Mr. Wolf


Numa das minhas cenas favoritas de "Pulp Fiction", Vincent Vega dispara, “acidentalmente”, na cabeça de Marvin, um mero informador, que seguia no banco de trás do carro conduzido por Jules, o parceiro de Vega. Com o interior do automóvel coberto de litros de sangue e pedaços de cérebro do pobre Marvin, Jules desloca-se para casa do seu amigo Jimmie, que vive nas redondezas, para lhe pedir ajuda.

Jimmie, quando se depara com um automóvel pintado de sangue e com um cadáver no porta-bagagens, desespera com a situação, pois daqui a uma hora e pouco, a sua mulher chegará a casa, após mais um turno no hospital local, onde trabalha como enfermeira. Jules resolve ligar para o seu patrão a pedir ajuda e este informa-o que a “cavalaria” irá a caminho, na pessoa de “The Wolf”.


Chamo-me Wolf Winston e resolvo problemas.


The Wolf, cujo nome verdadeiro é Wolf Winston mas que Jules, Vega e Jimmie tratam respeitosamente por “Mr. Wolf”, é um homem já de uma certa idade onde as rugas que lhe preenchem a cara provam a experiência e a confiança que o patrão de Jules deposita nele.  É o estilo em pessoa. Com uma frieza de fazer inveja aos melhores cirugiões de turno nas urgências do Hospital de Santa Maria, Mr. Wolf vai, calma e paulatinamente indicando a Jules e Vegas o que fazer para limpar o carro, enquanto pede a Jimmie que lhe traga um café, “com muito creme e muito açúcar”.

Resumindo a história, Jules e Veja limpam o carro, cobrem os bancos com cobertores de cor escura e grossos (para que o sangue que possa restar não se torne visível ), tomam um duche e desaparecem da casa de Jimmie minutos antes da enfermeira chegar a casa. Problema resolvido



Na segunda jornada desta Liga,  Sá Pinto e companhia depararam-se com uma situação inesperada quando, ao intervalo, o Sporting se encontrava a perder, em Alvalade, com o Rio Ave, equipa que nunca antes tinha conseguido ganhar em casa do Sporting. Sá Pinto lançou, na segunda parte, os jovens André Martins e Labyad e mais tarde, já em despespero, lançou ainda o não menos jovem e estreante Valentín Viola. Foi infrutífero, pois a juventude da equipa do Sporting não conseguiu resolver o problema de, pelo menos, impedir a derrota do Sporting com o Rio Ave.


Passados alguns dias depois desse jogo e perspectivando o que aí vem para o resto da Liga penso que faltou ao Sporting um “Mr. Wolf”, alguém com experiência e cicatrizes a comprová-lo, alguém que no meio de tanta juventude, consiga acalmar as hostes e vislumbrar um caminho, um rumo, um golo.

 Disse que “faltou” pois acredito que já não falta. A crer no que é dito aqui, o nosso “Mr. Wolf” já aí está novamente.

Chama-se Marat Izmailov. Oxalá.

15 comentários:

lawrence disse...

Um Wolf vindo das estepes geladas!
Também podia vir uma ama para limpar a nhaca que os bébes do Sá fazem!
É que o Mr. Wolf não suja as mãos!

artnis disse...

Não te entusiasmes em demasia!

Vós tendes um plantel de valor mediano.

Com muito boa vontade, contam-se uns 5 ou 6 jogadores de nível superior.

O Izmailov é sem sombra de dúvida um deles, mas são insuficientes.

Escrivão disse...

Expliquem-me lá porque razão o Sporting, ultimamente, é sempre associado, literal e metaforicamente, como é o caso, inclusive pelos próprios adeptos e sócios, além da direção, ao crime?

Por outro lado, esta espécie de parábola pode associar-se a uma limpeza do estádio de Alvalade dos cadáveres que a equipa de futebol vai produzir inevitavelmente, caso prossiga no atual caminho.

Não deixa de ser, ainda, interessante esta procura incessante do D. Sebastião que vem resgatar os leões do abismo em que se encontram mergulhados há 30 anos, com um ou outro interlúdio.

P.S. O Valdemar já abandonou o limbo?

Captomente disse...

Foda-se, Roberto, larga as drogas ou arranja outro dealer. Não há sentido metafórico ou literal nenhum, vi o filme recentemente e lembrei-me que falta(va) um "Mr. Wolf" na equipa do Sporting. Só isso. lol.



P.S. Essa obsessão com o Valdemar roça a paneleirice.

CPA disse...

http://leaorei.blogspot.pt/2012/09/ainda-o-mercado-de-transferencias-de.html

Escrivão disse...

«Não há sentido metafórico ou literal nenhum, vi o filme recentemente e lembrei-me que falta(va) um "Mr. Wolf" na equipa do Sporting.»

Ó mentecapto, o sentido metafórico reside precisamente no que escreves acima, isto é, no tal «Mr. Wolf», o gajo que pode organizar e transmitir tranquilidade à equipa.

Ele há cada ignorante!

P.S. Cada um tem os seus fantasmas.

pitons na boca disse...

Não sabia que era preciso cicatrizes para se jogar futebol a alto nivel. Mas sim, o IsYourLove é o mais qualificado nesse campo. Se bem que o Cheers arrisca-se a ir pelo mesmo caminho, não? Já vinha das Holandas com algumas e agora arranjou outra, há poucos dias.
Será que esses gajos pensam que aquilo das cicatrizes é como quem faz tatuagens?

De certeza que era "cicatrizes" que querias dizer e não "calo". Neste tipo de texto masturbatório a que os sportinguistas têm de se contentar nos dias que correm, "calo" é capaz de fazer mais sentido. No final da época, quando conseguirem o lugarzinho na Ligóropa logo tratam de cicatrizar as feridas. :)

Passaralho disse...

O Ismailov é o melhor jogador que o Sporting tem. Quer dizer, era, quando conseguia fazer dois jogos seguidos... Hmm... Ok, no Sporting nunca fez, eu sei. Mas mesmo assim é o melhor jogador que lá está e é pena, sem ironias, um talento daqueles assim perdido entre lesões e leões. Principalmente lesões.

Vincent Vega disse...

Hey! Mas agora falam d mim assim???

Captomente disse...

"o Sporting, ultimamente, é sempre associado, literal e metaforicamente, como é o caso, inclusive pelos próprios adeptos e sócios, além da direção, ao crime"

@Roberto A sério, isso é mesmo das drogas ou tens outro problema que te afecta o discernimento?

O post que escrevi - podes chamá-lo de metáfora, se quiseres - foi apenas uma comparação entre uma pessoa experiente, astuta, que não treme em momentos adversos e a necessidade que a equipa do Sporting tem de uma pessoa/jogador com essas características. Para simplificar, o post trata-se de uma metáfora entre o Mr. Wolf e o Izmailov, não entre o "crime" e o Sporting.

O exemplo que utilizei do filme refere-se a um gangster mas podia ser muito bem um canalizador, um electricista ou um representante de outra profissão qualquer mas, vá-se lá saber porquê, os tipos de Hollywood gostam mais de fazer filmes sobre gangsters e crime, os idiotas. (Não me recordo de um filme sobre a vida de canalizadores que tenha merecido a pena perder 90m para o ver. Se souberes de algum, por favor, avisa-me.)

Tu é que, nessa mente perniciosa que possues, julgaste que o post que escrevi era uma metáfora associando o Sporting com o crime.

A sério, eu ter de vir explicar isto fez-me sentir mal. Trata-te.


SL

LDP disse...

In the meanwhile, luis duque e rui meireles acabam de ser condenados por...crimes.

Trata-os captomente! Wooff, good dog.

Captomente disse...

"condenados por crimes" é muito bom. Wooff.


O José Veiga não foi vosso dirigente naquela época em que se disputou um Estoril-Benfica no estádio do Algarve?

LDP disse...

Isso do veiga serve para desculpar o que mesmo? Nao somos nos o clube diferente, lembra-te.. E como clube diferente nao estou a mencionar incendios em estadios, transferimentos bancarios para arbitros ou presidentes q so sao lembrados por empunharem maracas em palcos, claro.

Tu vais fazer um post venenoso dos teus a condenar dirigentes de um clube q foram apanhados por tentarem lesar o estado em milhoes de euros, nao vais capto? Lembra-te q "crime" nao e so matar pessoas, amigo.

Oh man, you shot Marvin in the face!

Escrivão disse...

Bem me parecia que havia aqui qualquer coisa que não batia certo.

A minha alusão ao crime era uma chalaça, pá.

A metáfora, como expliquei numa das respostas, reside exatamente naquilo que escreveste 2 / 3 comentários acima.

Em nenhum momento se pode ler do meu comentário inicial que o sentido metafórico do texto se inscreve na associação ao crime.

'Da-se!

C. disse...

Olha... saiu agora uma noticia q diz q o sporting tem os premios da uefa suspensos ahahah! Pagem o q devem caloteiros...