Questão de estatuto!





Durante os últimos jogos do Benfica uma questão paira sempre na minha cabeça, será o estatuto de alguns jogadores prejudicial ou benéfico para a equipa?!

Todos nós (ou quase todos), olhamos hoje para o Luisão como o maior simbolo da equipa, é o Capitão e o jogador que há mais tempo joga na equipa principal. Contudo será esse estatuto que todos lhe reconhecemos o suficiente para entrar logo que disponível para o onze encarnado? Mais me questiono quando o vejo a errar dentro de campo, e nesses momentos outra questão se levanta... Se fosse o Jardel que tivesse a jogar e fizesse esses erros, seriam desculpados , ou seriam apontados dedos ao rapaz?

Nunca fui um defensor do Jardel, quando chegou ao Benfica eu via nele o Luisão de 03/04. Falta de posicionamento, faltas desnecessárias  falta de coordenação e as vezes de cérebro também. Mas por ver nele nele esse tal Luisão, vi também que poderia e iria evoluir se se mantivesse na Luz.

A sua prova de fogo ocorreu no inicio desta época  com o castigo do Luisão o nome dele seria o escolhido para o lado esquerdo do centro da defesa, e surpreendeu (pelo menos a mim, o Vitto já sabia que ele era um centralão), estava sempre bem posicionado em campo uma força física fora do normal, muita calma e um jogo aéreo exímio, resumindo um monstro!
Quando acabou o castigo de Luisão, fiquei curioso para ver o que faria Jesus, contudo ou Garay ou Luisão estavam sempre com algum tipo de problema físico e falhavam jogos a vez,
o indispensável e sempre disponível era Jardel que nunca desapontou e mostrou sempre que a confiança que lhe estavam a confiar era merecida.

Quando os três ficaram disponíveis as escolhas recaíram sobre o Capitão e sobre Garay.
Concordo que um jogador como Garay deva ser lançado no onze sempre que disponível devido a sua qualidade (um dos melhores do mundo, na minha opinião) e que o benfica tem a sorte de ter.

Aceito que a qualidade de um jogador seja responsável pela colocação do mesmo no onze em detrimento de outros, já em relação ao estatuto tenho outra opinião.
Qual é a moral do Jardel num momento deste? 
Eu joguei a bola e sempre aceitei que um jogador podesse jogar no meu lugar se fosse melhor do que eu, pois seria melhor para a equipa a sua utilização. Mas se um colega meu tivesse a mesma qualidade que eu, e eu fosse lançado no onze sabia que dependia de mim, se jogasse bem iria jogar mais e se jogasse bem não havia treinador que me retirasse do onze.

No caso do Jardel ocorreu o contrario foi lançado jogou sempre bem e foi substituído por um Luisão que combate a falta de velocidade com outras qualidades. Mas nas somas de todos os valores não será Jardel já um melhor central que Luisão?

Na minha opinião sim, e acho que Jesus também o sabe mas prefere Luisão por uma questão de estatuto, e é isso que me causa alguma “comichão”.

Depois do jogo de hoje tinha de escrever mesmo sobre o assunto, pois ao ver a exibição que o miúdo André Almeida fez no lugar de Maxi, juntando a boa exibição que fez a médio me pergunto... Jesus tem o “direito” de o retirar do onze?

Era só isso que queria dizer, pois temos de começar a olhar para os Jogadores de igual maneira e deixar isso dos estatutos e dos egos para os outros clubes! Maior exemplo disso: Xandão que por marcar um golo de calcanhar ao City passou a ser intocável no onze Leonino, quando todos sabemos que ele tem as mesmas qualidades de um poste da luz e que não fará falta nenhuma aos leões.

Para acabar digo e penso, que o mérito, o esforço e a dedicação devem ser premiadas com justiça!

44 comentários:

Ricardo disse...

Luisao?! Pensava que nesta tasca era proibido posts a escribas notoriamente embriagados.

LDP disse...

Tem calma Paulo, o estatuto conta sim. E tu próprio dizes porquê:
"...um Luisão que combate a falta de velocidade com outras qualidades."

Dez anos de Benfica não chegam para ti? E lembras-te porque é que Luisão não jogou tantos meses? Porque estava castigado. O lugar é dele. É o líder da defesa e este ano visto que Aimar não joga, Luisão é tão somente o líder da equipa.

A história ensina-nos que equipas sólidas e que querem vencer têm como um dos alicerces mais importantes a dupla de centrais. Se Luisão e Garay se completam e se complementam, não há que olhar a meios para os manter juntos.

Luisão é um treinador/jogador, que já ganhou centenas de jogos com a nossa camisola. Perdeu também muitos. É uma voz de comando, tem uma brutal experiência internacional, jogou vezes sem conta contra os melhores avançados da Europa. Marcou golos que nos deram títulos.

Comparar isto com Adré Almeida é forçado. Se o puto está melhor do que Maxi então é continuar a dar-lhe a titularidade.

hertz disse...

O Jardel até esta época, foi um dos jogadores mais injustiçado no plantel do Benfica pelos próprios adeptos que não reconheciam o seu trabalho e qualidade. Foi preciso ele ter estado a grande nível durante o castigo do Luisão, para finalmente reconhecerem o valor que lhe era merecido.
O Luisão é um líder em campo, a voz de comando dentro do relvado e é por isso que o JJ o considera importantíssimo para o Benfica. O Jardel também percebe isso e aceita sem levantar problemas. É sem dúvida um enorme profissional.
Por acaso até achava que ele hoje seria titular (Garay iria descansar) mas decerteza que terá oportunidades de jogar já nos próximos jogos.

hertz disse...

Já agora, um pequeno à parte.
O caso do Artur começa a fazer-me lembrar o caso do Cardozo.
O paraguaio marca golos que se farta, de vez em quando falha alguns golos e começam logo os assobios e os insultos. O que é que ele faz? Toca a marcar mais golos e a dar vitórias com eles.
O Artur teve uma 1ª época fantástica. Esta época teve algumas falhas e começaram logo os assobios e as comparações ao Roberto. O que é que ele faz? Duas exibições de altíssimo nível nos 2 jogos contra o Bayer, com defesas de outro mundo, no jogo de hoje, incluídas.

Paulo Dias disse...

LDP Só acho injusto para o Jardel.
Como tu dizes se o André Almeida está melhor que o Maxi deve jogar. Maxi também tendo estatuto e a raça que todos os benfiquistas querem ver em campo (o jogador a benfica), e pode sair e o Luisão não? Jardel não falhou é injusto ser retirado do onze!
Só acho que o mérito deve ser recompensado.
Mas concordo com o que dizes eu próprio dou mérito ao luisão no Post, mas acho que o jardel devia jogar até falhar ou se lesionar aí sim entrava o luisão e tinha de mostrar para se manter no onze

Unknown disse...

essa cena que fumas deve ser boa

LDP disse...

Epah já é tarde mas amanhã espero ter tempo para passar por aqui e escrever uma resposta mais elaborada, Paulo.

Por agora só digo que o plantel do Benfica não são 11. Injusto para o Jardel? Mas quem é o Jardel? Ele é o terceiro central do Benfica e sabe-o muito bem. Joga quando tem que jogar, quando é preterido só tem de estar pronto para entrar. Seja no decorrer de um jogo, seja no próximo. É um profissional.

Se todos pensassem como tu então o melhor era fazer plantéis de 11 mais os suplentes, não vão os meninos que ficam de fora chatear-se ou injustiçar outros ainda.

Olha a vida de um terceiro guarda redes? Nem no banco se senta e recebe alguns milhares por mês. Há gr's que passam 15 anos de vida somente a treinar. Chateados ou injustiçados? São profissionais.

Paulo, eu não vivo em Portugal e por vezes, em jogos europeus ou derbies convido pessoal a casa, no início quando mostram o onze titular oiço isto: "Portanto Cardozo...Aimar...Luisão...e aquele puto, o Rodrigo, tem jogado?".
Nos primeiros jogos da Champions deste ano: "...quem é aquele gajo que faz dupla com o Garay?"
"Jardel."
"Quem?"

Sem desprimor para o Jardel, mas já pensaste no efeito psicológico nos adversários (europeus e não só) quando sabem que o Luisão está em campo. Ou o Aimar?

Henrique disse...

O Luisão hoje demonstrou o porquê de ser titular: é, ainda hoje, muito superior ao Jardel. Já o Maxi é mais forte que o Almeida a atacar, devendo ser preterido em jogos que seja fundamental manter o equilíbrio defensivo, tal como hoje. E falar do Xandão num post sobre o Luisão é uma heresia.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Entendo, Paulo. Jardel é um profissional exemplar, não comprometeu quando chamado, e é de uma abnegação de louvar. Mas é isso que se exige de qualquer profissional. Jardel é o terceiro central do Benfica. E ainda bem que temos um terceiro central que nos dá garantias. Mas repara que é o próprio Jardel a reconhecer que é o terceiro central. Até nesse aspecto ele se distingue: cumpre quando chamado, e nunca se lhe ouviu uma reinvidicação de ' mais jogo '. Luisão é o patrão e a voz de comando. Garay é pura classe. Jardel é um excelente profissional que me tranquiliza. E assim é uma equipa.

Paulo Dias disse...

LDP
Quem te disse que o Jardel é o terceiro central?
Se todos pensassem como eu dentro do plantel todos tinham direitos as mesmas oportunidades! Joga e joga bem é titular, assim tu é que parece que defendes que deviam ser só 11 pois o Luisão não pode ficar no banco, pois o seu lugar esta a ser bem ocupado.
Eu também preferia ter na frente de ataque do benfica o Nuno Gomes, mas temos que ver que cardozos e limas da vida são melhores no momento.
Isto não é nada contra o Luisão, apenas quero o melhor para o meu clube acima de qualquer jogador (como sei que tu e todos que aqui o defendem também).
Apesar que se fez dele um simbolo e uma peça "demasiado" importante de alguém que para mim merece respeito pelo tempo que está cá. Mas está no benfica à 10 anos e já chegou 9 vezes ao aeroporto de Lisboa a dizer que queria ir embora. Só nesta época percebeu o que significa para o clube e o clube devia significar para ele. Ou será que aos 32 anos está sem mercado?...

Vitto Vendetta disse...

Concordo a 100% com o post.

rui disse...

Perfeitamente de acordo e ja andava a pensar nisto á muito tempo,nao sou muito de estatisticas nem ligo muito a isso mas gostava na mesma de ver quais são em relação a golos sofridos des que ele voltou,secalhar ate sao menos

mas aqui a questão é,eu costumava dizer que o Jardel nem no clube da minha terra tinha lugar,mas a verdade é que la fui dando o braço a torcer e ele fez por merecer o lugar,e de repente sai assim sem mais nem menos....Luisão ja é um jogador feito,ja fez o seu percurso parece que sinto que talvez ja nao veja ambição nele,Jardel ainda anda a tentar construir um nome,isto nao é falar mal do luisao,ja lhe fiz venias,a questão prende se ao presente

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Jardel, época passada:

«Falei com ele e agradeci-lhe esse moral que ele me deu. É muito gratificante. Se é injusto perder a titularidade quando ele voltar? Não, jamais. Infelizmente, ele lesionou-se em Manchester. Eu e o Miguel Vítor esperamos uma oportunidade. O treinador disse-me depois que eu ia jogar. Fiz cinco jogos seguidos e correspondi. Agora tenho de continuar a trabalhar. O Luisão é o capitão de equipa e merece ser titular.»

David Duarte disse...

Paulo Dias "joga e joga bem é titular". Compreendo onde queres chegar mas e se houver um que joga melhor e dá mais segurança? É justo ir para o banco?

DeVante disse...

Concordo inteiramente com o post!
O Luisão, neste momento, é inferior a Jardel. Fraquissimo no um contra um, lentissimo e, no jogo aéreo tem sido um desastre, quer a nível ofensivo, quer defensivo. Aliás, penso que o último golo de cruzamento que marcamos foi com Jardel em campo.
O facto de ser capitão do Benfica a mim não me diz nada. Quer dizer, diz...é o capitão que mais chantageou o Benfica e só não pediu um aumento este ano ou não disse que ia sair porque foi castigado e ficou claro que não fazia falta...como não fez!

Mr. Shankly disse...

Concordo. E o Urreta devia jogar sempre no lugar do Salvio, e o Andre Gomes no lugar do Matic, e o Kardec no lugar do Cardozo. E se calhar punha o Roderick no lugar do Garay, são todos iguais.

LDP disse...

"Eu também preferia ter na frente de ataque do benfica o Nuno Gomes, mas temos que ver que cardozos e limas da vida são melhores no momento."

Se o nível da discussão é este então faço como o Jardel e fico aqui caladinho no meu canto só a observar vossas excelências.

Bujix disse...

Mas o q é q se anda a beber nesta tasca?? Quero uma garrafa disso pah!
Jardel melhor q Luisão?!
André Almeida faz bem o lugar de 6?!
Fodasse...

jose garcia disse...

Para mim o Luisao ontem até fez um excelente jogo...

DeVante disse...

Off Topic...ou Rewind:

- Foi impressão minha ou houve mais lagartos a reclamarem do penalty sobre o Gaitán, no jogo contra a Académcia, do que tripeiros?

Pedro disse...

Não percebo as bocas ao post e autor do post. É um excelente tema de debate.

Paulo, a questão é que Jardel é mesmo o terceiro central e ele sabe. Por isso não tem problemas de moral algum. Eles sabe qual o seu papel no plantel do SLB. Ele sabe q está lá para jogar quando um dos titulares não pode e fá-lo sem qqr problema, sem criar tensão no balneário e treina, todos os dias, com a mesma aplicação. É pena os benfiquistas não perceberem a importância de tudo isto. Ainda para mais que quando joga, Jardel joga muito bem.

Com André Almeida verifica-se a tão desejada rotatividade com Maxi. O puto jogou muito bem e podemos ficar descansados quando Maxi não poder jogar.

Kiddo! disse...

Neste momento é notório que o Luisão está um pouco emperrado...Ontem voltou a ser lento a fazer o fora-de-jogo e raramente ganhou lances no ar...
Fazendo uma análise simplista, o Jardel deveria ser titular neste momento. Mas gerir recursos humanos, ainda para mais quando falamos de jogadores de futebol que ganham muito dinheiro e geram muitos interesses, não será fácil. Daí que compreenda o utilização do Luisão em detrimento do Jardel.
Mas uma coisa é verdade, o Luisão é um dos melhores centrais que passou no nosso clube!

DeVante disse...

O Luisão é só "estatuto" caralho! E não é lá grande coisa e nós todos sabemos disso...não o afirmamos porque seria politicamente incorrecto...

Existe algum benfiquista com a foto do Luisão no perfil ou com o nick "Luisão"? Oiço putos a autodenominarem-se de Gamarra, Ricardo, Aldair e até Marchena, mas ainda não ouvi nenhum a dizer que é um Luisão. Aliás, brevemente vou ouvir muitos Garays...

E Luisão teve mais condições do que todos os restantes, pois viu todas as suas reivindicações satisfeitas, enterrou mais do que os outros sem nunca ter o seu lugar em risco...

Ah, e aquela merda dos finais da época ter sempre um clube italiano interessado nele para mim sempre foi isso mesmo: uma merda!

vb disse...

Não comprometer é uma coisa, qualidade para ser titular quando existe Luisão é muito muito diferente.
Se é para rivalizar em termos humorísticos com o Valdemar/captomente entende-se, de outra forma é rever os jogos onde foi titular e atentar por exemplo no posicionamento em alvalade, moreira, rússia e outros lances em vários jogos. Pode ser bom rapaz mas tem muitas lacunas que o colocam a léguas do Luisão. Lamento

David Duarte disse...

O que vale é que o pessoal não exagera nem nada. Luisão é apenas estatuto?!? Deve ser jà que jogar não faz um peido...

Novelas de inicio de temporada?!? Por esse prisma espanquem o Enzo jà que a birra dele no ano passado mereceria expulsão eterna do relvado sagrado da Luz.

Kiddo! disse...

O Enzo tem desculpa porque é maluco!Ainda ontem deu para ver isso! O Paulo Parreira ao lado dele é um menino!

DeVante disse...

O Enzo tem desculpa, sim, porque é infinitamente melhor jogador que o Luisão e viu-se preterido a favor de um chuta-chuta qualquer. Eu também faria igual!!!
Ah, e ele nem é capitão nem nada...e aposto que ele não voltará a ter o mesmo comportamente. O Luisão foi ano sim, ano sim, durante largos anos.

David Duarte disse...

Então, da proxima vez que um jogador fizer birra por pensar que merece ser titular, metendo assim em causa a autoridade do treinador e dizendo idiotices para a imprensa, espero que ninguém o critique.

DeVante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DeVante disse...

Desde que venha a ficar claro que a "autoridade do treinador" é que era, afinal, uma birra.
Aliás, quem o criticou teve de meter a viola no saco e esperar que Maio traga "melhores" resultados para, só assim, retomar a tal "crítica"...
Enzo é um monstro de jogador, por muito que isso custe a muito benfiquista...e além de grande jogador é um excelente olheiro porque viu logo que Chuta chuta não valia um caralho.

Kiddo! disse...

Avante, Devante!!
Nem mais!

R disse...

e o miguel vitor?

David Duarte disse...

Devante, essa tua loica é muito engraçada. Uns têm direito a fazer birr, outros não. Muito bem, està correcto.

"Aliás, quem o criticou teve de meter a viola no saco e esperar que Maio traga "melhores" resultados para, só assim, retomar a tal "crítica"..."

és pequeno DeVante, muito pequeno. E o pior é que muito orgulhoso disso. Faz bom proveito e não te esqueças de comprar dois neuronios quando puderes. Talvez então possas compreender os argumentos dos outros sem entrar na preguiça intelectual da caricatura e da incoerência.

David Duarte disse...

"essa tua logica"

David Duarte disse...

"Enzo é um monstro de jogador, por muito que isso custe a muito benfiquista"

é incrivel como um benfiquista pode pensar que outros benfiquistas estão lixados porque o Enzo é bom jogador. é triste de uma mente doentia.

Olha, e digo-te uma coisa. Garanto-te eu, que não compreendi na altura a contratação do Ola John (janela abeta para que entres na caricatura e afirmes que eu pensava que ele era um flop); ontem quando ele marcou fiquei bem fodido. Foi o pior que me aconteceu no dia de ontem e nem dormi!

David Duarte disse...

Para pensares dessa forma começo a pensar que finalmente é essa a tua maneira de ser. Ou seja, que tu, que estàs sempre a cair em cima do Rodrigo, vais ficar bem lixado da vida se ele voltar à forma que tinha antes da lesão contra o Zenit

DeVante disse...

Pois...a dieferença, é que eu não fico à espera que Rodrigo fracasse para vir depois acenar com "ah e tal, viram como eu estava certo"...percebes?

Eu não seria "pequeno" se, pelo menos, tivessem a dignidade de dar a mão à palmatória e reconhecerem que, afinal, já não há "craterra" nenhuma no meio campo do Benfica, que a venda de Witsel e Javi não significou a hipoteca do título, que JJ aposta em jogadores portugueses tanto quanto é possível, que, afinal, Melgarejo até joga a lateral, da mesma forma que Matic dá uns toques na bola (ficava contene só de ouvir isso) ou que quem contratou Lima percebe de futebol e não se trata apenas de um bandalho de negociatas...

Ah, e também não seria "pequeno" se em Maio viessem dar a mão à palmatória sobre a léria do cansaço do plantel e táctica suicida...mas isso sei que não farão.

Por isso tudo, vou continuar "pequeno", vibrando com cada vitória do Benfica, embandeirado em arco e a deleitar-me, enquanto vocês ficam à espera do descalabro e da confirmação da vossa premonição...que isso sim é "grandeza"!

LDP disse...

"Vocês" quem?

Escrivão disse...

Quem critica é anti-benfiquista.

A mim, ensinara que o verdadeiro amigo é aquele que nos aponta as virtudes e os defeitos cara a cara, não o que está sempre do nosso lado, a dar palmadinhas nas costas.

Assim sendo:

1) Jesus tem cometido erros, alguns dos quais ditaram fracassos (afinal, o homem, em 3 anos e meio, ganhou, de significativo, um título nacional).

2) Melga é uma adaptação que vai dando para o gasto, mas é o que se espera de um lateral do SLB?

3) O meio campo não é um buraco, OK, mas a equipa vive em sofrimento defensivo permanente.

4)A equipa tem estado a jogar em permanente sobressalto e aflição. Só não vê quem não quer, ou quem é verdadeiramente benfiquista e não anti-.

Benfiquista Tripeiro disse...

O Luisão é melhor do que o Jardel, o Garay é melhor do que o Jardel, logo, o Jardel é o suplente.

Baresi disse...

"Eu também preferia ter na frente de ataque do benfica o Nuno Gomes"

Até dói ver isto escrito...

David Duarte disse...

Sim LDP, vocês. Uma das principais caracteristicas da preguiça intelectual é, quando em dialogo, as pessoas que sofrem deste mal não falarem com o individu que os interpela, mas com o grupo no qual integram esse individu. Um grupo sobre o qual já têm uma imagem bem desenhada, importando assim pouco os argumentos apresentados porque de qualquer das formas quem sofre de preguiça intelectual tem como unica referência a imagem preconcebida do gruo. Preconceito e caricatura, os dois sintomas da preguiça intelectual.

David Duarte disse...

Por outras palavras, é tão enriquecedor falar com o DeVante como falar com uma porta.

Unknown disse...

Nao creio que seja uma questao de "qualidade futebolistica" mas uma questao de lideranca, a verdade é que com luisao em campo o processo do Benfica é muito mais "confiante", ou seja o Capitao é util nao só pelo que joga, mas pelo que faz os outros Jogarem. Por exemplo contra a Académica foi recorrente ver Luisao a mandar subir a equipa e acreditar até ao fim. Com Jardel em campo o filme era outro.