Champions ou Liga Europa?

Obviamente não podemos, na prática, colocar esta questão: é melhor para o Sport Lisboa e Benfica jogar a Champions ou a Liga Europa?
No entanto, podemos reflectir sobre as vantagens entre uma e outra participação, até para procurar perceber o que vai na cabeça dos  nossos responsáveis. Vejamos o que temos pela frente nos próximos dias:

- 4ª feira, 27 de novembro: jogo na Bélgica para a Champions;
- domingo, 1 de dezembro: jogo em Vila do Conde com o Rio Ave;
- sexta, 6 de dezembro: jogo na Luz com o Arouca;
- terça, 10 de dezembro: jogo na luz com o PSG para  a Champions;
- domingo, 15 de dezembro: jogo em Olhão;
- sexta, 20 de dezembro: jogo  em Setúbal;
- domingo, 29 de dezembro: taça da liga com o Nacional, na Madeira;
- domingo, 5 de janeiro: Taça de Portugal - Luz com o Gil Vicente;
- no fim-de-semana de 12 de janeiro, a recepção ao porto, na Luz.

Parece-me que o jogo na Bélgica não é de dificuldade superior e é para ganhar. Em função do que acontecer em Paris, penso que ficará tudo em aberto para a última jornada, onde nós recebemos o PSG e os Gregos ganharão facilmente aos Belgas.

O que torna a coisa ainda mais fácil de resolver. Digamos que há um objectivo fundamental: ganhar os 4 jogos que temos até os corruptos chegarem à luz, mesmo que três deles (Rio Ave, Olhão e Setúbal) sejam jogos fora.
Logo, antes do jogo com o PSG não há qualquer tipo de poupança - velocidade máxima para atingir 50% do objectivo: ganhar em Vila do Conde e em casa contra o Arouca.
Surge então a Champions: nós vamos ganhar na Bélgica e os gregos perdem em Paris. Ficamos empatados com eles: 7 pontos. Na última jornada eles vencem os belgas e nós recebemos o PSG. Em função disto, penso que o nosso destino está traçado porque no máximo, conseguimos 10 pontos, tal com o Olympiacos. Vamos para a Liga Europa.
Depois de falhar a classificação importa que todos entendam essa falha como um acontecimento natural para uma equipa como o BENFICA: não somos ainda uma equipa de top.  Logo, temos que ver este acontecimento como positivo: estamos apurados para a Liga Europa.
Estamos numa terceira linha dos grandes europeus. Colocaria um Real, um Barça, um Bayern num lote com meia dúzia de tubarões, depois uma dúzia de equipas com quem nos podemos bater mas que, em condições normais, nos vencem e depois as equipas do nosso campeonato. Estou a pensar nas segundas linhas dos grandes campeonatos, algo absolutamente visível na nossa campanha na Liga Europa do ano passado.
Ganhar em Olhão e em Setúbal são as aspirinas pós-champions.
Venha o novo ano para o ataque decisivo ao título.

Nota: post corrigido com a introdução do jogo com o Gil para a Taça. Obrigado Hertz.


14 comentários:

Luis Marques disse...

Não vamos passar na Liga dos Campeões e, é triste dizer isto mas acho que é pelo melhor, espero que sejamos arredados bem cedo da Europa League...
Concentremo-nos no campeonato, já chega de rebentar com a equipa toda a tentar ganhar tudo e depois não ganhar nada!

DeVante disse...

Não há Óscar...

pepe morello disse...

o Benfica não tem equipa para a champions. e o apuramento para a liga europa ainda vamos ver...

Pedro disse...

Ou então encostas já na Bélgica e o jogo com o PSG é vital para o apuramento para a Liga Europa.

Com a equipa a jogar desta forma nem vale a pena termos uma visão optimista.

Shadow disse...

Os flamengos, com o empate em Paris, ainda têm esperança de ir à Liga Europa, por isso a vitória de quarta, apesar de ser possível, não será fácil!

Agora fica a dúvida do que será melhor: ficar já fora da Europa e focar a 100% no Campeonato, ou continuar nas 2... Pessoalmente, já vi de tudo: o Benfica só no campeonato andar mais cansado que o Porto ainda nas 2, e o ano passado o Benfica em 3 frentes e a correr como se fosse o primeiro jogo da época...

Seja o que D10S quiser...

Unknown disse...

Não sei o que vai acontecer, mas a jogar desta forma perdes na Bélgica, e nesse caso, nem Liga Europa nem Liga dos Campeões.

O melhor? Acho que seria seguir na Champions. Porquê? Porque chegando aos 1/8 da Liga dos Campeões ganhas praticamente o mesmo (€) que chegar a umas 1/2 da Liga Europa, e ainda tens a vantagem de fazer muitos menos jogos.

Na Liga Europa apanhas sempre equipas mais acessíveis, e vais sempre acreditando, e vais chegando longe, e vais deixando o campeonato escapar.

Mas sei lá. Neste andamento é... ZERO!

Ai Vale Bujas disse...

Taça das Taças.

Não, Intertoto.

Libertadores.

É pá desde que o Benfica esteja em 1º lugar no campeonato no dia 13 de Janeiro, por mim quero que se lixe a Europa. Quero é ser CAMPEÃO.

pitons na boca disse...

A jogar como temos jogado, acontece uma de duas coisas:
- ou não jogamos um caracol e ganhamos;
- ou damos baile e perdemos.

Seja como for, ninguém vai ficar contente e a culpa é do Jójus, do Orelhas, do André Almeida que jogou com as meias 2 dedos abaixo do que devia e do preço do petróleo que nunca mais baixa para valores de 1980...

Islander disse...

Eu não acho que seja liquido ganhar na Bélgica, assim como se viu que não ganhámos em casa os gregos....
Um facto importante: os belgas empataram em Paris, onde nós fomos trucidados!
Para mim, jogamos a Liga Europa na Bélgica e depois se acontecer algum milagre poderemos continuar na Champions...Mas ganhar na Bélgica sem Cardozo não estou a ver como fácil.

Unknown disse...

Fdx, que o colosso anderlecht nos vai comer todos (isto em modo depressivo deste fds que parece que vocês estão).
Agora em condição normal. Há que ganhar na Bélgica, pois é o resultado mais normal e o slb tem equipa mesmo sem o Cardozo (Crl que agora já é importante). Em relação ao apuramento e tirando a caga que tanto o olimpiakos teve, como o celtic o ano passado, no SLB só se começa a pensar em jogar à bola na 2a volta da champions. Nos primeiros jogos é sempre um "vamos lá ver o que isto dá" e nunca se ganha fora ao rival (o ano passado foi a derrota contra o spartak). Vamos ver se temos alguma sorte e o olimpiakos empata contra os belgas. Isto claro, com duas vitórias nossas :D

hertz disse...

O que eu preferia era que o Benfica continuasse na Champions porque ganhamos uma pipa de massa se passarmos a fase de grupos (e assim talvez não vendam o Matic...), podemos ter sempre um ponta de sorte no sorteio e avançar mais um bocadinho e se formos para a Liga Europa, como aqui já foi dito, os adversários são bem mais acessíveis e provavelmente chegaremos longe na competição, o que equivale a muitos mais jogos. E depois prefiro ver o meu Benfica a disputar a melhor prova de clubes do Mundo, nem que seja mais 2 jogos, do que ir para a Liga Europa, chegar longe mas não ganhar na mesma.
Mas claro que isto agora esta difícil e continuar na Champions não depende só do Benfica. Agora é vencer o jogo na Bélgica e acredito que o PSG vai querer ganhar o jogo para resolver já o assunto e garantir o 1o lugar do grupo. Depois na ultima jornada, temos de vencer o PSG (que vira com segundas linhas) e esperar que o Olympiacos não vença.

Ja agora, nesse mini-calendario que ai puseste, entre o jogo com o Nacional para a Taça da Liga e o jogo contra os corruptos, acho temos 3 jogos seguidos contra o Gil Vicente (Taças e campeonato).

PS: Eh pá, 1o foi o Ruben Amorim a lesionar-se depois de 2 grandes jogos do Benfica no novo sistema táctico. Agora é o Cardozo que se lesiona quando estamos a entrar num ciclo importante e que pode ser decisivo para a temporada. Fdx. Parece bruxedo!

MeiralVermelho disse...

Obrigado pelos Vossos Comentários. Obviamente, se me passasse pela cabeça que não ganhamos ao Anderlecht, então nem sequer teria escrito o post - merecemos, a acontecer tal coisa, ficar desde já de fora e isso, sim, seria um falhanço enorme. Continuar na Champions, agrada-me pela motivação extra na equipa e por mais coisa menos coisa, somos arrumados ao fim de 2 joguitos. A Liga Europa, dá mais "pica", porque a equipa vai andando, ganhando e isso, para nós adeptos é o melhor - é o nosso nível: a Liga Europa.
MV

Kiddo! disse...

FODA-SSSSSSSEE!! Parou tudo!!
O povo tá todo louco?!?!?
Por que caralho temos que pensar sempre que o Benfica não tem plantel para competições europeias e campeonato?!? O único problema no meio desta merda toda é que o técnico/táctico/catedrático/treinadeiro que nós temos não vai promovendo alterações na equipa ao longo da época!! Joga sempre com os mesmos, independentemente das condições físicas deles até que rebentam! Só aí é que começa a pensar que será melhor meter outro gajo a jogar (veja-se o caso do Siqueira, por exemplo)!!
Os dirigentes e treinadores do Benfica, com 100 jogadores nos quadros, é que não conseguem escolher um lote de 25 que garantam uma boa prestação desportiva para toda a época !! Isso não é mais do que uma questão de competência (ou falta dela!)..
Ah! E não valem argumentos do género: "Mas nós não temos substitutos para o Matic ou Cardozo!!" porque o Real também não tem substitutos para o Reinaldo nem para o "vamos às putas?!" do Benzema...

dezazucr disse...

Liga Europa e tentar chegar à final outra vez.
De que valeu em anos anteriores ao Benfica estar fora da Europa??
Eu quero é o Benfica novamente lá.
2010 - 1/4ºs Liga Europa
2011 - 1/2ªs Liga Europa
2012 - 1/4ªs Champions League
2013 - Final Liga Europa
Eu quero estar lá e desta vez ganhamos.
O Benfica esteve anos moribundo, desaparecido da Europa e sendo eliminado por Espanhóis e Getaffes. Neste momento já recuperamos algum prestígio e eu quero títulos. Se o mais acessível e realista para nós é a Liga Europa, que seja, assim como deu jeito ganharmos a Taça da Liga para os jogadores do Benfica começarem a ganhar e acreditar que é possível ganhar no Benfica.
O Benfica a jogar de 3 em 3 dias impede que os seus jogadores baixem o ritmo e se desleixem no campeonato. Quando o Benfica era eliminado cedo normalmente entregava bem mais cedo o campeonato, por isso para mim são balelas. Chegam todos rotos ao final da época? Que cheguem, estiquem-se mais um bocadinho, são só mais 3 semanas (foi o que faltou o ano passado).
O Benfica se fôr para a Liga Europa tem é de tentar ganhar aquilo e mai'nada!!