Obrigado Tacuara !



As opiniões sobre ele estão longe de ser consensuais. Muitos lhe chamam ‘cepo’, ele responde como só os Grandes respondem… em campo, com golos! Sempre que o pé esquerdo prepara a ‘bomba’, os assobios do 3ºanel transformam-se em gritos de euforia. Os que mais o criticam são os que nas horas de aperto apregoam por ele.

Escolher 10, dos 172 golos que Óscar ‘Tacuara’ Cardozo marcou com o Manto Sagrado vestido, é uma das mais ingratas tarefas em que me podia meter. Sim, aquele ponta-de-lança desengonçado tornou-se no melhor marcador estrangeiro de Sempre na História do Benfica. Se ele fosse um clube, seria o 2º com mais títulos em Lisboa nos últimos 10 anos, apesar de só ter estado cá 7.

1-      Benfica 3-1 Fenerbahçe – Meias finais da Liga Europa 12/13
Nico Gaitan abriu as hostilidades e empatou a eliminatória. Logo depois, os turcos marcaram e dificultaram a vida ao SLBenfica. Eram necessários dois golos para que o Benfica carimbasse o passaporte para a final. Chamei por Cardozo, e de pé esquerdo, o ‘paraguaio desajeitado’ permitiu-me ver, pela primeira vez, o Sport Lisboa e Benfica numa final Europeia.



2-      SLBenfica 4-3 Sporting – Taça de Portugal 13/14
Fisicamente débil, em Novembro, Tacuara colocou a Luz de pé. Como outrora fizeram Néné, Torres e Eusébio, também o paraguaio apontou um hat-trick num derby decisivo. Jogo épico, derby à antiga, noite memorável na Luz que garantiu a continuidade na prova. Contributo imprescindível para que, hoje, figure no Museu a Taça de Portugal 13/14.




3-      SLBenfica 2-1 Rio Ave – Liga Zon Sagres 09/10, jogo do título
A vitória garantia a conquista do 32º Campeonato Nacional. O Benfica entrou forte e logo aos 3 minutos Cardozo fez o 1-0. Saviola cabeceou, Carlos defendeu para a frente e Cardozo não perdoou. A faltarem 15min para o final do encontro, os vila condenses empataram o encontro, mas pouco depois, Tacuara voltou a não perdoar. Aimar cabeceou, um adversário cortou e na recarga Cardozo atirou para o fundo da baliza, tornando-se assim o melhor marcador da Liga Zon Sagres 09/10. 



4-      Chelsea 1-2 SLBenfica – Final da Liga Europa 12/13
A primeira vez que vi o Sport Lisboa e Benfica jogar uma final Europeia, estava a viver um sonho. Ninguém nos dava como favoritos, contudo, diante do Campeão Europeu em Título (na época), jogamos os nossos trunfos e, passo a expressão, ‘demos um banho de bola’. El Nino marcou para os ingleses aos 60min, porém, 8min depois Óscar Cardozo, de penalti, recolocou a igualdade no marcador e o sonho prosseguia. Infelizmente, aquela noite não acabou como todos ambicionávamos.



5-      Manchester United 1-1 SLBenfica – Liga dos Campeões
Memorável. Cardozo, no meio de Evra e Evans (?), pára de peito um passe magistral de Gaitan e, de pé direito (!!!), remata para dentro da baliza.



6-      SLBenfica 3-2 FCPorto – Taça da Liga 11/12
Para além da obrigatoriedade de vencer um Clássico jogado na Catedral, em jogo estava também a presença na final da Taça da Liga. Com o jogo empatado, Tacuara saltou do banco aos 68min e, 5min depois resolveu o jogo. Recebeu um passe a meio campo e, calando todos os que lhe chamam lento, sprintou e rematou forte para o fundo das redes.



7-      Sporting 1-3 SLBenfica – Liga Zon Sagres 12/13
Ele marca um, ele marca dois, ele marca três… Mais um derby para não mais esquecer. Ainda que na secretaria, dois dos golos fossem atribuídos a Rojo e Bularroz (?), eu considero como mais um hat trick de Cardozo. 1 golo a cada 86min de jogo com o SCP. Há alguém que vai passar a dormir bem mais descansado!



8-      Estoril x SLBenfica – Liga Zon Sagres 13/14
Dos golos mais bonitos e incríveis que vi Cardozo marcar. 



9-      SLBenfica 4-0 Rio Ave – Liga Zon Sagres 13/14
A última vez que abriu os braços no festejo do golo, com o Manto Sagrado vestido. Despediu-se dos golos na Luz com um bis. Em força, sem ser preciso colocar a bola, foi de penalti que Óscar marcou pela última vez ao serviço do SLBenfica




10-   O mais belo golo apontado por Cardozo foi fora das 4 linhas. 
No Adeus a Eusébio, a forma como o paraguaio se dirigiu ao King emocionou qualquer benfiquista. O golo Supremo. Abdicou de ir no autocarro, para seguir a pé, debaixo de água, ao lado da urna de Eusébio, até ao seu último destino. Foi ao cemitério, ainda que todos os jogadores tivessem sido dispensados de marcar presença. Esteve lá, na linha da frente, como se de um adepto se tratasse, no meio de toda a nação encarnada. Colocou a Nossa Bandeira e prestou a mais arrepiante das homenagens ao King. Naquele dia, Cardozo escreveu o seu nome na galeria dos imortais, tornou-se Sport Lisboa e Benfica.



                             Foste um ídolo… OBRIGADO ÓSCAR ‘TACUARA’ CARDOZO !


Tenham cuidado, ele é perigoso!

6 comentários:

Primal_X-man disse...

Minha grande "parva" até me fizeste chorar.

Obrigado.

Vitto Vendetta disse...

Até me arrepiei.

TACUARA I LOVE YOU 4EVER!

VRJoseM disse...

Este é como o Aimar ou Preud Homme, ficarão para sempre...

Shiver disse...

Merecida homenagem e belo post.
Será nosso para sempre.

Parabens Dina.

dzgfsdgsd disse...

Excelente homenagem a Cardozo.

Ps: Será que o Viper acredita mesmo naquilo que escreveu????

Shiver disse...

Estão aqui os 172 golos para quem quiser ver.

http://serbenfiquista.com/usernews/cardozo-172-golos-em-v%C3%ADdeo-qual-o-preferido