Mais uma vez, Ronaldo é motivo de gozo no Mundo inteiro. Mais uma vez, Messi é o melhor. Se o Ballon d'or recompensa aquele que mais o merece, então o troféu 2012 é uma injustiça. Ou se calhar é outra coisa.


*Artigo de Thibaud Leplat na revista So Foot, traduzido pelo nosso leitor Sérgio Porta-Nova

Quando Fabio Cannavaro se aproxima do palanque do Ballon d'or, os mais sensíveis receiam que a História se repita. Que mais uma vez, essa mesma Historia escolha o defesa italiano, de sorriso brilhante e tackles agressivos, para fazer dele um Imortal. Como em 2006, quem sabe, ele pode muito bem sair de là com o troféu mais  injusto da Historia. Foi o ano da reforma de Zidane, da Champions de Rijkaard, Ronaldinho e Eto'o, do Arsenal de Henry. Mas nesse ano, um corporal napolitano levaria o tesouro dourado para casa, frente a Buffon, outra injustiça. Em 2013,  foi ele o escolhido para entregar o prémio de 2012 ao Leo Messi.
Cannavaro abre o envelope, sorri para não ter que falar. Um olhar cúmplice com Blatter faz durar o suspense. O Mundo inteiro sabe desde Outubro que Messi será mais uma vez recompensado. Mas Fabio decidiu prolongar o prazer. Ou a tortura. Porque o único que sofre verdadeiramente está ali perto, do lado direito do ecrã da TV. O único que ainda acredita no Destino, franziu os lábios e tem nos olhos o brilho da louca esperança de um condenado. Mas um movimento de cabeça traz mais uma nova desilusão. Ronaldo é outra vez segundo. O Mundo goza. Cambada de ignorantes.


 O rival faz o campeão
Quando Ronaldo diz « Humildade a mais é hipocrisia. Eu votaria em mim», ele tem razão. A humildade do vencedor é uma forma de cinismo.
O primeiro (Messi) pode sempre agradecer a Iniesta, o dócil companheiro de equipa que ficou em terceiro. Pode também persistir em não reconhecer o desempenho do seu herdeiro (Ronaldo). Como se reconhecer qualquer mérito a esse homem de cabelo 'gominado' manchasse mais o seu casaco  manchado. O silêncio do Messi alimenta um pouco mais uma injustiça e trai o seu próprio orgulho. O Leo humilde não tem uma palavra para o seu segundo, para um jogador que fica em segundo pela quarta vez. Ele poderia dizer várias coisas sobre este duelo, a importância de enfrentar um rival para se tornar melhor, a beleza duma adversidade que nunca cessa, o espírito de competição, ele poderia até mesmo compartilhar o prémio com ele. Teria sido bonito de ver. Mas não. Ele não teve uma palavra a dizer sobre isso. Ronaldo está condenado a ser a piada do mundo porque se atreveu a discutir a hierarquia e a escolha dos Deuses. CR7 não tem nada a ver com Poulidor (ciclista amado em França), porque ninguém gosta, ninguém o reclama, ninguém o reconhece. Ronaldo é subversivo. 


Amem-me, por favor  
Como todos, ele teria gostado de ser amado e protegido. Quando, em Setembro de 2011, após uma partida em Zagreb, onde sofreu provocações de espectadores aliadas à arbitragem frouxa do norueguês Svein Oddvar Moen, ele disse, rindo: 

"Saio daqui com três pontos (...) Não entendo estas arbitragens, todas estas pessoas que falam de fair play, para proteger os jogadores mais habilidosos. Eu não tenho direito a isso. Eu acho que é porque sou bonito, rico e um grande jogador. As pessoas têm ciúmes. Não vejo outra explicação. (...). Enquanto há outros que não se pode sequer tocar sem apitar falta, eu levo porrada e ninguém apita falta."

Ronaldo respondeu às perguntas. Mas a sinceridade não é um valor a ser exibido em público. É claro, nunca se deve dizer nada na frente dos microfones. É claro que ele tem que aprender a esquivar, a falar pouco, não cair em armadilhas, a calar-se. Messi nunca responde a qualquer pergunta que contenha um “porquê”, agradece da mesma maneira, começa todas as frases com "la verdad", como se quisesse esconder isso mesmo, a verdade. Como uma criança, Messi fala mas não diz nada. E nós adoramos. É isto. 

 
Cinderela não existe 
 A vida de Messi é um conto de fadas que faz sonhar as crianças: a infância na terrinha dele, a avó que descobre o seu talento, um clube estrangeiro que o salva do nanismo e que oferece ao seu pai um emprego em Barcelona, que o educa e o acarinha. Nada na vida de Leo inspira revolta contra o seu próprio destino. Não há nada de subversivo em Messi. O puro talento tem resolvido todos os seus problemas. 
Por outro lado, a vida de Ronaldo é o pesadelo de Dolto (psiquiatra francesa): alcoolismo paterno, irmão em desintoxicação, arrancado à sua ilha, arrancado à sua mãe, o seu sotaque, o seu acne, doenças do coração, a morte do seu primo num acidente de carro, a morte do seu pai, o exílio em Manchester. Há vidas que merecem melhor do que silêncio ou sorrisos. Ronaldo lutou contra obstáculos imensos. A ambição é uma virtude que o salvou dos precipícios do destino. Mas esse vicio necessário nunca merece qualquer publicidade. Ronaldo merece mais a Bola de Ouro que Messi, porque ele é o único a querer acreditar e que o afirma. Mas este tipo de prémio sem competição não serve para nada e recompensa sempre o mesmo. Aquele que o entrega. 

39 comentários:

Unknown disse...

Este texto está muito bom!

hertz disse...

Acho este texto absolutamente ridículo, então os últimos 2 parágrafos nem se fala.
Infância do Messi um conto de fadas? Ter uma doença que poderia fazer com que nunca jogasse futebol profissional, ir para um país totalmente desconhecido do outro lado do Atlântico, ter um tratamento que incluía injecções (acho até que era diárias) que eram extremamente dolorosas e mesmo assim ele nunca desistiu. Isto é um conto de fadas? Please.
Querem fazer do CR um mártir? "o seu sotaque, o seu acne"???? Fdx. Estão a gozar certo? "exílio em Manchester"???? Um clube que lhe deu tudo para ser um dos melhores do mundo. O Fergusson que o ajudou imenso e que foi como um pai para ele (o próprio o admitiu), um público rendido, imprensa e adversários rendidos a ele. Sim, tão má que foi a sua vida em Manchester.

"porque ninguém gosta, ninguém o reclama, ninguém o reconhece."? Ah sério? Ridículo.
isto aqui não passe de um texto a querer fazer do CR um mártir, um coitadinho, um menino injustiçado, Coitadinho. Estou com tanta pena dele.

HC disse...

Eu não sou um fã acérrimo de CR7. Aprecio a sua enorme capacidade, e dá-me um enorme gozo ver a rivalidade com Messi, pois é uma sorte podermos estar num tempo onde temos estes 2 grandes jogadores. Mas o que é dito aqui é a mais pura das verdades. Ronaldo não ganhou a bola de ouro, que se escreve com letra pois este prémio hoje em dia é uma farsa, porque pura e simplesmente não é simpático e sonso como Messi...

Edgar disse...

Texto um pouco "romântico" de mais, mas concordo.
É verdade que o Ronaldo esteve mal naquele pirete na Luz, mas é um grande jogador, é português, e este ano merecia o prémio.

Velho do Restelo da Caparica disse...

Não consigo adicionar ou retirar uma vírgula que seja a este texto. Messi é um falso modesto e na minha mais sincera opinião, inferior a Ronaldo. Gostaria de ver Messi noutra equipa, sem "a máquina" a trabalhar atrás dele. Cristiano leva sistematicamente as suas equipas ás costas (Manchester, Real, Portugal).

POC disse...

Estou com o hertz.

DeVante disse...

Ronaldo, para mim, merecia o prémio e é normal que seja desconsiderado em Portugal, afinal ele é a personificação do esforço, do mérito e da conquista. Num país de facilitismos e da mediocridade só há espaço para a hipocrisia.

Joga numa equipa de merda, com jogadores de merda (Albiol, Arbeloa, Alonso, etc não tinham lugar no Barça B nem no Benfica) ainda assim da para disfarçar.
Dou por mim a imaginar, hoje, o Real sem o Ronaldo. O que seria dos gajos...
Triunfou em Manchester e triunfa em Madrid. Está no mais alto nível há uma carrada de anos seguidos e em equipas, ligas e países diferentes.
Remata, corre e dribla como ninguém e não tenho a mais pequena dúvida que, se ele fosse espanhol, já tinha, pelo menos, 3 bolas de ouro na estante.

ToElGordo disse...

Que baboseirada Oh Vitto, o Ronaldo vai-te ao cu? Foda-se..

Vitto Vendetta disse...

vê lá se fui eu que escrevi, ó paneleiro da merda!

ToElGordo disse...

Foste tu quem publicaste É tão importante o autor qto o mensageiro. Neste caso estou a matar o mensageiro. pum. sorry. i love you, please don't be mad. =)

Caga nisso do ronaldo que ele não precisa que ninguém tenha pena dele, se algum dia ganhar é pelo que vale e não pelas baboseiradas do artigo de cima. abraço

Anónimo disse...

o Messi é de longe o melhor do mundo, é óbvio que a bola de ouro foi bem entregue.

o ronaldo? não é nada ao pé do Messi, tenham juízo.

Anónimo disse...

Se calhar é melhor verificar o significado de onanismo :)

Vitto Vendetta disse...

damn u, corrector ortográfico

Maria disse...

O porta-chaves é um songamonga.

sentinela um estremecer disse...

Argumento: "o Ronaldo trabalha pa caralho nos treinos e mais não sei quê"

E o Messi falta aos treinos e nunca na vida ficou no relvado depois dos treinos. É isso?

Shadows disse...

E pah...eu ía escrever um comentário, mas depois de quase me urinar a rir depois de ler esta resposta(acertada) do Vitto: 'vê lá se fui eu que escrevi, ó paneleiro da merda!'...resolvi não voltar a falar nos tratamentos que o Messi andou a emborcar até depois dos 20 anos e deixar a coisa como está. Quando um dia, daqui a alguns anos, lerem que o Messi está na linha do Amstrong...lembrar-se-ão do tresloucado do Shadows.

Jusko disse...

Faltou mencionar aí no texto a inveja e o ódio doentio que a maioria dos seus compatriotas (cerca de 6 milhões) têm pelo maior embaixador português de todos os tempos - Cristiano Ronaldo.

jose disse...

Depois do Xavi nao ter ganho a dois anos, depois do Iniesta nao ter ganho, este premio e mesmo para que?

Anónimo disse...

http://1.bp.blogspot.com/-v4xCFEQpfco/ULtX0AteIBI/AAAAAAAAAOs/yS5OzS2NzEQ/s1600/who+gives+a+shit.gif

DeVante disse...

Jusko, julgo que Ronaldo tem mais apoiantes benfiquistas que lagartos...apesar de tudo.
Até porque nunca vi na Luz qualquer tarja dedicado a ele...

Manú disse...

muito bom! o melhor q li até hoje sobre este assunto, o texto q vai mais de encontro ao q penso sobre o tema!

DeVante disse...

Off topic:
(comentário que merecia ser elevado a post)

"Em que número vão as senhas?
Eu tirei o senha número 423 para a fila de treinador do Sporting e gostava de saber se ainda posso dar umas voltas no Alvaláxia a ver as vistas e fazer umas compras ou se é melhor voltar para a fila antes que me chamem.
Que número tem o Jesualdo?"

Brutal!!!

POC disse...

@DeVante, muito bom mesmo.

Maria disse...

DeVante : Acho que antes de amanhã não chamam mais niguém... :-P

hertz disse...

Já agora, dêem uma olhadela a isto:
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/538617_305649546219426_906739791_n.png

DeVante disse...

Está no imprensa falsa.
Eis o link: http://www.imprensafalsa.com/575429.html

Unknown disse...

Parabéns pelo texto Vitto.
Deixaste-me colado e tem aqui materia k deixa k pensar.....
Messi 20 bolas d ouro ate ao fim da carreira... mta bom

Anónimo disse...

Ao lado...

Anónimo disse...

E o Melhor do mundo é o Leonel Nunes, vão ao youtube, ver o que é arte.

Unknown disse...

Ronaldo não pode ser um Martir, mas Messi pode ser um Deus.

Não se pode ter uma opinião contrária, ou publicar um texto de uma opinião contrária, que já estamos a ser submissos, ou sodomizados pelo Ronaldo.

O Ronaldo não precisa que tenham pena dele, ao que parece porque tem muito dinheiro, Messi precisa que lhe lambam o ânus, ao que parece que é bom e é preciso explana-lo.

Será que é tão difícil explicar, que o que estes textos pretendem, é demonstrar é que ser o melhor do mundo por vezes não é tão linear como querem fazer crer. A verdade que eu procuro, é imaginar o Messi num Real de víboras, e um Ronaldo num Barcelona que pratica (enfadonho ou não) o futebol mais eficaz da ultima vintena.

Dizer simplesmente, Messi é melhor e não há comparação, é não ter em conta todas as variáveis, é ser injusto e não saber ver para além do óbvio.

Se me perguntarem quem é o melhor, talvez nem saiba responder, mas se me perguntarem qual o que tem mais condições de o ser, aí sim, respondo sem dúvida. Messi.

Abraço

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Dear Lionel,
I am writing you this note to offer my congratulations on winning the Ballon d'Or. Again. As you can see by the look on my face, I am very happy for you. Please forgive me for not congratulating you at the gala, but since I am so tall and statuesque and you are so tiny and maintain terrible posture, I couldn't find you in the crowd. Also, since someone played a joke on you by telling you to wear that garish spotted jacket and tie, I didn't want to keep you from getting home and changing your clothes as fast as you possibly could. That's how thoughtful I am.
It was another tremendous year for me, and, supposedly, for you as well. You had to set a world record in order to score more goals than me. Of course, smart people know that team accomplishments are far more important than personal achievements and I helped my club to win La Liga in 2012 whereas you only helped your club win the Copa del Rey. The year my club only won the Copa del Rey, I did not win the Ballon d'Or. I suppose this just shows that voters hold me to a higher standard than you.
Anyway, you have now won the Ballon d'Or a record four times in row. I guess you're happy about that. Yet, Andy Gray, England's most respected sexist broadcaster, has questioned whether you could play well on a cold night in Stoke. After all, you have only won titles for one club, whereas I have won titles for clubs in La Liga and the Premier League. But very few players have the physical talent and mental strength to prove themselves on different teams and in different leagues, so you should only feel a little bit bad about that.
People are always trying to compare you and I, but there really is no comparison. Yes, we were both named after Americans -- I was named after Ronald Reagan, a talented actor and two-term president, whereas you were named after Lionel Richie, a man who sang about dancing on the ceiling. Which is both impossible and patently ridiculous. I impregnated a woman and created a child in 2010, but it took you until 2012 to figure out how to do those things. I grew tall and strong naturally and you needed enough growth hormones to make even Lance Armstrong feel guilty in order to be neither of those things. Also, I wear proper tuxedos to formal events while you wear a suit made out of clown pants. So comparing us is both silly and unfair.
In conclusion, I congratulate you, Leo. But remember: No matter how many Ballon d'Or awards you win, I still won it first.
Confidently yours,
Cristiano Ronaldo
P.S. My apologies for writing this letter in English, one of several languages I am able to speak, when I know you only speak Spanish. Maybe Gerard Pique will translate it for you. in Yahoo sports, Brook Pecks

hertz disse...

O Capela parece-me que já está em estágio no Dragão para apitar o clássico.

Vitto Vendetta disse...

Vai ser o Soares Dias.

DeVante disse...

Quem disse?

Anónimo disse...

Importancia em excesso é dada a este prémio que muito tem de subjectivo, Ronaldo que se foque é no que interessa porque sem ser para encher o ego pouco mais ganhava com isto.
Sabendo como as coisas funcionam percebi que seria mito difícil ele ganhar depois de falhar o penalty nas meias da champions, para piorar no europeu esteve novamente mal, nas penalidades ao fugir da responsabilidade e deixar B.Alves acabar com o sonho.
Cómico mesmo foi o 11 ideal, Casillas, Sérgio Ramos e Alonso, LOL, e só jogadores da liga espanhola, só por aqui é facil perceber a credibilidade ou relevancia destas galas.

Notorious Drunk

David Duarte disse...

Oh Vitto, e que tal pedir ao SoFoot um orçamentozinho aqui para o Cabelo (e para os tradutores)? é que esta publicidade toda serve-lhes bem... mal eles sabem!

Vinha aqui para vos dar o link para este artigo, na sequência do outro, mas o Sérigo antecipou-se. Jà agora Sérgio, vives em França?

Vitto Vendetta disse...

Tenho pena de não saber muito de Francês, mas vi esse artigo no facebook da revista e percebi que estava bom. O Sérgio mora na Suiça, e traduziu após um pedido nosso na página do face para alguém traduzir por nós eheh

David Duarte disse...

Nao leio outro revista de futebol. No espirito para rir eles têm uns artigos intitulados "Sabes que és adepto do (meter clube) quando...". Fizeram sobre o Benfica, Sporting e Porto.

Do Porto disseram : sabes que és adepto do Porto quando tens consciência que o teu Presidente é corrupto mas finges não saber".

Do Benfica : sabes que és adepto do Benfica quando o teu estàdio é também o estàdio preferido do teu principal rival.

E mais, não se ficam por aqui ^^

Anónimo disse...

Se o Ronaldo fosse espanhol tinha ganhoa aBola de Ouro????? o Messi é catalão, não!!!! Há cada argumento para defender o menino mimado...