Queixinhas


Pensei duas vezes se deveria ou não escrever sobre o caso “Luisão”, pois tinha dúvidas se valeria a pena, pois já tudo foi falado e escrito e pensei que tudo ficaria, como costuma ficar no futebol português, em águas de bacalhau. Mas decidi escrever quando vi a notícia de hoje que a FIFA indagou junto da Federação Alemã de Futebol e que esta irá enviar o processo para a FPF.    


É que há uma diferença enorme entre dar peitadas a árbitros em Portugal ou na Alemanha. Se em Portugal isso não traz problemas, já na Alemanha isso dá direito a queixa-crime, e com as devidas consequências. É um pouco como comprar submarinos com “luvas”, se em Portugal o assunto está submerso há anos e sem culpados, já na Alemanha houve direito a julgamento e a condenados por corrupção.

No início da época, soube-se que o Benfica tinha contratado um perito motivacional brasileiro qualquer, cujo papel seria incentivar o grupo rumo às vitórias. A julgar pelo que aconteceu, creio que deveriam ter antes contratado um historiador para lhes explicar alguma coisa sobre as grandes guerras mundiais que aconteceram no século passado e nos danos psicológicos, físicos e, sobretudo, culturais que permaneceram na Alemanha e explicar-lhes que os alemães são um povo sui generis.

São aquele povo que se indignou quando o treinador adjunto da selecção nacional de futebol, antes do jogo contra Portugal no Euro, fez uma piada sobre os jogadores alemães poderem vir a utilizar um capacete (de guerra) para se protegerem nos livres marcados pelo Cristiano Ronaldo. Tanta foi a indignação, nos media principalmente, que na conferencia de imprensa seguinte, o treinador principal, Joachim Löw, teve de pedir desculpa pela piada dos capacetes! São um povo, vá lá, um bocadinho sensível

É como aquele puto de óculos que se senta sempre à frente do professor, que tira sempre as melhores notas da classe e o qual todos sabemos que irá fazer queixinhas ao Director da escola se lhe dermos um empurrão no recreio. Mesmo que tenha sido sem querer. E se os alemães são os putos queixinhas, então o árbitro é o Einstein do Back to Skool. (Props para quem se lembra!)

Einstein, esse queixinhas! Grrr!

Depois, a contenção de danos. Ou melhor, a falta dela. É que nem um pedido de desculpas. Quando bato em alguém, mesmo que sem intenção, e essa pessoa ainda por cima cai (se faz fita depois ou não, é irrelevante), o mínimo que posso fazer é pedir-lhe desculpa, não começar-me a rir à frente dessa pessoa. É senso comum, boa educação, chamem-lhe o que quiserem. Mas não me surpreende a falta de tacto evidenciada pela estrutura técnica do Benfica, pois começo a pensar e lembro-me do “o fair play é uma treta”, do apagão da Luz, do Benfica-Nacional e daquele pedido ao Artur para que caísse no relvado nos últimos minutos do Benfica-Sporting da época passada, e portanto, ver o Jorge Jesus a rir-se no banco foi uma visão normal para todos… menos para os alemães.

Mais ridículo que a situação em si, só mesmo o rol de testemunhas abonatórias que o jornal do Benfica, A Bola, tem vindo a presentear-nos todos os dias. Passando desde o infame Pedro Proença, que mesmo sem ver o lance, deixou umas palavrinhas de apreço ao capitão do Benfica - talvez com esperanças de poder ir ao Colombo mais descansado nos próximos tempos - , depois o jogador menos faltoso da equipa, Javi Garcia, que diz que o Luisão é um exemplo dentro do relvado – falta saber em quê - e terminando no Argélico Fucks, mais conhecido por Argel, que insinuou - sem mandar qualquer computador à parede - que o árbitro estaria bêbado. Epah, isto é delicioso.

Se fosse inventado, ninguém acreditaria. 

27 comentários:

Erk disse...

"Sir, I cannot tell a lie. It was Eric!"

David Duarte disse...

Captomente, artigo 5 estrelas!!! como é obvio, não pelo que escreveste, jà que a minha gatinha consegue ter opiniões mais interessantes sobre o mundo de futebol que tu (mas penso que disso duvidarias se por acaso soubesses que eu tinha uma gatinha). Mas pelo Back to Skool!!! Por momentos fiquei mais de 20 anos mais jovem!

P.S.: Um Back to Skool entre um Track Suit Manager e um Paradise Café... que anos magnificos!! (também ajudava o Benfica ganhar campeonatos regularmente e não de 4 em 4 anos... outros tempos pois està claro!).

Captomente disse...

@Valdemar

"Priiiiiiiiiiiiiiii Pruuuuuuuuuuuuuuu"

@David Duarte

Mas como é óbvio, meu caro! Tal e qual como nunca poderia duvidar das opiniões futebolísticas de alguém que tem uma gatinha!

Paradise Cafe... Mito!

Erk disse...

Traque Suit Manager: gold.

Treble Champions também alto nível. E o Multi-Player Soccer Manager, onde eu dava uma de Orelhas, vendia os melhores jogadores a custo zero de um clube para outro, vendia um coxo por todo o dinheiro dos cofres do primeiro clube, e ficava a treinar apenas o segundo clube.

rui disse...

calate burro so dizes merda,o arbitro é que tem que pedir desculpas a nos

David Duarte disse...

Pois Valdemar, tu e eu. Ainda nestas férias estive a jogar TrackSuitManager com Portugal, ou seja, tive de escrever o nome de todos os jogadores. Engraçado ver na descrição do CR coisas do tipo:

Passing : very disapoitting
Shooting : below average
Stamina : lacking

O Spectrum não reconhece o Ronaldo!

David Duarte disse...

Outros classicos :

SimCity, LaserSquad, Sito Pons, On the Bench, Professional Soccer, Football Manager, Boxing Manager, 3d Stock Cars ^^

Nestas férias chegava à noite a casa, fumava um boorligths, e metia-me no emulador a jogar estas merdinhas todas.

Carlos Alberto disse...

Alguém se lembra daquele arbitro que, na Coreia do Sul agrediu com o estômago o punho do João Pinto?

AH pois, não era alemão!!!

O problema aqui é que o Luisão fez lembrar o Jess Owens e isso em solo germânico não fica nada bem!

Futebol disse...

estavas tao bem caladinho. existe demasiada vontade de muitos anti benfica em punir o luisão.porque será???

JAraújo disse...

Muita gente tem vindo a dizer que o problema maior foi o facto dos elementos do Benfica estivessem a rir depois do sucedido.

Bem, como escrevi logo a seguir aqui nos comentários foi precisamente isso, ri-me e continuei a rir-me. Ainda hoje quando vejo as imagens riu-me. É uma cena demasiado engraçada para não me rir. Mesmo tendo a perfeita noção que isto ia dar merda, ria-me e pensava na forma graciosa que o arbitro se deixava cair e em forma opoteótica decidia manter os olhos fechados. Gran final!

Mas claro que ia dar merda, o árbitro não regressou ao jogo, os espectadores ficaram chateados, criou-se um caso desnecessário, demos palha aos rivais e por fim não pedimos desculpa. Desculpa aos espectadores, ao Fortuna e por fim aos adeptos. Assumia e reforçava a posição que o árbitro foi fiteiro e causador de toda polémica. Ainda assim pediamos desculpa por tudo sucedido.

Abriria de imediato uma queixa ao árbitro por conduta anti-desportiva. E propunha a repetição do jogo em uma outra ocasião, de forma gratuita.

PS: Na altura do sucedido fui ver os comentários nos principais jornais espanhois e brasileiros relativamente às notícias sobre o caso. Maioritariamente viram uma simulação ou exagero por parte do árbitro, maioritariamente de longe! Depois poucos comentários em ataque pessoal ao Luisão(entre os quais adeptos anti-Cruzeiro, ou apenas porque diziam que era feio) e poucos ataques ao Benfica(nesta categoria tinhamos comentários de portugueses! em jornais maioritáriamente espanhois que eram do porto ou sporting e um do braga!, visivel pelos nicknames ou referencias na linguagem usada)
Pode servir de ajuda para se observar de forma mais global todo este não-caso!

David Duarte disse...

Camaradas benfiquistas, DEIXEM-SE DE MERDAS!!! E quero là saber se o arbitro simulou ou não o desmaio (e eu até acredito que tal não foi o caso até porque uma das principais causas de desmaios nem é a violência dos choques mas a perda de orientação que pode muito bem ser provocada quando um gajo de quase dois metros e largas dezenas de quilos vem a correr na nossa direcção e choca contra nois). Essa não é a questão!

A questão (que muitos dos meus camaradas benfiquistas não querem assumir ou desvalorizam com o eventual teatro do arbitro) é que um jogador do Benfica (e não qualquer um mas o seu capitão!) agrediu (uma agressão não é apenas dar murros ou pontapés) a autoridade que num jogo de futebol é o arbitro. PONTO FINAL!! Ir além disto, começar a dizer "Ah e tal..." é ser pura e simplesmente IDIOTA!!

Tão IDIOTA como o Jesus quando afirmou que o Luisão foi là para separar o Maxi e... (jà nem me lembro quem foi o outro) do arbitro. MAS O GAJO QUER FAZER DE MIM PARVO???!!!??? Porra!! é demais. Que o treinador do meu clube seja um idiota, isso não significa que eu também tenho de sê-lo... até porque sou benfiquista e não jesuista. E a verdade é que o que aconteceu, mais do que afectar negativamente o Luisão ou o Jesus, afectou sobretudo o Benfica. Serà que os meus camaradas benfiquistas não vêem isto?

Digo-o com todas a palavras : quem não vê isto não é Benfiquista ou não sabe defender o Benfica. Defender o Benfica neste caso não é passar paninhos quentes no que se passou. FOI VERGONHOSO IDIOTAS!!

David Duarte disse...

Ainda se fosse o Proença...

Vitto Vendetta disse...

O Proença?

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=765527

bjorn disse...

Bem, é um bocado estúpido felicitar alguém por constatar aquilo que é evidente, mas julgo que, neste caso, a evidência varia conforme a cabeça. Parece-me uma análise correcta daquela cagada que foi o mini jogo na alemanha- exceptuando a parte d'abola, que acima de tudo quer vender, seja a bajular ou a picar o maior mercado, os benfiquistas.

David Duarte disse...

Uma boa atitude teria sido um pedido oficial e assim publico de desculpas não apenas ao arbitro, mas igualmente ao Fortuna D. e aos seu adeptos. Isto muito provavelmente não significaria que não haveriam consequências em termos de justiça para o Luisão e em termos de justiça e de competição desportiva para o Luisão e para o Benfica. Mas significaria que o Benfica reconhecia o erro que um dos seus elementos cometera e que estaria disposto a assumir as responsabilidades.

Esta seria a atitude se tivessemos na cabeça do nosso clube gente séria e responsavel, dando a imagem de um clube sério e responsavel. Em vez disso temos gente que pinta um quadro com cores que nada têm a ver com a realidade. E o pior é que muitos benfiquistas acreditam, muito provavelmente sob a influência de LSD, que as cores do quadro é que são as verdadeiras.

Jà o Kant dizia, no que toca à politica, que cada povo tem na historia aquilo que merece. O principio do ser humano é a sua autonomia e liberdade e se algo de errado é feito pelo povo então é porque o povo assim o quer. O que me assusta desde que o Vieira é presidente do Benfica é que finalmente, neste momento, o Benfica tem aquilo que merece. Este é o Benfica que a maioria dos benfiquistas quer...

LDP disse...

Continuo a ver gente a dar demasiada importância á altura do Luisão. Mas depois quando questionadas sobre a altura do árbitro essas mesmas pessoas desvalorizam o argumento por elas trazido á baila.

O Luisão tem 1,90 e o árbitro tem 1,88. E quanto a pesos duvido que o árbitro pese menos que o Luisão. Um corria chateado, o outro estava parado enquanto arbitrava pateticamente um jogo de futebol.
Um fez teatro qual mariquinhas, o outro errou porque um jogador não pode fazer aquilo nem num amigável.
Um é do Benfica, o outro não podia ser maior desconhecido. O que causa delícia em tantos e tantos adeptos mesquinhos a começar pelo Valdemar.

Ricardo disse...

Saudades do Vitto.

Unknown disse...

Aplausos para esta publicação :)

xirico disse...

E eu a pensar que este post tinha sido escrito por um benfiquista,estava a começar-me a passar mas depois verifiquei que tinha sido escrito por um lacoste de maneira que já não tenho nada a dizer a não ser que os boches sempre foram uns fdp.

David Duarte disse...

LDP, bom cada um pega no que lhe dà mais jeito para se confortar na sua argumentação. Mas vou apenas sublinhar dois pontos :

1. Concluo que sobre o que é verdadeiramente importante - a agressão ao arbitro - o LPD não argumenta, preferindo juntar-se à multidão do "Ah e tal..."; compreendo, estàs numa de LSD e não queres que te lixem a tripe;

2. A altura do Luisão tem pouca importância para o assunto (dai as parêntesis no texto). Por este motivo a frase com que começas o teu comentàrio é impertinente... salvo, claro està, se estiveres sob a influência do LSD.

LDP disse...

David Duarte, diz-me onde e quando defendi o Luisão nesta situação.

Jahwork disse...

Vai ficar tudo em banho maria, lume brando como é costume (ou talvez não porque desta vez foi além fronteiras).

De qualquer modo, gosto do Benfica super-confiante e Jasus de ego pronto a implodir (só precisam de ganhar os dois primeiros jogos para a bolha rebentar).

Bom post, não pelo objecto (luisinho) mas pela envolvente jornalistica que os coloca numa redoma...o editorial do record de hoje lá do Saraiva? está hilariante.

pitons na boca disse...

Falando do que interessa, neste post.

Foi bom recordar alguns dos jogos de spectrum da infancia.
Há muito que não me lembrava do 3D Stock Cars, com o minis que cagavam-se todos enquanto se tentava acelerar. :)

O primeiro de treinadores que joguei chamava-se The Double Football, e era magnifico.

Valdemar, és mesmo um tenrinho. No Multi-Player Soccer Manager eu fazia isso com 4 equipas e no fim ficava a cuidar só de uma, a que tinha todos os bons jogadores. É logo à polvo como deve ser.

Tracksuit Manager era mesmo desapontante jogar com Portugal.

pitons na boca disse...

Para quem não chegou a ler sobre os jogos de futebol no spectrum, em tempos escrevi isto.

David Duarte disse...

No Paradise Café nunca consegui sacar da arma quando era assaltado...

pitons na boca disse...

Admito que já não me lembro como se processava essa parte, mas tenho ideia de que nunca tive problemas com isso.
Alguém sabe de um emulador online com esse jogo? Só para dissipar duvidas, claro... :)

David Duarte disse...

Sim sim... estàs é com saudades do Reinaldo!

Nisso não te posso ajudar jà que não faço a minima ideia como consegui ter os jogos spectrum no meu computador.