogo e nunca aguenta um jogo até ao fim ao seu melhor nível. Um estrangeiro, que não acompanhe o futebol Luso, ao ver 3 ou 4 jogos seguidos de Cardozo, percebe que está ali um verdadeiro tosco. Um Peter Crouch moreno, mas ainda mais lento. Apesar de Cardozo, nesses 4 jogos até ter marcado 3 golos, o estrangeiro fica com a impressão que foi mais sorte que outra coisa qualquer, e dá o mérito aos outros jogadores que criaram a jogada. Como eu os entendo.

Por outro lado, um estrangeiro que veja 4 jogos consecutivos do Postiga, fica com a ideia de que Postiga é um irrequieto na frente, que luta por cada lance, vai às bolas todas, arrasta defesas e tem uma excelente recepção de bola fora da área. É fácil gostar dele, mesmo que só tenha marcado 1 golo.

Quem acompanha um campeonato inteiro, percebe que Postiga é um executante terrível, e que só consegue marcar golos de 7 em 7 jogos, o que faz com que deixem de gostar dele. Cardozo, por outro lado, consegue marcar de 2 em 2 jogos, porque é do mais terrível que há a finalizar, mesmo quando tudo o resto lhe sai mal.

Eu não percebo muito de tácticas de futebol, como quem me lê já percebeu, mas acho que devia partilhar esta impressão que tenho sobre estes dois jogadores.

Direcção do Benfica... mais importante que Witsel ou Javi, por favor, segurem o Cardozo mais um aninho.

9 comentários:

xirico disse...

Assino por baixo.

Pedro disse...

Acho que estás muito enganado na análise que fazes a Cardozo...mas, whatever, ao fim de anos já não vale a pena! ☺☺☺

Vitto Vendetta disse...

Em que sentido, Pedro?

Grilone disse...

belo poste! o Postiga é bom masé a comer hambúrgueres

Unknown disse...

Bom post.

Se possível, que segurem os 3.

Abraço.

Pedro disse...

"Cardozo é lento, molengão, não tem grande habilidade a controlar a bola, muito menos a recebê-la, não consegue ler muito bem o jogo e nunca aguenta um jogo até ao fim ao seu melhor nível. Um estrangeiro, que não acompanhe o futebol Luso, ao ver 3 ou 4 jogos seguidos de Cardozo, percebe que está ali um verdadeiro tosco"

O que é ser lento? Correr menos que o Ronaldo?? Não tem grande habilidade a controlar a bola ? Favor ver o golo ao United na Luz (um entre vários). Não lê bem o jogo? Favor ver número de assistência e passes de primeira que faz a rasgar de uma ponta à outra do campo isolando um colega. Não aguenta um jogo até ao fim no seu melhor nível? O que isso quer dizer? Tirando Maxi e Coentrão há mais algum jogador que faça os 90 minutos ao mesmo ritmo????

rui disse...

Tu deves estar é maluco ou andaste a beber cervejas ao sol,mais importante que witsel ou javi? vai pra sombra meu...EU diria que sao os 3 inprescendiveis. E ja chega de dizer que o cardozo é tosco com a bola, é tosco o caralho,eu adoro aquelas fintas que ele as vezes faz que parte os rins todos aos adversarios

Vitto Vendetta disse...

Oh Pedro, não é por nada, mas sempre que vejo o Cardozo jogar ao vivo, dá-me ataques de nervos. Achas que ele tem um bom controle de bola? Ele joga bem com a equipa, no sentido das tabelinhas e das assistências, mas nada mais que isso (e claro que isso é muito importante num ponta-de-lança).

Eu não quero desvalorizar Cardozo, porque se leres o que escrevi percebes que estou a dizer que é dos melhores pontas-de-lança que por aí andam, mas também sei ver que é um ponta-de-lança diferente, e que um bocadinho mais de corridinha e de inteligência não lhe faziam mal nenhum.

DeVante disse...

Concordo com o Pedro. Lembro de um jogo onde o Oscar isolou Witsel no limite do meio campo, com um passe de primeira...ao alcance de poucos (bons) médios.
E aqueles remates ainda fora de área, estando ele isolado? É de quem tem uma confiança no pé esquerdo de bradar aos céus!