http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/sporting-sunil-chhetri-joao-pedro-varandas-indiano-chines-diogo-matos/1382992-1457.html
Futre foi alvo humorístico durante bastante tempo após a sua conferência de imprensa espalhafatosa, conceda-se, onde apresentava o plano do Sporting de explorar mercados emergentes.
Já eu aqui disse que o Benfica foi efectivamente o pioneiro Português da estratégia, contratando um ou dois Chineses para os júniores. Posteriormente, por falta de coragem, preguiça, ou por estar a obter os petro-dólares, deixou cair a estratégia.
Mas entretanto surgiu LFV confessando a estupefacção por não ter o Sporting a mesma necessidade premente em vender jogadores. Mesmo daqueles insubstituíveis, se é que existe tal jogador no futebol... e abaixo da publicitada cláusula de rescisão.
Talvez o link acima ajude a explicar. É que em matéria de números, como eu aprendi desde sempre, não há milagres.
25 comentários:
e então? u happy?
-__-
O melhor mercado a explorar é o japonês, jovens jogadores com grande qualidade, a baixo preço e que também geram boas receitas a nível de merchandising.
No aspecto financeiro, ao contrário do que os agentes publicitários dos principais rivais nacionais querem fazer crer, o Sporting, aparentemente não está pior que Benfica e Porto. Os atletas do clube não mencionam falta de dinheiro para comer, por exemplo.
Nota-se na actual administração um esforço em fazer exactamente o que tinham definido como estratégia eleitoral, no segundo ano, estabelecendo negócios e parcerias financeiras e contratos publicitários.
Não vejo Godinho a meter ao próprio bolso (embora ainda seja cedo para o poder afirmar), como mete desde sempre PdC, ou a empresa de construção do LFV.
Os resultados desportivos deixam a desejar, é um facto, e ainda não é este o Sporting ganhador que qualquer Sportinguista deseja. Mas não me deixo enganar pelos tais agentes publicitários ao serviço dos rivais, chamados comunicação social desportiva e que tantas páginas ocupam analizando todos os problemas do Sporting, dessa forma tirando do ar as dúvidas que assaltam alguns adeptos de clubes rivais.
Digamos, não é que os rivais do Sporting não tenham problemas. A diferença reside nos agentes que exploram os problemas do Sporting ao máximo, como forma de ocultar os dos outros clubes.
Se juntarmos a isso, a habilidade arbitral que também venho há largos tempos assinalando, temos o quadro completo: O Sporting que nos jornais aparece sempre pior do que está na realidade, os árbitros a chutarem quem está cambaleando e lutando para se erguer, os rivais fortalecendo-se dessa forma.
Uma situação semelhante à que atravessava o Benfica, nos tempos de e após Artur Jorge, altura em que povoou o anedotário nacional. Entretanto ergueu-se, a custo e a pulso.
Mérito de gestão do LFV e Vilarinho, antes dele, e do trabalho de bastidores, o "fazer as coisas por outro lado" de que os Benfiquistas, "selectivamente" preferem esquecer.
Talvez o trabalho que em tempos também fez PdC, mas que eu não posso comentar por ser antes dos tempos em que acompanhava futebol...
Talvez tudo seja cíclico.
Para referência, comecei a acompanhar bola nos tempos do Jordão, mas esporádicamente. Era bastante novo.
Mais a sério, só nos tempos do Porto intercontinental e do Caniggia no Benfica.
Engraçado como o conceito "fazer as coisas pelo outro lado" seja forçosamente conotado com o lado obscuro da força.
Porque não imaginar algo do género?
Major: Oh Vieira, entao este árbitro e aquele?
Vieira: Nao pa isso é tudo porto!
Major: E aqueloutro e o primo do Zé?
Vieira: Nao pah! Esses gajos só nos prejudicam! Eu prefiro fazer isto pelo outro lado, o lado do respeito e da competição salutar, percebes oh major?
Mas nao, o Valdemarzinho gosta mais de jurar a pés juntos que "o outro lado", não é o lado correcto. Mas sim um outro lado, tanto ou mais obscuro, mas sempre incorrecto. Ainda bem que fizeste uma pausa na tua "vidinha pessoal", Valdemarra. O blog estava a ficar demasiado sério.
Valdemar, porque é que falas em rivais do sporting e depois mencionas Pinto da Costa e Vieira? Não quererias antes dizer Salvador e Carlos Pereira?
Join the "Other Side". We have cookies.
Eu comparo o sporting com o clube de quem sente necessidade de dizer que é maior.
Repare-se que um benfiquista não sente necessidade de dizer que o clube é maior que o campomaiorense, com todo o respeito pelo saudoso clube alentejano. Mas precisa de pretender distinguir de quem não é óbvio que o seja.
Quem faz o sporting grande, além dos próprios adeptos, os melhores do universo, são os adeptos adversários. Alguns em redações de jornal ou painéis de comentário mascarados de jornalistas ou analistas.
Comigo não contas. Hoje, o Sporting é um clube pequeno, que só vence, com regularidade, no atletismo... e mesmo aí já viu melhores dias.
O resto é o calimerismo do costume e a tentativa de encontrar termos de comparação no Benfica e Porto à força.
Não há praticamente um «post» que faças em que os rivais não estejam presentes.
Quanto a investidores, houve um gajo que investiu no Beira-Mar, logo...
Os insucessos do beira-mar não servem para primeiras páginas de pasquim ou análises de caracolinhos ou de manhas.
«Good news aren't news».
O problema do Sporting teve origem na década de 80, com a ascensão do Porto, e nunca mais parou.
O do Benfica começou no início dos anos 90 com a chegada de Artur Jorge e uns presidentes cujos nomes prefiro esquecer... dela ainda não recuperou, pois ganhar um campeonato em 1994 (salvo erro), 2006 e 2010 é um insucesso.
Prometeu, 3 campeonatos em 20 anos?!?
Foda-se, entao fazer as coisas "pelo outro lado" resulta mesmo!
Ok, já percebi. Eu, por outro lado, não comparo o Benfica com nenhum clube, não é possível, sequer.
...devias mudar i nick para Taxista Tripeiro, assim sendo.
Temos um país de taxistas ao que parece!
E eu que pensava que estava cheio era de tachistas!
Matemáticamente, quererá dizer que temos dois táxis para cada tuga!
Ou, um táxi para 0,00001 queques de sapatinho vela!
Ainda sobram uns camionistas para transportar a vara!
Em hóquei, o Valdemar (atenção: trata-se de uma metonímia) foi aviado por 12 bolas sem resposta.
Ah, leão!
A grande maioria da população indiana é de uma pobreza extrema.
Por muito que trabalhem não saem da cepa torta, mal ganham para comer.
São muito explorados e controlados nos seus trabalhos, aqueles que os têm.
Muitos deles são autênticamente escravizados, pelas veneradas castas superiores, as únicas que podem ascender à riqueza ou a postos dirigentes.
Os grandes e populares desportos na India são; o Cricket e o Hóquei em Campo.
Nem o Futebol nem as transmissões televisivas - ao contrário da China - têm mercado.
As razões para que nenhum empresário indiano, por muito dinheiro que tenha, investirá uma 'rupia' que seja, em qualquer clube de futebol.
No Sp0rt1ng, talvez devido ao momento, ainda há gente muito crédula...!!!
O Benfica devia dar 8 milhões não por Ola John ou quase 6 por Bruno César. Devia aplicá-lo num grande jogador japonês/chinês, que fosse realmente mais valia. E eles existem.
Mas vocês ainda ligam ao que 1 bebado crónico escreve?
LDP, não sou taxista, não fazia sentido. Tu percebeste bem o que queria dizer, mas vou explicar-te com mais clareza, então: quando um Benfiquista fala do Benfica, diz "nós isto, nós aquilo...". Quando um sportinguista ou um portista fala do clube dele diz "os mouros isto, os mouros aquilo...".
Percebeste agora? Nós somos a vossa referência. Não porque nós queiramos, mas porque vocês assim o ditam. É sina de pequeno. Eu quando discuto o Benfica, falo só do Benfica. O Benfica não joga nada, perdeu por isto ou por aquilo, precisava de melhorar em muita coisa, etc. Não me ponho com "o porto também não paga, o sporting ainda perde mais vezes, blá, blá, blá".
Off topic que merecia um post:
Cabo Verde a 15mn de uma histórica participação no CAN. Depois da vitoria na Praia por 2 a 0, o empate a 1 nos Camaroes faz-nos sonhar.
Benfiquista Tripeiro, lamento mas eu, de facto percebi bem com dizes, tu é que não percebeste. O teor e o alvo...Passo a explicar:
Primeiro porque sou do Benfica também eu. Vê-se que frequentas pouco o blog. E não só por esta gaffe, mas porque a boca do taxista era dirigida ao Valdemar. É ele que mais ou menos uma vez por semana (nas semanas em que não decide ficar caladinho), vem com a conversa do "clube dos taxistas".
Somente isto, pah. A boca era para o Valdemar, não era para ti.
Pronto, um abraço.
LDP, se não era para mim, parecia mesmo:
"...devias mudar i nick para Taxista Tripeiro, assim sendo."
Frequento o blog com alguma regularidade, por acaso, mas isso não interessa para nada.
Se és Benfiquista, óptimo, nasceste com sorte!
Depois disto: "Eu, por outro lado, não comparo o Benfica com nenhum clube, não é possível, sequer."...pretendi apenas chegar ao Valdemar.
Nada mais.
Taxista Tripeiro
taxnis
Roberto Taxenbrink
Taxi Vendetta
Seriam outros exemplos apenas.
Ok, sem problemas!
Enviar um comentário