RAINHAS DA EUROPA

Escrevi e apaguei estas linhas vezes sem conta. Sinceramente, não sabia o que escrever. Queria estar no aeroporto, de camisola vestida e cachecol no ar a cantar ‘’Somos nós, somos nós… As Campeãs da Europa somos nós’’. Mais do que uma conquista do Sport Lisboa e Benfica, é uma conquista do Hóquei Feminino Português! Uma das conquistas que faltava ao Hóquei Feminino e que tem que servir de mote para a conquista de um título Europeu pela seleção.

Três anos após da criação da equipa feminina, e depois da hegemonia nacional ser total, faltava a esta equipa vingar na Europa. E eis que no primeiro ano que compete na prova europeia mais importante de clubes… chega, joga e vence!

Depois de, nos quartos-de-final frente ao poderoso Voltrega, a eliminatória ter ficado decidida no golo de ouro, as ‘’meninas’’ do Hóquei embarcaram rumo a Manlleu com o objectivo de trazer o título para o Cosme Damião.

Na meia final, diante das anfitriãs do Manlleu, a equipa encarnada conseguiu vencer por 4-2, com golos de Marlene Sousa, Rita Lopes (2) e da capitã Inês Vieira. A história começava a escrever-se. O título europeu estava à distância de 40min, bastava bater na final as francesas do US Coutras.

Pela primeira vez desde a História desta competição, o jogo derradeiro não tinha como figura nenhuma equipa espanhola.

A ‘’nossa’’ equipa feminina vestiu e sentiu o Manto Sagrado, cumpriu aquilo que tantas vezes Paulo Almeida pede: ‘’Ser Benfica, porque no Benfica só se pensa em vencer’’. Elas entraram, honraram o nosso símbolo e no fim… no fim, o desfecho foi quase natural. Sempre que esta equipa disputa um título, saímos todos a gritar Campeãs!

Quatro golos de Marlene Sousa, que tinha colocado o Benfica na Final4, ao marcar o golo de ouro frente ao Voltrega, e um de Sofia Vicente que colocou o marcador final em 5-2. Agora, as campeãs de Portugal são também Campeãs da Europa! E nós… nós, cada vez mais, nos rendemos à raça e ambição de uma equipa à Benfica. Uma equipa com o nosso ADN, que só sabe conjugar um verbo: Vencer!

Chegou o Benfica e as equipas espanholas deixaram de ser detentoras do título Europeu. Que bem que fica este troféu nas vitrines do Cosme Damião, ao lado da Liga Europeia do Hóquei masculino!

Parabéns meninas! Obrigado por erguerem bem alto o nome do nosso Hóquei Feminino… ele merece. 

Raquel Abreu, Andreia Dâmaso, Sofia Cabrita, Rita Lopes, Ana Arsénio, Rute Lopes, Inês Vieira, Sofia Vicente, Ana Santos, Marta Vieira, Maria Celeste Vieira, Marlene Sousa